Por Alisson, PR7GA

Os radioamadores argentinos festejam a primeira volta ao mundo de um balão de grande altitude lançado por eles em 31 de agosto último. Levando um pequeno transmissor alimentado por placas fotovoltaicas, o balão completou sua primeira volta ao mundo cerca de 14 dias depois, quando foi captado sobrevoando o oceano atlântico novamente, após percorrer cerca de 33 mil quilômetros.


O balão leva consigo um minúsculo transmissor que opera na faixa dos 20 metros na frequência de 14.095,6 KHz, transmitindo no modo WSPR, cujo indicativo é LU1ESY. Sua potência? Míseros 25 miliwatts, ou 0,025 watt. Mas como mencionamos e explicamos em outro artigo nesta semana, o pequeno equipamento foi capaz de ser ouvido a distâncias incríveis. Por exemplo, enquanto sobrevoava o oceano pacífico, ele foi captado por um colega da África do Sul, a uma distância de mais de 6 mil quilômetros. Lembre-se: são apenas 25 miliwatts...

A última transmissão do pequeno balão foi feita nesta segunda feira dia 16/09 por outra estação sul-africana, dando conta que o pequeno balão já se encontra em plena viagem rumo a uma possível nova volta ao mundo. Seu grid àquela altura era JE92fh, no sul da África do Sul, estando a cerca de 720m de altitude numa velocidade de cerca de 90km/h. A quilometragem já soma mais de 42 mil quilômetros percorridos em 15 dias. Nada mau!

Caso queira saber aonde está o balão, basta acessar o site http://lu7aa.org.ar/wspr.asp e aguardar. O carregamento é extremamente lento, mas após alguns minutos surgirá na tela um mapa indicando a localização do pequenino.

Todos estes dados são transmitidos por meio do modo WSPR. Você também pode tentar captar os sinais do pequeno viajante. Basta sintonizar em 14.095,6 USB e deixar o software WSJT-X rodando. Lembrando que, como indica a sigla em inglês (WSPR, ou "sussurro"), se conseguir receber, os sinais certamente serão inacreditavelmente baixos e imperceptíveis. Mas caso apareça o indicativo LU1ESY, parabéns!

Fonte: https://amsat-uk.org/2019/09/12/amsat-lu-picoballoons-travel-the-around-the-globe/


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem