QTC INTEGRAÇÃO – 22ª ed./2019
Em 14/08/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 22 de 2019. Hoje, 14 de Agosto de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Ouça também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de VHF, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

9 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

TRANSMISSÕES EM SSTV - ROBOT36 - SSTV.ECRA.CLUB

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ









RODADA GERAÇÃO KIDS 
TRANSMITIR IMAGEM 1


Programa TUDO SOBRE RADIOAMADORISMO
rádio EstereoSul
http://www.estereosul.com/

Todas as SEGUNDAS, 19h
AIRCRA - Associação Itajubense de Rádio Cidadão e Radioamadores
Apresentação PY4PR - Ari e PU4GRB César


Notícias do Sertão com PY7PR


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Beacon de João Pessoa

NOVIDADES em breve



Retro-espetacular: o satélite de radioamador que morreu e ressuscitou 20 anos depois

Por Jenny List
Traduzido e complementado por Alisson, PR7GA


Se eu perguntasse qual é o satélite orbital mais antigo ainda em uso, esperaria ouvir uma variedade de respostas. Os nerds espaciais podem mencionar as esferas passivas para calibração de radar, ou possivelmente um dos primeiros satélites meteorológicos. Mas e quanto ao mais antigo satélite de comunicação ainda em uso?

A resposta é complicada. O Oscar 7 é um satélite radioamador lançado em 15 de novembro de 1974, carregando dois transponders e quatro radiofaróis, todos operando em faixas de frequência de radioamador. Quase 45 anos depois, ele ainda permite aos radioamadores contatos como nos anos 70. Mas a história desse objeto voador é tudo menos comum. É o satélite que voltou dos mortos depois de ser considerado perdido para sempre. E pelo fato de ter sido dado como perdido, desempenhou um papel inesperado na resistência ao governo comunista na Polônia.

CONSTRUÍDO PARA DURAR APENAS 3 ANOS

Após seu lançamento, foi anunciado que o OSCAR 7 teria uma vida útil de três anos. Porém, como esta previsão foi bastante conservadora, felizmente continuou operando além desse período de tempo.


Durante seus primeiros anos de utilização, foram alcançados importantes feitos para um satélite radioamador, incluindo a primeira retransmissão inter-satélite entre ele e o OSCAR 6. Lamentavelmente, em julho de 1981, começou a ter falhas intermitentes e foi abandonado pela comunidade de radioamadores. Seus beacons e seus transponders foram considerados inoperantes.



No entanto, surpreendentemente, em Junho de 2002 foi novamente ouvido no Reino Unido pelo colega Pat Gowen, G3IOR. O OSCAR 7 retornara dos mortos e, em pouco tempo, os radioamadores estavam usando-o novamente para contatos.

UMA BATERIA MUITO, MUITO MORTA



O OSCAR 7 ressuscitado só podia funcionar quando iluminado pela luz solar. O seu projeto utilizou baterias cuja carga daria para uma órbita completa. Obviamente, quase 30 anos após o lançamento, elas não estavam mais operacionais. Imagina-se que foi esta bateria que causou a falha original do satélite: ela teria entrado em curto, o que drenou a fonte de alimentação da nave. Porém, depois de duas décadas, a bateria se degradou ainda mais a ponto de se tornar um circuito aberto. Com a falha efetivamente removida do sistema, os transponders poderiam receber energia diretamente dos painéis solares, contanto que o sol estivesse iluminando-os.

Fim? Definitivamente, não!


O OSCAR 7 voltou à vida. É uma história incrível, mas não é toda a história do OSCAR 7.



Quando suas baterias falharam em 1981, o satélite não se apagou completamente, mas continuou a funcionar intermitentemente. Isso fez com que fosse abandonado pelos radioamadores. Porém, num certo ponto do planeta onde não havia liberdade de expressão, algumas pessoas aproveitaram a oportunidade para usar aquele satélite, ainda que estivesse com defeito. 


No início da década de 1980, a Polônia enfrentava um regime ditatorial que determinou lei Marcial e bloqueio total das comunicações, além de tornar fora da lei o hoje famoso Sindicato Solidariedade. A repressão era brutal.


No verão de 1982, uma nova organização chamada Solidariedade Combatente recebeu uma mensagem dando conta de que o OSCAR 7 ainda funcionava. Supunha-se que o velho satélite ainda poderia ser capaz de transmitir sinais, apesar dos danos. Esta informação provavelmente foi recebida por poloneses que tinham contato com o Governo da República da Polónia no Exílio, que funcionava em Londres. 



As primeiras tentativas de fazer contato foram bem sucedidas. Certamente, o satélite "morto" estava transmitindo um sinal. Numa época em que a Internet sequer era sonhada, e os telefones eram um recurso escasso controlado pelo regime comunista, uma nova forma de comunicação entre poloneses lutando pela liberdade em cidades distantes e pessoas que os ajudavam no exterior provou ser muito útil.



Sabe-se que em agosto e setembro de 1982, numerosas informações foram enviadas da cidade de Breslávia sobre protestos em massa e brigas de rua. Essas mensagens foram recebidas em Londres pela primeira representação estrangeira do Solidariedade Combatente.


No outono de 1982, informações sobre a próxima grande onda de repressão por parte do governo chegaram ao Ocidente. Era a prisão em unidades fechadas do exército por um período indefinido de milhares de pessoas, suspeitas de ligação com a resistência.

A natureza altamente direcional das antenas necessárias para acessar um satélite de radioamador tornou sua detecção extremamente difícil para o governo comunista. O OSCAR 7 acabou se tornando algo impensável: um sistema de comunicação por satélite relativamente seguro e gratuito.

O OSCAR 7 entrou para a história.


Então, se você alguma vez alguém lhe perguntar por que o radioamadorismo é relevante ou se ainda está rompendo os seus limites, pense no OSCAR 7. Um dos mais antigos objetos espaciais ainda em uso e que desempenhou seu papel na história mundial. E o melhor de tudo: tendo uma licença de radioamador, você ainda pode utilizá-lo, pois ele continua funcionando, mesmo após quase 45 anos de seu lançamento!



Viva o radioamadorismo!

TRANSMITIR IMAGEM 2


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Neste sábado: CVA 2019 em CW! Participe!

Por Alisson, PR7GA

O Concurso Verde e Amarelo ou CVA, é o mais tradicional concurso de radioamadorismo da história brasileira. Criado há mais de 50 anos, é uma das mais importantes atividades radioamadorísticas do Brasil. Este ano, acontecerá a 60ª edição do concurso. 

O CVA 2019 CW começa no próximo sábado às 18h e vai até o domingo também às 18h. Podem participar quaisquer radioamadores brasileiros ou estrangeiros nas bandas de 80m, 40, 20m, 15m, e 10m. O regulamento completo pode ser visto no site oficial do conteste no endereço: http://www.cvadx.org/

A ECRA irá novamente participar do CVA na categoria Multi – Operador – Único Transmissor Todas as Bandas Baixa Potência (MULTI ONE LP).

Como a categoria permite a operação de várias pessoas, desde já a ECRA convida os colegas de nossa região que desejam participar. Para isto, basta ser radioamador licenciado e estar atento aos limites de operação correspondentes à sua classe. Todos participação sob o indicativo PR7CP. Dependendo do número de interessados, dividiremos as 24 horas de concurso em cada modalidade em turnos, de forma a dividir e acomodar a participação de todos os interessados. Cada um participa como quiser e puder.

Os interessados em participar podem já preencher o seguinte formulário:



Clique aqui para acessar o formulário de participação no CVA


Além disso, devem entrar em contato com PR7GA no telefone (83)98890-3221.

Viva o radioamadorismo!!!!

TRANSMITIR IMAGEM 3



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



2 metros: propagação abre e permite contato móvel-fixo entre Santa Catarina e Rio
Por Alisson, PR7GA

A propagação andou dando o ar da graça para alguns colegas no sul e sudeste. Nesta segunda, 12 de agosto, o PY1LK, Gleison, que mora em Santa Cruz, litoral do Rio, conseguiu aproveitar e fechou vários contatos com estações de Santa Catarina. Começou quando ele conseguiu acionar várias repetidoras de SC.


Uma destas repetidoras fica a cerca de 800km do QTH do Gleison. É a 146.760, PP5CTE, do Clube Tubaronense de Radioamadores localizada na cidade de Tubarão. Após conversar com alguns colegas por meio da repetidora 146.870, o PY1LK conseguiu fazer um contato ainda mais desafiador. Ele fez contato com o PP5ZCX, Carlos, que no momento estava operando móvel em seu automóvel! Veja os vídeos abaixo:


Por fim, o Gleison conseguiu acionar a repetidora de Blumenau, localizada na Serra do Cachorro, a 900m acima do nível do mar. Conversou com o Lessa, PP5IP, que gravou um vídeo para mostrar este feito:


Conversando com o Gleison, ele disse ao QTC da ECRA que está experimentando aberturas praticamente diárias entre sua estação e o estado de Santa Catarina. Segundo ele, este fenômeno está ocorrendo há mais de seis meses, sempre do meio para o fim da tarde, sendo que o pico fica entre 15 e 16 horas. 

No seu canal no youtube estão registradas alguns destes contatos. Destacamos o que foi feito entre o PY1LK e o Alexandre, PU5AGI, tanto em 2 metros quanto em UHF:

A estação 2m/70cm do Gleison consiste em um rádio FT897, um amplificador linear para VHF de 100W, mais uma antena yagi dual de 5 elementos para 2 metros e 7 elementos para 70cm. Porém, segundo o Gleison, ele só utiliza o linear quando está chamando geral. Nos contatos acima, foi utilizada apenas a saída do rádio, 50W.


Parabéns aos colegas que estão aproveitando esta incomum abertura na propagação! Viva o radioamadorismo!


TRANSMITIR IMAGEM 4


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Radioamadores de Catolé do Rocha realizam ativação na Serra Nova


Movidos pelo mais autêntico espírito radioamadorístico, que é desbravar novos horizontes e sair da "zona de conforto" jogando RF no "éter", alguns colegas de Catolé do Rocha se reuniram e resolveram fazer uma ativação, isto é, foram até à localidade chamada Serra Nova, e lá instalaram uma estação e realizaram diversos contatos com radioamadores espalhados num raio de cerca de 140km, por meio da banda de dois metros, na frequência 146,500MHz.

Estiveram em Serra Nova os colegas Mayk PU7GMM, Chaguinha PU7HAO, Fabio PU7GLG e Deda do reboque PU7FWJ. Eles já tem um nome: "Grupo de Radioamadores Amigos de Catolé do Rocha". De lá, em meio à noite fria, aquecidos por grossos cobertores, café quentinho e muita conversa boa ao redor do rádio e também por meio dele, eles realizaram contatos com as seguintes estações:



Catolé do Rocha: 

PU7EIA - ALISOM 

PU7GJI - JAIR 

PU7GKA - CANARINHO 
PR7JV - JOSÉ VIEIRA ZE DO RÁDIO 

Patos: 
PU7HKK - PASCOAL 
PU7HAD - ADALBERTO 
PU7EGA - LUQUINHA 
PU7HJE - FREITAS 

Piancó 

PU7FCB - EDUARDO 

PU7FLA - A LOPES 



PU7HFA - FABRINE - CAJAZEIRAS

PU7EKA - EDSON - JERICÓ

PU7OFN - NETO - SAO FERNANDO PB 
PU7HPM - JACKSON - PAULISTA PB 
PU7JOS - JUSTINO - CURAIS NOVOS RN (140km)

Dentre estes colegas, sairão 5 ganhadores de belas camisas que foram confeccionadas para sortear entre eles.

Apesar de ser a primeira vez que saíram de suas respectivas residências para uma aventura ao ar livre, a experiência, segundo os participantes, foi tão positiva e prazeirosa que já estão pensando em outras futuras ativações, sempre tentando ir mais longe e, quem sabe, motivar outros colegas a se juntarem ao novo grupo.



O radioamadorismo é grande, rico e prazeiroso demais para ser experimentado apenas entre quatro paredes e sob a segurança e facilidade de uma repetidora, dentro de nossas próprias casas! 



O QTC da ECRA parabeniza os colegas do Grupo de Radioamadores Amigos de Catolé do Rocha por esta experiência inesquecível! Viva o radioamadorismo!

TRANSMITIR IMAGEM 5


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB

Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB



ERAS faz aniversário com um CONTESTE e DIPLOMA comemorativo
Por Alisson, PR7GA

A ERAS - Escola de Radioamadorismo do Alto Sertão Paraibano, sediada em Cajazeiras, PB, está comemorando mais um aniversário. Fundada no dia 12 de Julho de 2008, a ERAS completou 11 anos de atividade dentro do radioamadorismo. Por isto, os colegas que a compõem estão desde a última segunda feira chamando geral nas faixas com a chamada CQ ERAS. 

Se você ouvir esta chamada, conteste o colega e faça contato! Todos aqueles que conseguirem realizar um contato com as várias estações que são membros da ERAS irão receber um belo certificado de participação por email para pendurar na estação, além de um cartão QSL físico a ser enviado posteriormente. Para isto, durante o contato, os colegas deverão passar seus dados para contato.

O conteste, como dissemos, foi iniciado na madrugada do domingo para a segunda, e segue a todo vapor até seu término, no próximo domingo às 19h. Podem participar quaisquer radioamadores em quaisquer bandas, respeitando os limites da classe de cada um. No fim de semana próximo, sábado e domingo, os colegas farão uma bela festa e haverá operação na serra, que é a sede da ERAS, a partir das 13h.


Sugestões, Dúvidas e lista de contatos favor enviarem para o e-mail pxgernen@hotmail.com



Boa sorte!!!


TRANSMITIR IMAGEM 6

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Terapia contra Alzheimer que utiliza RF é testada com sucesso




O radioamador Eric Knight, KB1EHE, não tem formação médica. Mas um dispositivo que ele ajudou a desenvolver está se revelando um promissor tratamento contra a doença de Alzheimer. Um estudo foi publicado em importante órgão voltado à pesquisa da doença, baseado em um ensaio clínico de um mês de duração. 



A conclusão é que o declínio de memória causado pelo Alzheimer parece ter sido revertido, como se os pacientes tivesse voltado no tempo em 12 meses, e isso após após apenas 2 meses de tratamento. O estudo clínico foi finalizado em 31 de dezembro do ano passado e publicado na semana passada, em 06/08/2019. Por conta do sucesso alcançado, sete dos oito pacientes do estudo clínico concordaram em continuar em um novo estudo mais longo.


A técnica é chamada de “Tratamento Eletromagnético Transcraniano” (TEMT), usando um dispositivo não invasivo chamado de MemorEM 1000. Basicamente, o dispositivo é composto por uma touca, parecida com a que os pilotos de avião utilizavam antigamente, que envolve a cabeça do paciente e uma caixinha de controle, por onde o médico faz os ajustes necessários. 

A terapia em si consiste em bombardear a cabeça do paciente com níveis controlados de RF, na frequência de 918MHz, durante certo período de tempo. Na touca ficam localizadas as antenas que irradiam a RF. Esta frequência específica foi cuidadosamente escolhida para poder afetar corretamente as áreas desejadas do cérebro. Frequências muito mais altas que essa não conseguem penetrar. Outras, abaixo, passam direto, não afetando o cérebro. Como se sabe, é bastante difícil fazer com que remédios comuns cheguem até o cérebro para realizarem a sua função, e é aí que a RF está se mostrando eficaz.

O estudo mostrou que a RF decompõe os pequenos agregados de proteínas nas células cerebrais, chamados de oligômeros amilóides, que supostamente iniciam o desenvolvimento de Alzheimer. A RF também aumenta drasticamente a produção de energia das células cerebrais doentes, melhorando sua função mitocondrial. O Dr. Gary Arendash disse que a disfunção mitocondrial é um evento precoce e crítico no desenvolvimento do Mal de Alzheimer. Ele é o presidente da empresa que está desenvolvendo o dispositivo a partir do modelo desenvolvido pelo colega radioamador.

No início dos anos 2000, Eric ouviu falar dos experimentos que Dr. Gary realizou em camundongos especialmente criados para ter a doença de Alzheimer, na qual os ratos foram expostos a baixos níveis de RF para fins terapêuticos. Os efeitos foram dramáticos, às vezes até revertendo os efeitos da doença. 

Na época, ele estava tentando descobrir como fazer antenas que envolvessem as fuselagens dos foguetes que estava projetando, e notou que o diâmetro do veículo espacial utilizado era aproximadamente o mesmo que o da cabeça humana. Aproveitando o que aprendeu com aqueles foguetes e aviões, Eric começou a desenvolver - e depois patentear - um dispositivo que pudesse fornecer baixos níveis de RF à cabeça humana. 

A empresa do Dr. Gary também estava desenvolvendo um dispositivo, que também patenteou. No fim, os dois reuniram seus esforços e hoje a empresa NeuroEM licenciou o invento do radioamador, e sua contribuição agora faz parte da tecnologia empregada no novo dispositivo.

Viva o radioamadorismo!





Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




Labre-RS promove Seminário de Antenas
Por Alisson, PR7GA




Conforme divulgamos no QTC da ECRA Nº 15, a Labre-RS promoverá neste próximo fim de semana um evento imperdível para todos os que gostam de construir suas próprias antenas e também para os que gostariam de se aprofundar neste assunto. É o II SEMINÁRIO DE ANTENAS.



O evento acontecerá no próximo sábado e domingo, dias 17 e 18 de agosto de 2019 no Auditório Adão Preto da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre. Na oportunidade, os participantes poderão aprender como criar e otimizar suas próprias antenas, além de aprofundar seus conhecimentos práticos e teóricos sobre este essencial tópico do radioamadorismo.



Organizado em uma série de palestras temáticas, proferidas por colegas radioamadores conhecedores do assunto, o Seminário tratará sobre inúmeros temas, como por exemplo, a base teórica das antenas, simulação via software, miniaturização, o analisador de antenas na prática, baluns e chokes de RF e homologação de equipamentos. Será um total de 10 palestras riquíssimas. Os palestrantes serão:

PY3KIM – Joaquim da Silva Machado (Presidente da LABRE-RS) 
PY3DX – Paulo Toledo (Organização do evento)
PY3ALA – André Luiz Arend
PY3IOD – Antônio de Pádua Vargas Alves
PY3PR – Paulo Renato Figueiredo Ferreira 
PY3FF – Rafael Haag
PY3UA – Alberto Faria de Barrosk
PY3MM – Miguel Zimermann
PY3AK – Adriano Borges Becker

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por email ou WhatsApp.

e-mail: labre-rs@labre-rs.com.br 

Whatsapp: (51) 99893 0902

Para os colegas distantes, a Labre-RS está neste momento em tratativas para transmissão ao vivo via facebook, por meio da página da Labre-RS. Além disso, a pretenção é gravar o evento na íntegra para posterior distribuição. Forte 73 ao Joaquim PY3KIM!


Abaixo, a programação completa e detalhada do evento. Não perca! II SEMINÁRIO DE ANTENAS da Labre-RS.

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

AMSAT e ARISS projetam sistema de rádio para estação lunar



Conforme foi anunciado no Fórum da AMSAT que aconteceu na Dayton Hamvention, a AMSAT e a ARISS estão trabalhando no projeto de um sistema de rádio que trabalhará nas faixas de radioamador para ser utilizado na futura estação espacial Lunar Gateway da NASA.


A base lunar será uma pequena nave espacial em órbita da Lua que fornecerá acesso à superfície lunar como nunca antes houve, com alojamentos para astronautas, um laboratório para ciências e pesquisas, portos para lançamento de espaçonaves e muito mais.


As primeiras seções da base lunar estão programadas para lançamento em 2022.


Para isto, os radioamadores estarão dando uma importante ajuda por meio do trabalho e a experiência da AMSAT e da comunidade internacional ARISS. Já existe uma equipe internacional trabalhando e se reunindo duas vezes por mês para desenvolver o projeto.


Em maio, o projeto foi apresentado à NASA com excelente retorno.Em seguida, o mesmo foi feito perante a Agência Espacial Canadense (CSA) em Montreal, com igual sucesso.

O desafio para os Radioamadores será utilizar estações com alta potência para compensar a perda da ordem de 30 dB que ocorre nos contatos, utilizando a Lua como refletor, em relação aos satélites de orbita baixa (LEO). 


As entidades AMSAT na América do Norte, Reino Unido e Alemanha, além da ARISS, estão trabalhando neste desafio fenomenal que contará com os radioamadores na Terra no auxílio aos testes e nos contatos.


Frank Bauer, KA3HDO

AMSAT V.P. para programas de voo espacial humano

Fonte: https://qrznow.com/amsat-and-ariss-designing-amateur-radio-system-for-lunar-gateway/ 
Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB




Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".




Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.

TRANSMITIR IMAGEM 7



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH






















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem