QTC INTEGRAÇÃO – 22 ed./2018

Em 15/08/2018



Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE-CRCG, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 22 de 2018. Hoje, 15 de Agosto de 2018.

Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby.

O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330 Mhz, 147.150Mhz e 147.390Mhz. Também publicamos o texto deste QTC no blog

bit.do/qtcecra

Acesse este endereço e leia este e outros QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.

LEMBRE-SE! Manter estes repetidores custa muito caro e sua manutenção cabe a todos nós! Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7BYP. Maiores informações, no decorrer deste QTC.

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e em QRD a outras regiões. A ideia é sempre estarmos monitorando essa QRG para atender a eventuais colegas em necessidade ou procurando novos contatos. Uma vez conseguido o QSO, fazemos uma QSY e deixamos a FNC livre para outros colegas.

FNC para contatos em FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?

MANCHETES DE HOJE – 08/08



·       FALANDO SOBRE ÉTICA E TÉCNICA OPERACIONAIS

·       PRIMEIRA REMESSA DAS CARTEIRAS DE SÓCIO DA ECRA SERÁ ENTREGUE HOJE

·       NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP

·       PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT

·       ECRA ADQUIRE CABO COAXIAL ESPECIAL PARA EQUIPAR SUAS ESTAÇÕES

·       3º ENCONTRO DO CLUBE DE LEITORES SERÁ REALIZADO NO PRÓXIMO DOMINGO

·       TRANSMISSÕES DO HAARP, A “MÁQUINA DO FIM DO

MUNDO” EM 40M E 80M SÃO UM SUCESSO

·       FETECRA 2018

·       8º ENCONTRO DE PATOS SERÁ REALIZADO EM 4 DIAS




Falando sobre ÉTICA E TÉCNICA OPERACIONAIS



01. Antes de fazer um CQ, o que se deve fazer?

a) aumentar o volume do transmissor..

b) identificar-se por três vezes.

c) certificar-se que a QRG está desocupada.

d) esperar por 5 minutos.

e) avisar que vai ocupar a freqüência.

04. Quando você pode interromper uma conversação?

a) quando você conhece um dos ocupantes da freqüência.

b) quando você tem que sair e não pode esperar mais.

c) para avisar que um dos participantes está sendo chamado.

d) usando o "break" em casos de comprovada emergência.

e) para pedir uma reportagem de sinais.

05. Como se identificar com os colegas?

a) sempre nos intervalos dos QSO com um simples "bom dia" ou "boa tarde".

b) citando indicativo - nome e QTH por várias vezes.

c) aguardando intervalo e dando "bom dia" de py1... na escuta".

d) respondendo às perguntas feitas ao outro e então dando bom dia.

e) elevando a potência da transmissão e falando.



Primeira remessa das carteiras de sócio da ECRA é entregue hoje



Com muita alegria, logo após a transmissão deste QTC, o presidente da ECRA, João Barros PR7TT, estará fazendo a entrega da primeira remessa de carteiras aos sócios que enviaram seus dados até o último domingo, 12/08. O modelo, escolhido e desenhado a dedo pelo presidente, foi idealizado para conter as informações pessoais dos colegas como nome, RG, endereço e classe radioamadorística, além do número do FISTEL, imprescindível para a identificação das estações licenciadas para consulta junto ao banco de dados da ANATEL, em caso de fiscalização. Para os colegas residentes fora de Campina Grande, a ECRA providenciará a melhor forma para encaminhar cada carteira ao seu futuro dono.



NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP



PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



ECRA adquire cabo coaxial especial para equipar suas estações



Chegou hoje a mais nova aquisição da ECRA. Vindos de Brasília via transportadora, são 50 metros do cabo coaxial do tipo CELLFLEX, que apresenta características excepcionais para uso nas nossas estações, se comparados com o tipo mais utilizado que é o RG58 (cabo “fino”) ou mesmo o RG213 (cabo “grosso”). O cabo CELLFLEX tem propriedades únicas, tais como:



·       Alta flexibilidade

·       Alta resistência de esmagamento

·       Baixa atenuação, especialmente em altas frequências

·       Alta potência de trabalho

·       Uniformidade longitudinal

·       Baixo fator de reflexão

·       Resistentes a ambientes hostis



A atenuação é um fator muito importante em cabos coaxiais. Por exemplo, o cabo CELLFLEX apresenta, na faixa de 144MHz, cerca de 0,67dB de perda a cada 25m. Já o popular RG58, para cada 25m em 144MHz, apresenta 5dB de atenuação.



Para o ouvinte não habituado a estas medidas, faremos um exemplo para melhor compreensão. Digamos que tenhamos na nossa estação um rádio para a faixa de 2m com potência de saída de 50W e precisamos de 25m de cabo coaxial para conectarmos nossa antena. Se usarmos o cabo RG58, os 50W do rádio simplesmente “viram fumaça”, ou, especificamente, calor durante o trajeto do sinal pelo cabo, e na antena só chegam cerca de 15W!!!! Ou seja, temos cerca de 68% de perdas no cabo. Porém, se utilizamos os mesmos 25m de cabo CELLFLEX, as perdas são de apenas 14%, e dos 50W do rádio, chegam na antena cerca de 43W.



Obviamente, o mesmo raciocínio vale para a recepção. Digamos que estamos querendo fazer contato com uma estação distante. Usando um cabo RG58, como as perdas são grandes, isso significa que quase todas as estações que chegam abaixo de, digamos S2 simplesmente DESAPARECEM, pois seu sinal, já fraco, simplesmente se perde totalmente durante o trajeto pelo cabo. Já com o CELLFLEX, as perdas são insignificantes.



Em breve, com o novo cabo, esperamos melhorar ainda mais o desemprenho de nossas estações. Aguardem!



Fontes:







Transmissões do HAARP, a “Máquina do fim do mundo” em 40m e 80m são um sucesso



Há duas semanas, informamos aqui no QTC sobre as transmissões pioneiras em 40m e 80m do HAARP, uma estação transmissora para pesquisa científica localizada no Alasca, que tem a capacidade de transmitir até 3,6MW de potência de RF. Esta semana, foi divulgado o resultado destas transmissões. A ARRL, associação norte-americana de radioamadores, informou que as transmissões em WSPR do HAARP renderam centenas de relatórios de recepção nas bandas de 40 e 80 metros.



Entre 30 de julho a 1 de agosto, foram realizadas várias transmissões utilizando o protocolo WSPR e a rede WSPRNet. Chris Fallen, pesquisador-chefe da pesquisa e cujo indicativo é KL3WX, disse à ARRL os resultados foram excelentes. Durante 30 minutos por dia, estas transmissões consistiam em 2 minutos de full power no modo digital WSPR nas bandas de 40 e 80 metros, com um período de inatividade de 2 minutos entre as transmissões.



Para incrementar a pesquisa, Chris sistematicamente variou os parâmetros de transmissão do HAARP, como ganho, potência líquida, direção do feixe de RF e polarização, para ver como esses parâmetros afetavam os relatórios de recepção coletados no banco de dados do WSPRnet.org. Durante os 3 dias, foram coletados mais de 300 relatórios confirmados de intensidade de sinal e localização de quase 100 participantes únicos em todo o Canadá e nos EUA.



Por causa do horário em que as transmissões ocorreram e também à baixa propagação, infelizmente não conseguimos captar estas transmissões históricas, mas devido ao sucesso, a expectativa é que a equipe do HAARP utilize o radioamadorismo em outras ocasiões, pelas vantagens sobre a forma tradicional pela qual as pesquisas eram realizadas anteriormente.








FETECRA 2018



Vem aí a edição 2018 da FETECRA, um dos maiores encontros de radioamadores do Nordeste.



Iniciada do final dos anos 90, a FETECRA reuniu inúmeros colegas de diversos estados brasileiros na sede da ECRA, onde eram realizadas palestras informativas, a confraternização dos participantes, sorteio de brindes e a tradicional feirinha de eletroca. A ideia é manter a mesma estrutura das edições passadas, utilizando as dependências da ECRA para realizar o encontro.



A data já está definida: será no último domingo de SETEMBRO, precisamente dia 30 de setembro de 2018, e hoje estamos lançando algumas imagens oficiais para que os colegas possam divulgar em suas redes sociais.



Alguns colegas já estão se adiantando para virem a Campina Grande prestigiar o evento, dentre eles, um grupo de amantes da Telegrafia e antigos radiotelegrafistas, que estão se movimentando para encontrarem-se durante a FETECRA. Muitos já confirmaram sua vinda, e trarão seus eternos companheiros, seus pica-paus e chaves telegráficas diversas.



Então, a dica é espalhar a notícia entre seus contatos e já reunir a turma em caravanas para passarmos um domingo cheio de boas conversas, boa comida, informações relevantes e, quem sabe, voltar para casa com um equipamento novo! Nos próximos QTCs estaremos atualizando os colegas com relação à volta da FETECRA. Fiquem ligados!!!





8º Encontro de PATOS será realizado em 4 dias



Com muita expectativa, toda a comunidade radioamadorística da nossa região aguarda a chegada do dia 19 de Agosto, data em que será realizado mais um Encontro de Radioamadores de Patos. Organizado pela ARASP/Associação de Radioamadores do Sertão Paraibano, o encontro, realizado com muito sucesso há muitos anos, reúne radioamadores de toda a região do sertão num dia para rever velhos e novos amigos, conversas à roda da mesa, um delicioso almoço e a concorrida feirinha, onde os presentes poderão dar um novo “look” à sua estação aproveitando os inúmeros artigos e equipamentos oferecidos. Além de tudo isso, no encontro serão sorteados entre os participantes os seguintes brindes:



1 camisa da Rodada Amigos do Sertão doada por Remígio o PY7BYP

1 camisa da associação ARASP doada pela aplica arte

1 camisa da Rodada do Cuscuz doada por Adalberto O PU7HAD

1 antena doada por Rogério o PU7VRB

1 óculos ou 1 relógio doado pela Vanessa Ótica

1 HT UHF doado por Pascoal PX7C1711

10 HTs, sendo 9 para os participantes e 1 para a maior caravana

1 antena “pinguin”



O KIT do encontro, composto de mochila, boné, certificado e chaveiro, custa 40 reais. Quem quiser apenas participar do sorteio, o valor fica 15 reais.



Este aguardado encontro começará às 8h da manhã do dia 19 de agosto e será realizado no Restaurante Maria Zegaib, no centro da cidade de Patos. Toda a comunidade radioamadorística está convidada! Maiores informações, ligue para PASCOAL pelo telefone (83) 99660-1010.





Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?







       Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo.



       Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.



Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima quarta, neste mesmo horário. BOA NOITE!

 




COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH

QRA
NOME
QTH




















































































































Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem