QTC INTEGRAÇÃO – 7ª ed./2019

Em 24/04/2019


Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 07 de 2019. Hoje, 24 de Abril de 2019.

Pedimos aos nobres colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O CRCG transmite o seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, semanalmente às quartas feiras às 19h para toda a Paraíba e estados vizinhos através dos repetidores que integram o Sistema Paraibano de VHF do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz. Também estamos sendo retransmitidos pela repetudora 439.100 da cidade do Recife, PE. Em 40m, também estamos transmitindo em 7.060KHz. Ouça também o QTC simultaneamente via FACEBOOK, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

Além destas QRGs, com muita alegria anunciamos que várias repetidoras de Pernambuco estarão retransmitindo este e os próximos QTCs, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE

439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

Desde já agradecemos imensamente aos colegas radioamadores de Pernambuco por este grande aumento na cobertura do QTC a exemplo de Nascimento PY7JN, Lucas PY7AN e tantos outros que batalham incansavelmente pelo progresso do radioamadorismo em seu estado. Com esta nova interligação, o QTC da ECRA já atinge até Alagoas por intermédio das repetidoras mais ao sul de PE. 


Acesse o blog do QTC ECRA e leia na íntegra nossos QTCs, além de notícias sobre nosso Hobby. O endereço é QTC.ECRA.CLUBCom vocês na leitura do nosso informativo, Alisson Teles, titular de PR7GA.

LEMBRE-SE! O sistema de VHF da ECRA precisa de manutenção. Faça a sua parte colaborando voluntariamente! Para contribuir, basta entrar em contato com qualquer membro da diretoria da ECRA, ou com o colega Remígio, PY7PR. 

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo?


MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA – 24/04/2019
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB




  • Eleição CORFACI 
  • Labre-PB comemora o Dia Mundial do Radioamador com renovação e descontração
  • Escoteiros em AÇÃO!
  • Notícias do Sertão com PY7PR
  • Palavra do presidente com PR7TT
  • Você conhece a Lei da Antena?
  • FT4: Novo modo digital promete mais rapidez e foco em contestes
  • 5º Encontro de Radioamadores de Caruaru 2019


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Eleição CORFACI 
Data: 05/05, das 9h às 13h, seguindo-se a apuração.
Local Sede do CORFACI/PB
Chapa: Pres. Cunha PU7EAU; Vice Arnald PR7WA
Outros candidatos até 25/04


Labre-PB comemora o Dia Mundial do Radioamador com renovação e descontração
Por Alisson, PR7GA

Estiveram reunidos na cidade de Guarabira, no dia 18 de abril de 2019, diversos colegas para celebrarem juntos e em grande estilo o Dia Mundial do Radioamador, comemorado neste dia em todo o mundo.

O encontro aconteceu na sede da Subdiretoria Municipal da Labre-PB localizada naquela cidade, apelidada carinhosamente de "Labrinha". Mas o diminutivo no nome não faz jus ao entusiasmo de seus integrantes nem a atuação marcante nos concursos nacionais e internacionais que aqueles nobres colegas demonstram.

Recentemente temos divulgado uma nova geração de pequenos radioamadores que têm surgido naquela cidade, e todos se fizeram presentes no encontro, que além da comemoração do 18 de abril, também serviu para a entrega das premiações conquistadas pelo grupo durante o último Concurso Farroupilha, sobre o qual já falamos. 

A festa foi iniciada com a leitura da mensagem do presidente da IARU referente ao 18 de Abril realizada pela jovem colega Maria Yasmin PU7GMY, com direito a transmissão ao vivo pelo facebook do Gezeley PU7GHM. Em seguida, houve a entrega de 4 troféus aos vencedores do Concurso Farroupilha 2018 em seus respectivos modos/bandas: PR7HR, PR7AX, PR7AP e PR7AR, além de uma medalha para PU7GEP pertinente ao terceiro lugar obtido. Para fechar com chave de ouro, houve ainda a comemoração pela promoção à classe B do colega Hélio Neto, PU7EEW e futuro PR7AD.

Registramos, por fim, a presença dos seguintes colegas:

PR7AP Júnior,
PR7AR Irapuan,
PR7DZ Leonardo,
PR7HT Marcos,
PR7AYE Murilo,
PR7AX Dryander,
PU7GEP Gabriel,
PU7GHM Gezeley,
PU7EEW Hélio Neto

e os brotinhos

PU7GMY Maria Yasmin, 
PU7GUI Kaio Guilherme
e PU7GCM Cosme Neto.

Parabéns à Labre-GBA e viva o radioamadorismo! Abaixo, as fotos que registram esta noite memorável.

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Escoteiros em AÇÃO!

Por Chefe Roberto Alan, PU7FFX
QTC DA ECRA
COLUNA SEMANAL: ESCOTEIROS EM AÇÃO ANO:01 Nº02



Hoje nossa coluna é especial, estamos na semana escoteira e todos os membros de nosso movimento, demonstram o orgulho de participar de seus grupos, indo a escola, trabalho e/ou praticando esportes e demais tarefas com seu lenço escoteiro. Com isso falaremos um pouco hoje sobre esse dia e de como e o porque foi instituído no mundo, relembrando fatos históricos e desenvolvendo o enredo em volta desta data tão especial para nós escoteiros.

O Dia Mundial do Escoteiro é festejado anualmente em 23 de abril. O escotismo é uma atividade voluntária, global, educacional, que não pertence a qualquer partido e que não possui nenhum objetivo lucrativo.
Ser escoteiro é ser um cidadão exemplar, pois parte do desenvolvimento do indivíduo, através de características e valores relacionados à honra, amizade, lealdade, disciplina, organização, respeito à natureza e a todo meio onde vive, assim como procurar ser prestativo, determinado e ter um bom caráter.
Ou seja, os escoteiros frisam pelo exercício em equipe e atividades ao ar livre que possuem como objetivo principal ajudar o próximo e sempre praticar boas ações para com todos.
O lema – extremamente conhecido e popular – é: “Sempre alerta.”

ORIGEM DO DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO

O Dia Mundial do Escoteiro tem como origem de escolha o 23 de abril para homenagear São Jorge. Essa escolha foi feita através do fundador do Escotismo, o general inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, que realizou o primeiro acampamento de escoteiros em 1907, na Inglaterra.
São Jorge é um conhecido santo guerreiro, conhecido logo cedo pela grande bravura ao ter sido soldado de cavalaria. Durante sua vida, fez contribuições de sua riqueza para os pobres.  Ele foi torturado e morto pois se manifestou contra o plano de matar cristãos do Imperador Diocleciano, em Roma. A apresentação do São Jorge, de acordo com as lendas, é de um cavaleiro de armadura atacando um dragão, com uma lança, para salvar uma donzela que seria devorada por ele. É claro que essa representação é um símbolo que o pensamento puro necessita ser protegido (imagem da donzela) contra o mal e os erros (imagem do dragão).
Desse modo, Baden-Powell definiu São Jorge como padroeiro dos escoteiros, clamando que ele era um modelo a ser seguido por todos que seguissem o escotismo, para que a juventude ficasse forte, leal e valente, contribuindo e construindo um mundo melhor, sempre lutando contra o que é errado.


DIA NACIONAL DO ESCOTISMO

A Presidência da República promulgou no dia 15 de janeiro de 2018, a Lei nº 13.621, de 15 de janeiro de 2018, que oficializa o Dia Nacional do Escotismo, a ser celebrado anualmente no dia 23 de abril. 

O projeto de lei complementar proposto pelo deputado federal Otavio Leite (PSDB/RJ), que havia sido aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte em maio de 2017, foi assinado pelo Pres. Michel Temer e registrado no Diário Oficial da União, passando a valer na mesma data.

A partir da assinatura, o dia 23 de abril marca a celebração do Dia Nacional do Escotismo. A data foi escolhida em alusão ao Dia Mundial do Escoteiro, e nas palavras do autor do projeto, o Movimento Escoteiro propaga altruísmo, lealdade, fraternidade, responsabilidade, respeito a si mesmo e disciplina perseverante, e por isso merece destaque na pauta nacional.

Assim hoje não só estimamos os valores que nos guiam como também parabenizamos todos aqueles que verdadeiramente seguem seus princípios com honra e dignidade levando a frente sua promessa escoteira. Em especial à todos os grupos que fazem o Distrito da Borborema.


Roberto Alan Ferreira Araújo
Dir. Presidente 39º GEC Dom Luis Gonzaga Fernandes

Fonte: Adaptado do Jornal “Folha de Uberaba” da coluna semanal “Fogo de Conselho”. Webe page <https://www.jornaldeuberaba.com.br/23-de-abril-dia-do-escoteiro/> pesquisando em 23 de abril de 19.


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



  • Notícias do Sertão com PY7PR
  • Palavra do presidente com PR7TT

Você conhece a lei da antena?
Por Alisson, PR7GA


Por Alisson, PR7GA

Imagine a seguinte situação: após um longo período em que você estudou, fez as provas e foi aprovado nelas, acabou de receber via email a tão sonhada dupla COER e Licença de Funcionamento da sua tão sonhada estação de radioamador. Finalmente, vai poder conversar com os colegas que durante muito tempo apenas poderia "corujar" nas repetidoras e simplex. Finalmente você tem um INDICATIVO!

Ato contínuo, como você mora num condomínio, logo se dirige ao síndico para que este lhe autorize a instalar suas antenas para que comece a sua diversão nas faixas. Porém, o síndico, mostrando-lhe a expressa proibição que a convenção do condomínio estipula em um de seus artigos, lhe dá um sonoro "NÃO" às suas aspirações e joga um balde de água fria nos seus planos. Está liquidado!

Bom, ESTARIA liquidado, caso não houvesse uma lei federal que versa sobre este assunto. É a chamada "Lei da Antena", promulgada pelo então presidente Itamar Franco em 1994. Eis o seu texto:

LEI Nº 8.919 , DE 15 DE JULHO DE 1994

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: 
        Art. 1º Ao permissionário de qualquer serviço de radiocomunicação é assegurado o direito de instalação da respectiva estação, bem como do necessário sistema ou conjunto de antenas, em prédio próprio ou locado, observados os preceitos relativos às zonas de proteção de aeródromos, heliportos e de auxílio à navegação aérea. 
        Parágrafo único. O sistema ou conjunto de antenas deverá ser instalado por pessoa qualificada, em obediência aos princípios técnicos inerentes ao assunto, observadas as normas de engenharia e posturas federais, estaduais e municipais aplicáveis às construções, escavações e logradouros públicos. 
        Art. 2º O permissionário de qualquer serviço de radiocomunicação é responsável pelas despesas decorrentes da instalação do seu sistema ou conjunto de antenas, bem como pela sua manutenção e por eventuais danos causados a terceiros. 
        Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. 
        Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário. 
        Brasília, 15 de julho de 1994; 173 da Independência e 106º da República. 


Muitos radioamadores e também nossos prezados colegas operadores da faixa do cidadão desconhecem o que lhes garante a supracitada lei, e por isso, não raras vezes são obrigados a desistir de seu hobby, ou, no máximo, a operarem estações móveis ou com antenas localizadas no interior de seus imóveis. 

PERGUNTAS  E RESPOSTAS  SOBRE A LEI DA ANTENA (Fonte: https://sites.google.com/site/leidaantena/o-que-e-a-lei-da-antena)



1) O que é a Lei da Antena ?
A Lei da Antena é uma Lei Federal que regulamenta a instalação de antenas de estação de radioamador. Por ser uma Lei Federal é mais importante do que Leis Estaduais ou Municipais. Também é mais importante do que a Convenção do Condomínio e Assembléia de Moradores. Uma Lei Federal é mais importante do que todas as outras leis, só perde para a Constituição. 


2) Em resumo, o que diz a Lei da Antena ?
A Lei da Antena assegura ao radioamador o direito de instalar o rádio e a sua antena. 


3) Quantas antenas o radioamador tem o direito de instalar ?
O Artigo 1º da Lei estabelece o direito para um conjunto de antenas sem limitar a quantidade. Este conjunto pode ter apenas uma antena ou muitas antenas dependendo da necessidade. 


4) O que é o "necessário sistema de antenas" conforme consta na Lei ? 
A antena não funciona sozinha. Para funcionar corretamente, a antena requer, no mínimo, um suporte e o cabo para ligar no rádio. Estas coisas formam o "sistema de antenas". Além do suporte e do cabo, o sistema de antena pode ter também filtros, chaves, amplificadores, baterias, coletor solar, tirantes, aterramentos, torres, etc. A Lei da Antena assegura o direito de instalar todos os acessórios que formam o necessário sistema de antenas. 


5) Quais são as restrições à instalação de antenas ? 
Só existem 3 restrições para instalação de antenas: aeródromos, heliportos, e auxílio à navegação aérea. Não existem outras restrições legais. 


6) Quais são as normas que o instalador de antenas deve respeitar ? 
O instalador deve ter qualificação adequada ao grau de complexidade da instalação e deve respeitar as normas de engenharia e as posturas aplicáveis às construções, escavações e logradouros públicos. Por exemplo, não pode instalar a antena na calçada de modo permanente. 


7) Quem paga as despesas de colocação da antena? 
Todas as despesas relativas à instalação, manutenção e retirada da antena são pagas pelo dono da antena.


8) A Lei da Antena é a única lei que trata de instalações de rádio ? 
Não. A Lei no. 8919, de 15 de julho de 1994, da Presidência da República, conhecida como Lei da Antena, está acompanhada da seguinte legislação: 

- O Decreto no. 91836, de 24 de outubro de 1985, da Presidência da República, aprova o Regulamento do Serviço de Radioamador; 

- O Decreto no. 1316, de 25 de novembro de 1994, da Presidência da República, altera o Regulamento do Serviço de Radioamador; 

- A Portaria no. 1278, de 28 de dezembro de 1994, do Ministério das Comunicações, aprova a Norma de Execução do Serviço de Radioamador 






Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

FT4: Novo modo digital promete mais rapidez e foco em contestes

Por Alisson, PR7GA


Traduzido por Alisson, PR7GA

Um novo modo digital, mais rápido e mais competitivo está a apenas alguns dias de ter sua primeira versão beta. Os desenvolvedores do WSJT-X anunciaram que o desenvolvimento do novo protocolo FT4 começou logo após o Roundup do FT8, realizado entre 1 e 2 de dezembro de 2018. O objetivo era conseguir um protocolo que pudesse competir com o popular RTTY em termos de agilidade nos contatos, e ao mesmo tempo preservando muitos dos benefícios do FT8.

“No mês passado, um pequeno grupo de voluntários testou o modo FT4 no ar”. Assim declarou o Grupo de Desenvolvimento do WSJT-X composto por Joe Taylor, K1JT; Steve Franke, K9AN; e Bill Somerville, G4WJ. “Os testes iniciais foram um sucesso e nos ajudaram a tomar várias decisões importantes sobre seu funcionamento. Acreditamos que o FT4 tem um grande potencial de acordo com os nossos planos. ”

Os desenvolvedores esperam que o FT-4 em breve esteja pronto para ser testado por um grupo maior, e eles já buscam voluntários que possam oferecer seu “feedback” com relação ao programa. Porém, antes de se inscrever, foi sugerido aos possíveis candidatos a leitura do documento The FT4 Protocol for Digital Contesting primeiro.

De acordo com este documento, o FT4 é um modo experimental digital projetado especificamente para concursos ou contestes. Assim como o FT8, o FT4 usa transmissões de duração fixa, mensagens estruturadas com formatos otimizados para contatos mínimos e um avançado sistema de correção de erros. As sequências de transmissão-recepção duram 6 segundos, o que o torna duas vezes e meia mais rápido que o FT8 e alcançando aproximadamente a mesma velocidade que o RTTY em contestes. O FT4 pode trabalhar com sinais 10 dB mais fracos do que seria necessário para decodificar o RTTY, usando muito menos largura de banda.

As transmissões duram 4,48 segundos, ao passo que o FT8 gasta 12,64 segundos. A modulação utilizada é chaveamento por deslocamento de frequência de quatro tons numa taxa de aproximadamente 23,4 baud, com tons separados pela taxa de transmissão. A largura de banda ocupada é de 90 Hz.

"Pretendemos disponibilizar o download do WSJT-X versão 2.1.0-rc5 (ou seja, versões candidatas à versão final) na segunda-feira, 29 de abril", declarou o grupo de desenvolvimento. No documento  The FT4 Protocol for Digital Contesting são tratados diversos assuntos, dentre os quais podemos destacar os seguintes:
Instruções de instalação do WSJT-X 2.1.0-rc5 e configuração do FT4.
Instruções para a operação em FT4.
Uma descrição básica do protocolo FT4, modulação e forma de onda.
Medições detalhadas da sensibilidade do FT4 em várias condições de propagação simuladas.
Um cronograma dos próximos testes.
Fonte: http://www.arrl.org/news/faster-more-contest-friendly-ft4-digital-protocol-to-debut-in-a-week

ADENDO:

Muita informação interessante pode ser encontrada no documento citado acima, mas o QTC ECRA decidiu traduzir o trecho final, que julgamos ser bem útil para entender a razão de ser do novo protocolo:

O FT4 é um modo projetado para QSOs rápidos, num contexto de concurso. Neste sentido, ele é bastante eficaz, mas assim como o FT8, ele não é útil para contatos mais extensos. 
O FT4 não precisa de “Super Check Partial” ou outros recursos auxiliares semelhantes, e operadores habilidosos usando o FT4 encontrarão menos motivação para usar um DX Cluster ou outros auxílios extra-rádio. Toda a informação necessária para pontuar bem em um concurso pode ser obtida no ar, durante a competição, por meio do próprio rádio e antenas.
Com o FT4 há pouca distinção entre CQ em frequência fixa e operação S+P, por isso é simples e rápido mudar entre as duas formas de fazer um contato.
Estações operando em baixa potência e antenas comuns podem efetivamente participar de um concurso usando FT4.
Por fim, os desenvolvedores sugeriram preliminarmente a adoção das seguintes frequências para operação no novo modo:

80m: 3.595 KHz
40m: 7.090 KHz
30m: 10.140 KHz
20m: 14.140 KHz
17m: 18.104 KHz
15m: 21.140 KHz
12m: 24.919 KHz
10m: 28.180 KHz 
6m: 50.318 KHz 
2m: 144.170 KHz 

Fonte: https://qrznow.com/the-ft4-protocol-for-digital-contesting-by-k1jt/

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

5º Encontro de Radioamadores de Caruaru 2019
Por Alisson, PR7GA

O DX Clube Sem Fronteiras convida todos os Dexistas, Radioescutas, Radioamadores e a população em geral para participar do 5º Encontro de Radioamadores de Caruaru.

O encontro será realizado no dia 09 de junho de 2019 a partir das 09h até às 16h, no centro de compras “Polo Caruaru”, localizado na Rodovia BR 104, Km 62, na cidade de Caruaru em Pernambuco.


Sua presença será de primordial importância. 


O Encontro terá:

- Palestras;
- Feirinha de Rádios e Equipamentos (Eletro troca);
- Estação de Radioamador montada no encontro (Estação PY7EEL). 

Kits do Encontro variam de R$15 (café) até R$70,00 (camisa+café+almoço)


Os Kits poderão ser solicitados até 15 de MAIO 2019 para os pedidos das camisas ou até próximo do dia do encontro para os kits de refeições. Para participar dos sorteios, é necessário adquirir a camisa.


Para aquisição dos Kits acesse o link: www.dxclubesemfronteiras.com/encontro_radioamadores.2019.html


Teremos:

Sorteios de "Brindes"

Homenagearemos:

O mais jovem Radioamador
O mais veterano Radioamador
O Radioamador mais distante que veio para o Encontro 
A maior caravana

Data 

09/06/2019 

Horário

Das 09h às 16h

PROGRAMAÇÃO

09h - Abertura Oficial


- Palestras


12h – Pausa para o Almoço 


- Sorteios de brindes 


16h – Encerramento Oficial 


Observações: 

A eletro troca (feirinha de Rádios) estará acontecendo durante todo o encontro das 09h às 16h. 

Maiores informações

Antonio Avelino (PU7RAZ) (81) 99257-1734 (Claro) / 99741-3846 (Tim) (whatsapp)
Elias Lemos (PY7EEL) (81) 99142-9425 (Claro) / 99575-6351 (Tim)



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Escoteiros retomam informativo semanal dentro do QTC
Por Alisson, PR7GA

Os escoteiros de Campina Grande, através de seus vários grupos que funcionam na cidade, têm feito um trabalho formidável de direcionamento e treinamento de jovens e adultos com atividades úteis, além de lúdicas e divertidas que têm um forte apelo à formação integral destes jovens. Quem um dia passou pelas suas fileiras certamente tem boas lembranças dos sábados à tarde.


A partir da próxima semana, os escoteiros de CG terão uma coluna semanal dentro do QTC da ECRA, aonde divulgarão as suas atividades. Em contato com o chefe Roberto Alan, PU7FFX, que participa do 39° PB Grupo Escoteiro Católico Dom Luis Gonzaga Fernandes, ele ficará responsável por divulgar informações sobre o seu grupo e também de outros grupos de escoteiros de Campina Grande. 


Além disso, eu PR7GA fui convidado para ser o padrinho do referido GE. A intenção deles é entrar fundo no radioescotismo, de forma a despertar e envolver os jovens dentro da radiocomunicação, seja nos contatos locais, seja participando de concursos, a exemplo do CQWS, concurso que une brilhantemente o radioamadorismo e milhares de escoteiros ao redor do mundo.


Bem vindos e SEMPRE ALERTA a todos os escoteiros que nos escutam!



Escoteiros retomam informativo semanal dentro do QTC

Por Alisson, PR7GA



Os escoteiros de Campina Grande, através de seus vários grupos que funcionam na cidade, têm feito um trabalho formidável de direcionamento e treinamento de jovens e adultos com atividades úteis, além de lúdicas e divertidas que têm um forte apelo à formação integral destes jovens. Quem um dia passou pelas suas fileiras certamente tem boas lembranças dos sábados à tarde.



Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas. 



Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH











Postagem Anterior Próxima Postagem