QTC INTEGRAÇÃO – 19 ed./2018

Em 25/07/2018



Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE-CRCG, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 19 de 2018. Hoje, 25 de Julho de 2018.

Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby.

O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330 Mhz, 147.150Mhz e 147.390Mhz. Também publicamos o texto deste QTC no blog

bit.do/qtcecra

Acesse este endereço e leia este e outros QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.

LEMBRE-SE! Manter estes repetidores custa muito caro e sua manutenção cabe a todos nós! Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7BYP. Maiores informações, no decorrer deste QTC.

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e em QRD a outras regiões. A ideia é sempre estarmos monitorando essa QRG para atender a eventuais colegas em necessidade ou procurando novos contatos. Uma vez conseguido o QSO, fazemos uma QSY e deixamos a FNC livre para outros colegas.

FNC para contatos em FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?

MANCHETES DE HOJE – 25/07

 
· EDITORIAL – E QUANDO O CLANDESTINO É LICENCIADO? REFLEXÕES SOBRE A FAMIGERADA “FAXINHA”
· REPETIDORA DO PICO DO JABRE VOLTA A FUNCIONAR REGULARMENTE
· NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP
· PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
· FETECRA 2018
· 2º ENCONTRO DE AMANTES DA LEITURA DE CG
· MAIS TRÊS CUBESATS PRONTOS PARA LANÇAMENTO EM AGOSTO
 

EDITORIAL – E QUANDO O CLANDESTINO É LICENCIADO?



Todos sabemos o prejuízo que certas pessoas desocupadas causam às nossas comunicações através das famigeradas “portadoras”. Em outros QTCs já tivemos a oportunidade de tratar deste tema e na ocasião fizemos algumas sugestões sobre como devemos tratar este problema. Por outro lado, também sabemos que muitas pessoas, inadvertidamente ou não, entram em nossas QRGs sem serem autorizadas para tal, ou seja, são os chamados CLANDESTINOS.



Hoje, porém, gostaríamos de tratar de uma questão tão sensível quanto séria: E quando o clandestino é licenciado?



Não se trata de erro de digitação ou jogo de palavras. Estamos falando de pessoas que possuem um indicativo, portanto, foram submetidas a um ou mais exames e foram APROVADAS para o radioamadorismo, mas que, como que cuspindo no seu COER, operam clandestinamente, sorrateiramente, ao arrepio da lei e sobretudo da ética. Falamos da famigerada e criminosa “FAXINHA”.



No Brasil, bem como em todo o mundo, o uso das telecomunicações é regulado pelo Estado, que detém o poder de autorizar ou não seus usuários. Todo aquele que deseja operar um sistema de telecomunicações obrigatoriamente deve ter a autorização expressa para isso. E mesmo após obter essa autorização, mediante devido processo legal, a qualquer momento esta autorização pode ser revogada.



Como usuários das faixas de telecomunicações, todos os radioamadores têm autorização para operar em determinadas frequências. As nossas faixas, cujo número é maior do que qualquer outro serviço de telecomunicações no Brasil, estão disponíveis para qualquer radioamador fazer uso, de acordo com sua classe. Nelas, podemos operar em fonia, telegrafia, enviar e receber texto, imagens, e até comunicação de dados(internet). E em nossas faixas, NINGUÉM mais pode operar. Absolutamente ninguém que não seja radioamador.



Dito isto, voltemos à famigerada e criminosa “faxinha”. Não sabemos quem foi o autor nem quando a teve, mas um belo dia, alguém teve a “brilhante” ideia de ligar um rádio da faixa do cidadão por meio de um equipamento chamado “TRANSVERT” para operar abaixo da faixa de 40 metros.  O objetivo? Bater papo longe dos “olhos e ouvidos”. Logo esta chamada “faxinha” ficou repleta de gente que se identifica (ou melhor, se esconde) por trás de pseudônimos. Conversando diariamente, e até cordialmente, alguém poderia até pensar que se tratasse de mais uma rodada como as muitas que povoam a faixa dos 40 metros, mas o “dial” do rádio acusa a ilegalidade: 6.925KHz.



Se os que lá operam fossem todos clandestinos segundo a acepção usual do termo, ou seja, pessoas que não detém licença para operar, esta história não nos chamaria a mínima atenção. Porém, o que nos causa espanto e revolta é que muitos destes criminosos (pois quem pratica crime assim deve ser chamado, e operar sem autorização é crime) são pessoas licenciadas, seja no radioamadorismo, seja na faixa do cidadão! Pessoas que têm liberdade de operar legalmente em um grande número de faixas e modos, seja para falar com o sul do país, seja pra falar com o vizinho de bairro. Mas ao invés de honrar a licença e o COER que possuem, acham melhor operar criminosamente em uma frequência que não lhes pertence, à semelhança de certos movimentos ditos sociais que se acham no direito de invadir e ocupar o que quiserem, desde que esteja “vago”. Nossa ojeriza se dirige à essas pessoas que desrespeitam e jogam no lixo aquilo para o qual se dedicaram a estudar, muitos varando a madrugada: o direito de ser radioamador.



Muitos irão dizer: “aquelas frequências estão desocupadas”. Não estão não. Não devemos esquecer que as ondas eletromagnéticas se propagam circundando o globo terrestre, via ionosfera, e assim podem alcançar milhares de quilômetros. Assim, ao falar com um “companheiro”, estes criminosos podem estrar atrapalhando a radiocomunicação do outro lado do mundo. E isto se torna extremamente sério quando vemos que certas frequências ocupadas destinam-se, fora do Brasil, a comunicações de emergência.



Outros dirão que seus “usuários” são pessoas de bem, que lá existe respeito, honradez, etc etc etc. Em resposta, repetimos apenas o que diz a Lei e as normas éticas: Não somos autorizados para operar lá. NÃO NOS PERTENCE, NÃO TOCAMOS. Infelizmente, porém, em nosso país parece prevalecer o contrário: SE NÃO É DE NINGUÉM, É MEU!



Deixamos, portando, o nosso mais veemente PROTESTO contra todos os que, possuindo um COER e uma LICENÇA, preferem operar ao arrepio da lei, criminosamente, escondidos atrás de nomes de animais, de cidades, de profissões, de forma covarde.



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Repetidora do Pico do Jabre volta a funcionar regularmente



A repetidora 147.390, instalada no Pico do Jabre, no município de Maturéia, que há alguns dias vinha apresentando problemas em seu funcionamento, já está devidamente restaurada, graças ao empenho da diretoria técnica e do sistema paraibano de VHF, nas pessoas de Ataíde Barros, PR7ZY e Valério Porto, PU7GVP.



A equipe esteve na última sexta-feira no Pico do Jabre, dia 20/07, durante todo o dia, para realizar a manutenção na referida repetidora. Saindo cedinho de Campina Grande, acompanhados do presidente da ECRA, João Barros, PR7TT, nas primeiras horas da manhã já estavam subindo a serra. Foram recebidos pelo representante da ECRA na região do Pajeú pernambucano e sertão da Paraíba, Reginaldo Remígio, PY7BYP e seu fiel escudeiro Adalberto, PU7HAD, que prepararam calorosa acolhida.



Já no topo, Ataíde rapidamente ligou o ferro de solda e, munido das ferramentas e de seu fiel escudeiro, o multímetro, já desmontava os aparelhos para identificar o problema que estava dando dor de cabeça aos colegas que diariamente usam o sistema de VHF da ECRA. Identificado e resolvido o problema, já no final do dia, um belo almoço coroou o êxito da operação no restaurante Caboclo, conhecido na região pela sua culinária inigualável.



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP (Enc. Patos)



PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT



FETECRA 2018



Vem aí a edição 2018 da FETECRA, um dos maiores encontros de radioamadores do Nordeste.



Iniciada do final dos anos 90, a FETECRA reuniu inúmeros colegas de diversos estados brasileiros na sede da ECRA, onde eram realizadas palestras informativas, a confraternização dos participantes, sorteio de brindes e a tradicional feirinha de eletroca. A ideia é manter a mesma estrutura das edições passadas, utilizando as dependências da ECRA para realizar o encontro.



A data já está definida: será no último domingo de SETEMBRO, precisamente dia 30 de setembro de 2018, e hoje estamos lançando algumas imagens oficiais para que os colegas possam divulgar em suas redes sociais.



Alguns colegas já estão se adiantando para virem a Campina Grande prestigiar o evento, dentre eles, um grupo de amantes da Telegrafia e antigos radiotelegrafistas, que estão se movimentando para encontrarem-se durante a FETECRA.



Então, a dica é espalhar a notícia entre seus contatos e já reunir a turma em caravanas para passarmos um domingo cheio de boas conversas, boa comida, informações relevantes e, quem sabe, voltar para casa com um equipamento novo! Nos próximos QTCs estaremos atualizando os colegas com relação à volta da FETECRA. Fiquem ligados!!!





2º ENCONTRO DE AMANTES DA LEITURA DE CG



No último domingo, dia 22 de Julho, foi realizado o 2º Encontro de Amantes da Leitura de Campina Grande. Sob a batuta dos colegas Edmar PU7ESE e Joelson PU7GJC, o evento abriu as portas da ECRA para várias pessoas, dentre crianças, jovens e adultos, unidos pelo gosto da leitura. Foram disponibilizados inúmeros livros, indo desde grossos dicionários, passando por romances, livros didáticos e científicos, e até livros infanto-juvenis, todos expostos e “aguardando um novo lar” ou uma nova cabeceira.



O Encontro foi aberto às 9 horas e seguiu até pouco mais do meio dia. Após a abertura e à medida que o salão social da ECRA ia ficando repleto de ávidos leitores, Edmar convidou a todos para um bate papo informal. Ele explicou o propósito do evento e das pretensões para o futuro do mesmo. A partir daí, os participantes passaram a trocar experiências sobre o mundo literário, e os caminhos que a leitura pode levar.



Enquanto isso, Alisson PR7GA aproveitou também para demonstrar o radioamadorismo para os participantes, realizando contatos em telegrafia e mostrando a nossa estação de rádio para os curiosos visitantes.



O encontro foi encerrado e assim como na primeira edição, já foi marcado o próximo para o dia 19 de Agosto. Também foi criado um grupo no Whatsapp para que os amantes da leitura possam continuar interagindo online. Então, marque em sua agenda: dia 19 de Agosto, 3ª edição do Encontro de Amantes da Leitura de Campina Grande na sede da ECRA!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



MAIS TRÊS CUBESATS PRONTOS PARA LANÇAMENTO EM AGOSTO



A segunda geração de CubeSats na constelação BIRDS agora está a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e deve ser lançada no início de agosto usando o braço de manipulação remota do módulo da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). O foguete Falcon 9 da empresa SpaceX, lançado em 29 de junho, levou os CubeSats BIRDS-2 - MAYA-1, BHUTAN-1 e UiTMSAT-1, construídos por estudantes da Malásia, Butão e Filipinas no Instituto Kyushu de Tecnologia no Japão. Todos os CubeSats têm designs idênticos e utilizam as mesmas frequências. Embora contruídos de forma independente, a operação e o controle dos três CubeSats serão compartilhados por três equipes após eles serem lançados ao espaço. Todos os três CubeSats transmitirão um sinal piloto CW em 437,375 MHz. Eles estarão operacionais por 6 meses.



“Os três formarão uma constelação, orbitando a Terra de diferentes lugares. Isso proporcionará aos países mais oportunidades de fazer medições e executar experimentos do que se fosse apenas um CubeSat”, explicou Joel Joseph Marciano, Jr., gerente do programa PHL-Microsat nas Filipinas. A principal missão destes microssatélites é retransmitir mensagens digitais em rádio pacote para comunidade de Radioamadores por meio de um digipeater APRS onboard operando na frequência de 145.825 MHz.



O sistema store-and-forward CubeSat da BIRDS irá também coletar dados de sensores remotos de solo, armazená-los e transferi-los para a rede de estações terrestres BIRDS-2, iniciada no ano passado durante o projeto constelação BIRDS-1 CubeSat.



O CubeSat carregará duas câmeras idênticas com lentes diferentes para capturar imagens com resolução variável. As câmeras também serão usadas para capturar um vídeo de resolução mínima do espaço para fins experimentais.



Os CubeSats também transportarão sensores de campo magnético para medir o campo magnético no espaço e compará-lo com o medido no solo.



Experimentos adicionais usarão a constelação BIRDS-2 CubeSat para aprimorar a pesquisa e o experimento na detecção de eventos de travamento único, medições de campo magnético e testes de voo de um chip GPS recém-projetado para demonstrar suas capacidades de operação de baixa potência no espaço. Os alunos também explorarão um mecanismo passivo de estabilização de atitude. Todas as medições e dados de imagem serão disponibilizados no site do projeto BIRDS-2.



O BIRDS-2 tem como objetivo promover a disseminação da comunicação radioamadorística e dos satélites amadores entre o público em geral e os estudantes, especialmente nos países participantes.



Fonte: http://www.arrl.org/news/view/birds-2-constellation-cubesats-transported-to-iss-for-august-deployment





       Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo.



       Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.



Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima quarta, neste mesmo horário. BOA NOITE!

 




COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH

QRA
NOME
QTH




















































































































Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem