QTC INTEGRAÇÃO – 19ª ed./2019
Em 24/07/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 19 de 2019. Hoje, 24 de Julho de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Ouça também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB


Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de VHF, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

9 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ




MANCHETES DE HOJE DO QTC DA ECRA 24/07/2019
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB
Notícias do Sertão com PY7PR
Patos recebe colegas de toda a região para 9º Encontro de Radioamadores
Vem aí o CVA 2019! Saiba como participar operando a estação da ECRA, PR7CP
Novo recorde europeu de distância é quebrado em 2 metros: quase 5000Km!
Estudantes brasileiros constroem uma estação terrestre para captar sinais de satélite de radioamador
Jamboree 2019: Escoteiros se preparam para falar com a Estação Espacial Internacional
Meteorologistas da NASA revelam possível data de novo pico máximo solar
ISS: transmissões em SSTV programadas para a próxima semana

































RODADA GERAÇÃO KIDS - convite sábado 16h

Notícias do Sertão com PY7PR


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Associação dos Radioamadores de Caruaru
Reuniões mensais museu do barro aos domingos
Em breve organização formal - diretoria
Wilon Sobral PU7RBJ presidente 2019/2020
escolinha radioamador - anatel

Beacon de João Pessoa
Galba PY7GB (80km)
Ivanildo PU7HID (83km)



Patos recebe colegas de toda a região para 9º Encontro de Radioamadores
Por Alisson, PR7GA

Com muita expectativa, toda a comunidade radioamadorística da nossa região aguarda a chegada do dia 4 de Agosto, data em que será realizado mais um Encontro de Radioamadores de Patos. Organizado pela ARASP/Associação de Radioamadores do Sertão Paraibano, o encontro, realizado com muito sucesso há muitos anos, reúne radioamadores de toda a região do sertão num dia para rever velhos e novos amigos, conversas à roda da mesa, um delicioso almoço e a concorrida feirinha, onde os presentes poderão dar um novo “look” à sua estação aproveitando os inúmeros artigos e equipamentos oferecidos.


Como premiações, os participantes disputarão os seguintes itens:


  • 08 HTs
  • Três prêmios de 100 reais
  • 1 antena “pinguin”
Além dos prêmios acima, haverá ainda o sorteio de diversos brindes.

O KIT do encontro, composto de chapéu, certificado e senha para café da manhã e almoço, custa 35 reais, e também dará direito à participação nos sorteios. 

Este aguardado encontro começará às 8h da manhã do dia 04 de agosto e será realizado no Restaurante Maria Zegaib, no centro da cidade de Patos. Toda a comunidade radioamadorística está convidada! 


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Vem aí o CVA 2019! Saiba como participar operando a estação da ECRA, PR7CP

Por Alisson, PR7GA

O Concurso Verde e Amarelo ou CVA, é o mais tradicional concurso de radioamadorismo da história brasileira. Criado há mais de 50 anos, é uma das mais importantes atividades radioamadorísticas do Brasil. Este ano, acontecerá a 60ª edição do concurso, o que demonstra a sua tradição e demonstração de proficiência ao longo de todos esses anos. O CVA DX Conteste é sempre realizado no terceiro final de semana de agosto na modalidade CW e no quarto final de semana de Agosto na modalidade SSB.

O CVA foi incorporado às comemorações da Semana do Soldado por um Aviso Ministerial em 16 de junho de 1972, e tem como objetivos promover o congraçamento entre radioamadores e agremiações radioamadorísticas - civis e militares de todo o mundo - e entrosar radioamadores nas atividades comemorativas da Semana do Soldado, divulgando os eventos referentes ao dia 25 de agosto e a imagem do Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

O Exército Brasileiro através da Escola de Comunicações incentiva a prática do radioamadorismo e vê a importância do radioamadorismo no desenvolvimento do país. E ao longo de mais de meio século de contestes, demonstra o carinho e entusiasmo que o Brasil tem com o CVA. Antes restrito a estações brasileiras, a partir de 2011 o CVA abriu as portas para as estações estrangeiras e em pouco mais de 7 anos o CVA DX vem alcançando espaço no cenário internacional, mostrando ao Brasil e ao mundo a força do radioamadorismo em nosso país.

O CVA 2019 começa na modalidade CW no sábado dia 17/08 às 21h UTC (18h Brasília) e vai até o domingo dia 19/08 também às 21h UTC (18h Brasília). Em seguida, a festa em SSB começa no fim de semana seguinte, seguindo o mesmo QTR. Podem participar quaisquer radioamadores brasileiros ou estrangeiros nas bandas de 80m, 40, 20m, 15m, e 10m, respeitando obviamente as restrições de bandas e modos para cada classe, A, B ou C. O regulamento completo pode ser visto no site oficial do conteste no endereço: http://www.cvadx.org/

Normalmente, as subfaixas de CW e fonia ficam totalmente ocupadas por estações neste saudável, divertido e emocionante certame. Seguindo o sucesso de sua participação de 2017, quando terminou o concurso no 3º Lugar em SSB e em 2º Lugar em CW, este ano, a ECRA irá novamente participar do CVA na categoria Multi – Operador – Único Transmissor Todas as Bandas Baixa Potência (MULTI ONE LP).

Como a categoria permite a operação de várias pessoas, desde já a ECRA convida os colegas de nossa região que desejam participar. Para isto, basta ser radioamador licenciado e estar atento aos limites de operação correspondentes à sua classe. Todos participação sob o indicativo PR7CP. Dependendo do número de interessados, dividiremos as 24 horas de concurso em cada modalidade em turnos, de forma a dividir e acomodar a participação de todos os interessados. Cada um participa como quiser e puder.

Os interessados em participar podem já preencher o seguinte formulário:

Clique aqui para acessar o formulário de participação no CVA

Além disso, devem entrar em contato com PR7GA no telefone (83)98890-3221.

Viva o radioamadorismo!!!!


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






Novo recorde europeu de distância é quebrado em 2 metros: quase 5000Km!

Aconteceu ontem, 23/07: Mais uma vez, Cabo Verde quebrou mais um recorde de distância num contato na banda de 2 metros, quando o colega DK5AI, Wolf, confirmou o QSO, por volta das 15h UTC. Foram 4.966Km em linha reta neste contato, o que superou o recorde anterior, 4.792Km. Aliás, só dá Cabo Verde e sua estação de VHF D41CV, desde o primeiro lugar até o sexto, sempre com distâncias superiores a 4.000Km.

O contato feito entre Alemanha e Cabo Verde se deu utilizando o modo FT8, ou seja, um modo digital. Apesar do que muitos acreditam, os modos digitais não utilizam nada além da boa e velha radiofrequência para conectar estações separadas por distâncias tão assombrosas quanto essas. Nada de internet ou coisa parecida. 

Porém as estações envolvidas, além de contar com equipamentos potentes, além de antenas bem construídas e otimizadas para o máximo ganho, também contam com a ajuda de fenômenos atmosféricos sui generis para completar esse e outros QSOs incríveis. Os mais experientes avaliam que ocorreram simultaneamente tanto um duto troposférico quanto a propagação esporádica pela camada E da ionosfera. Quando os dois fenômenos ocorrem na mesma região e ao mesmo tempo, os resultados para as bandas altas são extraordinários. Infelizmente, não há como prever com precisão quando ocorrem, apenas comprovar na prática quando a coisa acontece.

Para os colegas terem uma ideia do quanto esta distância significa, saibam que a largura máxima da América Latina, partindo da Ponta do Seixas em João Pessoa e indo até o extremo oeste, no Peru, dá cerca de 5.150km, menos de 200Km a menos que o recorde quebrado ontem.

Viva o radioamadorismo!!!!

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?







Estudantes brasileiros constroem uma estação terrestre para captar sinais de satélite de radioamador

Alunos brasileiros do ensino médio estão construindo uma estação terrestre para aproveitar o transponder para as faixas de radioamador que está a bordo do satélite geoestacionário QO-100, também conhecido como Es'Hail 2, como parte de um projeto de educação STEM.

Um grupo de oito alunos do Colégio Embraer Casimiro Montenegro Filho, de Botucatu, em São Paulo, participa de todas as etapas do projeto com a ajuda de professores e radioamadores voluntários da LABRE / AMSAT-BR (Edson PY2SDR, Demilson PY2UEP, José PU2MJR).

A estação consiste de uma antena parabólica offset de 1,2 m, um LNBF Amiko modelo L-104, um bias-T caseiro, um receptor RTL-SDR e um software SDRsharp rodando num computador. Durante o projeto, os alunos aprenderam sobre diversos assuntos relacionados a comunicações de rádio, antenas, rádio definido por software, órbitas geoestacionárias, bem como atividades práticas durante a montagem e configuração da estação.

Os alunos conseguiram receber com sucesso transmissões de teste em código morse feitas por Roland PY4ZBZ e Fábio PY4AJ. O próximo passo do projeto é introduzir conceitos de comunicação digital, decodificar o beacon BPSK e, finalmente, adicionar capacidade de transmissão à estação. Em um futuro próximo, além de fazer contatos com outras estações por meio do QO-100, os alunos também desejam entrar em contato com outras escolas e estudantes na área de cobertura do QO-100.

Para maiores informações sobre o satélite geoestacionário QO-100, veja estas matérias já publicadas aqui no QTC da ECRA:






Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Jamboree 2019: Escoteiros se preparam para falar com a Estação Espacial Internacional


Milhares de escoteiros de cerca de 160 países se reunirão a partir do próximo fim de semana nos Estados Unidos para participar do 24º Jamboree Mundial neste verão nos Estados Unidos. Este ano, porém, uma das atividades programadas será inesquecível. Eles terão a oportunidade de testemunhar um contato via rádio com um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional, a ISS.

O tema do Jamboree Mundial, que começa na segunda-feira, 22 de julho, é "Descobrir um novo mundo". Se tudo correr conforme o planejado, um grupo de escoteiros estará na estação oficial de radioamador do Jamboree NA1WJ e fará perguntas ao astronauta Drew Morgan, KI5AAA, no comando da estação NA4ISS a bordo da ISS no sábado, 27 de julho, por volta das 14h30. Morgan é um chefe escoteiro assistente. O contato será feito por meio de uma conexão ponte entre NA4ISS e a estação ON4ISS da AMSAT-Bélgica. O evento será transmitido ao vivo via Facebook




A estação NA1WJ já está sendo montados para os 11 dias do Jamboree: antenas, rádios, roteadores e outros equipamentos já estão sendo preparados. Além disso, estão programados para serem lançados três balões atmosféricos contendo transmissores nos modos APRS e WSPR. O lançamento do primeiro deles aconteceu dia 19, como podemos ver no vídeo abaixo:



A expectativa é que os balões cheguem a 12.000 metros de altitude em sua jornada, possivelmente atravessando o Atlântico e talvez prosseguindo 6ao redor do mundo, com rastreamento via APRS e WSPR.

A equipe do Jamboree responsável pelo contato com a ISS deseja que esse contato marcasse o clímax durante o Jamboree Mundial, demonstrando aos quase 38.000 escoteiros o quão fascinante é a tecnologia, além de ser algo a ser buscado não só no contexto do escotismo, mas também em casa e na escola.

O Escotismo engloba um amplo espectro de atividades científicas, tecnológicas, de engenharia e matemática (STEM), que resultam em insígnias de mérito em campos específicos, incluindo o rádio.

Os escoteiros começarão a chegar no fim de semana de 20 a 21 de julho. Além do contato com a ISS, dentro do Jamboree irão acontecer demonstrações de contatos nas faixas de radioamador em HF, VHF, UHF, bem como contatos via satélite. Estão sendo montadas estações individuais completas para as principais bandas. O Jamboree também oferecerá atividades de caça à raposa (ARDF) - em 80 metros e 2 metros. Espera-se que mais de 3.000 escoteiros participem das atividades radiamadorísticas durante os 11 dias do Jamboree.

Fonte: http://www.arrl.org/news/view/scouts-attending-world-scout-jamboree-set-to-talk-with-space-station-via-ham-radio




Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e enviSeja sócio da ECRA! Saiba como!e notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?










Meteorologistas da NASA revelam possível data de novo pico máximo solar

A atividade solar segue um ciclo de onze anos de mínimos e máximos solares. Durante os mínimos solares, a atividade na superfície do Sol cai e as manchas e erupções solares são menos frequentes. Entretanto, quando o astro atinge seu ponto máximo, centenas de manchas solares podem irromper no Sol e enviar jatos de energia para a Terra.

De acordo com a NASA, o Sol está agora se aproximando do seu próximo ciclo, o mais fraco em 200 anos. Espera-se que o próximo ciclo comece em 2020, seguido de um máximo solar em 2025, conforme o The Express.

As manchas solares que surgem durante o máximo solar marcam as áreas ao longo da superfície do Sol onde convergem campos magnéticos milhares de vezes mais fortes que os da Terra, podendo durar por dias ou horas.

Quando o Sol está turbulento, quantidades perigosas de radiação espacial dispersam através do espaço e em direção à Terra. Por sua vez, essa radiação espacial pode paralisar redes de satélites, interromper redes de energia e até mesmo ameaçar missões à Lua.

Em 1972, a NASA afirmou que uma poderosa emissão de radiação varreu o espaço entre as missões à Lua da Apollo 16 e da Apollo 17. Na Terra, essa radiação não nos atinge, pois estamos protegidos pelo campo magnético terrestre, ao contrário do espaço, onde não há qualquer proteção contra o poder da radiação cósmica.

A NASA informou que a capacidade de prever esses tipos de eventos é cada vez mais importante, já que eles se preparam para enviar mais uma missão tripulada à Lua, incluindo a primeira primeira mulher, como parte do projeto Artemis.

O Centro de Previsão do Tempo no Espaço dos EUA (SWPC) afirma que o máximo solar não ocorrerá antes de 2023, nem depois de 2026, devendo a mudança de ciclo ocorrer entre julho de 2019 e setembro de 2020.














Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





ISS: transmissões em SSTV programadas para a próxima semana



A ISS, Estação Espacial Internacional, está com suas transmissões em SSTV programadas para a próxima semana, que se inicia em 29 de julho. As atividades começam com imagens sendo transferidas do experimento MAI-75 do Moscow Aviation Institute. As transmissões estão programadas para começar em 29 de julho às 13h15 UTC, terminando às 21h25 UTC e, em seguida, recomeçando em 30 de julho às 13:50 UTC e terminando o evento às 19h30 UTC. 

Infelizmente, para a região de Campina Grande, só haverão duas passagens da ISS, e mesmo assim, com baixa elevação, o que dificultará a captação das imagens. São as seguintes, no horário local:


Segunda 29-Jul, das 11:55 até 12:05  - Elevação máxima 25°
Terça 30-Jul, das 12:42 até 12:52  - Elevação máxima 24º

Logo após estas transmissões, a ISS voltará a transmitir em SSTV num período bem maior, facilitando a nossa vida. Este evento está programado para começar em 1 de agosto às 09:40 UTC e terminar às 18:15 UTC em 4 de agosto. Serão, portanto, quase 50 horas de transmissões em SSTV. No próximo QTC, anunciaremos as passagens favoráveis para captação em nossa região.

As transmissões em ambos os eventos serão feitas em FM, na frequência de 145.800 MHz usando o modo SSTV PD-120. Uma vez recebidas, as imagens podem ser publicadas e visualizadas em http://www.spaceflightsoftware.com/ARISS_SSTV/index.php .


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e envie notícias, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".




Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH




















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem