A Comissão Nacional de Telecomunicações de Honduras (CONATEL) entregou em 22 de agosto ao COPECO, equivalente hondurenho da Defesa Civil daquele país equipamento de rádio doado para uso em um projeto piloto da União Internacional de Telecomunicações (UIT) que visa tirar maior proveito do sistema de e-mail Winlink HF para comunicação de emergência. O projeto piloto da UIT inclui a América Central e o Caribe com o objetivo de alcançar toda a América do Sul. O Winlink já desfruta de amplo uso na América do Norte pelas equipes do Serviço de Emergência de Radioamador (ARES). A ITU doou o equipamento.



O representante da UIT, disse que “O mais importante é que os órgãos governamentais, ONGs e os radioamadores comecem a trabalhar com a ferramenta Winlink. Estou muito feliz em saber que estamos fazendo algo antes do desastre". A doação consiste de um rádio HF, um rádio VHF, um dipolo multibanda, uma antena VHF, um sintonizador automático de antena, um modem e um cabo coaxial.



O chefe da COPECO, Lisandro Rosales, disse que um dos objetivos de sua agência é fortalecer as tecnologias de informação e comunicação (TICs) - uma iniciativa primária da ITU. Ele afirmou: “Percebemos que as telecomunicações são um elemento-chave para dar alertas prévios e avisar sobre o perigo iminente, ou para coordenar atividades de assistência ou reconstrução.”



Os técnicos da COPECO, juntamente com os profissionais do Sistema de Emergência Nacional 911 e do pessoal da CONATEL, iniciaram uma série de workshops, com o apoio de radioamadores hondurenhos.



“Estes equipamentos de rádio permitirão que socorristas que trabalham durante emergências enviem informações [através de bandas de HF], quando houver blecaute telefônico ou digital ou se houver falta de energia elétrica”, comentou Omar Paredes, HR1OP, secretário do Clube Central de Radioamadores de Honduras (CRACH).



SOBRE O WINLINK



O Winlink é um serviço mundial de e-mail que usa radiofreqüência onde a internet não está presente, e é capaz de operar completamente sem a internet - automaticamente - usando uma rede inteligente de retransmissores de rádio. O Winlink fornece aos seus usuários emails com anexos, relatórios de posição, boletins meteorológicos e informativos, e é bem conhecido por seu papel nas comunicações de emergência e socorro a desastres. Operadores ou estações Winlink licenciadas usam as faixas de radioamador e frequências de rádio do governo em todo o mundo. O sistema é construído, operado e administrado inteiramente por voluntários licenciados. O suporte para o sistema é fornecido por uma entidade de utilidade pública sem fins lucrativos dos EUA.



Fontes:

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem