O Jamboree-On-The-Air / JOTA - é a maior atividade escoteira mundial, de caráter anual. Ele acontece sempre no terceiro final de semana cheio de outubro, das 00h00 UTC* de sábado até 24h00 UTC de domingo. O objetivo do JOTA é colocar em contato os membros do Movimento Escoteiro e Bandeirante em todo o mundo, através de estações de radioamador. O JOTA oferece oportunidade para que os jovens conheçam e utilizem a radiocomunicação, incrementando o Programa Educativo da UEB. Como atividade de Radioescotismo, o JOTA concorre diretamente para a formação de novos radioamadores nas Unidades Escoteiras Locais. É importante lembrar que o JOTA não é uma competição! É um grande jogo educativo, com a participação de Escoteiros e Radioamadores do Brasil e do mundo!


Os Radioamadores são nossos principais colaboradores, pois somente com sua participação podemos desenvolver essa maravilhosa atividade. Podem participar os Radioamadores ou Grupos de Radioamadores licenciados, com a presença de um ou mais membros do Movimento Escoteiro ou Bandeirante. Patrulheiros da Rodada Sempre Alerta ou da Patrulha BP poderão participar sem a presença de escoteiros, mas devem buscar essa presença. Radioamadores podem partilhar estações, contanto que cada um, obrigatoriamente, confirme pessoalmente seus contatos. As estações participantes do JOTA, para facilitarem a troca de QSLs, deverão estar cadastradas no site www.qrz.com. As estações deverão chamar CQ Jamboree em fonia e CQ JAM em telegrafia ou modos digitais. Para Echolink, sugerimos colocar JOTA no setup - Location/Description.


Durante o JOTA, não deverão ser trocadas pontuações das estações, apenas QSOs com oportunidades para que os jovens falem através do rádio/Echolink. No Relatório da Estação deverão ser anotadas todas as características da estação e as pontuações complementares, para o trabalho de apuração do JOTA. Poderão ser realizados em todas as faixas de radioamadores e em todos os modos disponíveis: Fonia, Telegrafia, Digital e Echolink;


A ECRA já está em contato com os grupos escoteiros de Campina Grande para auxiliá-los no que for necessário para a sua participação. Que venha o JOTA/JOTI 2018!

Maiores informações, acesse: http://www.jotabrasil.qsl.br/

Fonte: Regulamento do JOTA/JOTI 2018

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem