Por Alisson, PR7GA

A propagação andou dando o ar da graça para alguns colegas no sul e sudeste. Nesta segunda, 12 de agosto, o PY1LK, Gleison, que mora em Santa Cruz, litoral do Rio, conseguiu aproveitar e fechou vários contatos com estações de Santa Catarina. Começou quando ele conseguiu acionar várias repetidoras de SC, como podemos ver no vídeo abaixo:





Uma destas repetidoras fica a cerca de 800km do QTH do Gleison. É a 146.760, PP5CTE, do Clube Tubaronense de Radioamadores localizada na cidade de Tubarão. Após conversar com alguns colegas por meio da repetidora 146.870, o PY1LK conseguiu fazer um contato ainda mais desafiador. Ele fez contato com o PP5ZCX, Carlos, que no momento estava operando móvel em seu automóvel! Veja os vídeos abaixo:





PY1LK na sua estação...


...e PP5ZCX operando móvel. Belo DX!!!


Veja no mapa a distância deste incrível contato:



Cerca de 731km neste contato Móvel-Fixo... Nada mau!


Por fim, o Gleison conseguiu acionar a repetidora de Blumenau, localizada na Serra do Cachorro, a 900m acima do nível do mar. Conversou com o Lessa, PP5IP, que gravou um vídeo para mostrar este feito:



"Lado" do PY1LK acionando a repetidora de Blumenau

Conversando com o Gleison, ele disse ao QTC da ECRA que está experimentando aberturas praticamente diárias entre sua estação e o estado de Santa Catarina. Segundo ele, este fenômeno está ocorrendo há mais de seis meses, sempre do meio para o fim da tarde, sendo que o pico fica entre 15 e 16 horas. 

No seu canal no youtube estão registradas alguns destes contatos. Destacamos o que foi feito entre o PY1LK e o Alexandre, PU5AGI, tanto em 2 metros quanto em UHF:




A estação 2m/70cm do Gleison consiste em um rádio FT897, um amplificador linear para VHF de 100W, mais uma antena yagi dual de 5 elementos para 2 metros e 7 elementos para 70cm. Porém, segundo o Gleison, ele só utiliza o linear quando está chamando geral. Nos contatos acima, foi utilizada apenas a saída do rádio, 50W.

Parabéns aos colegas que estão aproveitando esta incomum abertura na propagação! Viva o radioamadorismo!


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem