Há 50 anos, no dia 12 de abril de 1968, na cidade de Sidney, Austrália, era criada a Região 3 da IARU, a associação internacional de radioamadores. A própria IARU nasceu no dia 14 de Abril de 1925, na Faculdade de Ciências, Universidade Parisiense, onde um congresso composto de representantes de organizações de radioamadores mundiais ocorreu para formar uma voz unida de experimentadores sem fios. A necessidade de tal organização foi tão grande quanto o é agora. Então, àquela época, as comunicações sem fios estiveram no auge de modificações intensas, basicamente ocasionadas pela abertura das bandas de onda curtas e a introdução da transmissão. Hoje nos deparamos com exigências tão ou mais intensas, em particular as ligadas às demandas de alocações de espectro de RF. Naquele abril de 1968, os representantes do Japão,  Filipinas,  Nova Zelândia e Austrália encontraram-se em Sidney para estabelecer a Região 3 da organização. Outros países, o Ceilão, a Índia, a Coréia do Sul, a Tailândia, e Hong Kong indicaram os seus representantes para a reunião, mas não puderam comparecer.

Naquela reunião, foi decidido prosseguir com a formação da Região 3 e estabelecer um Diretório provisório de cinco membros, representando os países presentes. Eles foram indicados para atuar legalmente em nome da Associação até a Sessão Plenária que foi planejada para o Tóquio em 1971.



A Região 3 hoje.



Como é típico de entidades ligadas ao radioamadorismo, a maior parte do trabalho é executado por voluntários. De fato, o nosso passatempo predileto não existiria se não fosse assumido por voluntários dedicados; eles cedem livremente o seu tempo e perícia em benefício de todos. As atividades internacionais não são nenhuma exceção e podem ser até mais estressantes devido às distâncias implicadas, diferenças de língua, sem falar nas diferenças dos pontos de vista das autoridades dos países representados.

Dos começos humildes na reunião inaugural em 1968, a Região 3 da IARU   agora tem 39 membros países. Para celebrar a formação há 50 anos, o WIA (Wireless Institute of Austrália) está operando o indicativo especial VI50IARU3 que será válido durante quatro meses, de 12 de Abril até 31 de Agosto de 2018.



Região 1 --- África, Europa, países da ex-URSS, Oriente Médio (excluindo o Irã) e Mongólia.



Região 2 --- América do Norte e do Sul incluindo o Havaí, e as ilhas Johnston e Midway.



Região 3 -- O resto da Ásia e Oceania.



Cada radioamador precisa da IARU!

Por PR7RMV

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem