Por Alisson, PR7GA



No último domingo, novamente colegas radioamadores de Bauru capitaneados pelo Demilson PY2UEP realizaram o lançamento de um balão contendo uma radiossonda RS41 modificada. É o Projeto Ícaro (Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos RadiOamadores). Você pode saber mais acessando o site do projeto: http://projetoicaro.qsl.br/. No ano passado, o projeto Ícaro foi noticiado aqui no QTC da ECRA em duas ocasiões, aqui e aqui. Na ocasião, falamos respectivamente do lançamento do Ícaro 4 e do Ícaro 5.



Desta vez, para o Ícaro 6, uma grande novidade marca o lançamento da próxima radiossonda. Dois pesquisadores, trabalhando independentemente, conseguiram um feito inédito no mundo: a leitura de dados de sensores externos por meio de comunicação com Arduino via interface serial. Trata-se do Edson, PY2SDR, da AMSAT-BR, e o Marco Túlio, da Universidade Federal de Sergipe.

A radiossonda RS41 permite reprogramação para ser utilizada em nossas faixas, mas quando isto é feito, ela perde a capacidade de leitura de seus sensores meteorológicos de pressão, temperatura e umidade. Porém, com o trabalho realizado, ela agora consegue se comunicar com um arduino, o que abre um novo horizonte de possibilidades, como explica o Demilson, PY2UEP no site do Projeto Ícaro:

_______
O Ícaro 6 faz parte de uma série de voos testes da radiossonda RS41 modificada para operar na banda e em modos do serviço de radioamador.



O início dessa série se deu com o Ícaro 4, quando foi lançada, pela primeira vez aqui no Brasil, uma RS41 com firmware Open Source para operar dentro da banda amadora de 70cm e com modos de transmissão RTTY, CW e APRS. 



No Ícaro 5, Arraiá Aéreo, foi usada uma RS41 com RTTY, CW e um novo modo, bem mais robusto, chamado Horus (FSK), que conta com correção de erros (FEC).


Desta vez, junto com o Colégio Embraer - Casimiro Montenegro Filho, de Botucatu, vamos testar um novo firmware para a RS41, uma "jaboticaba" (que só existe aqui no Brasil) que adiciona a capacidade da RS41 em receber dados de sensores externos através de uma comunicação serial entre a sonda RS41 e o dispositivo externo. 

Essa implementação no firmware da RS41 abre muita possibilidade para experimentação: os mais diversos experimentos que necessitem de telemetria podem ser concebidos por estudantes em escolas e nós, radioamadores, podemos dar apoio com o nosso "know-how", para a parte de rádio.

Como sugestões de experimentos, temos:

-Estações meteorológicas remotas;
-Monitoramento de níveis de córregos (sistemas de alerta de enchentes);
-Experimentos embarcados em balões;
-Telemetria em aeromodelos, planadores, aeronaves de voo livre, etc;
-E o que mais a criatividade permitir!

________


No domingo, a radiossonda modificada foi lançada com sucesso a partir de Bauru, e para tanto estiveram reunidos vários jovens no Instituto de Pesquisas Meteorológicas - IPMet - UNESP sob o comando do Demilson PY2UEP. Estiveram por lá o Grupo Escoteiro Campos Salles - 117 de Barra Bonita-SP e alguns alunos que compõem a equipe do Colégio Embraer envolvida no projeto de modificação da radiossonda.  Os demais componentes  da equipe foram para o QTH do PY2SDR para acompanharem a telemetria do voo a mais de 100km de distância. O balão, cheio de hidrogênio, levou também, além da radiossonda, uma câmera filmadora 4K para gravar todo o voo.

Antes do lançamento, os escoteiros e demais jovens presentes ouviram uma explicação básica do que estaria poor acontecer e receberam pequenas fichas em papel, aonde escreveram mensagens. As fichas foram colocadas no interior do balão e posteriormente espalhadas, quando este estourasse.

Pequena ficha que os jovens utilizaram para escrever suas mensagens




O aluno de intercâmbio Timo (de camisa cinza e óculos), da Áustria, que esteve envolvido na integração do experimento junto com os alunos do Colégio Embraer tentando explicar para os escoteiros (com a ajuda do Pedro, intérprete) o que tinha dentro da caixa do experimento.  Missão dada, missão cumprida!

O balão foi lançado por volta das 11:25 da manhã, em concordância com o Aeroporto, e os colegas radioamadores da região iniciaram seu rastreamento. Como a radiossonda é equipada com GPS, ela envia, continuamente, informações sobre sua posição, velocidade de subida ou descida, etc, permitindo acompanhar sua trajetória. Ela subiu até uma altitude máxima de cerca de 30km, quando, como previsto, o balão estourou e ela iniciou a descida controlada por meio de um paraquedas.

O rastro roxo é a trajetória do balão até sua queda. Acima, o rastro vermelho é a "viatura de resgate"

Começava aí a operação de resgate, que mobilizou diversos colegas da região numa espécie de caça à raposa turbinada... Uns foram ao encontro da sonda na última posição reportada, enquanto que outros estavam de olho na QRG em que ela operava, caso houvesse algum sinal. No final, mesmo enfrentando uma chuva inesperada, muita estrada de chão e percorrendo algumas centenas de quilômetros, o equipamento foi recuperado com sucesso pelo Demilson PY2UEP, Gustavo PY2MSR e o Oziel PY2BSP.

Oziel PY2BSP com o resultado da operação de resgate


Uma prévia de uma das imagens capturadas pera radiossonda. Cortesia do Colégio Embraer.

Veja abaixo um vídeo com a aventura completa deste domingo:



Com a palavra novamente, o Demilson:

________
Agradecimentos:

Ao Edson, PY2SDR e ao futuro radioamador Marco Túlio da UFS, pelo tempo dedicado ao firmware da RS41, que em breve, estará no GitHub.

Ao pessoal do Colégio Embraer por, literalmente, embarcarem na nossa ideia!

73s de PY2UEP
________


Parabéns a todos os envolvidos e VIVA O RADIOAMADORISMO!!!!!!!


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem