Por Alisson, PR7GA



ATUALIZAÇÃO em 12/09: Lamentavelmente a missão foi encerrada prematuramente por força maior. Veja no fim deste texto.

Numa ação inédita até onde temos notícia, dois colegas radioamadores, o Osvaldo PU9OJZ e o Sena PY9SD estão neste exato momento embrenhados no meio da Amazônia em uma aldeia indígena. Com eles, uma estação de rádio completa, e antenas para operarem em HF além de HTs e antenas para operarem via satélite. Eles foram convidados a integrar um grande mutirão de cidadania promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso junto aos índios da aldeia Halataikwa, da etnia Enawenê-nawê. A ação “Ser Cidadão Indígena” começou nesta segunda feira, dia 9, e vai até o dia 27 de setembro e levará àquela comunidade diversos serviços, dentre eles o registro civil, pois muitos índios não têm qualquer documento.





Localização da aldeia Halataikwa e o GRID GH07jq

Enfrentando muitas dificuldades para chegar ao local, incluindo um caminhão atolado na areia e a visita inesperada de inúmeras abelhas vindas da floresta, o Osvaldo e o Sena já se encontram na aldeia e de lá têm enviado periodicamente fotos e vídeos desta verdadeira aventura. Alguns deles você verá nesta matéria, abaixo.

O Osvaldo também está aproveitando para ativar o grid GH07jq, muito raro por estar localizado no interior da reserva indígena. Desde ontem, ele já fez contatos com vários colegas e assim está concedendo a eles a confirmação deste grid, que dificilmente será ativado tão cedo. Vejam o que ele próprio escreveu:

"Bom dia a todos os nobres amigos deste grupo. Quero comunicar que estarei saindo do meu Grid GH14 e me deslocando para outro Grid raro na divisa de MT com RO em uma aldeia Indígena, a partir do dia 08/09/2019 e ficarei por lá uma semana e retornarei dia 14/09/2019. Peço a colaboração e compreensão de todos, eu gostaria que todos conseguissem esse Grid. Não precisa tumulto terá dias suficiente para isso. Por la não tem comunicação alguma, somente via radio ou no caso satélite que estarei levando os equipamentos, então se caso eu precisar da ajuda conto com a colaboração de todos vocês e fico muito agradecido. Atenciosamente Equipe Diretora ARSATC, nesse caso, representando, eu PU9OJZ Osvaldo." 


Veja um vídeo contendo o que eles já enviaram até agora, 11/09:


Sabemos o quanto uma ação dessas é difícil, pois existe muita resistência à entrada de estranhos em terras indígenas, sobretudo diante da situação atual com relação a queimadas e invasões de garimpeiros. Por isso, o convite do Osvaldo deve ser divulgado para que todos os colegas interessados em trabalhar esse raro GRID possam fazê-lo, e além disso, semear o radioamadorismo naquele povo.

Como foi mencionado, os dois colegas estão representando a ARSATC - Amateur Radio Satellite Comunnity, que é um grupo focado em projetos e atividades de comunicação via Satélite, vinculado a um dos maiores grupos de DX do Brasil, CDR GROUP. A ARSATC tem desenvolvido um trabalho fenomenal de divulgação do radioamadorismo via satélite, e para isso, disponibilizou um material para ajudar a quem mais quiser se aventurar na área:


Um arquivo PDF contendo informações completas sobre operação de satélites (baixe aqui ou visualize abaixo)



ATUALIZAÇÃO: Hoje, 12/09/2019, recebemos a triste notícia que a missão do Osvaldo e do Sena foi encerrada prematuramente. A esta altura, ambos já devem ter retornado à cidade de Cuiabá. Infelizmente, o pai do Sena faleceu ontem, e diante dessa situação terrível, e mesmo com certa relutância, ambos decidiram retornar ainda de madrugada. Mesmo assim, ainda deixaram um presente para os índios na forma de uma antena que, quem sabe, proporcionará contatos no futuro com aquela tribo praticamente isolada. Vejam, abaixo, as últimas fotos e um pequeno vídeo enviado pelo Osvaldo antes de partirem:

Sena, PY9SD 


Osvaldo, PU9OJZ


Lamentamos profundamente e nos solidarizamos com a irreparável perda de nosso colega. Mas, ao mesmo tempo, parabenizamos a ambos, Osvaldo PU9OJZ e Sena PY9SD por esta incrível demonstração de espírito radioamadorístico.

Parabéns à ARSATC/CDR GROUP e aos dois colegas aventureiros por esta grande aventura, que em breve será contada na íntegra! Viva o radioamadorismo!!!!!

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem