A ARRL, associação dos radioamadores dos Estados Unidos, informa sobre um novo concurso - o Roundup FT8 – que está marcado para o próximo fim de semana, de 1 a 2 de dezembro. Será o primeiro concurso organizado a nível mundial utilizando este modo de transmissão, que permite contatos a distâncias absurdas utilizando baixa potência e antenas modestas.

Como se trata de um modo de transmissão dito “digital”, é necessário o uso de um computador rodando o programa que faz a codificação e decodificação destes sinais no modo FT8, além do rádio. Vale salientar que qualquer equipamento lançado nos últimos 30 anos aproximadamente pode ser utilizado, e não só os rádios mais recentes. Por exemplo, o já veterano Kenwood TS-120S e seus sucessores podem perfeitamente ser utilizados. E o computador não precisa ser potente. Qualquer máquina com memória suficiente e que tenha sido montada ou adquirida nos últimos 10 anos pode ser usada para “brincar” no novo modo.



Além disso, como o modo FT8 foi feito para baixa potência e sinais fracos, não é necessário mais que 30W de potência. Inclusive, usar mais que isso provavelmente prejudicará a recepção de outros colegas que também estejam operando em FT8. As antenas também não precisam ser extraordinárias. Uma simples dipolo ou monopólio de fio servirá muito bem.

Voltando ao concurso, nele os radioamadores em todo o mundo entrarão em contato e trocarão informações com outros amadores usando o FT8 em 80, 40, 20, 15 e 10 metros. Qualquer estação pode fazer seu contato com qualquer outra estação. Ao realizar o QSO, as estações trocarão algumas informações entre si para confirmar o contato e poder pontuar no concurso. A troca é um relatório de sinal (RST) seguido pela sigla do estado ou província para os participantes dos EUA e do Canadá. Estações fora destes dois países transmitirão um relatório de sinal e um número de série consecutivo começando com 001.

Além do “Roundup FT8”, no fim de semana seguinte haverá outro concurso, o Roundup RTTY, que também permitirá, pela primeira vez, o uso do FT8, bem como do RTTY tradicional. 


Leia a história completa da ARRL em

http://www.arrl.org/news/new-wsjt-x-2-0-rc5-beta-version-now-available-first-serious-ft8-contest-this-weekend


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem