Traduzido por Alisson, PR7GA


Você pode alcançar praticamente qualquer lugar do mundo através do radioamadorismo. Esta frase define a mensagem que a Associação de Radioamadorismo dos Escoteiros da América, cuja estação tem o indicativo K2BSA queria mostrar aos escoteiros reunidos no Jamboree Mundial 2019 . Os membros da associação de radioamadores lançaram quatro balões de mylar a partir da Summit Bechtel Reserve, na Virgínia Ocidental, na esperança de que um deles pudesse chegar ao outro lado do mundo.



Um conseguiu.



Cada balão, com cerca de 1 metro de diâmetro, foi equipado com um sistema de posicionamento global e um transmissor para a faixa de radioamador. Os dois dispositivos permitiriam transmitir as condições climáticas, o movimento e a localização dos balões. Painéis solares alimentam o transmissor, que envia sinais durante o dia. Cheios de hélio de alta qualidade, cada balão pode atingir uma altura por volta dos 10 mil metros, quase a altitude na qual a maioria dos aviões comerciais voam.

Assista ao lançamento do primeiro balão aqui:








O primeiro balão, lançado em 21 de julho, só ficou no ar por algumas horas antes de ser rastreado pela última vez a nordeste do acampamento, ainda na Virgínia Ocidental.



O segundo balão, que foi lançado em 24 de julho, enviou sua última mensagem dois dias depois. Porém, ele se encontrava... na Espanha. Especificamente, o balão reportou sua posição quando estava no centro-norte do país, perto da aldeia de Bordecorex, a quase 6.500km de distância do ponto de onde foi lançado.



O terceiro balão foi lançado em 27 de julho. No dia seguinte, os sinais foram captados vindo de New Jersey; no dia seguinte, parecia estar sobrevoando Newfoundland.

O último balão foi lançado no dia 29 de julho e está seguindo na direção oposta. Da última vez em que foi captado, estava a leste do Kentucky.

Rádio no espaço


A associação de radioamadores também organizou um contato com a Estação Espacial Internacional em 27 de julho. Os escoteiros puderam perguntar ao astronauta e chefe  escoteiro Andrew Morgan algumas questões sobre o espaço e sua missão de 8 meses a bordo da ISS.

Veja como foi este contato assistindo aos primeiros 10 minutos do vídeo abaixo. O resto do vídeo mostra algumas das atividades criadas ao redor da World Point Stage, onde a transmissão aconteceu.


Por mais de 60 anos, o radioamadorismo tem sido uma parte importante e divertida do Jamboree Mundial. O Jamboree-on-the-Air, atividade que reúne anualmente radioamadorismo e escotismo ao redor do globo, foi lançado durante o Jamboree Mundial de 1957, no Reino Unido.


Fonte: https://blog.scoutingmagazine.org/2019/07/31/balloon-launched-from-world-scout-jamboree-floats-across-the-atlantic-ocean/





Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem