Por Alisson, PR7GA

A cada semana, parece que estamos repetindo as mesmas notícias, mas não: pouco a pouco, os colegas vão despertando para investir em DX nas bandas altas, como dois metros e 70 centímetros. Depois da festa entre África e Caribe, neste último domingo foi a vez do Brasil começar a aproveitar, e o primeiro felizardo desta temporada foi nosso colega Paulo, PV8DX, de Boa Vista, Roraima.

Neste domingo, aproveitando a propagação aberta para o caribe, ele direcionou sua antena para o noroeste, e conseguiu contatos com Porto Rico e República Dominicana, respectivamente a 1800km e 2000km de distância em cada QSO com as seguintes estações:

NP4BM, KP4EIT, WP4G, WP4KJJ, WP3DN (Porto Rico)
HI8DL e HI8PAP (República Dominicana)

Os contatos foram feitos em modo digital FT8. Paulo operou um TS2000 excitando um amplificador linear de fabricação própria, saindo com algo entre 500W e 600W de potência, mais uma antena de 14 elementos e gôndola de quase 9 metros de comprimento. Ele gravou um vídeo para demonstrar o seu feito:



A julgar pelo nível impressionante que os sinais dos "gringos" chegavam em sua estação, imaginamos que um contato em CW ou mesmo fonia teria sido bem possível de ser feito. Coisas da propagação!


Sistema irradiante para a faixa de 2 metros do PV8DX

Parabéns ao Paulo pelo belo recorde! Viva o radioamadorismo!!!

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem