Por Alisson, PR7GA

Os radioamadores havaianos estão organizando um conteste bastante inovador. O objetivo é realizar contatos utilizando fontes de energia alternativas, ou não comerciais. Não é permitido utilizar uma estação alimentada pela rede elétrica convencional, mas apenas fontes "desconectadas", por assim dizer.

O concurso, chamado de COMEX - Exercício de Comunicações Grid Down, algo como "desconectado da rede elétrica", acontecerá entre 13h e 17h no horário local (entre 20h e meia noite QTR PT2) do dia 21 de julho. Ele está aberto a quaisquer radioamadores do mundo, porém só poderão concorrer a prêmios aqueles cujas estações de fato estejam "off grid", ou seja, alimentadas por fontes não comerciais. Dentre elas, o concurso destaca:

1. Fontes Veiculares (alternador/dínamo)
2. Energia solar
3. Baterias
4. Eólicas (força do vento)
5. Geradores
6. Geradores com Fontes Multi-Combustíveis


O objetivo do concurso, ou exercício, é preparar e familiarizar os radioamadores a enfrentarem situações de falta de energia elétrica, onde suas estações deverão funcionar sem energia da tomada. Como sabemos, o Havaí é bastante susceptível a terremotos e outros desastres naturais.

Podem ser utilizados diversos modos e bandas, como simplex/repetidores UHF/VHF, CW, APRS, SSTV, WINLINK, HF ou Satélite. Quanto maior a dificuldade e a distância do QSO, maior a pontuação, que varia de 1 ponto para contatos via repetidora, a até 8 pontos se o QSO for via satélite. Quanto a distância, será 1 ponto para contatos locais, indo a até 15 pontos para QSOs com outros continentes.


Para maiores informações, visite o site oficial:

http://www.hamradiohawaii.com/no-power-contest

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem