A estação sueca Alexander's Alternator SAQ publicou em seu site que recebeu 438 relatórios de ouvintes, um excelente feedback para as transmissões de 30 de junho do Alexanderson Day. A lista incluiu cinco relatórios dos EUA e três do Canadá. O transmissor eletromecânico histórico, que remonta à década de 1920, é acionado periodicamente ao longo do ano na frequência de 17,2 kHz.

A estação consiste de um enorme gerador eletromecânico rotativo (alternador) girado por um motor elétrico a uma velocidade rápida o suficiente para gerar uma corrente alternada de alta frequência, para então ser aplicada à antena. Foi um dos primeiros transmissores a gerar ondas contínuas senoidais, que podiam viajar a uma distância maior que as ondas amortecidas que eram produzidas pelos primeiros transmissores baseados em centelhadores. 

Após cuidadosos cálculos, a estação foi montada em Grimeton, na costa sudoeste da Suécia, o que permitiu boas condições de propagação de ondas de rádio sobre o Atlântico Norte para a América do Norte. Para conseguir a comunicação diurna a distâncias tão longas, as estações transoceânicas aproveitavam o fenômeno que tornava a ionosfera um guia de ondas juntamente com a terra. Porém, isso exigia que elas transmitissem em freqüências na faixa de VLF, abaixo de 30 kHz. 

Os transmissores para essa faixa precisavam de antenas extremamente grandes para irradiar eficientemente essas ondas longas. A estação de Grimeton possuía uma enorme antena de 1,9 km de comprimento, composta de doze cabos (posteriormente reduzidos a oito), apoiados em seis torres de aço de 127 m de altura. A estação começou a operar em 1924, transmitindo comunicações em telegrafia com o indicativo de SAQ e operando com 200 kW de potência em uma frequência de 16,5 kilohertz , posteriormente alterado para 17,2 kHz, para os receptores da RCA na Central de Rádio em Long Island, Nova York. 
O prédio da estação, vendo-se as enormes torres que suportam a sua antena gigantesca.

Porém, logo após sua inauguração, a tecnologia do alternador Alexanderson foi superada rapidamente pelas válvulas. No entanto, o grande investimento feito no transmissor fez com que os proprietários mantivessem esses enormes gigantes em uso por muito tempo, mesmo assim.

A partir da década de 1930, o alternador Alexanderson continuou a ser utilizado como transmissor naval para se comunicar com submarinos, pois as freqüências VLF podem penetrar a uma curta distância na água do mar. Durante a Segunda Guerra Mundial, de 1939 a 1945, a estação experimentou seu auge, quando os cabos submarinos foram cortados pelas nações em guerra e as transmissões radiotelegráficas eram um elo para o mundo exterior. Terminada a guerra, a estação continuou sendo usada para transmissões navais até 1960. 

A estação de rádio de Grimeton é agora a única estação deixada na rede transatlântica de nove estações de ondas longas que foram construídas durante os anos de 1918-1924, todas equipadas com alternadores de Alexanderson. Em 2004, foi adicionado à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. O transmissor em Grimeton é o último exemplo sobrevivente de um alternador Alexanderson, a única estação de rádio da era pré-válvulas que ainda está em condições de funcionamento. 

Todos os anos, em um dia chamado Alexanderson Day , no último domingo de junho, ou no primeiro domingo de julho, o que se aproxima mais de 2 de julho, suas portas são abertas para o público, quando o transmissor é acionado e transmite mensagens de teste em 17,2 kHz usando seu sinal de chamada SAQ, que pode ser recebido em toda a Europa.

A mensagem do SAQ em 30 de junho comemorou o 100º aniversário da primeira transmissão de voz transatlântica leste-oeste da estação de Marconi, na Irlanda, para a Ilha de Cape Breton, Nova Escócia. O SAQ postou um mapa interativo mostrando os locais de todos os relatórios de ouvinte recebidos de transmissões recentes, incluindo a transmissão de 30 de junho, e o vídeo do evento de transmissão do Alexanderson Day foi postado em seu canal do YouTube.



Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

1 Comentários

  1. Maravilhosa informação histórica da comunicação Mundial o ABC DO RADIO E Eletrônica APOIA ESTASNOTIAS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem