Ele vive em Columbia, Tennessee, trabalhando na manutenção de trens a vapor em miniatura, mas poucos vizinhos sabem que o centenário J. Cary Nettles, W5SRR, ajudou a salvar o programa espacial dos EUA na década de 1960. Ele é o cientista especialista em foguetes mais idoso dos EUA ainda vivo. Tem 104 anos, completos recentemente.


O então presidente John F. Kennedy anunciou em 1961 que os EUA seriam os primeiros a colocar astronautas na Lua, mas vários foguetes de teste explodiram na plataforma de lançamento ou explodiram logo após a decolagem. Ninguém sabia como resolver este problema.


Na década de 1950, Nettles dirigia o maior túnel de vento supersônico do país, em Ohio, onde se testava o que acontece com jatos e foguetes viajando a altíssimas velocidades. O que ocorria é que, após o lançamento, os gases da combustão superaquecidos estavam retornando para o foguete e destruindo-os. Nettles e sua equipe vieram com a solução - colocar um tubo de escape na base do foguete, parecido com os que existem na traseira dos carros. Algo como uma chaminé, de cabeça para baixo.
Cary junto de um dos foguetes nos quais trabalhava, na década de 50

Desde que o componente foi adicionado, centenas de foguetes foram construídos e não se tem notícia de que nenhum tenha falhado. A correção ajudou os EUA a derrotar os soviéticos na corrida para colocar os astronautas na lua. Buzz Aldrin e Neil Armstrong foram os primeiros a pisar na Lua a bordo da Apollo 11 em 20 de julho de 1969.


Medalha dada pela NASA a Nettles

A Nasa, em reconhecimento, concedeu a Nettles e seu colega Ed Jonash uma medalha de em 1966, a mesma homenagem dada, anos depois, aos astronautas pioneiros.


Nettles em sua estação, sempre QRV.

Nettles se aposentou da Nasa em 1970 aos 55 anos de idade. Aos 104 anos, ele continua ativo nas faixas de radioamador, especialmente em 40m e VHF. Ele recebeu sua licença em 1945, portanto, tem nada menos que 75 anos de vida dentro do radioamadorismo.

Fonte: http://www.southgatearc.org/news/2019/july/104-year-old-radio-ham-who-helped-put-humans-on-the-moon.htm

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem