O radioamador Eric Knight, KB1EHE, não tem formação médica. Mas um dispositivo que ele ajudou a desenvolver está se revelando um promissor tratamento contra a doença de Alzheimer. Um estudo foi publicado em importante órgão voltado à pesquisa da doença, baseado em um ensaio clínico de um mês de duração. 

A conclusão é que o declínio de memória causado pelo Alzheimer parece ter sido revertido, como se os pacientes tivesse voltado no tempo em 12 meses, e isso após após apenas 2 meses de tratamento. O estudo clínico foi finalizado em 31 de dezembro do ano passado e publicado na semana passada, em 06/08/2019. Por conta do sucesso alcançado, sete dos oito pacientes do estudo clínico concordaram em continuar em um novo estudo mais longo.

Colega radioamador e inventor Eric Knight, KB1EHE

A técnica é chamada de “Tratamento Eletromagnético Transcraniano” (TEMT), usando um dispositivo não invasivo chamado de MemorEM 1000. Basicamente, o dispositivo é composto por uma touca, parecida com a que os pilotos de avião utilizavam antigamente, que envolve a cabeça do paciente e uma caixinha de controle, por onde o médico faz os ajustes necessários. 

A terapia em si consiste em bombardear a cabeça do paciente com níveis controlados de RF, na frequência de 918MHz, durante certo período de tempo. Na touca ficam localizadas as antenas que irradiam a RF. Esta frequência específica foi cuidadosamente escolhida para poder afetar corretamente as áreas desejadas do cérebro. Frequências muito mais altas que essa não conseguem penetrar. Outras, abaixo, passam direto, não afetando o cérebro. Como se sabe, é bastante difícil fazer com que remédios comuns cheguem até o cérebro para realizarem a sua função, e é aí que a RF está se mostrando eficaz.

O estudo mostrou que a RF decompõe os pequenos agregados de proteínas nas células cerebrais, chamados de oligômeros amilóides, que supostamente iniciam o desenvolvimento de Alzheimer. A RF também aumenta drasticamente a produção de energia das células cerebrais doentes, melhorando sua função mitocondrial. O Dr. Gary Arendash disse que a disfunção mitocondrial é um evento precoce e crítico no desenvolvimento do Mal de Alzheimer. Ele é o presidente da empresa que está desenvolvendo o dispositivo a partir do modelo desenvolvido pelo colega radioamador.

MemorEM 1000, o dispositivo que promete ajudar a reverter o Alzheimer

No início dos anos 2000, Eric ouviu falar dos experimentos que Dr. Gary realizou em camundongos especialmente criados para ter a doença de Alzheimer, na qual os ratos foram expostos a baixos níveis de RF para fins terapêuticos. Os efeitos foram dramáticos, às vezes até revertendo os efeitos da doença. 

Dr. Gary Arendash demonstrando o equipamento numa voluntária

Na época, ele estava tentando descobrir como fazer antenas que envolvessem as fuselagens dos foguetes que estava projetando, e notou que o diâmetro do veículo espacial utilizado era aproximadamente o mesmo que o da cabeça humana. Aproveitando o que aprendeu com aqueles foguetes e aviões, Eric começou a desenvolver - e depois patentear - um dispositivo que pudesse fornecer baixos níveis de RF à cabeça humana. 

A empresa do Dr. Gary também estava desenvolvendo um dispositivo, que também patenteou. No fim, os dois reuniram seus esforços e hoje a empresa NeuroEM licenciou o invento do radioamador, e sua contribuição agora faz parte da tecnologia empregada no novo dispositivo.

Viva o radioamadorismo!





Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem