QTC INTEGRAÇÃO – 16ª ed./2019
Em 03/07/2019


Neste momento entra no ar a estação PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 16 de 2019. Hoje, 03 de Julho de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Ouça também o QTC simultaneamente via FACEBOOK, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de PE, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

9 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ




MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA 26/06/2019
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB
Notícias do Sertão com PY7PR
Consulta Pública sobre HOMOLOGAÇÃO: prazo se encerra no sábado
Radioamador paraibano auxilia no resgate de tripulantes de navio
Escoteiros em AÇÃO!
IARU, LABRE e o radioamadorismo: a importância de termos representantes
Já está no ar um beacon no litoral paraibano para monitorar a propagação em 2m
De novo! Primeiro contato transatlântico em FONIA na banda de 2 metros
Primeiro nanossatélite brasileiro continua em órbita após 5 anos
ARCCO, de Conceição do Coité/BA, recebe a ANATEL para provas de radioamador
Próximos Encontros: Caicó 06 a 07/07, Patos 04/08






















RODADA GERAÇÃO KIDS - convite sabado 16h


Notícias do Sertão com PY7PR


CUNHA PU7EAU CORFACI-PB, domingo 07/07 encontro mensal, feirinha, fogueira, milho assado, bar, entrada gratuita





Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Consulta Pública sobre HOMOLOGAÇÃO: prazo se encerra no sábado


A ECRA tem encampado uma campanha a nível nacional no sentido de mobilizar todos os radioperadores dos serviços de radioamador e faixa do cidadão para participarem da Consulta Pública 21 da Anatel. Em vários grupos ao redor do país temos visto a página com as instruções para participação ou o vídeo explicativo, ambos disponíveis no blog da ECRA, ser compartilhado.


É sempre uma reclamação geral e uníssona nas faixas quando o tema HOMOLOGAÇÃO é citado, especialmente quando é divulgada alguma fiscalização da Anatel aonde colegas são são multados, rádios confiscados ou estações são lacradas, mas é preciso que nossa voz seja ouvida pela Anatel. A única forma disso acontecer de forma eficaz é através da participação na presente consulta pública, cujo prazo final se encerra neste sábado, dia 06/07 às 23:59.


Porém, a própria Anatel alerta para que não deixemos para a última hora, pois o sistema pode "cair" por conta de eventual grande número de acessos, e o prazo não será prorrogado por esse motivo! Então, para não ficar de fora, TODOS os colegas interessados no fim do modelo atual de homologação devem fazer suas contribuições o quanto antes.


Cabe aqui um esclarecimento: Alguns colegas, ao serem convocados para fazer sua contribuição, estão respondendo que não podem no momento pois estão sem grana! Por incrível que pareça, pensam que a contribuição é em QSJ!!!! Apesar de que está bem claro que a contribuição nesta e em qualquer consulta pública JAMAIS será em QSJ, mas se trata apenas de um simples COPIAR e COLAR de um texto no site da Anatel.


Não percamos tempo! Vamos continuar divulgando o endereço com as instruções detalhadas para participar da consulta pública:


CONSULTA.ECRA.CLUB


Até este exato momento, temos XXXX contribuições, número irrisório frente aos mais de 58 MIL estações licenciadas só no serviço de radioamador, fora faixa do cidadão, serviço móvel marítimo e aeronáutico, que por sinal TAMBÉM são afetados pela consulta pública. Façamos nossa parte, tanto contribuindo quanto divulgando!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?















Radioamador paraibano auxilia no resgate de tripulantes de navio

Há duas semanas,  noticiamos o trabalho do colega Carlos Marenga, PU0FDN de Fernando de Noronha, no auxílio à localização e resgate de tripulantes de um barco que naufragou. Desta vez, a história se repete, mas não na ilha paradisíaca, mas no litoral paraibano, próximo à Baía da Traição. O protagonista, porém, é o colega Fernando Bezerra, PR7DB, da cidade de Cabedelo.

Fernando desenvolve um trabalho monitorando e prestando auxílio via rádio a diversas embarcações, ajudando a manter em contato os navegantes e suas famílias em terra, além de estar em dia com o que está acontecendo no mar. Vez por outra, porém, Fernando acaba auxiliando em casos mais sérios como resgate de homem ao mar, emergências diversas nos barcos, dentre outros resgates como o que contaremos hoje.

Tudo começou no último dia 27/06/2019. Como bom radioamador, ao ligar o rádio à noite e deixá-lo em modo de busca, ouviu um pedido de socorro numa das frequências de HF utilizadas pelos barcos. Era a embarcação Recife III, um barco pesqueiro de águas profundas, cujo comandante de nome Joás solicitava auxílio urgente. O retentor da hélice do motor havia se rompido e a água estava invadindo a casa de máquinas do barco, que naquele momento estava a cerca de 40 milhas náuticas ou 75km da costa da Baía da Traição.

Após várias tentativas de contactar outros barcos, Fernando localizou o navio tanque GURUPI, prefixo PPRF, que estava a cerca de 10 milhas do Recife III, e seguiu rumo à embarcação, porém não puderam fazer o resgate das pessoas a bordo naquele momento por questões de segurança. 

Em seguida, foram localizados outros barcos que então foram até o encontro do Recife 3, quando então bombas foram acionadas para fazer a drenagem da água que estava invadindo o barco. Com os tripulantes a salvo, ele foi, então, rebocado até o porto de Suape, onde finalmente os tripulantes pisaram em terra firme no dia 29/06. Toda a odisseia entre ouvir o pedido de socorro e finalmente ver o resgate chegando durou das 7 da noite do dia 27 até as 4h da manhã do dia seguinte.

Em contato direto com o Fernando, ele pôde externar a satisfação em ser útil como radioamador no sentido de ajudar a salvar a vida de seres humanos, mais uma vez. Este é mais um exemplo dos inúmeros que ocorrem diariamente em todo o mundo, pois nem sempre se tem um celular à mão, nem sempre a internet funciona, nem sempre alguém está "online" para nos ajudar. A radiocomunicação é item de fundamental importância em emergências, e o radioamadorismo está aí para auxiliar quando for preciso.

Além das emergências, Fernando comentou que ainda é bastante comum, mesmo em tempos de informática onipresente, que no mar o radioamadorismo ainda preste um serviço que era bastante comum no mundo nos anos pré-internet. Como no mar os sinais de celular não chegam, muito menos internet, e até mesmo serviços de telefonia via satélite não funcionam direito, por diversas vezes Fernando deu e dá recados entre tripulantes e suas famílias em terra para dar notícias corriqueiras, como um novo filho, um parente doente, um acontecimento em sua cidade, ou até mesmo uma morte em alto mar.

A ECRA parabeniza o nosso colega Fernando Bezerra pela sua atuação nessa e em diversas outras situações em que ele prestou auxílio via rádio. Viva o radioamadorismo!

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?









Escoteiros em AÇÃO!
Por Chefe Roberto Alan, PU7FFX


“ESCOTEIROS EM AÇÃO!” Ano; 01 Nº 09

Dia do Pioneiro: Dia 29 de junho foi definido como Dia do Pioneiro por ser o dia consagrado a Paulo de Tarso, patrono deste Ramo, justamente por ser um exemplo de decisão na escolha do bom caminho diante das encruzilhadas da vida, e por ser capaz de assumir projetos para crescer como pessoa e mudar o mundo em que vivia. Juntamente com Simão Pedro e Tiago, ele foi um dos mais proeminentes líderes do nascente cristianismo. A conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Com suas atividades missionárias e obras, Paulo acabou transformando as crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do Mediterrâneo. Em 2012, os pioneiros somavam 3.054 no Brasil, elaborando seus projetos de vida e servindo à comunidade com base nos valores da Promessa e da Lei Escoteira. O 39º PB tem a honra de saudar e fazer essa justa homenagem à todos os jovens pioneiros que escutam essas QRG’s e ciente que sem vocês não há possibilidade de sucesso proeminente de nosso movimento.

São João do Distrito: O distrito escoteiro da Borborema estará realizado neste sábado as festividades de comemoração do São João, que este ano estará sendo realizado nas dependências da sede do 51 º PB Grupo Graças. Todos os anos o distrito é tomado pelo sentimento de confraternização entre seus membros juvenis que não perdem tempo em participar com alegria da atividade festiva. 

Novo Grupo a vista: Hoje o 39º PB esteve em uma reunião de apresentação com os representantes da região escoteira da Paraíba, com intuito da abertura de mais um grupo escoteiro. Desta vez será na cidade de Esperança onde, com o apoio do Vigário da Paróquia Pe. João e o Comandante do 15º Batalhão de Policia Militar, jovens não mediram esforços para abrir o Grupo Escoteiro Católico Irmã Luciana, nome sugerido como forma de homenagear uma personalidade ímpar da sociedade Esperancense, que quando em vida dedicou todos os seu esforços para ajudar o próximo. Que Deus possa guiar todos para que sejam verdadeiramente escoteiros e honrem os ensinamentos e a promessa escoteira.

Conteste Realizado: Foi realizado neste último final de semana por intermédio da SOCIEDADE ACADÊMICA PHOENIX NAVAL GRÊMIO DE COMUNICAÇÕES da ESCOLA NAVAL, estação de PY1BJN, o 18º Contest Nacional “Batalha do Riachuelo", que é uma competição de âmbito nacional realizada anualmente pelo Grêmio de Comunicações da Escola Naval, (GCEN) tendo como objetivo a confraternização entre Radioamadores Civis e Militares e o adestramento em comunicações dos Aspirantes do Grêmio, como parte das comemorações alusivas ao aniversário da Batalha Naval do Riachuelo . 
Este ano o oficial orientador foi o Tenente Diego Pereira, tendo como colaboradores os radioamadores PY1XH/CT7ASQ – César, PY1DO – Hamilton,  PY1PFL - Paulo Amado, PS7DX - Ed. Parabéns à todos que participaram deste valoroso contest.

Enviem suas notícias escoteiras para o Chefe Alan: o email é PU7FFX@GMAIL.COM




Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?










IARU, LABRE e o radioamadorismo: a importância de termos representantes
Por Alisson, PR7GA


Nas últimas semanas, uma onda de indignação tem tomado conta das redes sociais. Todos os radioamadores do mundo que souberam da proposta francesa de expulsar o radioamadorismo de metade da banda de dois metros têm manifestado repúdio e preocupação com as possíveis consequências dessa proposta. Muito se tem falado, escrito, compartilhado e retuitado sobre isso na internet, abaixo-assinados virtuais têm sido organizados, e bastante barulho tem sido feito contra a proposta francesa.

Porém, você sabia que todo este movimento contrário poderia ser completamente inútil se não tivéssemos representatividade? Calma, vou explicar.

No âmbito internacional, para reger as telecomunicações a nível mundial, existe um organismo chamado UIT, ou União Internacional das Telecomunicações. Ele é composto por diversas organizações que representam os interesses dos inúmeros usuários do valioso e cada vez mais escasso ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO, que são todas as faixas de frequência de rádio possíveis de serem utilizadas. Dentre esses usuários, estamos nós, radioamadores. 

Lá na UIT, somos representados pela IARU, ou União Internacional de Radioamadores. A IARU é, por sua vez, composta das várias uniões ou associações nacionais de radioamadores de todo o mundo. Por exemplo, os americanos estão representados pela ARRL. Os espanhóis, pela URE. Os britânicos, pela RSGB, e assim por diante. E nós, brasileiros, somos representados pela LABRE.

Voltando ao assunto do presente artigo: representatividade. Como dissemos, toda a indignação mundial contra a proposta francesa poderia ser inútil se não tivéssemos representantes no órgão máximo, a UIT. Seria como se um deputado qualquer levasse ao congresso uma proposta para acabar com o futebol amador no Brasil. Se os "peladeiros" não tiverem um representante no Congresso para defendê-los, não adiantaria nada fazer qualquer movimento contra. No dia da votação do projeto, seriam apenas expectadores.

Como dissemos, no órgão máximo das telecomunicações mundiais, os radioamadores do mundo tem um representante, a IARU. E a IARU é mantida por todos os radioamadores do mundo por meio de suas associações nacionais, dentre elas, a LABRE. 

Você sabia que a LABRE paga à IARU uma taxa fixa por CADA RADIOAMADOR brasileiro para ter o direito de defender seus interesses? Em 2018, esta taxa anual foi da ordem de 15 mil reais. E não importa se só parte dos cerca de 58 mil radioamadores contribuem com a LABRE, pois a taxa é fixa, por cada estação licenciada no Brasil.

Diante disso, fazemos um apelo, primeiro aos radioamadores que são atualmente sócios de alguma LABRE estadual: continue contribuindo fielmente! Em segundo lugar, aos colegas não filiados à LABRE: procure se informar sobre a LABRE em seu estado e torne-se sócio. Há muitos colegas que sequer sabem o que é a LABRE. 

Obviamente, as associações locais como a ECRA e tantas outras são importantíssimas, e não estamos sugerindo a LABRE em detrimento a elas. Porém, verdade seja dita: NENHUMA associação local de radioamadores no Brasil tem assento e voz na UIT, apenas a LABRE. Portanto, sejamos e continuemos sócios da ECRA de Campina Grande, da ARASP de Patos, da ERAS de Cajazeiras, da CRAM de Americana, e de qualquer outra associação, que por sinal têm papel importantíssimo na promoção do radioamadorismo; Porém, não esqueçamos da LABRE! 

Sem a representatividade que a LABRE e tantas outras associações nacionais proporcionam, saiba que o radioamadorismo já teria desaparecido a nível mundial! O espectro eletromagnético é valiosíssimo: basta ver o quanto as empresas de telefonia pagam para ter o direito de utilizá-lo! E mesmo assim, uma parte ridiculamente minúscula, diante do grande número de faixas que os radioamadores têm à sua disposição para seus contatos e experiências.

Você sabia que foi graças aos esforços da LABRE que o radioamadorismo ganhou novas faixas em 2018? Sabia que foi por pressão do Grupo de Defesa Espectral, um grupo de trabalho mantido pela LABRE, que o governo baixou normas a respeito das famigeradas lâmpadas LED no sentido de nos proteger contra suas interferências? E há muito mais.

Muitos podem citar os problemas enfrentados internamente pela LABRE e suas sedes estaduais. De fato, existem muitos problemas, e talvez um dos maiores seja a falta de coordenação a nível nacional. Para isso, foi criado um grupo de trabalho destinado a discutir estes problemas, composto por membros de cada diretoria estadual. Falaremos sobre isso nos próximos QTCs.



Fica aqui registrado nosso sincero agradecimento à LABRE pelo que fez, tem feito e ainda fará pelo radioamadorismo brasileiro!





Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Já está no ar um beacon no litoral paraibano para monitorar a propagação em 2m
Por Alisson, PR7GA


Desde o último domingo, 30 de Junho, está no ar um auxílio valioso para quem gosta de contatos DX na banda de dois metros: um beacon, ou radiofarol que consiste num transmissor de sinais piloto. Estas estações operam transmitindo alguma informação 24h por dia, a intervalos regulares. No caso da presente estação, ela transmite o indicativo de seu idealizador em telegrafia a cada 10 segundos, porém, o sistema permite também que ele transmita em RTTY, ou teletipo, bastando para isso apertar um botão na controladora.

Localizado na cidade de João Pessoa, PB, no topo de um prédio no grid HI22nu, o beacon foi idealizado e montado pelo Álamo, PR7VX, no intuito de fornecer aos colegas um meio de avaliar como está a propagação de e para o litoral paraibano. Ele opera em FM, na frequência de 144.270. Qualquer rádio poderá receber o sinal e assim aproveitar para saber como está a propagação, já que as condições da estação são fixas, operando com uma antena de 1/4 de onda e 5W de potência.

O Álamo informa que quem quiser contribuir para melhorar o sistema basta entrar em contato com ele. Por exemplo, quem quiser ajudar com cabos, antenas melhores, ou até  mesmo um rádio em SSB para transmitir, por exemplo, em FT8, fique à vontade! Contribuições são bem vindas e irão melhorar o sistema para todos.

A estação está operando de forma experimental, de forma a ser ajustada para a máxima eficiência possível. Neste período, é importante a contribuição de qualquer colega que esteja conseguindo copiar o seu sinal. Vamos ver até onde ele pode chegar! Sintonize em seu rádio a frequência de 144.270 e tente ouvi-lo. Caso esteja distante e tenha conseguido captá-lo, nos informe! Se possível grave um vídeo e envie para qtcecra@gmail.com. Viva o radioamadorismo!




Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



De novo! Primeiro contato transatlântico em FONIA na banda de 2 metros


Depois dos primeiros contatos transatlânticos em Digital, depois em CW, finalmente faltava o mais difícil de todos, fonia. Foi o que novamente o colega Bertrand FG8OJ conseguiu. Novamente, ele gravou um pequeno vídeo para mostrar a sua recepção.

Foram 3876 Km de distância de novo neste QSO, e quando se trata de FONIA, é realmente espantoso! 

Viva o radioamadorismo!!!

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Primeiro nanossatélite brasileiro continua em órbita após 5 anos


O primeiro nanossatélite brasileiro do tipo cubesat continua em órbita após 5 anos do lançamento, superando a vida útil prevista para esse tipo de equipamento. O NanosatC-Br1 foi lançado em 19 de junho de 2014 com coordenação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em colaboração com universidades brasileiras e apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Mesmo após todo esse tempo, as informações coletadas pelo nanossatélite continuam sendo enviadas, rastreadas e coletadas por uma rede da radioamadores que colabora com o projeto, tanto no Brasil como no exterior. Esses dados são utilizados em várias pesquisas sobre clima espacial e fenômenos como a Anomalia Magnética do Atlântico Sul.

Como lembra o site Inovação Tecnológica, o sucesso desse projeto foi responsável por incentivar o desenvolvimento de outras missões brasileiras com cubesat. Esse tipo de satélite costuma ser formado por um cubo com 10 cm de lado e pouco mais de 1 kg. Eles logo se destacaram pelos preços acessíveis, podendo ser construído e lançado ao espaço por menos de US$ 150 mil.



O Inpe está atualmente trabalhando em mais um satélite do tipo, o NanoSatC-BR2, feito em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O lançamento está previsto para acontecer no final de 2019 ou no primeiro trimestre de 2020.



ARCCO, de Conceição do Coité/BA, recebe a ANATEL para provas de radioamador


Robson PY6TV


Próximos Encontros: Caicó 06 a 07/07, Patos 04/08







Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".




Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH




















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem