Por Alisson, PR7GA, com informações de PR7RBA, PR7AX, PY7AHA, PR7KSA e PP7DX.

Como noticiamos na semana passada, os colegas do alto sertão participaram neste fim de semana do concurso Araucária VHF DX. Mas não foram os únicos. A participação nordestina foi marcante, apesar do concurso ser organizado pelos colegas do sul. Nesta matéria, iremos destacar alguns pontos importantes desta participação.

Em Cajazeiras, os integrantes da ERAS, Escola de Radioamadores de Alto Sertão subiram a Serra do Vital, que fica cerca de 750m acima do nível do mar. Iniciaram às 16h do sábado e prosseguiram pela madrugada, aguentando um frio de 13 graus, até as 13h do domingo. Todos gostaram da experiência de ver aquele movimento a noite toda, um bom bate papo, ouvindo os mais antigos contando histórias.

Segundo os organizadores, o mais satisfatório foi ver os novatos que estiveram marcando presença e tendo interesse e participar nas chamadas do conteste e na criação do registro de contatos (log). Tivemos a presença dos companheiros das cidades de SOUSA, CAJAZEIRAS E SÃO JOSÉ DE PIRANHAS.

Com um rádio FT2900 e uma antena tipo borboleta de 7 elementos, fizeram bons contatos com praticamente boa parte do sertão. Entre as cidades contatadas, citamos  Campina Grande (300km), Santa Cruz do Capibaribe (278km), Maturéia e Patos (140km), Juazeiro do Norte e Crato (cerca de 90km), Lavras de Mangabeira (60km), Cedro (70km) entre outras. Em Santa Cruz do Capibaribe, o contato foi com o Alexandre PY7AHA, e segundo ele, os 278km foram um recorde pessoal.

Ainda na Paraíba, destacamos também os amigos de Guarabira, que se organizaram pra se juntar e participar do concurso a partir do sábado. De lá, participaram os seguintes colegas: 

PR7AX Dryander, 
PR7AR Irapuan, 
PR7AP Júnior, 
PU7GHM Max, 

E as crianças

PU7GUI Kaio, 
PU7GMY Maria Yasmim.

Segundo o Dryander, a intenção foi mostrar aos mais jovens, especialmente as crianças, como é a participação e as emoções de um conteste e incentivá-los nesta modalidade. Ainda segundo PR7AX, a experiência foi muito gratificante.

Em Alagoas, segundo o colega Flávio, PP7DX, houve participação recorde de colegas, inclusive, de muitos que jamais haviam participado de um concurso em VHF. Foram 4 colegas de Palmeira dos Índios: 

PP7DX Flávio
PU7DUD Maria Eduarda
PU7ABC Fabiano
PU7ARL Flávio*

Por Maceió:

PP7CJ Crezivando Jr. (pres. Labre-AL)
PP7LP Lúcio 
PU7ASP Ítalo
PU7BCG Daniel Geda*

*PU7ARL e PU7BCG nunca haviam participado de um Contest.

Merece destaque também o contato que o PP7DX fez com Robson PY6TV, de Conceição do Coité, BA. Foram 379km! Além disso, muitos colegas fizeram contato com os participantes do concurso para tirar dúvidas e saber como participar, revelando o interesse crescente pela modalidade DX nas bandas altas.

E em junho, teremos mais um concurso de VHF, organizado pela equipe CDR Group, o BSB VHF CONTEST:



Até lá, é intenção nossa e de vários outros colegas tentar ajudar a todos os interessados, especialmente os mais jovens na idade ou no radioamadorismo, a se prepararem e fazer um belo conteste, reunindo ainda mais estações do Nordeste para desbravar esta área um tanto quanto desconhecida para nós: o DX em VHF/UHF. Viva o radioamadorismo!!!!




Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem