QTC INTEGRAÇÃO – 35ª ed./2018

Em 21/11/2018


Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 35 de 2018. Hoje, 21 de Novembro de 2018.

Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. Pedimos também que todos que desejarem receber IMAGENS transmitidas em SSTV, peguem já seu celular android e deixem aberto o aplicativo ROBOT36.

O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330 Mhz, 147.150Mhz e 147.390Mhz, 147.240MHz e 439.100MHz. Ouça tambem o QTC simultaneamente na faixa dos 40m, na frequência de 7.060KHz e também via REMOTE HAMS, através da estação de nosso colega Cézar, PU7ERA. Estamos também transmitindo AO VIVO pelo Facebook no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB.

Acesse o blog do QTC ECRA e leia na íntegra nossos QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. O endereço é QTC.ECRA.CLUB. Com vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.

LEMBRE-SE! O sistema de VHF da ECRA precisa de manutenção. Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7BYP.

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?

MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA – 21/11
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

·      REPETIDORAS E TVS OPERADAS POR RADIOAMADORES AJUDAM NO COMBATE AOS INCÊNDIOS NA CALIFÓRNIA
·      OPERADORA TIM SUGERE ACABAR COM FAIXAS DE RADIOAMADOR DE 9CM E 13CM NO BRASIL
·      PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
·      NOTÍCIAS DO SERTÃO COM PY7BYP
·      PRIMEIRO SATÉLITE GEOESTACIONÁRIO PARA USO DOS RADIOAMADORES É LANÇADO COM SUCESSO
·      LINK COM O SERTÃO É RESTABELECIDO E REDE PARAIBANA DE VHF VOLTA A OPERAR EM SUA TOTALIDADE
·      MAIS UM ENCONTRO DO CLUBE DE LEITORES DE CAMPINA GRANDE ACONTECEU NA SEDE DA ECRA




Repetidoras e TVs operadas por radioamadores ajudam no combate aos incêndios na Califórnia

Repetidores e estações de TV (ATV) ajudaram a manter comunidades informadas sobre a situação dos incêndios generalizados no sul da Califórnia. Estes incêndios já são considerados os piores dos últimos tempos. As câmeras instaladas e operadas por radioamadores inclusive conseguiram captar incêndios no sul da Califórnia no início deste mês. As câmeras ATV também permitiam visualizar alguns dos incêndios menos proeminentes do estado.

Outra importante contribuição da comunidade radioamadorística local foi o fornecimento de comunicação de emergência. Quando a maior parte do sul da Califórnia perdeu a internet e o telefone, repetidores locais foram usados ​​para transmitir informações atualizadas sobre o incêndio. Além da comunicação de voz, também foram usadas redes Mesh de comunicação de dados para permitir acessar informações essenciais de segurança pública em um computador por meio da rede de dados de alta velocidade.

Já a partir do dia 14 de novembro, os radioamadores formaram uma rede de comunicação de emergência utilizando seus repetidores, que foram utilizados para transmitir notícias, informações importantes sobre evacuação e muito mais. Além do rádio, colegas que tinham acesso à internet retransmitiam as notícias via Twitter.

Além deste trabalho técnico, muitos radioamadores se deslocaram para áreas atingidas para informar as condições do incêndio in loco.


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Operadora Tim sugere acabar com faixas de radioamador de 9cm e 13cm no Brasil

Alegando interesse em implantar a tecnologia LTE / 5G no Brasil nas faixas de 2,3-2,4GHz (banda de 13cm) e 3,4-3,5GHz (9cm), ea operadora de telefonia móvel TIM sugeriu à Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL revogar a autorização dada aos radioamadores para operar nessas bandas e alocá-las exclusivamente para uso comercial no Brasil. A notícia apareceu nas redes sociais na semana passada e causou espanto e apreensão a muitos colegas, pois se isso passar e for aprovado pela atual consulta pública da agência reguladora, as estações que operam modos como reflexão lunar, Satélites e outras comunicações terrestres e experimentos não poderão mais usar essas bandas.

Muitos de nós, não acostumados a utilizarem estas bandas altas, até poderão não dar importância a esta notícia, que não foi veiculada em nenhuma mídia importante além das redes sociais. Porém, observemos que ela recebeu menção de primeira página no bem conhecido site americano QRZ.com, o que indica que não se deve subestimar casos como esse. Aqui no QTC, já alertamos que em todo momento muitas faixas destinadas aos radioamadores encontram-se sob os olhos gananciosos de muitas empresas, que gostariam que a ANATEL lhes permitisse explorar economicamente seu uso. Junte-se a isto o fato de que os impostos arrecadados pela Anatel junto aos radioamadores representam uma ínfima fração do que é arrecadado junto a operadoras como a TIM, protagonista deste último imbróglio.

Apenas como exemplo da importância deste caso, a faixa de 2,3GHz, que a TIM quer tirar de nós, permite por exemplo que radioamadores possam viabilizar comunicação de dados em situações de emergência, como a que foi utilizada na notícia lida anteriormente sobre os incêndios nos EUA. Os colegas americanos e europeus utilizam estações nessas duas bandas que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essas freqüências são usadas para conectar câmeras, telefones, aplicativos de bate-papo, etc., todos utilizando equipamentos de radioamador.

Com o uso dessa faixa, que se sobrepõe à mesma faixa que é utilizada nos roteadores de WIFI presentes em quase todas as residências brasileiras, um radioamador pode facilmente adaptar um roteador comercial, permitindo reconectar áreas isoladas por calamidades. Se o uso dessa faixa for revogado, os radioamadores não poderão oferecer mais este serviço.

E infelizmente, estas não são as únicas faixas ameaçadas. A faixa de 70cm, que no Brasil vai de 430 a 440MHz e muito utilizada pelos radioamadores também é objeto de cobiça para provimento de acesso à internet, já que permite abranger uma área consideravelmente maior do que as faixas mais altas. Porém, como há outros serviços também usam esta e outras faixas próximas, ao menos por enquanto, a ameaça não é tão grave quanto esta última que a TIM nos aflige.

Fiquemos de OLHO!!!!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

PALAVRA DO PRESIDENTE COM PR7TT
NOTÍCIAS DO SERTÃO COM PY7BYP

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Primeiro satélite geoestacionário para uso dos radioamadores é lançado com sucesso

Na semana passada, após anos de planejamento e meses de ansiedade, o satélite Es’Hail 2 foi lançado com sucesso e atualmente encontra-se rumo à sua posição orbital final, processo que durará alguns meses.

Precisamente às 17:46 horário local (18:46 horário de Brasília e 20:46 UTC) do dia 15 de Novembro de 2018, o foguete Falcon 9 decolou levando o primeiro satélite geoestacionário com transponders pra uso dos radioamadores, o Es'Hail 2.

Dia histórico para o radioamadorismo, pois desde que o primeiro satélite nosso foi lançado há mais de 40 anos, sempre operamos satélites em órbitas não geoestacionárias, em que é necessário cálculos de órbita pra prever quando ele passará e antenas móveis pra acompanhar a passagem. Com o Es'Hail 2, bastará apontar uma antena fixa para o satélite para acessá-lo. Porém, a dificuldade para quem estiver no limite de seu alcance, como é o caso do Brasil, será imensa. Na Região Nordeste, área mais favorável para comunicação com o satélite, este estará com uma elevação mínima, cerca de 1 a 2 graus, o que exigirá antenas superdimensionadas e muita paciência para quem tentar operar o Es’Hai2. Ou seja, é mais um desafio para o radioamador!

O QTC da ECRA publicou em outubro uma matéria explicando os detalhes deste grande feito leia a matéria em  http://qtcecra.blogspot.com/2018/10/radioamadores-se-preparam-para-colocar.html) e acompanhará o processo de comissionamento do satélite, que o levará até seu destino final, sobre o Equador a quase 36.000 Km de distância da Terra, aonde ficará pelos próximos 15 anos no mínimo.

Parabéns para o radioamadorismo, sempre à frente de seu tempo!!!!!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Link com o sertão é restabelecido e Rede Paraibana de VHF volta a operar em sua totalidade

Como noticiado aqui no QTC semana passada, a comitiva técnica responsável pela manutenção das repetidoras da ECRA composta pelo veterano Ataíde PR7ZY e pelo incansável Edmar PU7ESE visitou pela terceira vez em menos de um mês o Pico do Jabre e conseguiu sanar o problema que estava deixando as rodadas e a transmissão do QTC menos assistidas. Após várias semanas, os colegas dos mais longínquos rincões já podem acessar a Rede Paraibana de VHF da ECRA, que cobre a quase totalidade da Paraíba e boa parte dos estados vizinhos. Podem voltar a fazer contatos entre si e acompanhar as várias rodadas que acontecem, além de também ouvir o QTC da ECRA.

Aproveitando o ensejo, lembramos aos colegas que a campanha para reestruturação da repetidora 145.330 continua a pleno vapor. Após a restauração do link, o próximo passo é ir imediatamente para a Pedra de Santo Antônio para concluir a mudança da torre e sistema irradiante da querida 330. A dupla Valério e Ataíde, capitaneados pelo nosso presidente João Barros PR7TT e auxiliados por Marco Antônio PU7ETS promete deixar a repetidora “tinindo” assim que a mudança for concluída, e para isso contamos com a colaboração dos colegas que diuturnamente utilizam este sistema. Faça a sua doação de qualquer valor diretamente na conta da ECRA:

Banco do Brasil - Agência : 0063-9
Conta Corrente: 12.376-5

Ao efetuar o depósito, envie o Recibo para o Representante da ECRA no Sertão, o colega Remígio  PY7BYP  pelo Wattzap: 87. 99992.8811. Remígio estará registrando todas as doações em Livro próprio e prestará contas mensalmente aos colaboradores e a ECRA.  Desde já agradecemos a atenção e a colaboração de todos, pois todos nós desejamos um sistema perfeito e em bom funcionamento.

Mais um Encontro do Clube de Leitores de Campina Grande acontece na sede da ECRA

Como tem acontecido nos últimos meses, mais uma vez estiveram reunidos na sede da ECRA pessoas dos 8 aos 80 anos que amam a literatura. Nesta edição do Encontro de Leitores de Campina Grande, esteve conosco o poeta Pedro Tostes, que está em uma turnê de divulgação de seu quarto livro, “Na Casamata de Si” (Patuá, 2018). Saindo de São Paulo, o poeta tem vindo, viajando de ônibus, e passará por 13 cidades, incluindo todas as capitais nordestinas, além de Vitória, no Espírito Santo. Serão 5 mil quilômetros rodados pelo autor, que comemora 15 anos de literatura com mais de 7 mil livros vendidos de mão em mão.

Além do ilustre visitante, como sempre, o espaço da ECRA esteve livre para as costumeiras conversas sobre literatura livros, coleções e liberdade. O próximo encontro já está marcado: será dia 16 de Dezembro. Estejam todos convidados! O encontro do Clube de Leitores de Campina Grande acontece na sede da ECRA, à Rua Getúlio Vargas, 1012, centro de Campina Grande.

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.



Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima quarta, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                
BOA NOITE
E ATÉ QUARTA!!
QTC DA ECRA
EM SSTV!!!



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem