QTC INTEGRAÇÃO – 13ª ed./2019
Em 12/06/2019


Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 13 de 2019. Hoje, 12 de Junho de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta feiras às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz. Além destas, damos hoje as boas vindas à PR7DA, repetidora de Monteiro/PB, 145.490. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Em 40m, também estamos transmitindo em 7.060KHz. Ouça também o QTC simultaneamente via FACEBOOK, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de PE, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE

439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

9 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO

Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ





MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA 12/06/2019
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB
Notícias do Sertão com PY7PR
Anatel abre consulta pública sobre homologação de equipamentos de radioamador
É amanhã! Rodada Amigos do Sertão celebra 10 anos com edição especial e prêmios
Sinais de VHF de Cabo Verde são recebidos na Áustria: mais de 5 mil km!
Escoteiros em AÇÃO!
Radioamadores nordestinos são destaque em concurso espanhol
Tradição: em Souza, radioamadores se reúnem para instalar a estação de um novo colega
Radioamadores dão contribuição decisiva durante incêndios no México
Próximos Encontros: Caicó 06 a 07/07, Patos 04/08






+++














RODADA GERAÇÃO KIDS - convite sabado 16h


Notícias do Sertão com PY7PR

JOÃO BARROS - Carteiras de sócio, acessar formulário:
carteira.era.club


REPETIDORA BETO 29.580

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Anatel abre consulta pública sobre homologação de equipamentos de radioamador

No Brasil, segundo a legislação de telecomunicações vigente, não é permitido a nenhum radioamador operar equipamento não homologado, ou seja, não autorizado pela Anatel. A homologação, por sua vez, pode ser feita tanto pelo fabricante do equipamento, como pela loja que o comercializa, assim como pelo próprio radioamador. 

Porém, como já mencionado em diversas matérias aqui no QTC (veja aquiaqui e aqui as últimas matérias sobre esse tema), o custo para a homologação, de 200 reais por equipamento, além da homologação em si ser intransferível, torna inviável esta operação para grande parte dos rádios que utilizamos no dia a dia. Além disso, uma recente norma expedida pela Anatel exige a homologação até de equipamentos bastante antigos e os que são construídos pelo próprio radioamador de forma artesanal, o que contraria a própria razão de ser do radioamadorismo, que é a pesquisa técnica.

Por estes e outros motivos, recebemos com grande esperança a notícia de que a Anatel abriu semana passada uma consulta pública com o objetivo de mudar os procedimentos internos usados pela agência pra homologar produtos por Declaração de Conformidade (o nosso caso). Esta consulta foi o resultado de uma carta enviada à anatel por parte de empresas que trabalham com telecomunicações por satélite, mas como a norma a ser revogada também trata de equipamentos destinados aos radioamadores e também da faixa do cidadão, dentre outros, a mudança acabou por ser de nosso interesse também.

Inclusive, na exposição de motivos que é parte da consulta pública, estão as bases sobre as quais as empresas de satélite buscam a mudança nos procedimentos de homologação: O alto custo e o baixo número de equipamentos a serem homologados, além do pequeno número de fornecedores, além também do fato de que os equipamentos não serão comercializados, mas serão de uso das próprias empresas. Ou seja, os motivos alegados pelas empresas para a mudança nas normas é praticamente idêntico àqueles que nós, radioamadores, temos alegado!

O momento para sugerirmos uma mudança que seja antes de tudo viável, legal e que atenda aos nossos interesses é agora. Porém, não adianta afobamento nem pressa. Temos ainda quase um mês até o encerramento da consulta, o que nos dá tempo para elaborar um texto que não seja baseado apenas em "achismos".

Um grupo de trabalho formado por radioamadores ligados à LABRE que entendem profundamente das leis e regulamentos de telecomunicações está, nesse momento, debruçado sobre um texto que será divulgado a nível nacional para que todos os radioamadores interessados possam contribuir nesta consulta pública. O texto terá embasamento legal, pois não adianta sugerir mudanças que não tenham possibilidade de êxito no tocante à legislação.

Por isso, os próprios colegas que o estão redigindo pediram que os demais colegas aguardem até sua divulgação, para que todos possamos, juntos, mostrar a força do radioamadorismo brasileiro à Anatel. Precisamos mostrar unidade, pois sem ela não teremos força para ir contra os interesses poderosos que, sabemos bem, vêm nas nossas preciosas faixas uma "terra de ninguém".

Aguardemos e fiquemos de olho!


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

É amanhã! Rodada Amigos do Sertão celebra 10 anos com edição especial e prêmios

Por Alisson, PR7GA


Como noticiamos semana passada, ao maior ponto de encontro dos colegas radioamadores da Paraíba e região comemora seu aniversário de 10 anos com uma rodada especial de aniversário. Fundada há 10 anos, precisamente no dia 12 de junho de 2009, a Rodada da Integração Amigos do Sertão iniciou-se e segue sob o comando do experiente colega Remígio PY7PR, da cidade de Afogados da Ingazeira, interior de PE. Contando com o suporte e apoio total da ECRA através de seu sistema de repetidoras, a rodada reúne diariamente, de segunda a sexta, a partir das 18h, radioamadores de toda a Paraíba, além de inúmeras cidades do RN, PE e CE. 

A festa será comemorada com uma rodada especialamanhã, dia 13 de Junho às 18h, onde se espera a participação maciça de todos os colegas que normalmente bicaram. Quem participar, além de "marcar seu pontinho", também concorrerá a diversos brindes a serem sorteados.

Segundo Remígio, a Rodada Amigos do Sertão tem servido de elo entre todos os radioamadores da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, se constituindo num ponto de encontro daqueles que tem no radioamadorismo o seu principal hobby. Parabéns à querida rodada pela primeira década de vida! São os votos de todos os que dela participam e também de todos os que fazem parte da ECRA!

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?








Sinais de VHF de Cabo Verde são recebidos na Áustria: mais de 5 mil km!


No último domingo, dia 09/06/2019, um feito inédito foi alcançado: sinais da banda de 2m, transmitidos a partir da estação D41CV, na ilha de Cabo Verde, leste da África, foram captadas a cerca de 5.100 quilômetros de distância na Áustria, pelo colega Norbert OE3NFC. Isso foi possível pela conjugação de dois tipos de propagação que favorecem comunicações em VHF a  distâncias muitíssimo superiores às comuns: as chamadas "sporadic E" e troposférico. 

A primeira acontece quando nuvens de gás ionizado refletem de volta à Terra sinais de VHF que iriam se perder no espaço. Este evento, como o próprio nome diz, é esporádico, mas uma única nuvem dessas pode ser capaz de proporcionar comunicações em VHF a milhares de quilômetros. 

Já a troposférica ocorre quando certos fenômenos do clima ocorrem, como frentes frias em deslocamento formam uma camada que é capaz de "dobrar" os sinais de VHF, fazendo com que retornem à terra e sejam captados. 

Com a junção dos dois fenômenos, foi possível ao colega austríaco receber os sinais de Cabo Verde. Segundo relatos de estações italianas, o austríaco tentou fazer contado, mas Cabo Verde não respondeu. Porém muitos colegas italianos e espanhóis conseguiram. Eles relataram que a condição superespecial de propagação permaneceu durante cerca de uma hora, quando finalmente o sinal de Cabo Verde desapareceu.

Fontes: 
http://www.southgatearc.org/news/2019/june/144-mhz-dx-ft8-signal-received-over-5102-km-path.htm



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Escoteiros em AÇÃO!
Por Chefe Roberto Alan, PU7FFX
“ESCOTEIROS EM AÇÃO!” Ano; 01 Nº 07

Matérias:
Passeio Ciclístico : Nos dias 01 e 02 do corrente mês e ano foi realizado pelo 39º PB a “3ª Aventura Ciclística”.  Foram 38 km de pedaladas no entorno de Campina Grande – PB.
A atividade iniciou no sábado (01/06) na sede do grupo com a participação de profissionais da área do ciclismo dando uma palestra sobre temas relacionados com a especialidade de ciclismo e MTB (foco dos jovens para a atividade). 

No domingo logo cedo depois do café da manhã, foi dada a largada para atividade e os destaques foram a superação dos limites e a garra com que os membros juvenis tiveram ao longo do percurso, regado com muita frutas e água para aguentar o desgaste.

Nossa lobinha Wilianne, de apenas 8 anos, fez uma verdadeira façanha ao iniciar e finalizar sem problemas e reclamações, todo o percurso. Participaram da atividade o 51º PB Graças, 9º PB Gen. Sampaio além de pais que nos apoiaram e nosso amigo Paulo Bike.

O núcleo de radio escotismo do grupo foi sensacional na comunicação da atividade onde se fizeram presentes os chefes Jonas (PU7 EXA), Fábio Góes (PU7 FHG), Marco Antônio (PU7 ETS) , Ana Cláudia (PU7 GCF), Cláudia Lígia (PU7 HCL), Edu (PU7 GEF) e Roberto (PU7 FFX).

Scout Field Day : Em Fortaleza de 6 a 9 de junho radioamadores do 05 CE GRUPO ESCOTEIRO DO AR PINTO MARTINS e voluntários da RENER estiveram no Iate Clube de Fortaleza participando da 3a. Semana do Mar e realizando o Scout Field Day através da estação PT7APM.

Scout Field Day – um dia de rádio no campo. A ideia central da atividade é a operação da estação de rádio no campo, numa praça pública ou em qualquer outro lugar - no nosso caso no Iate Clube de Fortaleza. É um grande desafio, que começa na escolha de antenas e na forma de colocá-las em condição de uso, de equipamentos fáceis de serem transportados e fontes de alimentação.

Operamos por 4 dias a partir do iate Clube de Fortaleza com a ativação de faróis, demonstração de SSTV e Caça a raposa. Recebemos cerca de 300 alunos de escolas públicas e privadas de Fortaleza que tiveram contato com nosso Hobby.

A ativação de faróis ocorre quando uma estação é montada no farol ou próximo e a partir dele são feitos contatos com radioamadores. Estes que fazem contato tem direito ao cartão QSL e depois podem solicitar diplomas. Nestes dias foram ativados 3 faróis: Novíssimo do Mucuripe, Titan e Praia do Futuro. Se você nos contatou nesta expedição busque informações de como obter o cartão no qrz.com.

Queremos fazer aqui o agradecimento aos Radioamadores que compareceram ao Iate Clube no período do dia 06/06 ao dia 09/06 para prestigiar o evento da estação PT7APM, assim como operaram a estação em diversos modos. Estes radioamadores terão o nome no verso do cartão do QSL desta ativação.

Dia D do Escotismo

No próximo domingo dia 16 do corrente mês, o 39 º Grupo de Escoteiros Católicos Dom Luís Gonzaga Fernandes, estará realizando um grande evento na Paróquia Sagrada Família do Rocha Cavalcante. Intitulado “Dia D do Escotismo”, o grupo estará mostrando a comunidade muito do que encimamos aos jovens em sede pondo em prática em um sítio escoteiro que será montado de frente a igreja. 

Logo após a missa os jovens estarão vendendo um delicioso café da manhã e que comprar e for criança, terá direito a uma ficha para encarar a tirolesa que será montada no local. O núcleo e radio escotismo do grupo estará presente auxiliando na atividade.
 

Aventura Sênior Regional de Pernambuco

Estão abertas as inscrições da A.S.R / PE que será realizada de 30 /08 à 01/09 em Serra Negra – Bezerros / PE. Será uma atividade inesquecível com um programação voltada para a aventura e desafios, que são características do ramo SÊNIRO. Se prepare e prepare sua patrulha. Maiores informações Site da Região Escoteira de Pernambuco.









Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






Radioamadores nordestinos são destaque em concurso espanhol

Por Murilo, PR7AYE

Ontem, terminou a ativação em comemoração do 70° aniversário da URE União de Radioamadores Espanhóis. Para a obtenção dos diplomas e das medalhas, os radioamadores de todo o mundo tinham a tarefa de marcar contato com as estações da Espanha que utilizavam o prefixo comemorativo AM70... Eram 14 estações disponíveis nas várias bandas e modos.

Ao final o log da ativação apontou a presença de 92.710 radioamadores de todos os continentes e foram realizados 1.196.242 comunicados. O evento, que aconteceu de 01.04.2019 até 09.06.2019, foi um sucesso admirável. Destacamos a participação de radioamadores do nordeste que ganharam medalhas para a América do Sul, (todos os qsos bandas e modos) e também por modo único.

Complemento por PR7GA: No ranking da América do Sul, PR7AP Junior, PR7AR Irapuan e PY6BA Bruno, respectivamente primeiro, segundo e quarto lugares, merecem nossos parabéns como representantes do Nordeste na competição.

Já no ranking do Brasil, os colegas supra citados estão em primeiro, segundo e terceiro lugares. E na categoria CW, nossos parabéns também ao Murilo Filho PR7AF pelo primeiro lugar, além de novamente PR7AP e PR7AF como segundo e terceiro lugares. Também destacamos a participação dos colegas Moreira PY7KG, Murilo PR7AYE, Honório PR7HR, Alcides PR7AB , Flávio PP7DX, Zé Luiz PY7BC, e Ítalo PU7ASP, além de vários colegas cearences e potiguares, representantes nordestinos na competição. 

Viva o radioamadorismo!!!

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Tradição: em Souza, radioamadores se reúnem para instalar a estação de um novo colega

Houve um tempo, dentro do radioamadorismo, que quando havia um novo colega que ingressava no hobby, os veteranos se reuniam para não só dar as boas vindas ao neófito, como também providenciavam tudo para que ele logo entrasse no ar com sua estação. Providenciavam as antenas, instalavam, ajustavam a estacionária e só descansavam quando o novo radioamador irradiava seu indicativo nas faixas.

Hoje em dia este bom costume praticamente acabou, vítima da modernidade e da impessoalidade. Porém alguns colegas ainda mantêm este saudável incentivo nos dias de hoje. 

Foi este o caso em Souza. No último domingo, alguns colegas da região se reuniram na casa de um futuro radioamador para providenciar tudo que fosse necessário para que ele estivesse notar tão logo seja aprovado nas provas da Anatel. Foi o amigo COURA, que é militar, quem recebeu esta turma.

Estiveram na residência do futuro colega os amigos PR7PPS Paulo Pereira e seu filho PU7FPJ Junior, PR7KSA Gernen, PU7HMJ Manoel, PR7AMG Meison, PU7FPD Garrafinha, PU7GMB Gilson, PU7GEB Edson Corujinha e PU7GRD Gilvania.

Terminados os trabalhos, rádio pronto e antenas instaladas e testadas, a propagação abriu para a cozinha, com direito a um belo exemplar de churrasco!

Parabéns ao futuro colega! Viva o radioamadorismo!!!!


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






Radioamadores dão contribuição decisiva durante incêndios no México

No México, onde o apoio de rádio amador em HF e VHF e através da fronteira se tornou parte da rede de apoio maciço, enquanto os bombeiros e outros lutavam para conter os incêndios florestais. Kent Peterson KC0DGY pega essa história. KENT: 

Este ano, o México enfrentou uma feroz temporada de incêndios. O clima quente e seco favoreceu o aparecimento de mais de 100 incêndios florestais em 17 estados em meados do mês passado. E em uma das regiões mais castigadas pelas chamas, a cooperação entre radioamadores de ambos os lados da fronteira constituiu apoio vital nas comunicações de emergência em uma área remota ao sul de Monterrey, no México. 

Em 20 de maio, uma pequena equipe de radioamadores mexicanos estava indo de helicóptero até a zona onde as chamas crepitavam diariamente até que as chuvas aliviassem a situação, ajudando a apagar as chamas. Entre os voluntários, estava Alfonso Tamez XE2O que é presidente da associação de radioamadores do México, a FMRE. 

Do outro lado da fronteira, no estado do Texas, outros radioamadores também ajudaram nos esforços. Um deles, Tom Whiteside N5TW, direcionou suas gigantescas antenas de 20m e 40m na direção da área de atuação dos colegas mexicanos, prestando auxílio. Além das comunicações em fonia, também foi utilizado um sistema de transmissão de dados na faixa de 40 metros que possibilitou conexão de computadores para envio e recepção de emails diretamente da região atingida, o que possibilitou ainda mais agilidade no auxílio. Também foi utilizada uma repetidora de VHF.

A participação dos radioamadores só cessou no dia 31 de maio, quando sua atuação não se tornou mais necessária. Viva o radioamadorismo!!!!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




Próximos Encontros: Caicó 06 a 07/07, Patos 04/08






Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".




Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH

















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem