QTC INTEGRAÇÃO – 14ª ed./2019
Em 19/06/2019


Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 14 de 2019. Hoje, 19 de Junho de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Em 40m, também estamos transmitindo em 7.060KHz. Ouça também o QTC simultaneamente via FACEBOOK, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de PE, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

9 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO

Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ





MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA 19/06/2019
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB
Notícias do Sertão com PY7PR
Alerta! França propõe expulsar o radioamadorismo de metade da banda de 2m a nível mundial
Radioamador de Fernando de Noronha auxilia na busca e resgate de sobreviventes em naufrágio
Código Morse auxilia na descoberta de roubo de dados na internet
Escoteiros em AÇÃO!
Primeiro contato transatlântico confirmado em VHF: 4.356Km!
Próximos Encontros: Caicó 06 a 07/07, Patos 04/08







+++

















RODADA GERAÇÃO KIDS - convite sabado 16h

Notícias do Sertão com PY7PR

JOÃO BARROS - Carteiras de sócio, acessar formulário:
carteira.era.club


REPETIDORA BETO 29.580

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Alerta! França propõe expulsar o radioamadormo de metade da banda de 2m a nível mundial

Temos discutido em várias edições do QTC da ECRA a necessidade de valorizarmos as faixas destinadas aos radioamadores frente ao "olho gordo" que diversos outros serviços e especialmente empresas têm no precioso e limitado espaço chamado "espectro eletromagnético". 

Vimos em Agosto de 2017 um sinal amarelo sendo acionado quando uma decisão da Anatel atribuiu a nossa faixa de 70cm, de 430 a 440MHz, para uso compartilhado de uma empresa de monitoramento da Embraer e dos radioamadores. Isso significa que os dois serviços têm de conviver lado a lado, e em caso de interferência mútua, tem de haver coordenação a fim de cessarem as interferências.

Em termos práticos, esta decisão, até o momento, trouxe pouco ou nenhum impacto para nós, já que o uso que a empresa faz da faixa de 70cm é esporádica. Por outro lado, observando-se a exposição de motivos da Anatel, é dito que a empresa, antes mesmo de receber esta autorização, já operava de forma extraordinária na faixa, e ninguém notou. Por esta razão, alega-se que assim emanam causará problemas aos radioamadores.

Observamos, agora em 2019, um movimento bem mais ousado contra os radioamadores, mas desta vez, a nível mundial e com impacto imediato sobe uma faixa bastante utilizada em todo o mundo: a faixa de 2 metros, de 144 a 148MHz. A França encaminhou uma proposta para dividir pela metade esta faixa, tirando-a das mãos dos radioamadores e entregando para o serviço móvel aeronáutico. Este serviço ficaria com 144-146, e o radioamadorismo, com 146 a 148.

A proposta é tão absurda que quando a notícia surgiu, duas semanas atrás, o QTC da ECRA julgou-a irrelevante, estapafúrdia. Infelizmente, não é o caso. A proposta realmente existe, tem consistência e, de fato, ameaça uma das faixas mais populares do radioamadorismo mundial. Veja que não é o mesmo caso do ocorrido aqui no Brasil com a faixa dos 70cm. A proposta francesa quer literalmente, nos expulsar, dando ao serviço móvel aeronáutico o uso primário da faixa!

A França apresentou esta proposta (item 1.10) junto à Comissão Européia dos Correios e Telecomunicações, a CEPT, uma entidade que congrega e representa os países europeus no tocante às telecomunicações. É algo com uma super-Anatel, mas a nível continental. Por sua vez, esta entidade irá representar a Europa na Conferência Mundial de Radiocomunicação (WRT-19) que será realizada em Outubro deste ano, no Egito, e, caso aprovada a nível europeu, será levará para discussão na WRC e, queira Deus que não, seria adotada a nível mundial.

Como justificativa, é o mesmo blá blá blá: falta de espaço para comunicações vitais e alegada FALTA DE USO da faixa de radioamadores. Por conta disso, os radioamadores europeus estão organizando um movimento a nível continental para ocupar a metade inferior da faixa de 2m para mostrar que, longe de estar desocupada, ela tem bastante uso.

Os portugueses fizeram o primeiro movimento, e foi um sucesso. Pelo facebook, o colega José Machado, CT1BAT, informou que a mobilização organizada para o dia 15/06 foi um sucesso. Nas palavras dele, "Todos, de norte a sul do país, pudemos testemunhar que os radioamadores estão unidos! E estavam ansiosos por voltar a usar a sua banda de VHF".
Um colega radioamador francês, analisando a questão, disse que uma possível justificativa para escolherem justo a faixa de 2m é estratégica: ela tem destinação mundial única: os radioamadores. Se escolhessem qualquer outra faixa, teriam que brigar praticamente com o mundo todo, pois em cada país há destinações diferentes para cada faixa. No caso, vencidos os radioamadores, pronto: a faixa é deles.

Só para se ter uma ideia, caso esta proposta seja adotada, teríamos de dar adeus a CW, SSB, satélites, APRS, repetidoras, comunicação com a ISS, além do fato de perdermos METADE da faixa. 

Dito tudo isto, afirmamos que não há, no presente momento, motivo para pânico. A proposta francesa ainda tem de ser aprovada a nível euriopeu, e só então seguiria para análise a nível mundial. Porém, o radioamadorismo deve ficar ciente que esta é uma ameaça real, embora, no momento, esteja distante. Devemos estar atentos e cuidar muito bem de nossas faixas, procurando ocupá-las de forma consistente e legal, e não ocupar faixas que não são nossas, como é o caso deplorável e criminoso da tal "faxinha".

O radioamadorismo tem uma entidade representativa a nível mundial, a IARU, e esta já manifestou preocupação quanto a este assunto e está preparada para defender os interesses dos radioamadores. 

Fiquemos de olho!

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?








Radioamador de Fernando de Noronha auxilia na busca e resgate de sobreviventes em naufrágio



Na semana passada, o arquipélago de Fernando de Noronha mais uma vez foi manchete nos telejornais e sites da internet, quando um barco de transporte de carga que seguia rumo àquela localidade desapareceu. Partindo do Recife rumo a Noronha na quarta dia 12/06, a embarcação de carga Navegantes desapareceu após informar via rádio situação de emergência. Ele afundou no dia seguinte, 13/06. Em três anos, este foi o quarto acidente envolvendo cargueiros na rota da ilha.

O destaque para o QTC foi a atuação do colega radioamador Carlos Marenga, PU0FDN, que atuou ajudando nas buscas pelo cargueiro e no resgate das vítimas. Tão logo chegou a notícia do barco desaparecido, ele utilizou seu rádio para avisar a outras embarcações da região sobre o ocorrido, ajudando assim a encontrar os sobreviventes. Das dez pessoas que estavam a bordo, nove foram resgatadas e um homem está desaparecido. Elas foram resgatadas na sexta, pela manhã, pela Marinha.


Abaixo, você pode ouvir um depoimento do Marenga contando em detalhes o ocorrido:
Um pouco sobre Carlos Marenga

A paixão de José Carlos Marenga de Arruda por radioamadorismo começou entre 1980 e 1981, quando ele chegou à ilha transportando botijões de gás. Ele sempre trabalhou em embarcações no Brasil e em outros países. Nas viagens, ele sempre se comunicava via rádio. 

Já estabelecido em Noronha, conheceu o PY0FF, André Sampaio, um colega radioamador  que prestava serviço de apoio as embarcações locais que navegavam na área. O André ficou conhecido nacionalmente pois atuou intensamente ajudando a Marinha e Aeronáutica nas buscas pelo Airbus da AirFrance que desapareceu em 2009 no oceano Atlântico. Quando ele  deixou Noronha e foi morar no continente, Marenga decidiu montar sua própria estação para continuar com aquele trabalho de apoio marítimo, e isto acabou se tornando sua grande paixão, afirma. 

A estação foi montada em um contêiner. Nela, há vários rádios de todos os tipos, computadores e antenas. Marenga já fez contato com mais de 150 países e ajudou em diversos salvamentos de barcos quebrados, perdidos e naufrágios com tripulação a bordo. O indicativo de Marenga é PU0FDN. 

Ele também trabalha em conjunto com a Marinha do Brasil, tanto nas buscas como no apoio a regata Recife – Fernando de Noronha, onde a Marinha opera na própria estação de Marenga. Ele tem orgulho de dizer que trabalha com utilidade pública: “Eu dou apoio as embarcações de pesca e transporte de cargas, dando uma segurança a mais para os navegadores. É uma rotina. Todos os dias às 7h e às 16h me comunico com todos os barcos que fazem transporte de carga para Noronha, vindo de Recife e Natal. Também falo com os pesqueiros locais e os que fazem pesca oceânica de peixe Meca e Atum. Além disso, faço a comunicação de apoio entre as 3 ilhas oceânicas, sendo elas Noronha, Rochedos São Pedro e São Paulo e o Atol das Rocas, onde montei uma estação para eles”.


Fonte: Revista Arquipélago, ed. 13, Janeiro de 2018


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Escoteiros em AÇÃO!
Por Chefe Roberto Alan, PU7FFX







Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






Código Morse auxilia na descoberta de roubo de dados na internet

Por Alisson, PR7GA

A gigante de buscas Google foi acusada de roubar material de um site e republicar sem permissão. O site em questão se chama Genius e é especializado em letras de músicas. O google foi acusado de pegar letras publicadas no site Genius e republicá-las sem a permissão.

O site "Genius, como praticamente todos os outros sites da internet, vive de anúncios, que para serem vistos e gerar dinheiro, dependem da visita dos internautas. Acontece que, de uns tempos pra cá, quando alguém busca a letra de uma música, o google tem publicado a letra diretamente no resultado da busca, e assim, as pessoas não tem mais visitado os sites que as publicam. 



O Google não infringiu nenhuma lei ao publicar as letras em si, mas como provar que elas saíram dos servidores do site Genius"? Eles tiveram uma ideia genial: por que não embutir, no texto das letras, uma mensagem oculta que permitisse comprovar que o Google as roubou? Assim, a ideia marota foi utilizar dois sinais de pontuação ligeiramente diferentes para representar os pontos" e "traços do código morse e embutir dentro da letra as palavras "red handed, que significam "pego em flagrante". 

Eles utilizaram os sinais ' (ápice) e  (apóstrofo) que são facilmente confundidos entre si por serem extremamente parecidos. Numa olhada rápida, parecem exatamente iguais. Então, alternando-os dentro das letras publicadas em seu site, ninguém percebeu a sutil mudança, e assim, o Google foi pego com a mão na botija" roubando letras do Genius. 

O problema, para o site Genius, é que como as pessoas já tinham o resultado de suas buscas no próprio google, elas não visitavam o seu site, e assim, eles estavam perdendo dinheiro. Segundo eles, mais de 62% das buscas por letras não direcionavam as pessoas para o seu site. Que feio, google!

E não é difícil utilizar a técnica que o Genius usou. Por exemplo, com a mesma técnica, eu embuti uma mensagem dentro deste texto que você está lendo agora. Tente descobrir qual é! Dica: não utilizei os mesmos sinais que o Genius usou, mas outros bastante parecidos!

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Primeiro contato transatlântico confirmado em VHF: 4.356Km!
Por Alisson, PR7GA

Novamente, Cabo Verde está nas manchetes, e a notícia é quentíssima: no dia de ontem, 18 de junho, a estação de Cabo Verde D41CV, uma superestação focada em contatos de longa distância em VHF/UHF, conseguiu um feito inédito, tendo completado o primeiro contato transatlântico entre África e América Central. 

Os QSOs incríveis começaram com a ilha de Guadalupe, um território francês que fica no Caribe, perto da Colômbia. A estação sortuda foi FG8OJ, Bertrand Demarcq. Total: 3.867 Km sobre o oceano! Em seguida, foi a vez de FG4ST, Franck, um pouco mais distante: 3.911Km. 

A ilha de Martinica, que fica na mesma região e também pertence à França, também foi alcançada pelo sinal de D41CV e o colega Guy, FM5AN, também marcou. 3.872Km. Tudo isto aconteceu na segunda feira, dia 17/06.

Já na terça, foi a vez do recorde inédito, pois o sinal de Cabo Verde chegou até a ilha de Porto Rico, que pertence aos Estados Unidos, e o colega Angel WP4G conseguiu fechar o contato. Desta vez, foram incríveis 4.358Km!!!!! 

Mais tarde, D41CV ainda fechou contatos com outras estações portoriquenhas ainda mais distantes, sendo a maior distância cerca de 4.460km com o colega Victor, NP4BM. 

Cabe explicar que os contatos acima foram provavelmente causados devido a um fenômeno chamado "duto troposférico", condição incomum causada por alterações na temperatura e umidade da atmosfera que acaba conduzindo os sinais de VHF por milhares de quilômetros, tornando possível estes contatos extraordinários.

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




Próximos Encontros: Caicó 06 a 07/07, Patos 04/08






Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".




Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH


















Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem