QTC INTEGRAÇÃO – 18ª ed./2019
Em 17/07/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 18 de 2019. Hoje, 17 de Julho de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Ouça também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB


Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de VHF, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

9 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ




MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA 17/07/2019
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB
Notícias do Sertão com PY7PR
Radioamadorismo recebe destaque histórico no Governo Federal
Radiofarol de João Pessoa: primeiros certificados entregues
A taxa 200 reais e a homologação: entenda a polêmica
Neste fim de semana, dois concursos: CQWW em VHF e QRS-10 em CW
Neste fim de semana, dois concursos: CQWW em VHF e QRS-10 em CW
LABRE-GDE: mais uma vitória contra fontes de QRM em lâmpadas LED
Homem na lua: a contribuição crucial de um radioamador de 104 anos
Alunos de engenharia usam o radioamadorismo para ajudar em desastres
Próximo Encontro: Patos 04/08



























PR7GA - Gabi, 76 anos 

FABIAN PU2YZB
RODADA GERAÇÃO KIDS - convite sábado 16h

Notícias do Sertão com PY7PR





Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Radioamadorismo recebe destaque histórico no Governo Federal


O radioamadorismo brasileiro recebeu um destaque inédito na semana passada. Na noite de quinta feira, como habitualmente tem feito, o presidente da República fez uma transmissão ao vivo no Facebook aonde tratou de assuntos do governo. Logo no início da transmissão, enquanto falava acerca da desburocratização, o presidente citou o radioamadorismo.

Em cerca de um minuto, ele contou que encontrou-se com o Ministro Marcos Pontes e falou sobre uma cobrança que há muito os radioamadores brasileiros reclamam, que é a taxa fixa cobrada pela Anatel pela homologação de seus rádios, cujo valor é de R$200,00 por equipamento. Segundo ele, esta taxa é absurda e, sem dar mais detalhes, continuou a sua fala. Veja o trecho da live no vídeo abaixo:

Foi uma surpresa sem tamanho. O radioamadorismo, em peso, por meio das redes sociais, comemorou o aceno dado pelo presidente. Nos grupos de facebook e whatsapp, além de postagens no instagram, os radioamadores festejavam algo poucas vezes visto, especialmente nos últimos anos.

Já no domingo, a coisa explodiu. Pela manhã, o próprio presidente anunciou em seus perfis no Facebook, Instagram e Twitter que a taxa de 200 reais seria extinta a partir de outubro.

Pouco antes, o ministro Marcos Pontes publicou um vídeo anunciando a medida. Veja clicando aquiFoi o suficiente para o radioamadorismo brasileiro ir ao delírio. Não somente a taxa de 200 foi embora, mas o ministro exaltou o radioamadorismo e convidou, mais uma vez, a contribuirmos com o futuro do país por meio da educação.


Enfatizamos que este convite, reiterado agora, é algo inédito, vindo deste nível administrativo do governo federal. Não temos lembrança de algo parecido que tenha ocorrido no passado, a curto ou longo prazo.


Entendemos que uma oportunidade única foi dada a nós, e isto requer uma resposta à altura da responsabilidade e gravidade do convite. Deixaremos uma pergunta no ar:


Qual a resposta que o radioamadorismo brasileiro dará? Com o quê o radioamadorismo pode contribuir para o futuro da educação no Brasil?


Com a palavra, todos nós.


Temos notícias de vários colegas e associações que de alguma forma têm desenvolvido trabalhos voluntários de auxílio e fomento da educação, com muito sucesso. A própria ECRA desenvolveu durante muitos anos um programa de capacitação para jovens por meio de cursos técnicos de eletrônica e informática. Porém, quantos outros colegas atuam, anonimamente, mas incansavelmente, trabalhando e unindo radioamadorismo e educação?


Com tudo isso, teríamos algo pronto, um projeto viável para apresentarmos ao ministro no curto prazo? 

O QTC da ECRA não sabe, mas gostaria de saber. Se você, colega radioamador ou associação de radioamadores, mantém ou já manteve algum projeto ligando o radioamadorismo ao ensino fundamental ou médio, fale pra gente! Precisamos ter esta informação para, caso necessário, apresentarmos como soluções viáveis. 


Semana passada, inclusive-, reproduzimos um texto do colega Paulo Leite, PV8DX, que foi publicado pela Labre Roraima, que por sinal desenvolve um trabalho fantástico de utilização do radioamadorismo em sala de aula como auxílio e ferramenta prática para o ensino especialmente de física e geografia, dentre outras matérias. Clique aqui para ler.


Envie-nos notícias sobre seu projeto! Publicaremos neste espaço com muito gosto! O endereço é


QTCECRA@GMAIL.COM


Aguardamos e agradecemos o contato!


Viva o radioamadorismo! Parabéns aos radioamadores!Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?









Radiofarol de João Pessoa: primeiros certificados entregues



Os primeiros certificados de recepção dos sinais do radiofarol de João pessoa já começaram a ser distribuídos. Na semana passada, os felizardos coram os colegas 

pu7ehf portátil 40km 
pu7ghm e pu7gui.jpg móvel 75km
pu7gyb móvel 20km
pu7rcb fixo 167km
py7gb fixo 80km

Todos comprovaram a recepção dos sinais do radiofarol nas modalidades estação móvel, fixa e portátil (HT). Lembrando que o beacon opera experimentalmente em FM na frequência de 144.400, então qualquer pessoa com um baofeng na mão poderá tentar captar seus sinais. Caso consiga, é só fazer uma gravação e enviar para o whatsapp do PR7GA, 83 98890-3221 ou para o email do QTC, qtcecra@gmail.com. Todos os que enviarem irão receber totalmente de graça um belo certificado para imprimir e pendurar na sua estação. Participe!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


A taxa 200 reais e a homologação: entenda a polêmica
Por Alisson, PR7GA

O último domingo foi memorável para o radioamadorismo brasileiro. Não só fomos lembrados publicamente pelo presidente Bolsonaro e pelo ministro Marcos Pontes, mas também fomos agraciados com o fim da taxa de 200 reais cobrada pela Anatel para a homologação de cada rádio que o radioamador possua, incluindo aí equipamentos antigos, muitos com mais de 50 anos de fabricação, e também equipamentos artesanais, construídos em casa.

Porém, uma controvérsia logo se instalou. Alguns colegas argumentaram que esta isenção não resolveria o problema do radioamadorismo, pois ainda restaria obrigatória a homologação de todo e qualquer equipamento de rádio utilizada pelo radioamador. A partir de publicações de comentários ao vídeo do ministro Marcos Pontes, um grande QRM passou a poluir uma interessante discussão que poderia acontecer a partir da questão levantada.

Em primeiro lugar, é preciso que se diga, novamente, que este domingo foi histórico para o radioamadorismo brasileiro, como já escrevemos noutro texto deste QTC. Não temos notícia de outra ocasião na qual o radioamadorismo esteve tão em evidência no mais alto escalão do governo federal, e isto é algo que todos nós comemoramos. Parabéns ao nosso presidente e parabéns ao nosso ministro.

Em segundo lugar, sabemos muito pouco sobre o mecanismo pelo qual teremos a isenção da taxa de 200 reais. O que foi anunciado foi o fim da taxa administrativa de 200 reais, mas não sabemos nem como isso será feito, nem se o tema levantado pelos colegas (a continuidade da obrigação de homologação) será mantido. O próprio presidente em seu perfil nas redes sociais lembrou que 174 resoluções da Anatel já foram revogadas este ano, 170 das quais foram anunciadas em Abril por meio do portal institucional da Anatel. Veja a matéria clicando aqui

Dito isto, precisamos entender, de fato, o que está em jogo no âmbito da homologação de equipamentos de radioamador.

Contexto da situação


A legislação brasileira de telecomunicações obriga que qualquer equipamento de telecomunicações, para ser utilizado, tem de ser homologado, isto é, AUTORIZADO pelo órgão regulador, no caso, a Anatel. Porém, até o fim do ano passado, havia uma brecha nessa regra para os radioamadores, pois uma portaria do ano de 1982, editada ainda pelo Dentel, determinava que equipamentos comercializados até 31/12/1982 estariam isentos de homologação. Quem possuísse algum equipamento pré-1982, escapava, bem como os equipamentos artesanais. Todos os demais, deveriam ser devidamente homologados.

Então, no final de 2018, a Anatel emitiu o Ato Normativo 8416, que revogou a antiga portaria do Dentel, tornando obrigatória a homologação não só daqueles equipamentos antigos, mas também de equipamentos que sempre foram isentos: os artesanais, construídos pelo próprio radioamador. Esta medida acendeu uma luz vermelha no meio radioamadorístico.

A LABRE, por meio do Grupo de Defesa Espectral, iniciou diálogo com a Anatel no sentido de demonstrar o absurdo desta obrigação, que no fim das contas iria inviabilizar por completo a prática do radioamadorismo do ponto de vista legal. Foram feitas no início de 2019 ao menos duas reuniões neste sentido, noticiadas pelo QTC da ECRA.

Por fim, em junho deste ano, a Anatel abriu consulta pública para receber sugestões de mudança dos procedimentos para homologação, a já famosa CP21, que recebeu vasta cobertura e divulgação pelo QTC da ECRA e por inúmeros outros colegas e associações pelo Brasil inteiro. 

Ciente da importância do momento e da necessidade de termos não só uma grande quantidade de contribuições por meio de mobilização dos colegas pelo Brasil, mas sobretudo dessas contribuições serem bem embasadas dentro das normas brasileiras e internacionais, a LABRE publicou um texto para servir como base para as contribuições dos radioamadores brasileiros, que foi publicado neste blog com muito sucesso.

O que foi pleiteado na CP21 pela ampla maioria das 1881 contribuições foi, em suma, que os equipamentos antigos e fora de linha, além dos artesanais, sejam ISENTOS de homologação, e que os equipamentos novos sejam homologados por MODELO e não por número de série e ligados ao proprietário, obrigando sempre a repetir o processo a cada vez que o rádio muda de dono.

A polêmica


Chegamos, portanto, ao domingo último e a festejada isenção da taxa de 200 reais. Alguns colegas argumentam que, caindo a taxa, a homologação cai junto, enquanto que outros pensam que são coisas separadas. Como dissemos anteriormente, não há, por enquanto, como ter certeza de nada, pois nada foi publicado de forma oficial e detalhada, portanto, neste aspecto, só podemos aguardar. Sem esquecer, porém, de dar crédito e agradecer ao aceno que nos foi dado, não custa nada repetir.

Por outro lado, é bom que os colegas entendam que o X da questão não é a isenção da taxa de 200 reais. O nosso problema é com o processo de homologação em si, que é, além de extremamente burocrático, terrivelmente injusto e ilógico, pelos seguintes pontos:

1. A homologação é atrelada ao rádio em si e ao seu proprietário. Se eu possuir determinados rádios e homologá-los em meu nome, ao vendê-los, ou doá-los, o novo proprietário precisará repetir todo o processo e homologá-los novamente, pois a homologação que fiz é intransferível.

2. Para homologar, a Anatel aceita como comprovação de que o equipamento atende as normas brasileiras o código de homologação da agência regulatória americana, a FCC. Então, para rádios que o possuam, o processo não será oneroso, apenas burocrático.

3. Porém, para rádios que não possuam o código do FCC, como equipamentos antigos ou mesmo os que operam somente na faixa de HF e 6 metros, incluindo rádios moderníssimos como o IC-7610 por exemplo, é necessário um ensaio laboratorial, pago pelo proprietário do rádio, que ateste por meio de um laudo técnico que aquele equipamento atende todas as especificações para ser operado no serviço de radioamador. Custo deste laudo: alguns milhares de reais.

4. Quanto aos equipamentos artesanais, pelo que foi definido pelo Ato 8416, será necessário também homologar, e consequentemente, passar por todo o processo burocrático e oneroso.

Em suma...


Por estes motivos, a isenção da taxa de 200 reais é um começo, um excelente começo, mas é insuficiente para a resolução do imbróglio que se chama homologação. O que pleiteamos é que o radioamadorismo seja tratado no nosso país de forma diferente, à luz do tratamento privilegiado e específico que o serviço recebe em normas regulatórias estrangeiras até bem mais rígidas que a brasileira. Lá fora, somos vistos de fato até como elemento garantidor de segurança nacional, face a emergências. Nada mais justo que, desta forma, nosso trabalho seja não só reconhecido, mas sobretudo facilitado.

Mais uma vez, insistimos e reconhecemos que o passo dado neste domingo, além de inédito, foi importantíssimo para que o radioamadorismo seja tanto melhor aproveitado pela sociedade quanto melhor desfrutado por nós, radioamadores. Nosso efusivo, sincero e irrestrito MUITO OBRIGADO aos nossos governantes! Sempre poderão contar conosco para o progresso de nosso país. 

Viva o radioamadorismo!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e enviSeja sócio da ECRA! Saiba como!e notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?










Neste fim de semana, dois concursos: CQWW em VHF e QRS-10 em CW
Por Alisson, PR7GA

Neste fim de semana teremos dois concursos agitando tanto as bandas altas quanto as baixas.


Em VHF, a partir das 18h UTC (15h Brasília) do sábado dia 20/07 até as 21h UTC do domingo 21/07, acontecerá o concurso CQWW-VHF, dentro das bandas de 50MHz e 144MHz, respectivamente, 6m e 2m.

O concurso, promovido pela conhecida revista americana CQ, objetiva a fazer o maior número de contatos com o maior número de GRIDs possível. Saiba mais sobre o GRID LOCATOR clicando aqui.

São permitidos quaisquer modos de operação, e inclusive há uma categoria especial para quem opera estações portáteis em morros ou outros QTHs difíceis. Basta observar as regras, ligar seu rádio e começar a transmitir. Para maiores informações sobre as regras do concurso, acesse a página traduzida clicando aqui. A dica para o concurso foi dada pelo João Marcos PU7HOD. 

Existe também um grupo no Facebook dedicado ao CQWW VHF. Participe clicando aqui.

Já para a turma das bandas baixas, especialmente para quem está começando ou quer começar a aprender telegrafia, a Labre-SP promove também neste fim de semana o concurso QRS-10. QRS significa telegrafia em baixa velocidade, e o 10 a velocidade máxima permitida neste concurso: 10 palavras por minuto.


Esta velocidade é bem adequada para que os novatos possam acompanhar e aprimorar sua prática de telegrafia, e para quem está querendo iniciar, é um excelente incentivo. Porém, como é a velocidade máxima, nada impede que se opere numa velocidade menor, ao gosto do participante.

A festa começa já na sexta-feira dia 19/07 às 21h UTC (18h Brasília) e termina no domingo 21/07, também às 21h UTC. Serão, portanto 48h de concurso. As bandas que podem ser usadas são 80m, 40m, 15m, e 10m, exatamente para permitir especialmente a participação dos colegas da classe C. A Labre-SP sugere as seguintes QRGs:

80m. 3.515 a 3.545
40m. 7.015 a 7.037
15m. 21.015 21.045
10m. 28.015 a 28.045

Há especial incentivo para radioamadores da classe C, pois um contato com um PU vale 7 pontos, e também para radioamadoras (YLs), cujo contato vale nada menos que 15 pontos. Também há diversas categorias de participação, abrigando todos os colegas. Haverá um especial atrativo aos participantes. O primeiro colocado ganhará uma antena vertical multibanda modelo DXV8 para as bandas de 10, 15, 20, 40 e 80 metros.


Todos os radioamadores que gostam de telegrafia ou que querem se aprimorar nela estão convidados. Inclusive, como na telegrafia os veteranos são especialmente solícitos em acolher os novatos, temos certeza que será um momento muito bom para todos. Para maiores informações, visite a página do concurso dentro do site da Labre-SP:

http://labre-sp.org.br/noticias.php?idnotic=2619


Viva o radioamadorismo!













Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





LABRE-GDE: mais uma vitória contra fontes de QRM em lâmpadas LED

Os radioamadores mais uma vez ficaram livres de mais uma notória fonte de interferência. O alvo agora foram as luminárias LED que são usadas em semáforos. Segue o texto da LABRE-GDE com a excelente notícia, publicado no facebook:

"A LABRE, através do seu grupo de Gestão e Defesa Espectral, participou no primeiro semestre de reuniões das comissões de estudos do Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (CB-16) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente nos tópicos referentes à sinalização semafórica.
Nelas foi confirmada que a norma dos controladores semafóricos (NBR-16653) foi efetivamente publicada pela ABNT contendo critérios de compatibilidade eletromagnética (EMC).
A LABRE contribuiu na elaboração da norma sugerindo que os controladores tivessem emissividade controlada visando proteger os serviços de radiocomunicações contra interferências.
Por sua vez a subcomissão que tratou da revisão da norma específica dos LEDs semafóricos formou um grupo de trabalho para avaliar futura atualização da norma com EMC.
LABRE/GDE, 2 de julho de 2018."
Esta vitória agora se soma à que foi obtida também pelo GDE em 2017, quando o governo determinou que lâmpadas LED vendidas no comércio teriam que ter o selo do INMETRO, garantindo que estivessem adequadas às normas brasileiras especialmente no tocante à interferências eletromagnéticas. Leia mais no site da Labre-MG.


Parabéns mais uma vez à nossa querida LABRE, e mais especificamente ao GDE, por mais uma vitória para o radioamadorismo brasileiro. Viva o radioamadorismo!


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Homem na lua: a contribuição crucial de um radioamador de 104 anos


Ele vive em Columbia, Tennessee, trabalhando na manutenção de trens a vapor em miniatura, mas poucos vizinhos sabem que o centenário J. Cary Nettles, W5SRR, ajudou a salvar o programa espacial dos EUA na década de 1960. Ele é o cientista especialista em foguetes mais idoso dos EUA ainda vivo. Tem 104 anos, completos recentemente.

O então presidente John F. Kennedy anunciou em 1961 que os EUA seriam os primeiros a colocar astronautas na Lua, mas vários foguetes de teste explodiram na plataforma de lançamento ou explodiram logo após a decolagem. Ninguém sabia como resolver este problema.


Na década de 1950, Nettles dirigia o maior túnel de vento supersônico do país, em Ohio, onde se testava o que acontece com jatos e foguetes viajando a altíssimas velocidades. O que ocorria é que, após o lançamento, os gases da combustão superaquecidos estavam retornando para o foguete e destruindo-os. Nettles e sua equipe vieram com a solução - colocar um tubo de escape na base do foguete, parecido com os que existem na traseira dos carros. Algo como uma chaminé, de cabeça para baixo.

Desde que o componente foi adicionado, centenas de foguetes foram construídos e não se tem notícia de que nenhum tenha falhado. A correção ajudou os EUA a derrotar os soviéticos na corrida para colocar os astronautas na lua. Buzz Aldrin e Neil Armstrong foram os primeiros a pisar na Lua a bordo da Apollo 11 em 20 de julho de 1969.

A Nasa, em reconhecimento, concedeu a Nettles e seu colega Ed Jonash uma medalha de em 1966, a mesma homenagem dada, anos depois, aos astronautas pioneiros.


Nettles se aposentou da Nasa em 1970 aos 55 anos de idade. Aos 104 anos, ele continua ativo nas faixas de radioamador, especialmente em 40m e VHF. Ele recebeu sua licença em 1945, portanto, tem nada menos que 75 anos de vida dentro do radioamadorismo.

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Alunos de engenharia usam o radioamadorismo para ajudar em desastres

Estudantes de Engenharia da Índia estão sendo treinados em Foxhunt, ou "caça à raposa". Não se trata de um esporte, jogo para celular ou algo parecido. Trata-se de uma atividade radioamadorística bastante conhecida, e que no caso deles, está sendo utilizada para ajudar em caso de desastres naturais, facilitando a comunicação durante operações de socorro e resgate.

Esta atividade, que os estudantes de engenharia estão ansiosos para aprender enquanto estudam sobre radioamadorismo, funciona assim: um pequeno transmissor é colocado em algum lugar dentro do CAMPUS e os estudantes irão tentar rastreá-lo e encontrá-lo. Uma atividade bastante familiar especialmente entre os escoteiros.

O treinamento acontece no NIAR, Instituto Nacional de Radioamadorismo. Centenas de estudantes de engenharia das áreas de eletrônica e comunicação estão participando de um curso sobre como operar uma estação de radioamador. É uma disciplina adicional, dentro do curso regular de engenharia que eles fazem na faculdade. O diretor  da escola NIAR disse que "Ser capaz de operar uma estação de radioamador dá aos alunos não apenas a vantagem técnica, mas também os prepara para entrar em ação quando precisarem oferecer seus serviços durante as calamidades naturais". 

Operar uma estação de radioamador na Índia ficou mais fácil, graças uma norma publicada pelo governo recentemente por lá. A novidade é que agora uma estação pode ser operada de qualquer lugar do país e não apenas no endereço constante da licença. Não há  mais necessidade de ter permissão prévia para operar em locais diferentes.

Mesmo com o desenvolvimento incrível que as redes de internet e telefonia móvel tiveram nos últimos anos, os radioamadores não apenas permanecem ativos, mas desempenham um papel importante durante os desastres naturais. Na enchente de Kerala, em agosto de 2018, e durante o ciclone Fani, em Odisha, em abril deste ano, os radioamadores estavam prontos para oferecer um meio de comunicação. Cerca de 200 radioamadores ajudaram durante as inundações em Kerala.

Viva o radioamadorismo!

Fonte: 





Próximo Encontro: Patos 04/08






Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".




Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH




















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem