QTC INTEGRAÇÃO – 20ª ed./2019
Em 31/07/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 20 de 2019. Hoje, 31 de Julho de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Ouça também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB


Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de VHF, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

9 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ


MANCHETES DO QTC DA ECRA - 31/07/2019
QTCAOVIVO.ECRA.CLUB
Notícias do Sertão com PY7PR
Neste fim de semana: 9º Encontro de Radioamadores
Vem aí o CVA 2019! Saiba como participar operando a estação da ECRA, PR7CP
Labre-AL recebe novos radioamadores com festa em sua sede
Banda dos 6m tem abertura incomum e permite contatos entre Europa e Oceania
Rádio Vaticano volta a transmitir em ondas curtas para o Brasil
Estação Espacial volta a transmitir em SSTV a partir de amanhã
Simpósio internacional da IEEE demonstra as possibilidades do radioamadorismo
Peru aprova novo regulamento mais favorável ao radioamadorismo
















RODADA GERAÇÃO KIDS - convite sábado 16h

Notícias do Sertão com PY7PR


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Beacon de João Pessoa

Galba PY7GB (80km)
Ivanildo PU7HID (83km)



Neste fim de semana: 9º Encontro de Radioamadores

Por Alisson, PR7GA

Com muita expectativa, toda a comunidade radioamadorística da nossa região aguarda a chegada do dia 4 de Agosto, data em que será realizado mais um Encontro de Radioamadores de Patos. Organizado pela ARASP/Associação de Radioamadores do Sertão Paraibano, o encontro, realizado com muito sucesso há muitos anos, reúne radioamadores de toda a região do sertão num dia para rever velhos e novos amigos, conversas à roda da mesa, um delicioso almoço e a concorrida feirinha, onde os presentes poderão dar um novo “look” à sua estação aproveitando os inúmeros artigos e equipamentos oferecidos.

Como premiações, os participantes disputarão os seguintes itens:
  • 08 HTs
  • Três prêmios de 100 reais
  • 1 antena “pinguin”
Além dos prêmios acima, haverá ainda o sorteio de diversos brindes.

O KIT do encontro, composto de chapéu, certificado e senha para café da manhã e almoço, custa 35 reais, e também dará direito à participação nos sorteios. 

Este aguardado encontro começará às 8h da manhã do dia 04 de agosto e será realizado no Restaurante Maria Zegaib, no centro da cidade de Patos. Toda a comunidade radioamadorística está convidada! 


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Vem aí o CVA 2019! Saiba como participar operando a estação da ECRA, PR7CP

Por Alisson, PR7GA

O Concurso Verde e Amarelo ou CVA, é o mais tradicional concurso de radioamadorismo da história brasileira. Criado há mais de 50 anos, é uma das mais importantes atividades radioamadorísticas do Brasil. Este ano, acontecerá a 60ª edição do concurso. 

O CVA 2019 CW começa no sábado dia 17/08 e vai até o domingo dia 18/08. Já  CVA 2019 SSB começa no sábado seguinte, dia 24, e vai até o domingo dia 25. O horário de início e termino é o mesmo: 21h UTC ou 18h QTR Brasília. Podem participar quaisquer radioamadores brasileiros ou estrangeiros nas bandas de 80m, 40, 20m, 15m, e 10m. O regulamento completo pode ser visto no site oficial do conteste no endereço: http://www.cvadx.org/

Seguindo o sucesso de sua participação de 2017, quando terminou o concurso no 3º Lugar em SSB e em 2º Lugar em CW, este ano, a ECRA irá novamente participar do CVA na categoria Multi – Operador – Único Transmissor Todas as Bandas Baixa Potência (MULTI ONE LP).

Como a categoria permite a operação de várias pessoas, desde já a ECRA convida os colegas de nossa região que desejam participar. Para isto, basta ser radioamador licenciado e estar atento aos limites de operação correspondentes à sua classe. Todos participação sob o indicativo PR7CP. Dependendo do número de interessados, dividiremos as 24 horas de concurso em cada modalidade em turnos, de forma a dividir e acomodar a participação de todos os interessados. Cada um participa como quiser e puder.

Os interessados em participar podem já preencher o seguinte formulário:

Clique aqui para acessar o formulário de participação no CVA


Além disso, devem entrar em contato com PR7GA no telefone (83)98890-3221.

Viva o radioamadorismo!!!!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






Labre-AL recebe novos radioamadores com festa em sua sede


A Labre Alagoas vem movimentando a cena radioamadorística alagoana com diversas atividades, como o seu QTC falado mensal transmitido de sua estação oficial PP7AA via repetidora 146.950kHz (toda última segunda-feira de cada mês às 20h), os encontros semanais animados denominados "Café-CoM-Test", a feirinha de eletroca, além da reforma de sua estação.

Aliás, o referido Café-coM-Test começou com uma garrafa térmica com água quente, café solúvel e umas bolachas pra mastigar, enquanto marcávamos presença na sede. De café-com-pão e conteste veio o trocadilho, o cafezinho cresceu e virou atividade oficial com programação e tudo! E a 100ª edição deste animado encontro acontece hoje, quarta (31/07). 

Neste último sábado dia 27 de Julho, foi a vez de celebrar e receber os novos colegas ingressantes no radioamadorismo: 

PU7ALL - João Lira*

PU7AND - André Ferreira*
PU7ASS - Adriano Soares* 
PU7BJF - Benedito Falcão*

PU7BCD - Ida

 *Sócios da Labre-AL


Os dois últimos, Adriano PU7ASS e o Falcão PU7BJF já começam com o pé direito, pois ministrarão a 1a Oficina de Antenas de Segmento Específico (satélite) promovida pela Labre-AL, prevista para agosto.


O registro profissional em vídeo foi feito pelo Gedilson GPCom (PU7AKT), que você pode conferir abaixo:



Todos contribuíram levando pratos especiais e comes e bebes de sua preferência, e o almoço foi patrocinado pela família Alves (PP7TB e PP7BT).  Marcelo Lemos PP7LB também aproveitou a chuva estiar e realizou alguns ajustes no sistema irradiante, com apoio dos colegas. Ao todo, vinte e cinco pessoas estiveram presentes à festa, entre colegas, amigos e familiares.



A Labre-AL é capitaneada pelo colega Crezivando Júnior, PP7CJ, a quem enviamos um fraterno 73 e os parabéns pela atuação em prol do radioamadorismo. Viva!


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






Banda dos 6m tem abertura incomum e permite contatos entre Europa e Oceania
Por Alisson, PR7GA


Na manhã de 24 de julho de 2019, a banda dos 6 metros, conhecida como "banda mágica" pelo seu comportamento imprevisível de aberturas tanto incríveis quanto curtas, esteve agitada como nunca. Extraordinariamente, um caminho ligando Europa e Oceania se abriu, e vários colegas aproveitaram boas aberturas da Europa para a Austrália pelo modo digital FT8.


Pelo menos seis estações da Austrália foram ouvidas e fizeram contato com várias estações européias distantes entre 16.000 a 17.000 km, o que corresponde a quase metade da circunferência da Terra, em torno de 20.000 km. O contato confirmado mais distante foi entre EI3KD na Irlanda e VK3ZL perto de Melbourne na Austrália. Distância: cerca de 17.375 km. Veja o incrível caminho deste contato no mapa abaixo:



Contatos deste tipo em 50 MHz normalmente só ocorrem quando o ciclo solar se encontra em seu máximo, como ocorreu em 1989. Porém, como todos sabemos, hoje nos encontramos no vale do ciclo solar, com propagação de horrível para péssima. Por este motivo, a abertura registrada na semana passada é, no mínimo, surpreendente.


A explicação que normalmente se dá para aberturas de longa distância como estas em 50 MHz durante os meses de verão no hemisfério norte é que teriam ocorrido saltos múltiplos devido a propagação esporádica da camada E. No entanto, para isto ter ocorrido, seriam necessários 8 ou 9 saltos, o que é bastante improvável.

Alguns colegas sugerem que poderia ter ocorrido a TEP, ou seja, propagação trans-equatorial, que favorece contatos entre regiões temperadas de ambos os hemisférios. Porém, a TEP se manifesta sempre conectando norte e sul, não sudeste e noroeste, como foi o caso. Para a TEP ter contribuído, deveria ter ocorrido também a E esporádica, distorcendo-a, o que seria igualmente incomum. Esta é a teoria do colega EI7GL, como ele comenta em sua página:

Lá também lemos uma informação ainda mais intrigante. Um leitor postou como comentário um vídeo produzido pela Nasa em 2014, onde é anunciada uma pesquisa segundo a qual haveria uma conexão entre os polos norte e sul, de forma que o clima nas áreas próximas estaria de alguma forma conectado por meio das nuvens ionizadas que estão exatamente na região das camadas D e E da ionosfera, viajamdo a 400km/h e saindo no polo norte para o polo sul. Segundo o comentário, isto poderia explicar uma parte do que aconteceu no dia 24. Eis o vídeo da Nasa:

Porém, o mistério permanece. Até agora ninguém tem a menor ideia do mecanismo que permitiu um contato tão distante. De qualquer forma, o importante é que mais um recorde foi alcançado, e os colegas envolvidos certamente terão mais uma história para contar aos filhos e netos sobre a magia do radioamadorismo. Viva!





Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Rádio Vaticano volta a transmitir em ondas curtas para o Brasil





Uma excelente notícia para os colegas radioescutas que apreciam ouvir as ondas curtas. O Programa Brasileiro da Rádio Vaticano voltará a ser transmitido em ondas curtas para o Brasil oficialmente a partir desta quinta feira, 1º de agosto, após um período de vários anos em QRT via rádio. A notícia saiu em diversos sites e foi repercutida no Facebook pelo colega Avelino PU7RAZ, presidente do DX Clube Sem Fronteiras de Caruaru, a quem agradecemos e enviamos um fraterno 73.



O anúncio vem ao encontro da demanda pelas transmissões em Ondas Curtas, que podem ser captadas a distâncias muitíssimos maiores que via ondas médias ou a faixa comercial de FM. Com o desligamento destas transmissões efetivado em 01 de Julho de 2013, a região amazônica, cuja área chega a 5,5 milhões de quilômetros quadrados espalhados por nove países, ficou desamparada, já que em sua maior maior parte, sequer a energia elétrica chegou àquela região remota.



A notícia do desligamento não se restringiu aos brasileiros. Outras regiões também tiveram o sinal interrompido, o que gerou descontentamento. Foi o caso da África, quando os bispos locais redigiram um pedido formal para que a Rádio Vaticano voltasse a transmitir seus programas via rádio.

Assim como na África e Oriente médio, nas comunidades ribeirinhas, o único meio de comunicação é o rádio, especialmente a região das ondas curtas,  e daí vem o interesse por trás da decisão da Rádio Vaticano. Some-se a isso o apelo decorrente da realização do Sínodo da Amazônia, encontro de cúpula da Igreja Católica que acontecerá em Outubro de 2019.

A notícia é excelente, não só para os mais de 25 milhões de pessoas que habitam a região, mas também do restante do Brasil, que poderá novamente ouvir programação em português nas ondas curtas após 6 anos e um mês de silêncio.

Atualmente em fase de testes, o Programa Brasileiro retornará oficialmente nas ondas curtas nesta quinta, 01 de Agosto, às 22h, no horário de Brasília. A frequência da Rádio Vaticano é 7.305KHz, correspondente à faixa de radiodifusão de 41m.

Cartão QSL confirmando a transmissão brasileira do radioescuta paraibano Alex Robert Braz de Oliveira, PR7006SWL. Fonte: https://lex-dx.blogspot.com/2019/07/confirmacao-recebida-radio-vaticano.html

O Programa Brasileiro da Rádio Vaticano foi criado em 1958. Durante mais de 50 anos, os brasileiros puderam acompanhar via rádio os pontificados dos Papas Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo I, João Paulo II, Bento XVI e, agora, após o retorno das transmissões, o Papa Francisco.


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?










Estação Espacial continua transmitindo em SSTV a partir de amanhã
Por Alisson, PR7GA

No último QTC, anunciamos que a Estação Espacial Internacional estaria ativando novamente sua estação para transmitir em SSTV imagens do espaço. Como prometemos, abaixo está a tabela com as passagens da ISS para o período de 01 a 04 de Agosto, dentro do evento anunciado na semana passada no QTC da ECRA. Os horários são os locais (QTR BRasília) para as passagens sobre Campina Grande, PB. Se você estiver num raio próximo, pode se basear nesses para tentar captar. Caso esteja noutra região, a ISS poderá passar em horários completamente diferentes.


DIA
INÍCIO
ELEV.MÁX
FIM
01/08
11:03
48°
11:13
02/08
00:18
33°
00:28
02/08
10:14
20°
10:24
02/08
11:51
13°
12:00
02/08
23:29
87°
23:39
03/08
11:01
30°
11:11
03/08
22:39
32°
22:49
04/08
10:11
81°
10:22

Para participar e tentar receber as imagens direto da ISS, basta baixar e instalar o aplicativo Robot36 em seu celular, deixá-lo rodando próximo ao seu rádio e sintonizá-lo na frequência da ISS: 145.800. Baixe o aplicativo a partir da Play Store.


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB











Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Simpósio internacional da IEEE demonstra as possibilidades do radioamadorismo
Por Alisson, PR7GA



O Radioamadorismo recebeu grande espaço durante o Simpósio Internacional de Antenas e Propagação do IEEE 7 a 12 de julho em Atlanta, Geórgia. Cerca de 1.400 delegados de 23 países compareceram ao evento e muitos visitaram a exposição da ARRL para aprender mais sobre o radioamadorismo. Três estações radioamadoras estiveram ativas e disponíveis via conexões remotas à Internet.



O objetivo principal do stand era chamar atenção das pessoas e descobrir quais eram seus interesses e, em seguida, demonstrar algo dentro do radioamadorismo que pudesse se encaixar neles. Foi demonstrado, por exemplo, o radioamadorismo em atividades espaciais, como nos contatos com a Estação Espacial Internacional (ARISS) e satélites radioamadores.

Estimou-se em 400 as pessoas que visitaram a exposição da ARRL. Também foi observado que o maior interesse dos que não eram radioamadores foi com relação às faixas de frequência que podemos operar. Aparentemente, mais da metade deles estava envolvido em atividades experimentais na faixa de 10 a 100 GHz, especialmente por conta do 5G. Houve também muito interesse em Arduino.

A ARRL também ofereceu exames de radioamador durante o evento, e vários participantes  se submeteram. Dentre eles, um que já era radioamador, mas na Rússia: Artem Roev, RN6HBZ. Ele agora também tem licença para operar nos EUA: AJ6KM. Outro foi Eric Eveleigh, que recebeu o indicativo KN4VRW - um participante da conferência e estudante de pós-graduação do Canadá, que passou nos exames e planeja obter sua licença canadense quando voltar para casa.

Viva o radioamadorismo!

Fonte: http://www.arrl.org/news/ieee-symposium-exhibit-displays-the-breadth-of-amateur-radio 

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Peru aprova novo regulamento mais favorável ao radioamadorismo
Por Alisson, PR7GA

Em 16 de julho, os radioamadores peruanos puderam comemorar a promulgação de uma nova regulamentação para o serviço de radioamador naquele país. Por meio do novo decreto, o novo Regulamento do Serviço de Radioamador foi aprovado e promulgado, revogando a resolução anterior, que vigorou por 24 anos.

O novo Regulamento inclui muitas das propostas que a associação de radioamadores do Pero, chamada de Radio Club Peruano, sugeriu e levou ao Ministério dos Transportes e Comunicações. 


Algumas das mudanças mais importantes incluídas neste novo regulamento são: a partir de agora, a Categoria Iniciante, bem como as outras duas categorias, podem ser renovadas a cada cinco (5) anos. Além disso, não há mais a obrigação de mudar de classe. Antes, quem possuía licença iniciante era obrigado a mudar de classe em até 3 anos, do contrário, perdia a licença.


Outra modificação importante é que a categoria iniciante agora pode usar toda a banda de 2 metros (antes só poderia usar de 146-148), bem como a banda de 70 cm, o que lhes permitirá estabelecer comunicações via satélite. 


Além disso, a limitação do uso dos modos de operação que podem ser usados ​​por cada categoria foi eliminada. Antes, por exemplo, a classe iniciante não podia fazer modos como RTTY e SSTV.


O Radio Club Peruano vem demandando junto ao governo peruano há mais de 4 anos para alterar o Regulamento do serviço e assim ter um regulamento de acordo com a evolução e as mudanças tecnológicas vigentes dentro do radioamadorismo.


Parabéns a todos os colegas peruanos! Viva o radioamadorismo!


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB

Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB



Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".




Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH




















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem