Transmissões em FONIA FM direto da Estação Espacial hoje e amanhã



Microsatélites (CUBESATs) Tanusha

Atenção entusiastas e novos colegas interessados em comunicação via satélite. Hoje e amanhã, 21 de junho, acontecerão transmissões especiais em VHF e UHF direto da Estação espacial Internacional, nas frequências de 437.050 e 145.800. Nestes dias, os astronautas-radioamadores lá no espaço conectarão os microssatélites TANUSHA às antenas da estação espacial, tornando a captação aqui na Terra não só mais provável, mas quase certa, mesmo com um simples HT e bananinha.

Esses microssatélites, mais conhecidos como CUBESATS, foram desenvolvidos em conjunto com a Universidade do Sudoeste da Rússia, na cidade de Kursk. São satélites educacionais, que transmitem mensagens de voz dos estudantes em várias línguas. Num total de 4 satélites, dois deles foram lançados ano passado e se encontram no momento realizando experiências no espaço. Os dois últimos serão lançados em Agosto próximo, mas antes de serem lançados, como falamos, serão conectados às antenas da ISS hoje e amanhã, o que aumentará seu raio de alcance. As transmissões iniciam às 4:30 e vão até 9h da manhã, horário local de Campina Grande, PB em 437.050 e retransmitidos pelo rádio Kenwood em 145.800 a bordo da ISS. Todos estão convidados a ouvir essas transmissões, lembrando que, devido ao efeito Dopler, à medida que a ISS se aproxima e se afasta do ponto onde estamos, a frequência de recepção muda um pouco, sendo em torno de 10KHz acima e abaixo na faixa de UHF, e cerca de 1/3 desse valor em VHF.

Para nós em CG, infelizmente, a única passagem da ISS na qual será possível ouvir as transmissões será AMANHÃ, das 4:28 às 4:33 da manhã. Então, programe seu despertador, ligue seu rádio em 145.800 ou 437.050, aponte a antena na direção SUL e boa sorte!

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem