O microsatélite AO92, também chamado de Fox-1D, que foi lançado no início deste ano, é um Cubesat dedicado às faixas de radioamador que conta com transponder FM UHF/VHF, Downshifter para a banda L, uma câmera da Virginia Tech e o Instrumento CubeSat de Radiação de Alta Energia da Universidade de Iowa (HERCI). Esta semana, o vice-presidente de Operações da AMSAT, Drew Glasbrenner, KO4MA informou que a câmera no AO-92 deve ser usada para tentar capturar imagens do furacão Florence durante sua passagem na costa leste norte-americana na quinta-feira, 13 de setembro e na sexta-feira 14 de setembro.

Durante este período, o AO-92 não estará operando seu transponder. As estações terrestres devem aguardar e não tentar acessar o AO-92 durante esse tempo. A operação de voz estará disponível após a passagem.

Para captar o satélite, primeiro é preciso rastreá-lo utilizando um programa windows como o Orbitron ou aplicativo para Android ou IOS. Depois, para decodificar as imagens, é preciso um programa específico que pode ser baixado do site da AMSAT. O sinal pode ser ouvido em rádios comuns e se parece com o som dos antigos modems do tempo da internet discada. Os dados de imagem de alta velocidade serão transmitidos na frequência de 145.880 MHz.

A imagem pode ser capturada, decodificada e carregada no banco de dados do Fox-1 usando o software FoxTelem v.1.06 disponível no site AMSAT:

http://amsat.us/FoxTelem/windows
http://amsat.us/FoxTelem/mac
http://amsat.us/FoxTelem/linux


https://amsat-uk.org/2015/09/23/fox-telemetry-decoder-software/

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem