Por Alisson, PR7GA, com informações de PY2YES


Com o apoio de diversos radioamadores de São Paulo, a Defesa Civil daquele estado realizou na última sexta-feira, 16 de agosto, em Santo Antônio do Pinhal, o Exercício Simulado de Descarrilamento de Trem. Participaram deste treinamento o Corpo de Bombeiros, a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), o Comando de Aviação da Polícia Militar, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, além de colegas radioamadores voluntários que estiveram responsáveis pela radiocomunicação de emergência durante o simulado.


Durante o exercício, foi simulado o descarrilamento de um trem turístico no trecho de serra. Foram realizadas ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de situações de gravidade. Com base nisso, será elaborado um plano de contingência preventivo de atuação em caso de eventos que afetem as atividades normais na ferrovia. 

O objetivo foi promover a integração e treinamento das equipes envolvidas no atendimento de ocorrências de emergência com vários feridos, no sentido de aprimorar a atuação dos órgãos de salvamento que atuam em emergências com veículos de transporte coletivo na região, sejam ferroviários ou rodoviários a fim de diminuir o tempo de resposta das ações e prevenir situações de risco.

A atuação dos radioamadores teve como base o suporte às radiocomunicações, num cenário onde não há nenhum outro serviço operante: nem celulares, nem internet, nem outros serviços de comunicação. Assim, dentro da simulação, um radioamador estaria passando pelo local, e, vendo o ocorrido, estaria ajudando a prover a comunicação de emergência.



O PY2YES, Nelson, atendendo ao pedido da Casa Militar do Estado de São Paulo, convidou outros colegas para ajudar. Foram utilizados HTs DMR e analógicos, além da repetidora de Campos do Jordão, que proveu contato direto com a Casa Militar na capital.  O Nelson ficou posicionado estrategicamente para ter comunicação com várias repetidoras, enquanto que outros colegas ficavam mais próximos de onde a ação estava acontecendo, junto ao posto de comando da operação.


Claudio PY2FD, Nelson PY2YES e Lucas PY2TB

Ao término do simulado, que foi um sucesso, o comando de operações destacou a atuação dos radioamadores, reconhecendo que, num cenário como aquele, a comunicação por rádio é essencial para salvar vidas e coordenar as diversas ações de emergência. Nas palavras dele, "quem vai resolver é o rádio".

Viva o radioamadorismo!



Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem