Sabemos que o radioamadorismo é um hobby que está difundido em praticamente todo o mundo entre todas as idades e profissões. E pela sua conotação científica, tem atraído praticantes especialmente ligados à ciência e tecnologia.

A Dra. Heather A. Flewelling é um exemplo. Trabalhando para o Instituto de Astronomia, que faz parte da Universidade do Havaí, Dra. Heather é PhD em Física pela Universidade de Michigan. Seu indicativo é WH6FTQ.

Ela está atualmente trabalhando no ATLAS, ou Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteróides. O ATLAS é um sistema de aviso prévio de impacto de asteróide que está sendo desenvolvido pela Universidade do Havaí e financiado pela NASA. Consiste em dois telescópios de 50 centímetros, a 160 quilômetros de distância um do outro aproximadamente, que automaticamente varrem o céu várias vezes, todas as noites, à procura de objetos em movimento. Heather, brincando, se auto denomina "Pesquisadora de Defesa Planetária". Durante as suas buscas, o Atlas descobriu 283 asteroides próximos da Terra, 31 asteroides potencialmente perigosos, 16 cometas e 3082 supernovas. 

Um manhã, Heather estava trabalhando quando fez a descoberta de um novo cometa, após revisar os dados colhidos pelos satélites na noite anterior. Como ela própria explica em sua página no QRZ.COM, não é incomum isto acontecer. Seu trabalho consiste basicamente em procurar asteróides, mas ocasionalmente ela encontra novos cometas. 

Quando isso acontece, ela observa sua cauda, ​​faz as medições de tamanho, brilho e posição e compara com estrelas próximas. Após isso, ela enviou as observações para outros pesquisadores para que estes façam também observações de acompanhamento para confirmar. 
Imagem do cometa Flewelling

Pela sua descoberta, ela teve a honra de ter o novo cometa batizado com o seu sobrenome pela União Astronômica Internacional Minor Planet Center. Isto aconteceu em 21 de março de 2019. O cometa foi nomeado “Cometa Flewelling”, (Cometa 2019 D1). 

Outro grande feito de Heather foi ajudar a lançar o maior banco de dados astronômico do mundo. Este banco de dados, chamado Pan-STARRS DR2, contém os dados de cerca de 3 bilhões de fontes separadas, incluindo estrelas, galáxias e outros objetos celestes. É uma espécie de foto absurdamente grande, comparável ao tamanho de 2 bilhões de selfies ou 15 vezes o volume de dados da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. 
Da janela de seu apartamento, Heather faz contatos com seu inseparável Baofeng

Porém, além de seu trabalho profissional, Heather também é uma radioamadora muito ativa no Havaí. Ela tem feito a coordenação de várias redes noturnas, uma espécie de "rodada" mais séria, e também gosta de contatos em Simplex, além de Caminhadas e ativação de montanhas para o diploma SOTA. Também tem feito um trabalho de auxílio em desastres, começando com o furacão Lane em 2018. 

O mais surpreendente é que ela é uma radioamadora bastante nova, tendo menos de um ano de licença! Ela a conseguiu sua licença inicial (similar à classe C) em 8 de maio de 2018, porém já progrediu para a classe Extra (equivalente à Classe A) ainda no mesmo ano. Heather disse que gosta de tudo que se refere ao radioamadorismo, especialmente qualquer coisa em simplex, caminhadas, ou contatos de longa distância. 
Com a ajuda do namorado Sidik, WH6FUS, com sua nova antena J-Pole, tenta contatos mais distantes

Ela conheceu o radioamadorismo já como adulta. Ela conta que resolveu comprar por impulso um receptor SDR no ano passado, daqueles bem baratinhos. Imediatamente ela começou a "corujar" as bandas de radioamador e ficou completamente fascinada. Quando ela percebeu que estas bandas estavam bastante ativas em sua cidade, Honolulu, logo ela buscou junto ao governo a sua licença para operar nelas o mais rápido possível. 
Heather testando uma nova antena ao ar livre

Por conta de morar num condomínio, ela logo percebeu que operar em HF seria impossível, por isso, dedica-se fortemente às bandas de VHF e UHF. Ela declarou que o radioamadorismo é algo que deveria ter começado há muito tempo, mas que está tentando recuperar o tempo perdido.

Você pode visitar a página QRZ de Heather em https://www.qrz.com/db/wh6ftq

Fonte: 
http://forums.qrz.com/index.php?threads/651539

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB

Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Postagem Anterior Próxima Postagem