Parece que está se tornando rotina. Novamente, os colegas de Cabo Verde conseguiram outro feito, quando pela primeira vez na história o oceano Atlântico foi cruzado via 2 metros. Mas, desta vez, não foi em um modo digital, mas no bom e "velho" CW, à moda antiga!

O colega Bertrand FG8OJ, da ilha de Guadalupe, conseguiu contato com a estação D4Z, que transmitia em 144.300 em CW. Ele até gravou um pequeno vídeo para mostrar a sua recepção. Embora o sinal seja bem fraco, é perfeitamente possível ouvir "CQ de D4Z", mostrando para alguns colegas que torceram o nariz, incrédulos quanto à possibilidade de um contato a tão longa distância:


Foram 3876 Km de distância neste QSO, mas anteriormente no dia 16/06 Bertrand já havia feito contato com Cabo Verde, mas em FT8, naquele que foi o primeiro contato transatlântico em 144MHz da história. O contato em CW veio fechar com chave de ouro esta abertura incrível da propagação troposférica na banda de dois metros. A festa de QSOs de Cabo Verde para a região do Caribe durou cinco dias inesquecíveis.

O movimento na semana passada foi tão incrível que chamou a atenção de inúmeros colegas, ávidos para também conseguirem contatos a distâncias tão altas quanto os que vimos estes dias na banda de 2 metros.

Viva o radioamadorismo!!!

3 Comentários

  1. Tenho curiosidade em saber qual o setup usado, antenas, potência...

    ResponderExcluir
  2. Agora eu começo a dar valor; contato em "CW" Vamos torcer paras que consigam em fonia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem