QTC INTEGRAÇÃO – 6ª ed./2019

Em 17/04/2019


Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 06 de 2019. Hoje, 17 de Abril de 2019.

Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz. Também estamos sendo retransmitidos pela repetudora 439.100 da cidade do Recife, PE. Em 40m, também estamos transmitindo em 7.060KHz. Ouça também o QTC simultaneamente via FACEBOOK, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

Além destas QRGs, com muita alegria anunciamos que várias repetidoras de Pernambuco estarão retransmitindo este e os próximos QTCs, nas seguintes frequências e QTHs:

146.890 Aldeia, Camaragibe PE
147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE

439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

Desde já agradecemos imensamente aos colegas radioamadores de Pernambuco por este grande aumento na cobertura do QTC a exemplo de Nascimento PY7JN, Lucas PY7AN e tantos outros que batalham incansavelmente pelo progresso do radioamadorismo em seu estado. Com esta nova interligação, o QTC da ECRA já atinge até Alagoas por intermédio das repetidoras mais ao sul de PE. 

Acesse o blog do QTC ECRA e leia na íntegra nossos QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. O endereço é QTC.ECRA.CLUBCom vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.

LEMBRE-SE! O sistema de VHF da ECRA precisa de manutenção. Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7PR. 

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Forte abraço à LABRE SC - QTC repercutindo matéria de MAria Emília PU7EYL

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?


MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA – 17/04/2019
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB



  • Eleição CORFACI 
  • 18 de Abril: Dia Mundial do Radioamador
  • Escoteiros em AÇÃO!
  • Explosão solar produz sons em ondas curtas parecidos com ondas do mar
  • Notícias do Sertão com PY7PR
  • Palavra do presidente com PR7TT
  • Morre nos EUA astronauta e radioamador pioneiro nas comunicações do espaço
  • Preparem seus picapaus: tem CQMM DX CONTEST neste fim de semana
  • Anatel reinicia agendamento de provas na Capital
  • 5º Encontro de Radioamadores de Caruaru 2019


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Eleição CORFACI 
Data: 05/05, das 9h às 13h, seguindo-se a apuração.
Local Sede do CORFACI/PB
Chapa: Pres. Cunha PU7EAU; Vice Arnald PR7WA
Outros candidatos até 25/04


18 de Abril: Dia Mundial do Radioamador
Por Alisson, PR7GA

Todos os anos, no dia 18 de abril, radioamadores de todo o mundo comemoram o Dia Mundial do Radioamador. Foi neste dia, em 1925, que a União Internacional de Radioamadores (IARU) foi criada em Paris. 

Os radioamadores foram os primeiros a descobrir que a faixa das ondas curtas, então considerada inútil, poderia ser utilizada para comunicação a nível mundial. Por isso, em meio à corrida que se iniciou para ocupar estes comprimentos de onda mais curtos, o radioamadorismo estava em sério perigo de ser deixado de lado. Cientes disso, radioamadores de todo o mundo se reuniram em Paris em 1925 e criaram a IARU para representar seus interesses e dar suporte ao radioamadorismo em todo o mundo. 

Dois anos depois, na Conferência Internacional de Radiotelegrafia, os radioamadores receberam as hoje bem conhecidas faixas de 160, 80, 40, 20 e 10 metros. Desde sua fundação, a IARU tem trabalhado incansavelmente para defender e expandir as faixas de freqüência para o radioamadorismo. Graças ao apoio das várias agências de telecomunicações em todas as partes do globo, os radioamadores agora são capazes de experimentar e se comunicar em bandas de frequência estrategicamente localizadas em todo o espectro de rádio. 

Dos 25 países que formaram a IARU em 1925, a IARU cresceu e hoje abriga 160 membros em três regiões. A região 1 da IARU inclui a Europa, a África, o Oriente Médio e o norte da Ásia. A região 2 abrange as Américas e a região 3 é composta pela Austrália, Nova Zelândia, nações insulares do Pacífico e a maior parte da Ásia. A União Internacional das Telecomunicações (UIT) reconheceu a IARU como legítima representante dos interesses dos radioamadores. 

O Dia Mundial do Radioamador é o dia em que as Sociedades membros da IARU podem mostrar o que o radioamadorismo pode oferecer ao público, além de ser um dia de diversão e confraternização para os radioamadores de todo o mundo. 

No site da IARU, há várias atividades que essas sociedades realizarão durante todo este dia. Aqui no Brasil, a LABRE Roraima PV8AA terá várias atividades e comunicações via satélite com participação escoteira, inclusive por jovens refugiados venezuelanos. 

Viva o radioamadorismo!!!

Fonte: http://www.iaru.org/world-amateur-radio-day.html


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Escoteiros em AÇÃO!
Por Chefe Roberto Alan, PU7FFX

ESCOTEIROS EM AÇÃO Nº01

Iniciamos nosso informativo escoteiros em ação agradecendo a Deus pela oportunidade de poder participar deste QTC.

Promessa escoteira:
PROMETO PELA MINHA HONRA 
FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA CUMPRIR COM MEUS DEVERES
PARA COM DEUS E MINHA PÁTRIA
AJUDAR O PRÓXIMO EM TODA E QUALQUER OCASIÃO 
E OBEDECER A LEI DOS ESCOTEIROS.

Atividades Repassadas:
Neste último final de semana o 51º PB Grupo Escoteiro Católico Graças, promoveu um acampamento de preparação para o ARPE, que será realizado em Piancó. A atividade teve como ações diretas, em técnicas escoteiras como comidas mateiras, sinais de pista, semáfora e outras que fazem parte de nossas instruções para os jovens.

No último domingo o 39º PB Grupo Escoteiro Católico Dom Luis Gonzaga Fernandes Participou da procissão e missa de Ramos na paróquia Sagrada Família ao qual estamos engajados no Bairro do Rocha Cavalcante. O grupo está participando de toda programação da semana Santa da Paróquia.

Hoje o grupo estará participando da procissão do encontro onde os homens sairão da capela de São Francisco e as mulheres da capela de Nossa Senhora Aparecida (Ambas comunidades dessa paróquia), e se encontrarão na matriz para receber as bênçãos do nosso dirigente espiritual Padre Carlinhos.

O grupo participará das demais atividades referentes a Semana Santa fazendo jus ao desenvolvimento espiritual da progressão coletiva e individual dos jovens que participam do Grupo.

O Distrito da Borborema estará participando de atividades referentes ao Maio Amarelo, em parceria com STTP de Campina Grande. As ações segundo a Presidente da Região Chefe Wendelândia em conjunto com a diretora do distrito Chefe Sueli, não ficaram apenas restritas ao mês de Maio entretanto durante os ano inteiro. Nós do QTC Escoteiros em Ação estaremos divulgando essas ações referente a parceria formada pelo Distrito da Borborema.

Vem aí uma atividade educativa chamada “Acampamento Ponta de Flecha”. Com o chefe Edimilson Montenegro PU7 FON do 12 º PB GALÉ. Posteriormente traremos maiores informações a respeito.

Finalizando com uma observação de um dos artigos da lei escoteira.

“ O ESCOTEIRO É LEAL !”
E o que é ser leal?
Ser leal é poder contar com alguém sabendo que essa pessoa jamais vai te deixar na mão, jamais te decepcionará.
Respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade.

Fidelidade aos compromissos assumidos.


Boa noite forte 73 e SEMPRE ALERTA.

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Explosão solar produz sons em ondas curtas parecidos com ondas do mar
Por Alisson, PR7GA

Se você gosta de ouvir ondas curtas, talvez você tenha captado alguns sons incomuns neste fim de semana. A grande mancha solar AR2738 está produzindo fortes explosões de estática de rádio. Essas rajadas de estática se assemelham ao som das ondas do mar. Caso esteja curioso, um astrônomo amador dos Estados Unidos chamado Thomas Ashcraft gravou estes sons e você pode ouvi-los clicando abaixo:

A gravação foi feita no dia 13 de abril usando um rádio-telescópio amador no estado do Novo México.

Esses sons de rádio são produzidos por feixes de elétrons emitidos a partir do sol e acelerados pelas explosões na mancha solar. À medida que os elétrons atravessam a atmosfera do sol, eles geram uma onda de plasma e emissões de rádio que são captadas na Terra, a quase 150 milhões de quilômetros de distância. Os astrônomos classificam explosões solares de rádio em cinco níveis de força. A gravação de Ashcraft capturou uma Tipo III.

Ele conta que ocorreram muitos desses sons na semana passada, e eles parecem estar se intensificando agora que a mancha solar está diretamente voltada para a Terra.


SOBRE A MANCHA SOLAR AR2738

Semana passada o astrofotógrafo Philippe Tosi conseguiu capturar a mancha solar em meio ao brilho solar, inserindo uma imagem da Terra para comparação. Veja abaixo:

Este tipo de explosão solar, considerada como "Classe B", é tida como fraca. Porém, dada a magnitude do sol em comparação à Terra, como vimos na imagem acima, tal explosão toma uma amplitude inacreditável. Uma explosão solar deste tipo libera uma energia equivalente a 100 milhões de bombas atômicas da Segunda Guerra Mundial. Aqui na Terra, seria uma explosão inimaginável, mas para o Sol, é fichinha. O próprio sol é uma explosão nuclear de 10 septilhões de toneladas, um número simplesmente impossível de imaginar.

Apesar do tamanho e da sua força incrível, estas explosões têm pouco efeito na Terra. Sua emissão de raios UV produz ondas de ionização de curta duração que se espalham pela atmosfera superior do planeta, afetando sutilmente a propagação de ondas de rádio de ondas curtas. E só. Uma explosão classe M ou classe X teria mais impacto, mas o campo magnético relativamente pequeno da mancha solar AR2738 não parece abrigar energia suficiente para essas explosões mais poderosas.

Fonte: https://spaceweatherarchive.com/2019/04/15/big-sunspot-produces-ocean-surf-sounds/
https://qrznow.com/monster-region-returns-alien-aurora-04-10-2019/

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Morre nos EUA astronauta e radioamador pioneiro nas comunicações do espaço

Por Alisson, PR7GA

Morreu na última segunda feira o astronauta americano que foi pioneiro no uso do radioamadorismo no espaço. Owen K. Garriott, W5LFL partiu em 15 de abril em sua casa em Huntsville, Alabama. Ele tinha 88 anos. 

"Owen Garriott era um bom amigo e um astronauta incrível. Fiquei muito triste quando soube de sua morte", twittou o colega astronauta Buzz Aldrin. 

Nascido em Oklahoma, e tendo-se formado como engenheiro eletricista, Garriot passou dois meses a bordo da estação espacial Skylab em 1973 e 10 dias a bordo do Spacelab-1  em 1983 durante uma missão no ônibus espacial Columbia. Foi nesta missão que Garriott encantou os radioamadores em todo o mundo, fazendo os primeiros contatos do espaço. Milhares de radioamadores por todo o globo tentaram ouvi-lo na faixa de 2 metros, na esperança fazer um contato. Garriott conseguiu trabalhar várias estações ao redor do globo, entre elas algumas notáveis ​​como o falecido Rei Hussein, JY1, da Jordânia, e o falecido senador americano Barry Goldwater, K7UGA. Ele também fez o primeiro contato em telegrafia a partir do espaço. Garriott dizia que gostava muito de fazer radioamadorismo do espaço em seus horários de folga.

Embora Garriott tivesse planejado operar durante seus 10 dias no espaço, nenhum equipamento especial ou antena foi disponibilizado a ele, ao contrário da situação atual na Estação Espacial Internacional onde existe de fato uma estação montada e operante. Garriott usou um simples HT na janela da Spacelab-1. 

Quando se aproximou dos EUA em sua primeira passagem, ele começou a ouvir estações chamando-o. Em seu primeiro CQ, várias estações responderam. Seu primeiro contato foi com Lance Collister, WA1JXN, em Montana. 


O que Owen fez, o que poderia ser tido como insignificante, na verdade representou um grande pioneirismo. Foi o primeiro contato via rádio entre um radioamador no espaço coma alguém na Terra. Eles permitiram que o público em geral ouvisse diretamente e se comunicasse com uma tripulação em órbita. Antes disso, somente funcionários do controle da missão da NASA ou chefes de Estado (presidentes dos EUA, etc.) poderiam conversar com astronautas do espaço. 


Por fim, foi provado que um grupo de voluntários poderia construir com sucesso uma estação de radioamadorismo para um veículo espacial e conseguir sua aprovação por uma agência espacial. Owen passou décadas tentando realizar contatos com radioamadores em uma de suas missões, e só com muita paciência e persistência ele conseguiu realizar seu sonho. Como resultado de tudo isso, hoje temos a ARISS, uma entidade que se destina exclusivamente a promover o radioamadorismo a bordo da Estação Espacial Internacional, inclusive com contatos programados com estudantes de todo o mundo.


Seu legado, porém, continua após sua partida. O filho de Owen, Richard Garriott, W5KWQ, também tornou-se um astronauta e acabou também indo parar numa estação espacial, mas desta vez, a ISS. Assim como o pai, Richard também era radioamador e fez numerosos contatos com estações de todo o mundo quando esteve no espaço, em 2008.



Fontes: 

http://www.arrl.org/news/amateur-radio-in-space-pioneer-astronaut-owen-garriott-w5lfl-sk

http://www.southgatearc.org/news/2019/april/astronaut-owen-garriott-sk.htm

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Preparem seus picapaus: tem CQMM DX CONTEST neste fim de semana

Por Alisson, PR7GA

Como acontece há 8 anos, neste fim de semana as subfaixas de CW estarão pegando fogo. É o CQMM DX CONTEST (antigo Concurso Manchester Mineira), organizado pelo CWJF GROUP, o maior concurso de CW da América do Sul, que em 2019 estará chegando à sua 9ª edição. 

O CQMM é um tradicional concurso que começou no início dos anos 90 (1993),  apenas para brasileiros, mas depois foi aberto às Américas, e por fim, em 2011, ao mundo todo. Ele acontece sempre no terceiro fim de semana do mês de Abril de cada ano, e este ano  ele será realizado no próximo sábado e domingo, dias 20 e 21 de Abril. Seu início, a partir deste ano, começará no sábado às 06:00 BR ou 09:00 UTC , indo até às 23:59 UTC ou 20:59 BR de  domingo.

Organizado pelo CWJF ou Grupo Juizforense de CW da cidade de Juiz de Fora, MG, a edição do ano passado congregou mais de mil participantes de 98 países do mundo. Eles trocaram entre si mais de 95 mil contatos confirmados durante os dois dias do concurso.

Os contatos são restritos às bandas de 80, 40, 20, 15 e 10 metros. Podem participar quaisquer radioamadores do Brasil e do mundo, com especial destaque para as YLs ou radioamadoras: um contato com uma estação operada por uma mulher garante 10 pontos, não importa a banda. 
  • Todos os colegas que desejarem participar DEVEM dar uma lida no regulamento. Isso é muito importante. 
  • Também não devem esquecer de enviar o LOG DE PARTICIPAÇÃO. Aqueles que fizerem as anotações manuais devem imprimir o log de papel disponível na página do concurso e enviar pelos Correios. Ou seja, mesmo quem ainda faz as anotações manualmente pode participar. Depois basta enviar a relação dos QSO's realizados informando o indicativo e a faixa. Basta essas duas informações.
  • Lembrando mais uma vez: a partir deste ano o concurso começa mais cedo. As 06:00 PT2.
  • Todas as estações da America do Sul são valiosos multiplicadores. Portanto, quem quiser participar procure fazer QSO's em todas as bandas possíveis.
  • Por fim, a organização do concurso pede que os radioamadores CONVIDEM outros radioamadores a participarem e prestigiarem o CQMM DX CONTEST.
O regulamento pode ser obtido no seguinte site: 




A equipe do QTC da ECRA saúda os organizadores e deseja sorte a todos os participantes. 

Viva o CW!

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Anatel reinicia agendamento de provas na Capital
Por Alisson, PR7GA

Após o sucesso que foram as provas no interior na semana passada, a Anatel já abriu agendamento para novos exames para Radioamador em sua sede estadual, em João Pessoa. No site da agência, já é possível a qualquer interessado fazer o agendamento de sua prova para o dia 30/04/2019, nos turnos da manhã e tarde, às 10h e às 15h respectivamente. São 10 vagas para cada turno. As provas são para todas as classes.

Lembrando que a idade mínima para se submeter às provas é 10 anos completos. No caso de menores de idade, o agendamento deverá ser acompanhado do envio prévio de um documento assinado por um responsável pelo menor, autorizando a Anatel a aplicar a prova. Em caso de maiores de idade, todo o processo é feito via internet, sem a necessidade de envio de documentos via correio.

Em caso de aprovação, aí o candidato deverá encaminhar para a Anatel um formulário de requerimento para poder obter tanto o COER quanto a licença de funcionamento de sua futura estação.

A ECRA preparou dois vídeos explicando todo este processo, e você pode acessá-los 

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




5º Encontro de Radioamadores de Caruaru 2019
Por Alisson, PR7GA

O DX Clube Sem Fronteiras convida todos os Dexistas, Radioescutas, Radioamadores e a população em geral para participar do 5º Encontro de Radioamadores de Caruaru.

O encontro será realizado no dia 09 de junho de 2019 a partir das 09h até às 16h, no centro de compras “Polo Caruaru”, localizado na Rodovia BR 104, Km 62, na cidade de Caruaru em Pernambuco.

Sua presença será de primordial importância. 

O Encontro terá:
- Palestras;
- Feirinha de Rádios e Equipamentos (Eletro troca);
- Estação de Radioamador montada no encontro (Estação PY7EEL). 

Kits do Encontro variam de R$15 (café) até R$70,00 (camisa+café+almoço)

Os Kits poderão ser solicitados até 15 de MAIO 2019 para os pedidos das camisas ou até próximo do dia do encontro para os kits de refeições. Para participar dos sorteios, é necessário adquirir a camisa.

Para aquisição dos Kits acesse o link: www.dxclubesemfronteiras.com/encontro_radioamadores.2019.html

Teremos:
Sorteios de "Brindes"

Homenagearemos:
O mais jovem Radioamador
O mais veterano Radioamador
O Radioamador mais distante que veio para o Encontro 
A maior caravana

Data 
09/06/2019 

Horário
Das 09h às 16h


PROGRAMAÇÃO

09h - Abertura Oficial

- Palestras

12h – Pausa para o Almoço 

- Sorteios de brindes 

16h – Encerramento Oficial 

Observações: 
A eletro troca (feirinha de Rádios) estará acontecendo durante todo o encontro das 09h às 16h. 

Maiores informações
Antonio Avelino (PU7RAZ) (81) 99257-1734 (Claro) / 99741-3846 (Tim) (whatsapp)
Elias Lemos (PY7EEL) (81) 99142-9425 (Claro) / 99575-6351 (Tim)


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Escoteiros retomam informativo semanal dentro do QTC
Por Alisson, PR7GA

Os escoteiros de Campina Grande, através de seus vários grupos que funcionam na cidade, têm feito um trabalho formidável de direcionamento e treinamento de jovens e adultos com atividades úteis, além de lúdicas e divertidas que têm um forte apelo à formação integral destes jovens. Quem um dia passou pelas suas fileiras certamente tem boas lembranças dos sábados à tarde.

A partir da próxima semana, os escoteiros de CG terão uma coluna semanal dentro do QTC da ECRA, aonde divulgarão as suas atividades. Em contato com o chefe Roberto Alan, PU7FFX, que participa do 39° PB Grupo Escoteiro Católico Dom Luis Gonzaga Fernandes, ele ficará responsável por divulgar informações sobre o seu grupo e também de outros grupos de escoteiros de Campina Grande. 

Além disso, eu PR7GA fui convidado para ser o padrinho do referido GE. A intenção deles é entrar fundo no radioescotismo, de forma a despertar e envolver os jovens dentro da radiocomunicação, seja nos contatos locais, seja participando de concursos, a exemplo do CQWS, concurso que une brilhantemente o radioamadorismo e milhares de escoteiros ao redor do mundo.

Bem vindos e SEMPRE ALERTA a todos os escoteiros que nos escutam!


Escoteiros retomam informativo semanal dentro do QTC
Por Alisson, PR7GA


Os escoteiros de Campina Grande, através de seus vários grupos que funcionam na cidade, têm feito um trabalho formidável de direcionamento e treinamento de jovens e adultos com atividades úteis, além de lúdicas e divertidas que têm um forte apelo à formação integral destes jovens. Quem um dia passou pelas suas fileiras certamente tem boas lembranças dos sábados à tarde.


Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. 



Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH










Postagem Anterior Próxima Postagem