Traduzido por Alisson, PR7GA



O Banco da Lituânia (Lietuvos bankas) lançou uma moeda comemorativa em ouro de 5 euros com os satélites de rádio amador LituanicaSAT-1 (LO-78) e LitSAT-1



Os dois CubeSats foram enviados à Estação Espacial Internacional (ISS) em 9 de janeiro de 2014 e lançados da ISS em 28 de fevereiro. O LituanicaSAT-1 carregava um transponder FM e uma câmera enquanto o LitSat-1 tinha um transponder linear (SSB / CW) desenvolvido por William Leijenaar PE1RAH.



A moeda apresenta num dos lados o brasão de armas da República da Lituânia, a inscrição LIETUVA (LITUÂNIA), o ano de emissão (2018), o valor (€ 5) e o símbolo da Casa da Moeda da Lituânia.

Do outro lado, temos os dois satélites estilizados (Lituanica SAT-1 e LitSAT-1), sua trajetória de vôo e fragmentos de mensagens enviadas do espaço - Linkėjimai visiems lietuviams (Saudações a todos os lituanos do mundo) e Lietuva myli laisvę (Lituânia ama a liberdade).



A moeda, por ser de ouro, não é barata. Custa o equivalente a R$180,00 e certamente estará em breve sendo negociada entre os colecionadores de moedas.




http://www.southgatearc.org/news/2018/october/ham-radio-satellites-on-5-euro-coin.htm


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB

Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem