O satélite geoestacionário Es'hail-2, que foi alvo de uma matéria aqui no QTC há algumas semanas, será lançado em poucos dias. A AMSAT-DL, associação de radioamadores alemães que é responsável pela operação do satélite, divulgou que o Es'hail-2 que leva transponders para uso dos radioamadores já teve seu lançamento confirmado.



Este satélite, o primeiro para uso dos radioamadores que operará a partir de uma órbita geoestacionária, como os satélites de TV por assinatura, possibilitará comunicação via satélite e cobrirá certa de um terço do globo terrestre, tornando possível  QSOs desde o Brasil até a Tailândia. A uma altura de órbita de 35786 km e uma inclinação de 0 graus, o satélite estará sempre na mesma posição para o observador na Terra. Como consequência, para utilizar o satélite, a antena fica fixa, não sendo necessária a utilização de rotores ou ficar “procurando” o satélite com uma antena na mão.



AMSAT-DL acrescentou que, uma vez lançado, o satélite não vai diretamente para a órbita geoestacionária. Antes disso, várias manobras orbitais são necessárias durante a fase que é chamada de comissionamento, o que pode levar vários meses até que ele seja colocado precisamente em sua posição orbital, a 26 graus.



A AMSAT-DL acrescentou ainda que espera receber o maior número possível de relatórios de recepção, mas pede com urgência que as tentativas de transmissão sejam feitas apenas após o lançamento oficial. As tentativas de transmissão antes de um lançamento apenas impedem o comissionamento e podem levar a atrasos. Além disso, como os transponders para radioamadores operam “pegando carona” nos transponders comerciais, os colegas da AMSAT-DL esperam causar uma boa impressão diante dos patrocinadores de forma a possibilitar, no futuro, outras parcerias no mundo além da atmosfera terrestre.



Leia o post do AMSAT-DL em

https://amsat-dl.org/p4-a-eshail-2-launches-in-a-few-days



Horário de lançamento do Space Flight Now

https://spaceflightnow.com/launch-schedule/



Vídeo de transponders de rádio amador geoestacionários Es'hail-2 falar

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem