QTC INTEGRAÇÃO – 33ª ed./2018
Em 07/11/2018





Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 33 de 2018. Hoje, 07 de Novembro de 2018.



Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. Pedimos também que todos que desejarem receber IMAGENS transmitidas em SSTV, peguem já seu celular android e deixem aberto o aplicativo ROBOT36.



O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330 Mhz, 147.150Mhz e 147.390Mhz, 147.240MHz e 439.100MHz. Ouça tambem o QTC simultaneamente na faixa dos 40m, na frequência de 7.060KHz e também via REMOTE HAMS, através da estação de nosso colega Cézar, PU7ERA. Estamos também transmitindo AO VIVO pelo Facebook no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB.



Acesse o blog do QTC ECRA e leia na íntegra nossos QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. O endereço é QTC.ECRA.CLUB. Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.



LEMBRE-SE! O sistema de VHF da ECRA precisa de manutenção. Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7BYP.



Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.



Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?



MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA – 07/11

QTCAOVIVO.ECRA.CLUB



·      JOVEM RADIOAMADOR DE CURRAIS NOVOS COLECIONA CONQUISTAS EM DX NA BANDA DE 2M

·      DIA TRISTE PARA O ENSINO TÉCNICO: ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA ENCERRA SUAS ATIVIDADES APÓS 43 ANOS

·      DIRETOR DE VHF E DIRETOR TÉCNICO DA ECRA VÃO AO PICO DO JABRE PARA REATIVAR O LINK COM CAMPINA GRANDE

·      PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT

·      CONCURSO PARA JOVENS RADIOAMADORES DISTRIBUI MAIS DE R$2.000,00 EM PRÊMIOS

·      RADIOAMADORES ESPANHÓIS COLOCAM NO AR UMA TV AMADORA EXPERIMENTAL

·      NESTE SÁBADO, ENCONTRO DE RADIOAMADORES DE SURUBIM

·      ESCOLA DE RADIOAMADORES DO ALTO SERTÃO INICIA MELHORIAS EM SUA SEDE

·      UMA MOEDA DE OURO CELEBRANDO SATÉLITES DE RADIOAMADOR






Jovem radioamador de Currais Novos coleciona conquistas em DX na banda de 2m



No último domingo, um jovem radioamador do interior do RN, na cidade de Currais Novos, conquistou mais um recorde de distância num contato na banda de 2m com o colega PY1GB, Bruno Pessanha, de Campos dos Goytacazes, RJ. Mais de 1800km separam as duas estações. Estamos falando do colega Renato Dantas, PU7KRE. Apaixonado por contatos em longa distância nas bandas altas, Renato tem acumulado conquistas nos vários modos de operação e propagação que as bandas de VHF e UHF oferecem, coisa que muitos de nós sequer sabem da existência, já que a grande maioria praticamente só opera em um modo de operação (FM) e um modo de propagação (direta), mas existem inúmeras outras possibilidades. E nelas, nosso amigo Renato tem mergulhado de cabeça. Eis um relado escrito pelo próprio e enviado especialmente para o QTC ECRA. Com a palavra, PU7KRE:



“Boa noite a todos! Gostaria de compartilhar com vocês algumas das minhas experiências do meu dia a dia no radioamadorismo. Me chamo Renato, meu QTH fica no grid HI13sr na cidade de Currais Novos, RN. Há alguns anos, eu entrei no radioamadorismo através da faixa de 2m em VHF com o indicativo PU7KRE. Além do radioamadorismo, também me tornei operador da Faixa do Cidadão e assim tenho feito muitas amizades em ambos os serviços.



“Não satisfeito, procurei me dedicar mais e procurar conhecer mais a fundo as possibilidades e modos de operação disponíveis para transmitir a partir do meu Grid/QTH. Descobri que há uma infinidade de possibilidades que a faixa do VHF 2m disponibiliza.



“Como gosto de desafios, resolvi me dedicar exclusivamente à faixa de Vhf 2m em várias modalidades e modos. Tenho acumulado experiências construindo antenas e testando os tipos de propagação, trabalhando outras estações espalhadas pelo Brasil e até em outros países.



“Aos poucos consegui grandes feitos em 2m. Em novembro de 2017 com uma antena Yagi de 13 elementos na polarização Horizontal, operando com o radio IC-706 e com apenas 7W de potência, houve uma abertura de um tipo de propagação conhecida como “esporádica” durante o tempo aproximado de 8 minutos entre meu QTH e o estado do Rio.  Aproveitando a chance, consegui fazer contato com o colega Marcos PY1MHZ no grid GG98lc. Ele operava com antena yagi LFA de 12 elementos, com 170w. O contato foi feito em digital, no modo Ft8 e também em fonia USB, além de mais alguns testes aproveitando a abertura na propagação.



“Atualmente, utilizo na minha estação uma antena yagi 17 elementos, ainda com o IC-706 mas auxiliado por um linear de 100w de potência. Com esta configuração, consegui contato com Goiás, com a estação do PP2CC Rans, e com o Espírito Santo com Brandino PP1DK. Além destes, repeti os contatos várias vezes com Marcos PY1MHZ. Em todos os casos, utilizei o modo MSK144, específico para contatos rápidos e com sinais fracos em VHF. Com o auxílio de um computador, que faz a decodificação e codificação dos sinais respectivamente recebidos e transmitidos via rádio.



“No  dia 4 de Novembro de 2018, conseguimos mais um novo Grid,  desta vez com Bruno PY1GB em GG98hg  utilizando outro meio de propagação de nome Meteor Scatter.  Essa forma de propagação é utilizada para contatos rápidos.  A RF pega carona no rastro ionizado deixado por pequenos ou médios fragmentos de meteoros, que diariamente bombardeiam nossa atmosfera. Nesse rastro, A RF reflete e assim chega muito mais longe do que chegaria normalmente, atingindo algo como 1800km a 2000km. Em conjunção com o modo MSK144, torna-se possível realizar contatos nestas incríveis distâncias.



“Também utilizo outros meios de propagação, a exemplo da EME, abreviatura de Terra-Lua-Terra e também conhecida por reflexão lunar. Neste modo de propagação, utilizo o modo digital JT65B. Funciona direcionando minha antena para a Lua. A RF é refletida pela superfície lunar, retorna à Terra e assim é possível se chegar muito distante, até em outros continentes. Desta forma, já tenho QSOs confirmados em 2m com alguns grids na América do Norte,  Europa, Rússia, entre outros, atingindo uma distância de mais de 8.000km nestes contatos.



“Para finalizar, deixo a mensagem de que, com dedicação e um pouco de coragem, a banda de VHF 2m tem muitas opções, muito mais do que imaginamos. Meu desejo é que este relato estimule os colegas a acreditar no potencial e ver o vhf 2m com outros olhos. Que possam aprimorar novos conhecimentos, criando gosto para enfrentar outros horizontes.



“Um forte 73 e bons DX a todos de Renato PU7KRE.”



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Dia triste para o ensino técnico: Escola Técnica Redentorista encerra suas atividades após 43 anos



Mediante nota divulgada aos meios de comunicação, a direção da Escola Técnica Redentorista, entidade que há 43 anos atuava em Campina Grande promovendo o ensino técnico e que se tornou conhecida nacionalmente pela excelência dos cursos lá oferecidos, comunicou o encerramento de suas atividades. Na nota, são elencadas as razões para esta decisão, tais como a diminuição drástica no repasse de recursos mediante convênios com os governos Federal e Estadual, além de patrocinadores e colaboradores privados. Outro fator, segundo a nota, é a extensa oferta de vagas para cursos técnicos em outras instituições, tais como o IFPB e a rede estadual de escolas técnicas.



Mesmo diante destas insolúveis dificuldades, a direção da Escola Técnica Redentorista assegura na nota que os atuais alunos concluirão seus respectivos cursos sem quaisquer prejuízos, estando aptos a entrarem no mercado de trabalho com o “know how” característico da ETER. Também assegura que os funcionários, professores, colaboradores e fornecedores terão seus contratos cumpridos rigorosamente até seu término.



A ECRA, como parceira de muitos anos da ETER, já que nas fileiras do radioamadorismo de nossa região encontram-se inúmeros egressos do “redentorista”, como carinhosamente a chamamos, lamenta profundamente o encerramento das atividades desta renomada instituição, e ao mesmo tempo rende as mais sinceras homenagens por todos os excelentes serviços prestados ao longo destes 43 anos de existência.



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Diretor de VHF e Diretor Técnico da ECRA vão ao Pico do Jabre para reativar o link com Campina Grande



Na próxima sexta, dia 09 de Novembro, estarão se deslocando para a cidade de Maturéia, mais precisamente ao Pico do Jabre, a equipe da ECRA composta pelo Diretor de VHF Valério Porto PU7GVP e o Diretor Técnico Ataíde Barros PR7ZY. O motivo da viagem é o ansiosamente aguardado restabelecimento do link entre as repetidoras 147.390 (Jabre) e as demais que integram o sistema de VHF da ECRA, 145.330 da Pedra de Sto Antônio e 147.150, da Serra do Cajá. O link está inoperante há bastante tempo devido a problemas tanto no sistema irradiante quanto no equipamento em si. A expectativa é que, após várias semanas, os colegas de toda a Paraíba possam voltar a fazer contatos entre si e acompanhar as várias rodadas que acontecem, além de também ouvir o QTC da ECRA. Já no próximo QTC esperamos contar com a habitual participação do nosso colega Remígio PY7BYP trazendo as notícias do sertão.



Aproveitando o ensejo, lembramos aos colegas que a campanha para reestruturação da repetidora 145.330 continua a pleno vapor. Após a restauração do link, o próximo passo é ir imediatamente para a Pedra de Santo Antônio para concluir a mudança da torre e sistema irradiante da querida 330. A dupla Valério e Ataíde, capitaneados pelo nosso presidente João Barros PR7TT e auxiliados por Marco Antônio PU7ETS promete deixar a repetidora “tinindo” assim que a mudança for concluída, e para isso contamos com a colaboração dos colegas que diuturnamente utilizam este sistema. Faça a sua doação de qualquer valor diretamente na conta da ECRA:



Banco do Brasil - Agência : 0063-9

Conta Corrente: 12.376-5



Ao efetuar o depósito, envie o Recibo para o Representante da ECRA no Sertão, o colega Remígio  PY7BYP  pelo Wattzap: 87. 99992.8811. Remígio estará registrado todas as doações em Livro próprio e prestará contas mensalmente aos colaboradores e a ECRA.  Desde já agradecemos a atenção e a colaboração de todos, pois todos nós desejamos um sistema perfeito e em bom funcionamento.



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Concurso para jovens radioamadores distribui mais de R$2.000,00 em prêmios



Em 1º de dezembro de 2018, a YARC, abreviatura em inglês para Clube de Radioamadores Jovens, realizará seu segundo concurso patrocinado pelo site Hamstudy.org.



O objetivo deste concurso é envolver e incentivar todos os jovens radioamadores com até 30 anos de idade a colocarem as suas estações no ar. Para isso, além da diversão de participar do concurso em si, também haverá a distribuição de prêmios em forma de vales-presente, desde 25 dólares (R$95,00) até 75 dólares (R$285,00). O concurso é aberto a qualquer radioamador de qualquer idade, mas para receber os prêmios em dinheiro, o operador deve ter até 30 anos, ou, no caso de multioperador, a média de idade de todos os operadores deve ser de até 30 anos. Se você está acima dessa idade, os organizadores pedem para que você participe e ajude os colegas a participarem também.



A premiação é dada para todos os que conquistarem o primeiro lugar nas categorias do concurso, com a exceção das categorias Clube de Escola e Novato, que além do primeiro lugar, também premia quem chegar em segundo.



Primeiro Lugar, Operador Único QRP: $ 25

Primeiro Lugar, Operador Único até 200W: $ 25

Primeiro Lugar, Operador Único acima de 200W: $ 25

Primeiro Lugar, Multi-Single até 200W: $ 75

Primeiro Lugar, Multi-Single acima de 200W: $ 75

Primeiro Lugar, Multi-Multi até 200W: $ 75

Primeiro Lugar, Multi-Multi acima de 200W: $ 75

Primeiro Lugar, Clube da Escola: $ 75

Segundo Lugar, Clube da Escola: $ 75

Primeiro Lugar, Novato: $ 75

Segundo Lugar, Novato: $ 25



Além destes prêmios, as três primeiras colocações na pontuação de cada categoria (abaixo de e acima de 30) e todas as estações que trabalham a estação WY4RC no ar durante o concurso receberão um certificado de participação.



Os organizadores pedem a toda a comunidade radioamadorística que participe do concurso, mesmo estando fora do limite de 30 anos. Todos os jovens operadores participantes precisarão de pessoas para fazerem os seus contatos.



Se você quiser saber mais sobre o YARC, o Clube de Radioamadores Jovens, visite YARC.world . As regras do concurso completo podem ser encontradas lá.






Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Radioamadores espanhóis colocam no ar uma TV amadora experimental



No dia 23 de outubro, radioamadores da Catalunha, na Espanha, colocaram no ar uma pequena emissora de TV digital de baixa largura de banda, chamada de RB-TV. É a primeira e única estação deste tipo atuando na banda de 70 cm na Catalunha. A estação atua como um “beacon”, emitindo sinais de teste 24 horas por dia. O projeto é de autoria de EA3CNO, Antoni e EA3ANS, Joaquim. Anteriormente, eles demonstraram o sistema dentro de um evento organizado pela associação de Radioamadores da Catalunha (URCAT), além de figurarem uma matéria da revista do Clube Britânico de Televisão Amadora.



Enquanto que as transmissões em TV amadora digital são relativamente recentes, os radioamadores já faziam suas experiências em TV analógica há bem mais tempo. As primeiras transmissões de ATV (Amateur Television) foram feitas em AM na faixa de 70 cm, pois este tipo de transmissão requer uma largura de banda de 6MHz para cada transmissão, muito além dos 4MHz que oferece TODA a banda de 2m ou de 6m.



Na transmissão digital, é possível conseguir um sinal razoável com uma largura de banda de apenas 450KHz, o que favorece tanto o alcance quanto a possibilidade de várias transmissões dentro da mesma banda, além da possibilidade de se utilizar bandas antes proibidas para a transmissão analógica de TV, como a banda de 2m.



A estação inaugurada pelos colegas catalães fica em Barcelona, e seu localizador é JN11BI. Ela opera com potência de 1W, antena Yagi de dois elementos e transmite na frequência de 434,5 MHz, utilizando o padrão de vídeo DVB-S MPEG2, e taxa de velocidade de símbolos de apenas 125 KS / s. O software permite alterar a velocidade do símbolo (125, 250, 333, 500, 1000 KS / s), FEC (1/2, 2/3, 3/4, 5/6, 7/8), padrão de vídeo ( MPEG2, H246), formato (4/3, 16/9), dependendo das necessidades ou testes que se deseja realizar.



Para receber as transmissões, você só precisa de uma antena yagi para 434 MHz, um SDR e um computador ou Raspberry PI e tela LCD.



Mais detalhes sobre a RT-TV podem ser encontrados no site da EA3CNO .



Fonte: EA3CNO, EA3ANS


         

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Escola de Radioamadores do Alto Sertão inicia melhorias em sua sede



A ERAS – Escola de Radioamadores do Alto Sertão, está promovendo melhorias na sede da entidade localizada na Serra do Vital, na região de Cajazeiras. Para isto, no último domingo 04 de Novembro, estiveram na localidade alguns integrantes da referida entidade realizando, numa primeira etapa do serviço, a limpeza do local e a contratação de alguns moradores da região para, durante esta semana, cavar os buracos para a colocação das estacas no próximo domingo, quando retornarão para a continuação do serviço na segunda etapa. Ao final, tudo certo: local limpo. Estiveram presentes no local: RENO, CARLINHOS SANTA CLARA, LIMA, GIL, AGHATA, FRANCISCO E GERNEN.



Informou Gernen, PR7KSA.



Neste Sábado, 10 de novembro, Encontro de Radioamadores de SURUBIM



Sexta, seresta ao vivo

---



Uma moeda de ouro celebrando satélites de radioamador



O Banco da Lituânia (Lietuvos bankas) lançou uma moeda comemorativa em ouro de 5 euros com os satélites de rádio amador LituanicaSAT-1 (LO-78) e LitSAT-1



Os dois CubeSats foram enviados à Estação Espacial Internacional (ISS) em 9 de janeiro de 2014 e lançados da ISS em 28 de fevereiro. O LituanicaSAT-1 carregava um transponder FM e uma câmera enquanto o LitSat-1 tinha um transponder linear (SSB / CW) desenvolvido por William Leijenaar PE1RAH.



A moeda apresenta num dos lados o brasão de armas da República da Lituânia, a inscrição LIETUVA (LITUÂNIA), o ano de emissão (2018), o valor (€ 5) e o símbolo da Casa da Moeda da Lituânia.

Do outro lado, temos os dois satélites estilizados (Lituanica SAT-1 e LitSAT-1), sua trajetória de vôo e fragmentos de mensagens enviadas do espaço - Linkėjimai visiems lietuviams (Saudações a todos os lituanos do mundo) e Lietuva myli laisvę (Lituânia ama a liberdade).



A moeda, por ser de ouro, não é barata. Custa o equivalente a R$180,00 e certamente estará em breve sendo negociada entre os colecionadores de moedas.







Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".







Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.







Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.







Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima quarta, neste mesmo horário. BOA NOITE!



                                                                                

BOA NOITE

E ATÉ QUARTA!!

QTC DA ECRA

EM SSTV!!!







COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES



QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem