QTC INTEGRAÇÃO – 23 ed./2018

Em 22/08/2018



Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE-CRCG, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 23 de 2018. Hoje, 22 de Agosto de 2018.

Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby.

O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330 Mhz, 147.150Mhz e 147.390Mhz. Também publicamos o texto deste QTC no blog

qtc.ecra.club

Acesse este endereço e leia este e outros QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.

LEMBRE-SE! Manter estes repetidores custa muito caro e sua manutenção cabe a todos nós! Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7BYP. Maiores informações, no decorrer deste QTC.

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e em QRD a outras regiões. A ideia é sempre estarmos monitorando essa QRG para atender a eventuais colegas em necessidade ou procurando novos contatos. Uma vez conseguido o QSO, fazemos uma QSY e deixamos a FNC livre para outros colegas.

FNC para contatos em FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?

MANCHETES DE HOJE – 22/08



·       FALANDO SOBRE ÉTICA E TÉCNICA OPERACIONAIS

·       3º ENCONTRO DO CLUBE DE LEITORES ACONTECEU NA ECRA

·       FETECRA: REUNIÃO DE PLANEJAMENTO MARCADA PARA O PRÓXIMO SÁBADO

·       NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP

·       PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT

·       HÁ 90 ANOS, UMA TRAGÉDIA ERA EVITADA POR UM RADIOAMADOR. E, NOVAMENTE, A HISTÓRIA SE REPETE...

·       CUIDADO COM A LUZ DA TELA DO SEU CELULAR!

·       PATOS: ARASP PROMOVE ENCONTRO DE RADIOAMADORES NO SERTÃO


·        

Falando sobre ÉTICA E TÉCNICA OPERACIONAIS



07. Ouvindo um amigo na faixa, como proceder?

a) cumprimente-o passando seu nome.

b) convide-o para vir à outra freqüência.

c) avise aos demais que quer falar com ele.

d) espere sua oportunidade de falar dentro da seqüência natural.

e) aumente a potência e chame por ele.

09. Quando houver um grupo em rodada:

a) é normal falar sobre o outro quando se tem maior potência.

b) se não lhe derem oportunidade após três câmbios, fale à vontade com seu colega, é normal.

c) nunca tente transmitir "sobre" outra estação. é ilegal e prejudicial a todos.

d) pode falar sobre outro colega, pois os novos equipamentos tem filtros próprios para isso.

e) se você tiver assunto a tratar com vários deles, use da palavra a cada vez que eles falarem.

12. Não interrompa quem estiver falando:

a) salvo se for um grande amigo.

b) a não ser que queira alguma informação.

c) se sua estação é possante, você pode interromper sim.

d) no rádio não são observadas as normas de educação, em virtude das variações da propagação.

e) salvo se você tiver algo muito importante a acrescentar.



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



3º encontro do Clube de Leitores acontece na ECRA



No último domingo, a ECRA abriu suas portas mais uma vez para os amantes da literatura. Com a presença de várias pessoas, desde crianças até idosos, nosso clube teve mais um domingo com sabor de poesia, prosa e textos didáticos e científicos.



Mais uma vez organizado pelos colegas Edmar Gurjão PU7ESE e Joelson Nogueira PU7GJC, o encontro teve troca, doação e venda de livros, um momento para conversa em grupo e troca de experiências, demonstração do radioamadorismo e telegrafia e até a leitura de um texto inédito para os presentes.



A TV Borborema esteve presente também para cobrir o evento, e o repórter Renato Diniz produziu uma excelente e instrutiva matéria que foi exibida com destaque no programa Tudo de Bom, na manhã do dia 20 de agosto. A reportagem pode ser assistida pela internet.



Como tem sido a regra nos encontros anteriores, o próximo já tem data marcada. Será no dia 23 de Setembro, o domingo anterior à FETECRA. Mais uma vez, todos os que amam o universo literário estão convidados.



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



FETECRA: Reunião de planejamento marcada para o próximo sábado



Neste próximo sábado, dia 25 de agosto, o comitê de organização da FETECRA – Feira e Encontro de Radioamadorismo de Campina Grande – estará reunido na sede da ECRA para uma reunião de planejamento do evento. O presidente da ECRA, João Barros PR7TT estará conduzindo a reunião, e o objetivo é organizar as muitas sugestões e definir a espinha dorsal do evento.



O que já está definido pela diretoria é que o evento contará com o tradicional almoço de confraternização, além de sorteio de brindes, sem esquecer da feirinha de eletroca, ponto alto do evento. Porém alguns detalhes e surpresas estarão sendo definidos nesta reunião.



A marca da FETECRA em suas edições anteriores era o grande calor humano e a franca participação de colegas dos mais longínquos rincões da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e até além.



Este mesmo sentimento está sendo percebido nas rodadas em 2m e 40m quando o nome FETECRA é dito. Os colegas relatam o quanto o evento foi marcante no passado e ao mesmo tempo, prometendo vir a Campina Grande novamente em 30 de Setembro.



Para garantir este sucesso, contamos com a participação efetiva de toda a diretoria e dos vários colegas que doam seu tempo e até seus próprios recursos para fazer da FETECRA um encontro inesquecível.



NOTÍCIAS DO SERTAO COM PY7BYP



PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Há 90 anos, uma tragédia era evitada por um radioamador. E, novamente, a história se repete...



Em 1928, uma expedição ao Polo Norte a bordo de um dirigível foi organizada pelo italiano Umberto Nobile. A tripulação contou com quinze italianos, um físico checo, um meteorologista sueco, além do próprio Nobile. Antes do início da expedição, a tripulação do “Itália” foi recebida pelo Papa Pio XI no Vaticano.


Em 5 de abril de 1928, a expedição partiu de Milão e chegou a Spitsbergen em 8 de maio, em meio a péssimas condições do tempo. Finalmente, à meia-noite de 24 de maio a aeronave com dezesseis passageiros atingiu o Pólo Norte. Dois membros da expedição não participaram.



A viagem de regresso também ocorreu em condições meteorológicas severas com um forte vento de proa. A aeronave acabou ficando congelada, e em dado momento começou a cair, acabando por colidir com o gelo. A catástrofe ocorreu em 25 de maio. O suporte traseiro do motor bateu no gelo, e o tripulante que estava nele não resistiu ao impacto. Parte da cabine de controle desprendeu-se do dirigível e foi jogada no gelo com nove pessoas em seu interior, incluindo Nobile. Seis pessoas continuavam a bordo da aeronave, que começou a subir novamente ao sabor do vento, sendo impelidas em direção ao desconhecido. Elas nunca foram encontradas.



A tripulação no gelo conseguiu economizar parte dos suprimentos e equipamentos, incluindo comida, rádio transmissor e conseguiram armar uma tenda. Uma antena de 1/4 de onda foi erigida usando partes da cabine. Apesar de várias tentativas, o operador de rádio não conseguiu estabelecer contato com o navio que dava apoio à expedição, o "Citta di Milano". O navio, sem perceber o desastre ocorrido, continuava a diariamente transmitir informações inúteis, sem prestar atenção aos pedidos desesperados de socorro. Diante disso, três pessoas decidiram abandonar o acampamento e tentar chegar a uma ilha próxima a pé. Destas, duas foram posteriormente resgatadas e uma morreu durante a travessia.



No dia 3 de junho, Nikolai Schmidt, um radioamador da província de North-Dvinskaya, conseguiu ouvir os sinais de rádio da expedição e informou Moscou por telegrama. Em 4 de junho a informação de que Umberto Nobile e parte de sua equipe estavam vivos chegou ao governo italiano. Em 8 de junho finalmente o navio de apoio da expedição conseguiu estabelecer contato com o operador de rádio da expedição, que deu as coordenadas exatas para o resgate.



Vários países organizaram operações de resgate como Itália, Noruega, União Soviética e outros, mas só em 23 de junho, quase um mês após o acidente, um avião da força aérea sueca pousou no gelo onde o acampamento estava

localizado. Havia apenas um assento de passageiro no avião, e Nobile foi levado para o navio de apoio "Citta di Milano" para comandar a operação de resgate para salvar o restante participantes de sua expedição. Em 12 de julho de 1928, a tripulação e os membros sobreviventes da expedição foram finalmente resgatados.



Esta incrível história aconteceu há 90 anos. Para comemorar esta data, uma outra expedição foi organizada para ir até o Pólo Norte. Junto com a expedição, haveria também um conteste comemorativo com a distribuição de diplomas para os que conseguissem fazer QSO com a expedição, que utilizaria o indicativo especial II0PN. Porém, devido a uma trágica coincidência, esta nova expedição enfrentaria um destino semelhante à trágica expedição de 1928.



No dia 2 de agosto, o navio que levava a expedição, o Mea Lux, encontrou uma forte tempestade na costa sul de Svalbard, na Noruega. Ondas de 5 a 6 metros de altura deixaram o navio sem rumo. Em dado momento, houve fogo a bordo e o barco começou a fazer água. Nem o telefone celular nem o serviço de telefonia via satélite funcionaram. Porém, os pedidos de socorro de Simone Orlandini IU5KUH foram ouvidos por uma rede de escuta e ajuda marítima que existe em 14.300KHz e a Guarda Costeira da Noruega foi despachada. Todos a bordo foram transportados de helicóptero para a segurança. A expedição e o iate, no entanto, foram abandonados.



Estas duas histórias poderiam ter um final trágico, caso não fosse o uso do rádio, e mais ainda, da ajuda do radioamadorismo, este nosso incansável e invencível hobby que tem ajudado e muitas vezes tem sido decisivo no resgate de inúmeras situações de emergência ao redor do mundo e através dos tempos. Viva o radioamadorismo!!!







Fontes:










Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Cuidado com a luz da tela do seu celular!



É do conhecimento geral que olhar para uma tela de celular ou tablet por longos períodos de tempo tem implicações na nossa saúde, principalmente no que se refere à visão mas também noutros aspetos fisiológicos como o sono. Assim, a tecnologia tem uma influência negativa na visão. Mas quais serão realmente os efeitos a nível ocular provocados pelas telas dos dispositivos?



Devido à utilização cada vez mais intensiva da tecnologia, estima-se que em 2050 metade da população mundial terá problemas de visão. Apesar desta terrível previsão, existem hoje ferramentas para prevenir problemas oculares relacionados à luz vinda das telas. Uma das mais comuns é a função de filtrar a luz azul de modo a não prejudicar o sono do usuário.



Não obstante, novos estudos revelam que as telas não afetam apenas o cansaço da vista mas também degradam a retina, podendo resultar em consequências irreversíveis!



Um estudo realizado pela Universidade de Toledo, localizada em Ohio, Estados Unidos da América, demonstrou que a absorção de radiação luminosa na região do azul – com comprimentos de onda mais curtos – desencadeia uma reação química que liberta toxinas nas células fotorreceptoras, o que acaba matando-as.



Com esta degradação nas células fotorrecetoras e na retina, a pessoa sofrerá de degeneração macular num processo mais precoce que o habitual. Degeneração macular é a condição médica que, frequentemente, provoca perda gradual da visão com a idade. Esta degeneração deixa a visão turva e o aparecimento de “pontos cegos” que poderão crescer com a progressão da doença. Em casos extremos de degeneração macular, ela pode levar à cegueira.



Esta doença é a causa mais comum de perda de visão a partir dos 50 anos e atualmente, devido à exposição cada vez mais maior a telas LCD, vem sendo registrados aumentos no números de casos, especialmente entre pessoas mais jovens.



Um hábito comum e potencialmente perigoso é utilizar os seus equipamentos em ambientes escuros e pouco iluminados, resultando na dilatação da pupila que permitirá que mais luz de tom azul entre no glóbulo ocular em direção à retina. Como já foi dito, tal ação desencadeará a morte das células fotorreceptoras.



Os pesquisadores alertam para que os usuários tenham prudência quando estiverem diante de telas LCD. Evitar longos período de exposição, manter as telas limpas e em locais bem iluminados são boas práticas que com certeza ajudarão a conservar a sua visão.



Além destas recomendações, a maioria dos celulares e dispositivos portáteis conta com a função de filtrar a luz azul, e ativando esta função, como foi dito, tanto melhorará o sono quanto evitará estes problemas graves recém descobertos. Fique de olho!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Patos: ARASP promove encontro de Radioamadores no Sertão





A ARASP – Associação de Radioamadores e PX do Sertão da Paraíba, promoveu no último domingo, mais uma grande festa para a categoria por ela representada, onde radioamadores dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, estiveram por todo dia participando do grande evento.



Muitos brindes foram sorteados entre os presentes, além de ter sido oferecido um laudo almoço, no Restaurante Maria Zegaib, seguindo-se da tradicional feirinha, tradição que vem sendo mantida desde a sua primeira edição.



O representante da entidade, Ivanildo Pascoal PX7C1711, agradeceu a  presença de todos e aproveitou para antecipar o convite para o próximo encontro que deverá acontecer no próximo ano.



Por outro lado, a ECRA – Escola e Casa de Radioamadores de Campina Grande, esteve presente com a maior caravana de  participantes, tendo o presidente João Barros – PR7-TT agradecido a acolhida pelos colegas sertanejos e ao mesmo tempo aproveitou para convidar a todos a fim de prestigiarem a FETECRA – 2018 que acontecerá na sede da ECRA em Campina Grande no próximo dia 30 de setembro.



Disse João Barros, que espera contar com um grande número de radioamadores ao evento, pois pretende dessa forma resgatar aquela tradicional festa que acontecia todos os anos reunindo radioamadores de todos os Estados da federação brasileira.



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?







       Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo.



       Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.



Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima quarta, neste mesmo horário. BOA NOITE!

 




COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH

QRA
NOME
QTH






































































Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem