QTC INTEGRAÇÃO – 17 ed./2018

Em 11/07/2018



Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE *RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE-CRCG, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 17 de 2018. Hoje, 11 de Julho de 2018.

Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby.

O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330 Mhz, 147.150Mhz e 147.390Mhz. Também publicamos o texto deste QTC no blog

bit.do/qtcecra

Acesse este endereço e leia este e outros QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.

LEMBRE-SE! Manter estes repetidores custa muito caro e sua manutenção cabe a todos nós! Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7BYP. Maiores informações, no decorrer deste QTC.

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e em QRD a outras regiões. A ideia é sempre estarmos monitorando essa QRG para atender a eventuais colegas em necessidade ou procurando novos contatos. Uma vez conseguido o QSO, fazemos uma QSY e deixamos a FNC livre para outros colegas.

FNC para contatos em FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?

MANCHETES DE HOJE



·       VEM AÍ A FETECRA 2018

·       RESOLVIDO O PROBLEMA DA TORRE DA 145.330

·       ESCOLHIDO NOVO DIRETOR DE VHF DA ECRA

·       NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP

·       PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT

·       EMPRESA ISRAELENSE FORNECE SISTEMA INOVADOR PARA AJUDA NO RESGATE DOS GAROTOS TAILANDESES

·       ISS PRORROGA SUAS TRANSMISSÕES EM SSTV EM JULHO

·       ISS LANÇARÁ MAIS 9 MICROSSATÉLITES NESTA SEXTA

·       NOVIDADES SOBRE AS PROVAS PARA RADIOAMADOR NA PB E PE

VEM AÍ A FETECRA 2018



Em sua última reunião de diretoria, realizada no último dia 04 de Julho, foi discutida e aprovada a reedição da FETECRA, um dos maiores encontros de radioamadores do Nordeste.



Iniciada do final dos anos 90, a FETECRA reuniu inúmeros colegas de diversos estados brasileiros na sede da ECRA, onde eram realizadas palestras informativas, a confraternização dos participantes, sorteio de brindes e a tradicional feirinha de eletroca.



João Barros, presidente da ECRA, informa que a ideia é manter a mesma estrutura das edições passadas, utilizando as dependências da ECRA para realizar o encontro.



A data já está definida: será no último domingo de SETEMBRO, precisamente dia 30 de setembro de 2018.



Então, a dica é espalhar a notícia entre seus contatos e já reunir a turma em caravanas para passarmos um domingo cheio de boas conversas, boa comida, informações relevantes e, quem sabe, voltar para casa com um equipamento novo! Nos próximos QTCs estaremos atualizando os colegas com relação à volta da FETECRA. Fiquem ligados!!!



RESOLVIDO O PROBLEMA DA TORRE DA 145.330



Outra questão definida na última reunião de diretoria da ECRA foi a resolução do problema da torre da repetidora “cabeça de rede” do nosso sistema de VHF, a 145.330 localizada na Pedra de Santo Antônio, em Fagundes, próximo a CG. Reiteradamente, temos divulgado nos QTCs anteriores que o estado daquela torre é crítico, por conta da corrosão e outros problemas, conforme visita do diretor técnico da ECRA, Ataíde PR7ZY. Uma campanha foi iniciada pelo colega Remígio PY7BYP no sentido de arrecadar fundos para a compra de uma nova torre, e vários colegas têm contribuído para a mesma.



Porém, na última semana, recebemos a visita do proprietário de uma torre de radiodifusão que fica localizada também no topo da Pedra de Santo Antônio, e o mesmo ofereceu a locação daquela torre para ser utilizada para colocação das antenas da 145.330. Após negociação, foram acertados os valores e fechado o negócio. Então, em breve, logo que nosso diretor técnico se recupere totalmente de cirurgia a que foi submetido recentemente, teremos a alegria de informar que estaremos de casa nova, sem a preocupação de temer quaisquer problemas como os que vínhamos enfrentando com a antiga torre.



ESCOLHIDO NOVO DIRETOR DE VHF DA ECRA



Fechando com chave de ouro as novidades da última reunião de diretoria da ECRA, realizada na última quarta-feira dia 04 de Julho, foi anunciada a escolha do novo diretor de VHF de nosso clube. A cadeira será ocupada pelo colega Valério, PU7GVP. Entre as atribuições do diretor de VHF, podemos enumerar, por exemplo, gerir toda a infraestrutura que sustenta o funcionamento das repetidoras do sistema de VHF da ECRA, incluindo a manutenção juntamente com o diretor técnico Ataíde PR7ZY. Cabe a ele, portanto, cuidar desta importante parte de nosso clube, que tem trazido a união de quase todos os radioamadores que operam em VHF de nosso estado e vizinhos, promovendo confraternização, comunicação e ajudando às autoridades em caso de situação de emergência, como já aconteceu várias vezes.



Como primeira atividade como novo diretor de VHF, Valério visitará a Pedra de Santo Antônio já nesta próxima sexta, dia 13, acompanhado de outros diretores. O objetivo é cuidar da transferência definitiva da repetidora 145.330 para a nova torre, como noticiamos há pouco. Em seguida, nas próximas semanas, o mesmo fará visitas às demais repetidoras da rede, de forma a fazer algumas manutenções de rotina e assegurar que tudo funcione a contento.







Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP (Enc. Caicó)



PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Empresa israelense fornece sistema inovador para ajuda no resgate dos garotos tailandeses



Equipes de resgate que se esforçaram para salvar a equipe de futebol juvenil tailandesa presa no fundo de uma caverna inundada usaram uma tecnologia israelense para manter a comunicação com os 12 garotos e seu treinador. A empresa Maxtech Networks informou que seu sistema está fornecendo um link de voz, dados e vídeo para os meninos que ficaram presos na caverna por quase duas semanas.



Os garotos, de 11 a 16 anos, junto com seu técnico de 25 anos entraram na caverna em 23 de junho. Eles foram encontrados por dois mergulhadores britânicos em 2 de julho, nove dias depois que eles desapareceram. O resgate foi concluído ontem, 10 de julho.



No sistema israelense, uma série de dispositivos pequenos, semelhantes a rádios HT, comunicam-se entre si via rádio, permitindo um link em locais onde os rádios regulares não funcionam, como quando há grandes obstáculos bloqueando a linha de visão entre eles. Um conecta-se ao outro, formando uma rede que permite comunicação de uma ponta à outra. Este sistema é chamado de “redes mesh” ou “malha”, pois o aspecto se assemelha a um tecido ou malha.



Foram necessários 19 dos dispositivos para completar o link para os garotos na caverna, por conta da complexidade do lugar. Eles têm bateria suficiente para 10 horas de uso por vez. Algumas seções da perigosa e tortuosa passagem, estimada em mais de um quilômetro de comprimento, também estão submersas sob a água da chuva que prendiam os jovens. Nesses trechos submersos, cabos de dados foram usados ​​para vencer essas partes da caverna.



As redes Mesh são também utilizadas no radioamadorismo. Nos EUA, por exemplo, já existem inúmeros colegas pesquisando o tema. Várias redes já estão operacionais por lá, possibilitando aos colegas americanos prover comunicação de dados a dezenas de quilômetros utilizando simples roteadores comerciais, com potência de míseros 100 ou 200 mW, com o firmware modificado para trabalharem em redes MESH. Assim, é possível, por exemplo, prover comunicação de dados (email, VOIP, videoconferência, transferência de arquivos, etc) sem a necessidade de radioenlaces tradicionais, que requerem grandes potências e altas torres. Com simples roteadores como esses, alimentados até por baterias de carros, os radioamadores estão preparados para as emergências do século XXI.



Fontes:





Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



ISS PRORROGA SUAS TRANSMISSÕES EM SSTV EM JULHO



No final de Junho, a ARISS Russia promoveu um evento especial no qual transmitiu imagens em SSTV a partir da Estação Espacial Internacional, a ISS. As transmissões foram iniciadas em 29 de junho e iriam até 1 de Julho, mas ao menos até o último sábado, 7 de Julho, as transmissões ainda continuavam. Como a ISS realizará uma comunicação com uma escola nesta sexta, dia 13, é provável que as transmissões em SSTV continuem até esta data.



As transmissões são feitas a partir de um computador a bordo do setor russo da ISS. A máquina é responsável por codificar as imagens nela guardadas para o padrão SSTV, e então o sinal é transmitido utilizando o transceptor Kenwood TM-D710E para a Terra. Essas imagens irão celebrar o lançamento de diversos microssatélites que foram lançados a partir da ISS das mãos dos próprios astronautas, desde o primeiro, o Suitsat-1/Radioskaf-1, que foi desenvolvido pela associação de radioamadores da ISS, associação mantida pela NASA, ARRL e outras instituições com o objetivo de promover o radioamadorismo a partir da Estação Espacial Internacional.



Como a potência de transmissão a partir da ISS é relativamente alta, é possível captar os sinais utilizando antenas simples como uma 1/4 de onda, conhecida como “pé de galinha”, ou mesmo a pequena antena dos nossos HTs.



Para captar as imagens, é necessário fazer o rastreamento das passagens da ISS sobre sua idade, Para isso, utilize seu programa de rastreamento favorito ou acesse o site http://www.issfanclub.com/



É possível captar as imagens via internet, utilizando o sistema WEBSDR, acessando a frequência de 145.800 nos seguintes sites:



• Farnham WebSDR quando a ISS passar por Londres http://farnham-sdr.com/

• R4UAB WebSDR quando a ISS passar pela Russia http://websdr.r4uab.ru/



Para todos os que conseguirem receber uma imagem da ISS, seja ela completa ou parcial, os organizadores incentivam a que se produza uma matéria ou texto jornalístico para ser enviado aos meios de comunicação locais. Fica aí a dica, pois as TVs, jornais e demais órgãos de imprensa costumam destacar esse tipo de material.



ISS LANÇARÁ MAIS 9 MICROSSATÉLITES NESTA SEXTA



O colega Masa JN1GKZ informa que mais 9 microssatélites, mais conhecidos como CUBESATS, serão lançados  a partir da Estação Espacial Internacional, a ISS, nesta sexta feira, 13 de julho. Destes 9 cubesats, três operarão em frequências de radioamador. Serão os satélites denominados EnduroSat AD, EQUISat e MemSat. A coordenação de frequências para satélites amadores da IARU determinou as seguintes frequências para operação destes satélites:



• EnduroSat AD 437.050MHz CW, GFSK 9k6

• EQUISat 435.550MHz CW, FSK 9k6

• MemSat 437.350MHz BPSK 9k6



Boa caçada a todos!






Masa JN1GKZ Tokyo Japan







Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Novidades sobre as provas para radioamador na PB e PE



Temos uma novidade com relação às provas para radioamador a serem realizadas pela Anatel-PB em João Pessoa. Nos QTCs anteriores, noticiamos que seriam 4 vagas para Outubro. Porém, em nova consulta ao site da Anatel,

observamos que, além das 40 vagas para Outubro, foram abertas mais 40 vagas para Agosto e outras 40 vagas para setembro, portanto, um total de 120 vagas, todas para classe C. Porém, as 40 vagas para agosto já estão ocupadas, portanto, restam 80 vagas para SETEMBRO e OUTUBRO, e as provas serão realizadas no mesmo local anteriormente noticiado – o IFPB. Portanto, caso o ouvinte ainda não seja radioamador e deseje realizar as provas para tornar-se um e desfrutar do mundo de experiências e amizades que somente nosso hobby proporciona, programe-se:



Radioamador classe C

Dia 14/09/2018, 20 vagas para 9h e 20 vagas para 14h

Dia 19/10/2018, 20 vagas para 9h e 20 vagas para 14h



O IFPB - Instituto Federal de Educação (antiga ESCOLA TÉCNICA), fica localizado na Avenida Primeiro de Maio 720 - Jaguaribe - João Pessoa – PB. O agendamento já pode ser feito no site da Anatel. Caso o interessado não saiba como fazer, fizemos um vídeo explicativo com o passo-a-passo no endereço BIT.DO/GUIACADASTRO. Maiores informações, entre em contato com a Sra. Ana Lúcia pelo telefone 3255-8804 ou pelo email anapaiva@anatel.org.br.



Para Pernambuco, como temos noticiado, haverá provas para todas as classes nas cidades de Triunfo em 21/08, Caruaru em 22/08 e Santa Cruz do Capibaribe em 23/08. Porém, temos uma novidade. A LABRE-PE, através de seu delegado, o colega Nascimento PY7JN, está oferecendo o serviço de inscrição e agendamento dos candidatos que não souberem ou quiserem fazê-lo por conta própria. Sabemos que muitos colegas têm dificuldade em lidar com o confuso sistema da Anatel e alguns até ficaram de fora das últimas provas em CG por não conseguirem se cadastrar a tempo. Assim, Nascimento está oferecendo esse serviço, inclusive até para agilizar todo o processo, para não ficarem pendências. O serviço custa 15 reais por candidato, e para se cadastrar para as provas você deve entrar em contato com PY7JN ou um dos seus representantes nos locais de prova:



Nascimento-PY7JN

81.99877-6374





Triunfo/PE

Cardoso-PY7AC

87.99606-6718



Caruaru

Antônio Avelino

81.99741-3846



Sta Cruz do Capibaribe

Flávio - PY7FR

81.99318-6298



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



       Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo.



       Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.



Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima quarta, neste mesmo horário. BOA NOITE!

 




COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH

QRA
NOME
QTH




















































































































2 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem