ISS PRORROGA SUAS TRANSMISSÕES EM SSTV EM JULHO




No final de Junho, a ARISS Russia promoveu um evento especial no qual transmitiu imagens em SSTV a partir da Estação Espacial Internacional, a ISS. As transmissões foram iniciadas em 29 de junho e iriam até 1 de Julho, mas ao menos até o último sábado, 7 de Julho, as transmissões ainda continuavam. Como a ISS realizará uma comunicação com uma escola nesta sexta, dia 13, é provável que as transmissões em SSTV continuem até esta data.



As transmissões são feitas a partir de um computador a bordo do setor russo da ISS. A máquina é responsável por codificar as imagens nela guardadas para o padrão SSTV, e então o sinal é transmitido utilizando o transceptor Kenwood TM-D710E para a Terra. Essas imagens irão celebrar o lançamento de diversos microssatélites que foram lançados a partir da ISS das mãos dos próprios astronautas, desde o primeiro, o Suitsat-1/Radioskaf-1, que foi desenvolvido pela associação de radioamadores da ISS, associação mantida pela NASA, ARRL e outras instituições com o objetivo de promover o radioamadorismo a partir da Estação Espacial Internacional.



Como a potência de transmissão a partir da ISS é relativamente alta, é possível captar os sinais utilizando antenas simples como uma 1/4 de onda, conhecida como “pé de galinha”, ou mesmo a pequena antena dos nossos HTs.



Para captar as imagens, é necessário fazer o rastreamento das passagens da ISS sobre sua idade, Para isso, utilize seu programa de rastreamento favorito ou acesse o site http://www.issfanclub.com/



É possível captar as imagens via internet, utilizando o sistema WEBSDR, acessando a frequência de 145.800 nos seguintes sites:



• Farnham WebSDR quando a ISS passar por Londres http://farnham-sdr.com/

• R4UAB WebSDR quando a ISS passar pela Russia http://websdr.r4uab.ru/



Para todos os que conseguirem receber uma imagem da ISS, seja ela completa ou parcial, os organizadores incentivam a que se produza uma matéria ou texto jornalístico para ser enviado aos meios de comunicação locais. Fica aí a dica, pois as TVs, jornais e demais órgãos de imprensa costumam destacar esse tipo de material.


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem