Por Alisson Teles Cavalcanti, PR7GA



Há duas semanas, informamos aqui no QTC sobre as transmissões pioneiras em 40m e 80m do HAARP, uma estação transmissora para pesquisa científica localizada no Alasca, que tem a capacidade de transmitir até 3,6MW de potência de RF. Esta semana, foi divulgado o resultado destas transmissões. A ARRL, associação norte-americana de radioamadores, informou que as transmissões em WSPR do HAARP renderam centenas de relatórios de recepção nas bandas de 40 e 80 metros.



Entre 30 de julho a 1 de agosto, foram realizadas várias transmissões utilizando o protocolo WSPR e a rede WSPRNet. Chris Fallen, pesquisador-chefe da pesquisa e cujo indicativo é KL3WX, disse à ARRL os resultados foram excelentes. Durante 30 minutos por dia, estas transmissões consistiam em 2 minutos de full power no modo digital WSPR nas bandas de 40 e 80 metros, com um período de inatividade de 2 minutos entre as transmissões.




Imagem ilustrando os registros recebidos. Para cada linha marrom, há uma estação de radioamador que "ouviu" o HAARP

Para incrementar a pesquisa, Chris sistematicamente variou os parâmetros de transmissão do HAARP, como ganho, potência líquida, direção do feixe de RF e polarização, para ver como esses parâmetros afetavam os relatórios de recepção coletados no banco de dados do WSPRnet.org. Durante os 3 dias, foram coletados mais de 300 relatórios confirmados de intensidade de sinal e localização de quase 100 participantes únicos em todo o Canadá e nos EUA.



Por causa do horário em que as transmissões ocorreram e também à baixa propagação, infelizmente não conseguimos captar estas transmissões históricas, mas devido ao sucesso, a expectativa é que a equipe do HAARP utilize o radioamadorismo em outras ocasiões, pelas vantagens sobre a forma tradicional pela qual as pesquisas eram realizadas anteriormente.



Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem