QTC INTEGRAÇÃO – 11 ed./2018

Em 30/05/2018



Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE-CRCG, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 11 de 2018. Hoje, 30 de Maio de 2018.

Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby.

O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330 Mhz, 147.150Mhz e 147.390Mhz. Também publicamos o texto deste QTC no blog



bit.do/qtcecra



Acesse este endereço e leia este e outros QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.



LEMBRE-SE! Manter estes repetidores custa muito caro. Faça a sua parte colaborando voluntariamente e dando o bom exemplo pela prática da ética operacional e manutenção do nossas faixas! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7BYP.



Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?


MANCHETES DE HOJE



  • ECRA FICA EM 3º LUGAR NO CVA
  • FREQUÊNCIA NACIONAL DE CHAMADA
  • CAMPANHA PARA RECONSTRUÇÃO DA TORRE DA 145.330
  • PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
  • NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP
  • NOVO FILME ABORDA O RADIOAMADORISMO
  • VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA RENER?
  • DIA DO RADIOTELEGRAFISTA – 24 DE MAIO
  • RODADA AMIGOS DO SERTÃO COMEMORA COM FESTA NOVE ANOS DE EXISTÊNCIA
  • ENCONTRO DE AMANTES DA LEITURA DE CAMPINA GRANDE
  • INFORMATIVO SOCIAL
  • ADIAMENTO DO 4º ENCONTRO DE RADIOAMADORES DE CARUARU 2018


ECRA fica em 3º lugar a nível nacional no CVA



Todos os anos, o Exército Brasileiro promove o CVA-Concurso Verde Amarelo. É um concurso destinado a todos os radioamadores do mundo, e o objetivo é realizar contatos com o maior número de radioamadores, seja do Brasil, seja do exterior, incluindo estações localizadas em Instalações Militares ou operadas por radioamadores oriundos do meio militar brasileiro. Cada contato vale determinado número de pontos, sendo que as estações mais cobiçadas são as militares, pois garantem uma pontuação elevada. O concurso acontece sempre no mês de Agosto e se divide em um fim de semana somente na modalidade CW, e outro fim de semana na modalidade SSB, em fonia.



Hoje a ECRA recebeu o Diploma de Participação no Concurso Verde Amarelo do ano de 2017 na modalidade SSB. Nosso clube recebeu uma pontuação de quase 80 mil pontos, ficando em 3º lugar a nível nacional. Na ocasião, a ECRA utilizou o indicativo especial ZY31BIM, em homenagem ao agrupamento do EB em nossa cidade, o 31º BIMtz. Participaram como operadores os colegas Paulo Germando PR7PG, Gildo, PR7GY, Alisson PR7GA e Arthur PU7GMZ, que se revezaram no comando da estação.



Parabéns ao radioamadorismo paraibano e especialmente o campinense, e parabéns à ECRA, que aos poucos vai retomando seu lugar de destaque no cenário radioamadorístico nacional.



Frequência Nacional de Chamada



Quantas vezes você já ligou seu rádio, especialmente quando em viagem a outras cidades, e ficou se perguntando "Onde eu posso encontrar os colegas para um QSO?"



Na estrada, você vê outros carros com antenas de radioamador e não consegue fazer um contato porque não sabe em qual freqüência o colega está sintonizado. Mesmo havendo uma repetidora próxima,  a qualidade do contato será certamente muito melhor em SIMPLEX.



Se você estiver enfrentando uma dificuldade ou emergência, como conseguir um contato Salvador da Pátria?



Como resposta a essas e outras questões, propomos o uso de uma Freqüência Nacional de Chamada (FNC). A ideia é, uma vez conseguido o QSO, fazemos uma QSY e deixamos a FNC livre para outros colegas. A utilização da função ou canal PRIO, PRIORITÁRIO, CALL CHANNEL nos rádios modernos facilita muito, pois o rádio fica monitorando constantemente esta frequência mesmo que estejamos eu outras.



Como sugestão, propomos: FNC para contatos em FM SIMPLEX: 146.520 MHz.



Fonte: ARUR - Associação de Radioamadores de Ubá e Região

www.arur.com.br 



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Continua a Campanha para reconstrução da torre da 145.330



A campanha para arrecadação de recursos para reforma da torre da repetidora 145.330, “cabeça de rede” do sistema de VHF da ECRA continua. No primeiro mês, tivemos sete contribuintes e um total de 185 reais arrecadados, mas este valor é uma fração pequena do total projetado para os custos de uma nova torre. Por isso, continuamos conclamando aos colegas para que possam contribuir com esta campanha. Para isso, basta dirigir-se a qualquer agência do Banco do Brasil e realizar seu depósito diretamente na conta bancária da ECRA. Eis os dados:



Banco do Brasil - Agência : 0063-9

Conta Corrente: 12.376-5

Após realizar o depósito, envie o Recibo pelo Whattzap para o colega Remígio, PY7BYP: 87. 99992.8811. Conforme indicação do valor no Recibo, será registrado em Livro próprio, e no final de cada mês prestaremos conta aos colaboradores e a ECRA.  Desde já agradecemos a atenção e a colaboração de todos, porque todos nós desejamos um sistema perfeito e em bom funcionamento; com certeza teremos o apoio de todos à  nossa sugestão.  Desde já agradecemos a compreensão dos amigos Radioamadores, corujas e amantes do Rádio. Obrigado, Remígio PY7 BYP - Rodada Amigos do Sertão.



PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT



Notícias do Sertao com PY7BYP



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Novo filme aborda o radioamadorismo

Por PR7GA



Um filme cubano estrelado por Tomás Cao, Héctor Noas e Ron Perlman - o único ator americano na produção - Sergio & Sergei conta a história da amizade incomum formada entre um professor de filosofia cubano e um cosmonauta russo que se encontra preso no espaço após o colapso da União Soviética. E entre eles, uma paixão: o radioamadorismo.



É baseado em uma história real que aconteceu em 1991. Naquela época, um cosmonauta russo foi enviado para a Estação Espacial MIR por um período de apenas três meses. Porém, ele já se encontra no seu quinto ou sexto mês no espaço e não a mínima ideia do que está acontecendo. Como este cosmonauta também é radioamador, um dia ele consegue se comunicar com um outro radioamador que também é professor de filosofia em Cuba. Ambos os personagens, então, se encontram em grande dificuldade de sobrevivência, pois a queda da URSS afetou profundamente a ambos. O cubano se esforça para manter sua família em meio à mais profunda crise que Cuba enfrentou até então, pois seu país perdeu seu mantenedor. Já o russo enfrenta o desafio de que o país que o enviou ao espaço está desintegrado, e a nova federação - a Federação Russa - está sem dinheiro para trazê-lo de volta. Os dois tornam-se amigos e trocam experiências em meio às suas dificuldades. Então, vendo a situação do colega russo, o cubano entra em contato com um outro radioamador americano que também é jornalista. E assim os dois improváveis companheiros se juntam para tentar trazer de volta o cosmonauta russo, mas através da NASA.



O filme é baseado numa história real. O radioamador cubano não era um professor de filosofia, mas era na realidade um engenheiro de telecomunicações formado na URSS chamado Sergio González Blanco, CO2VV. Conhecido no rádio como Sergito, ele operou através dos primeiros satélites de radioamador lançados e era bastante ativo no Oscar 10 e Oscar 13. Era fluente em russo, o que certamente facilitou sua comunicação com os cosmonautas russos Musa Manarov e Serguéi Krikalev durante as missões que ambos participaram na Estação Espacial MIR. Ele foi o primeiro cubano se comunicar com a MIR, além de ser o pioneiro na operação de satélites de radioamador em seu país. Além disso, ele foi o primeiro a instalar uma repetidora de VHF em Cuba, o primeiro a utilizar modos digitais e o primeiro a instalar um sistema BBS via rádio pacote no país caribenho. Sem dúvida, um dos mais frutíferos radioamadores de Cuba.



O filme foi dirigido pelo cubano Ernesto Daranas e foi lançado em vários países em 2017. Infelizmente não temos notícia se ele será lançado no Brasil.



Recorde de jornal da época em que Sergio conseguiu contato com a MIR















Cartões QSL comprovando o contato de Sergio com os cosmonautas Musa  e Sergei da MIR

 
Cartaz do filme



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Você já ouviu falar da RENER?



Não estamos falando da famosa loja de departamentos que se escreve com dois “N”. Falamos da RENER com um “N”, sigla que significa Rede Nacional de Emergência de Radioamadores.



Ao longo da história da radiocomunicação, as ações de auxílio e de solidariedade por parte dos radioamadores se tornou uma tradição e a base do espírito do radioamadorismo.



Quando situações de emergência acontecem, na sua grande maioria, um dos pontos fracos tem sido a manutenção das comunicações. Cientes disto, e do alto grau de envolvimento, dedicação e competências dos radioamadores, os diversos países do mundo buscam apoio para esta questão na formação de "grupos" de "rádio-emergência".



Assim, além de desenvolver o radioamadorismo como um "hobby" realizando contados diários com diversas estações nacionais e internacionais, atuamos também como UTILIDADE PÚBLICA em diversas ocasiões, tais como:



·       Auxilio a colegas radioamadores viajantes que necessitam de apoio e/ou informações sobre rodovia, hospitais, telefones, comunicação, socorro ao veículo e a familiares etc.;

·       Apoio em caso de emergência aos órgãos públicos de segurança pública, policiais, bombeiros e outros;

·       Intermediação para suprir necessidades da comunidade, principalmente, procura de medicamentos e pessoas em outras localidades ou países; e

·       Apoio e colaboração voluntária com o Ministério de Estado da Integração Nacional, através da RENER.



Assim, é criada a RENER pela Portaria Nº 302, de 24 de outubro de 2001, e é norteada pelo Manual de Procedimento – RENER, que especifica as principais obrigações dos radioamadores junto a DEFESA CIVIL - DC no nível Nacional (RENER), Estadual (REER) e Municipal (COMDEC).



O referido Manual de Procedimentos foi elaborado de acordo a “Norma de Ativação e Execução dos Serviços” a serem prestados pela RENER. Destina-se aos radioamadores cadastrados na RENER e a todos os outros que se interessem em atividades ligadas à Defesa Civil.



Os objetivos da RENER atendem o que segue:



·       Prover ou suplementar as comunicações em território brasileiro, quando os meios normais forem insuficientes, ineficazes ou impedido para operação na ocorrência de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública;

·       Promover a capacitação de seus integrantes preparando-os para atuar em uma emergência;

·       Promover a união e coordenação das distintas entidades que operam durante uma emergência;

·       Servir à comunidade; e

·       Salvar vidas.



Para saber mais sobre a RENER, visite o site da DEFESA CIVIL NACIONAL.



Para cadastrar-se junto ao Governo Federal para integrar a RENER, acesse o site



BIT.DO/RENER



Fonte: LABRE-RJ



Dia do Radiotelegrafista – 24 de maio



Rompendo lama com botas de borracha, chegou à Casa de Força, abasteceu o motor diesel e inspecionou correias e balatas. Deu a partida e acompanhou a subida dos ponteiros dos amperímetros. Ligou os transmissores do radiofarol e os de telegrafia, indo a seguir para a Estação-Rádio, onde fez o primeiro dos dez boletins meteorológicos diários. Ligou os receptores e recebeu a resenha do tempo e a mensagem de estimada de pouso de um avião C-47 do Correio Aéreo Nacional (CAN). Preparou carga e abastecimento e aguardou a aproximação da aeronave. Instruiu-a ao pouso, fornecendo direção e velocidade do vento, pressão barométrica e temperatura ambiente. Comunicou o pouso ao Centro de Controle de Área e foi para o pátio, onde descarregou a carga destinada a aquela escala e carregou a que deveria seguir destino, abasteceu a “garça” e forneceu à tripulação as informações das condições de tempo da próxima etapa de voo. Orientou a decolagem e acompanhou a missão pelo rádio até o pouso seguinte. Às 18 horas desligou todos os equipamentos e fechou o dia com passadas escorregadias nos 6 km de lama da estrada, de retorno à pequena povoação, no interior da Amazônia, similar a tantas onde existisse uma Estação de Aerovias (ACS).



Este era o personagem principal de sustentação da Proteção ao Voo, proporcionada pela então Diretoria de Rotas Aéreas (DR), instituída em 1942 para gerir o Correio Aéreo Nacional e coordenar o tráfego aéreo em geral no território nacional. Símbolo do apoio a qualquer avião nas rotas do interior, o Radiotelegrafista era “pau-prá-toda-obra”. Polivalente, atendia às necessidades de improvisação requeridas pelas dificuldades da época, nos confins do Brasil, onde a aviação insistia no pioneirismo.



Em todos os lugares aonde era necessária a radiocomunicação, havia um Radiotelegrafista. Nas repartições públicas, através de concurso público, eram contratados. Nas empresas particulares, proviam comunicação entre matriz e filiais. E entre os radioamadores, os radiotelegrafistas gastavam seus conhecimentos a serviço de seu hobby.



Com o advento de outras formas de comunicação, mais rápidas e eficientes, hoje não temos mais radiotelegrafistas atuando na sociedade como no passado. Porém, no radioamadorismo, essa verdadeira paixão insiste em continuar avançando, apesar da tecnologia. Em muitos países a RT continua a ser ministrada em salas de aula. Em outros, desperta a curiosidade e a paixão dos jovens. E assim as novas gerações perpetuam o legado deixado pelos grandes vultos do passado, tornando a Telegrafia a mais antiga e duradoura forma de comunicação do mundo. Viva a Radiotelegrafia! Parabéns a todos os seus entusiastas pelo seu dia!






Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Rodada Amigos do Sertão comemora com festa nove anos de existência



Com muita expectativa de todos os seus participantes, estará sendo comemorado no próximo dia 12 de junho o nono aniversário da rodada Amigos do Sertão, considerada atualmente como o maior encontro via éter de radioamadores da Paraiba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.



A rodada foi criada pelo veterano radioamador Reginaldo Remigio, (PY7-BYP) da cidade de Afogados da Ingazeira, através da repetidora 147.390, que integra o Sistema Paraibano de VHF da ECRA, começando sempre as 18 horas, prolongando-se muitas vezes até 20 horas, contando com a participação de um grande número de colegas das mais diferentes cidades da região, tornando-se realmente um local para os mais diferentes papos.



Agora por ocasião do seu nono aniversário, Remígio anuncia uma vasta programação que se estenderá por toda a semana do evento com distribuição de brindes aos seus participantes, aproveitando para mais uma vez agradecer ao apoio que tem recebido de todos os colegas radioamadores e ao mesmo tempo convidar a todos para participarem da festa.



Encontro de Amantes da Leitura de Campina Grande



Confirmada a nova data para o Encontro de Amantes da Leitura de Campina Grande. Será no Domingo, 10 de Junho. Neste dia, das 9 às 12h, nosso clube reunirá tanto leitores quanto autores para uma manhã recheada de boas discussões e conversas informais sobre o universo literário. O encontro contará com espaço para troca de experiências e opiniões sobre livros, além de trocas, empréstimos, doações, e até mesmo lançamento com direito a seção de autógrafos de livros. A entrada é gratuita e todos os amantes e produtores do universo literário estão convidados. Repetindo, será no domingo, 10 de junho, das 9 às 12h, na sede da ECRA na Rua Getúlio Vargas, 1012, centro de Campina Grande.



Informativo Social



A ECRA continua arrecadando alimentos e artigos de limpeza para o Projeto do Sopão, cujo objetivo é assistir cerca de 100 famílias carentes e necessitadas do bairro do Mutirão que viviam no antigo lixão municipal com a distribuição de 1 litro de sopa para cada família às sextas-feiras às 17h. Para isso, contamos com a participação de todos os colegas e de quem mais quiser ajudar. Inicialmente as doações serão recebidas na ECRA, principalmente aos sábados.



Como sugestão de doações, destacamos:



* Gás, 02 botijões por mês (precisamos de mantedores fixos).

* Arroz

* Macarrão

* Condimentos (coloral, cominho, vinagre, entre outros)

* Legumes (cenoura, chuchu, batatinha, couve, couve-flor entre outras)

* Verduras (tomate, cebola, coentro, alho, pimentão, entre outros)



Material de limpeza



* Palha de aço

* Atol

* Detergente

* Esponja



Reforçamos que esta é uma ação que depende da ajuda de TODOS os colegas e amigos. Faça a sua doação! São ao menos 100 famílias que serão abençoadas. Como alguém disse, “quem não vive para servir, não serve para viver”!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Adiado o 4º Encontro de Radioamadores de Caruaru 2018



Na última segunda feira o colega Avelino, PU7RAZ, organizador do Encontro de Caruaru, encaminhou áudio via redes sociais informando o ADIAMENTO do referido encontro, devido à situação vivida pelo país nos últimos dias. O mesmo informará em breve uma nova data e nós do QTC Juntos Somos Mais prontamente repercutiremos.



Quaisquer questionamentos, fale com o organizador do evento, AVELINO pelo telefone 81 99741-3846.







       Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo.



       Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.



Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima quarta, neste mesmo horário. BOA NOITE!

 


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem