QTC INTEGRAÇÃO – 28ª ed./2019
Em 25/09/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 28 de 2019. Hoje, 25 de Setembro de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Ouça também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de VHF, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE (inoperante)

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE
439.400 Carpina (Rogério PU7VRB)

10 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

TRANSMISSÕES EM SSTV - ROBOT36 - SSTV.ECRA.CLUB

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ









RODADA GERAÇÃO KIDS 

PU7GMY MARIA YASMIN
PU7GSZ ARTHUR
PU7GUI KAIO
Programa TUDO SOBRE RADIOAMADORISMO
rádio EstereoSul
http://www.estereosul.com/

Todas as SEGUNDAS, 19h
AIRCRA - Associação Itajubense de Rádio Cidadão e Radioamadores
Apresentação PY4PR - Ari e PU4GRB César






Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


ECRA fará demonstração do Radioamadorismo em praça pública no Dia do Radioamador Brasileiro
EBINHO PS7EK - radio via satelite
Colegas que queiram exibir algo





25 de SETEMBRO - DIA DO RÁDIO

Edgard Roquette-Pinto nasceu no Rio de Janeiro, 25 de setembro de 1884 e faleceu em 18 de outubro de 1954. Foi um médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro.  Roquette-Pinto também foi radioamador e participou de várias associações da categoria, como a Liga dos Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE). Em 1937 sua estação detinha o indicativo SB1AG. Membro da Academia Brasileira de Letras, é considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Criador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, com o intuito de difundir a educação por este meio, que entrou no ar oficialmente em 20 de abril de 1923.

TRANSMITIR IMAGEM 1





A ECRA precisa de ajuda!
Por Alisson, PR7GA

Você pode nos ajudar? Há TRÊS formas:

Tornar-se sócio: formulário e entregar na sede da ECRA, ou enviar pelo correio, ou mesmo por whatsapp.  Mais informações, leia esta matéria aqui do QTC.


Contribuição avulsa de qualquer valor, diretamente na conta bancária da ECRA: Banco do Brasil, Agência: 063-9. Conta: 12376-5, em nome de Clube de Radioamadores de Campina Grande. 


LOCAÇÃO de salas comerciais e um salão de festas disponíveis para locação a preços populares, com DESCONTO para sócios. Festas, comemorações ou confraternizações, além de ser um excelente local para hospedar o seu negócio. 


A ECRA fica localizada no coração da cidade de Campina Grande e dispõe de amplo estacionamento e fácil acesso. Que tal festejar seu aniversário ou sua confraternização de final de ano aqui conosco? Inclusive, todo sócio da ECRA pode usufruir das dependências da sede pagando com um bom desconto.


Em quaisquer dos casos, você pode entrar em contato com o tesoureiro da ECRA PU7ESE, Edmar Gurjão, telefone 083 98894-1403, para o envio do recibo de depósito, ou qualquer membro da diretoria da ECRA para maiores informações.


Se você usufrui das repetidoras da ECRA, se você tem aprendido mais sobre o radioamadorismo e ficado informado todas as quartas no QTC, se você vê nosso clube como uma importante ferramenta de fomento ao radioamadorismo em nossa região, chegou a hora de ajudar! Se cada um fizer sua parte, continuaremos a manter a ECRA  servindo aos radioamadores e à sociedade por muitos e muitos anos.


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Estudos sérios apontam que 5G NÃO faz mal à saúde

Por Alisson, PR7GA

Frequentemente temos recebido, por meio das redes sociais, textos e vídeos recheados com dados supostamente científicos e de tom alarmista mencionando os terríveis efeitos da radiação advinda dos celulares, e em particular, da tecnologia 5G que está às portas.


Por outro lado, outros mencionam também evidências científicas que mostram consistentemente que há poucas razões para se preocupar. Será que a ciência está maluca? Certamente que não. Um artigo publicado por um professor da Universidade de Auckland que além de médico é também pesquisador sério da área afirma que a quantidade de estudos não quer dizer nada, mas sim a qualidade destes estudos.


O que é o 5G e como funciona?


5G é a quinta geração da tecnologia de telefonia móvel. Assim como os nossos rádios e também as gerações anteriores dos celulares, o 5G utiliza a chamada energia eletromagnética, especificamente a radiofreqüência, também conhecida como ondas de rádio.


Esse tipo de radiação não é ionizante, portanto, não danifica nosso DNA como a radiação ionizante, como a do sol ou raios-x. Ionizar significa que ter energia suficiente para remover elétrons dos átomos aos quais estão ligados, o que torna estes átomos instáveis. Porém, isto é algo que a radiação não ionizante, como a usada pelos telefones celulares, não tem poder suficiente para fazer.


Inicialmente, o 5G usará as mesmas faixas de frequência utilizadas pelo 4G. Mas, no futuro, operará em frequências mais altas. As frequências mais altas permitem conexões e tempos de resposta mais rápidos, além de aumentar a capacidade de conectar mais usuários.


Quanto maior a frequência, menor a distância que as ondas de rádio viajam. Como as frequências 5G serão mais altas do que aquelas usadas pelas tecnologias anteriores de telefonia móvel, serão necessárias muito mais estações base para celulares.


É destas duas novidades que advém a maioria das preocupações das pessoas e é o combustível para os textos e vídeo alarmistas: que as frequências usadas serão mais altas e que haverá mais estações rádio-base para telefones celulares. Porém, a realidade é bem diferente do que se vê nestas postagens.

Radiofrequências mais altas não têm alcance muito grande, o que significa que a radiação não consegue penetrar muito no corpo tanto quanto as tecnologias da geração anterior, que utilizam frequências mais baixas. Como resultado, a exposição humana é mais superficial, pois as ondas são absorvidas principalmente pela pele e não conseguem ir mais profundamente no corpo.


A ideia de que mais antenas e estações rádio-base levam a exposições mais altas também é um equívoco comum. Um número maior de estações base, na verdade, irá levar a uma rede mais eficiente. Isso significa que os telefones celulares poderão operar com uma potência reduzida, o que provavelmente resultará em menor exposição.


Ciência versus ciência?


Os cientistas estudam o efeito da radiação de RF no corpo humano há décadas, demonstrando que o principal efeito biológico parece ser o aquecimento do tecido humano. De fato, existem estudos que afirmam o contrário, que a radiação de RF faz mal à saúde. Porém, o que os autores dos textos e vídeos do youtube, facebook e whatsapp não percebem é a má qualidade destes estudos, segundo o professor Mark Elwood, médico pesquisador na área de Epidemiologia do câncer, com interesse nos efeitos dos campos eletromagnéticos. 


O professor Elwood afirma que muitos dos estudos que mostram um potencial efeito prejudicial à saúde são de baixa qualidade, mas são publicados simplesmente porque despertam a curiosidade das pessoas. 


Segundo um trabalho recente de pesquisadores da Universidade do Texas, que revisaram mais de 200 estudos e mais de 2000 testes de radiação de RF em células de mamíferos, apenas 9% dos estudos rigorosos e sérios sugerem que danos genéticos podem ocorrer, enquanto que metade dos estudos ruins afirmava haver danos. Isto mostra que existe algo errado nestes estudos, provavelmente devido à sua baixa qualidade.


A chave para uma boa ciência é a reprodutibilidade. Uma pesquisa, quando bem feita, terá seus resultados replicados em qualquer lugar. Uma coisa é mostrar que a exposição à radiação de RF tem efeito. Outra coisa é poder reproduzir os mesmos resultados, de forma a provar que o que está tentando demostrar é algo real, universal
. É importante separar a boa ciência da má.


Desafiando conceitos errôneos


Existem muitas informações erradas sobre o 5G e a energia eletromagnética associada às telecomunicações em geral. Embora, como dissemos, não haja evidências de danos causados ​​por essa energia eletromagnética, há sim evidências de que o medo e a ansiedade podem ser prejudiciais à nossa saúde e ao bem-estar geral.


Ainda que as pessoas que promovem a campanha anti-5G possam estar com boas intenções, sem a evidência científica para apoiar suas afirmações, este movimento está fazendo mais mal do que bem. O desafio que enfrentamos agora é combater a desinformação que reina especialmente nas redes sociais.


Fontes:
https://www.cnet.com/news/smartphone-radiation-is-not-causing-health-issues-scientists-say/
https://theconversation.com/theres-no-evidence-5g-is-going-to-harm-our-health-so-lets-stop-worrying-about-it-120501



Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!



Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


TRANSMITIR IMAGEM 2 

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Anatel publica nova norma sobre HOMOLOGAÇÃO

Por Alisson, PR7GA

A Anatel publicou no dia 12/09/2019 o ATO Nº 5649, que trata do procedimento de homologação de equipamentos do serviço de radioamador, dentre outros. Havia muita expectativa a respeito desse tema, diante de toda a repercussão que a Consulta Pública Nº 21 teve em nosso meio no mês de Julho. Na ocasião, foram feitas mais de 1800 contribuições, sendo a grande maioria delas, feitas com base no texto sugerido pela LABRE.


Na nova norma, infelizmente, não houve mudança perceptível. Os equipamentos de radioamador continuam necessitando ser homologados por declaração de conformidade tendo como base ensaios caríssimos em laboratório ou, opcionalmente, cópia de certificação do equipamento emitida no exterior. 


Com relação à extinção da taxa a ser paga à Anatel para homologação, prometida pelo Presidente da República reiteradas vezes, nenhuma palavra na norma publicada.


Aguardamos os próximos capítulos desta verdadeira novela que se arrasta há tempos, e embora com possível solução à vista, ainda provoca calafrios em muitos radioamadores preocupados em andar conforme determina a legislação em vigor no Brasil. 



TRANSMITIR IMAGEM 3


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






ESCOTEIROS EM AÇÃO

QTC DA ECRA
INFORMATIVO ESCOTEIRO
“ESCOTEIROS EM AÇÃO!” Ano; 01 Nº 12

Matérias:
Ainda sobre Civismo: O distrito escoteiro da Borborema esteve participando das comemorações cívicas do município de Boa Vista, no agreste Paraibano, onde mais uma vez deu um show com a participação de lobinhos, escoteiros, seniores e pioneiros, que estiveram presentes nesta atividade. É notório o engajamento dos membros juvenis e escotistas em mais uma atividade de demonstração de amor a pátria e compromisso com a representatividade de nossa fraternidade escoteira. 

A bandinha do distrito, composta por membros de vários grupos mais uma vez deu um show com a cadencia do desfile e aqui ficam nossos sinceros agradecimentos à todos que de alguma forma contribuíram e contribuem para essas atividades serem exitosas. Quando se trabalha unidos com objetivos em comum tudo fica mais fácil, o que foi visto nesses eventos por todos os participantes. Meu bravo bravíssimo. 

Vida de Escoteiro:  nos  dias 20, 21 e 22 foi realizado na cidade de Pocinhos o acampamento da tropa Taurus com o tema “Vida de escoteiros. Foram realizadas várias atividades com intuito de trazer aos nossos jovens técnicas escoteiras, vida em equipe, atividades de montanha dentre outras que já fazem parte do leque de atividades propostos pela chefia da tropa. Toda a atividade será dentro de um padrão de acampamento que converge com as boas práticas exigidas pela UEB e executadas pelo 39ºPB. 

Nossos sinceros agradecimentos ao Corpo de Bombeiros de Campina Grande que cedeu gentilmente o transporte de ida para os jovens de nosso grupo, pois dessa forma nós podemos atender um maior número de jovens carentes de nosso grupo barateando o preço da atividade. Meu grato gratíssimo.

Esquenta JOTA/JOTI: Já estão abertas as inscrições do 61º JOTA/JOTI 2019 que será realizado no mês de outubro no dias 18, 19 e 20. A atividade será desenvolvida via rádio e nas diversas plataformas online com intuito de fazer com que haja o maior número de contatos possíveis perante todo o mundo. O 39º PB em conjunto com o 50 º PB estarão nesta atividade acampados com o apoio da ECRA e do professor Alisson ( que estará conosco nessa aventura em busca de propagação rsssss) 

Atividades de Serviço comunitário: Neste último sábado os grupos escoteiros 5ºCE, 25º CE e 45º CE, da cidade de Fortaleza – CE, estiveram na praia de Iracema executando um trabalho de limpeza da praia dentro da atividade mundial intitulada World Clean Day – WCD, que aqui no Brasil está alocado em conjunto com a organização limpa Brasil, tendo outra parceira “Mares Limpos”, devido a limpeza ser na orla mas com o intuito de fazer com que o lixo não se espalhe e adentre ao mar. Os escoteiros juntos com pessoas que moram no local fizeram essa belíssima ação. Nesse mesmo dia os escoteiros do 14º CE fizeram uma limpeza no COCÓ dentro do projeto limpa Brasil. Na parte da tarde os escoteiros do 5º CE Pinto Martins, se juntaram com a ONG Limpando o Mundo, e foram fazer um trabalho de limpeza do mangue perto do Rio Ceará onde foi retirado bastante lixo de lá.

No domingo até ontem o escoteiros do 5º CE estavam colaborando no projeto “Sesc Povos dos Mares”, que junto uma série de comunidades que vivem do mar fazendo ciclo de conversas e palestras com ênfases em culinárias típicas do mar, mantendo essa cultura e conversando também a respeito da insígnia dos mares limpos escoteiro e como isso colabora para a diminuição da incidência de plásticos no meio ambiente, já que os jovens se comprometem a não fazer uso dos mesmos.

Os rádio amadores escoteiros foram de fundamental importância nessas atividades, visto que havia uma contagem na quantidade de material não biodegradável que era encontrado e estava sendo tirado do ambiente, bem como nas ações de comunicação durante todo o evento. Para os jovens foi um sucesso e parabéns ao nosso chefe Marcos Clayton PU7MCV que esteve acompanhando todo o evento e nos enviou a matéria.

ENED: Foi realizado neste último final de semana o encontro de Escotistas do Nordeste no IFCE onde chefes escoteiros de todo pais estiveram presentes para participar do evento. O Diretor Presidente da União dos Escoteiros do Brasil o chefe Rafael Macedo, esteve presente na atividade onde tivemos a oportunidade de conhecer o mesmo e conversar um pouco. Parabéns a todos os participantes e o próximo ENED será realizado em Teresina / PI. Até lá!





Propagação em 2 metros abre e permite contatos entre ilha de Açores e Alemanha

Traduzido por Alisson, PR7GA


Desta vez, não foi Cabo Verde, mas outra ilha do Atlântico norte. Na noite entre os dias 14 e 15 de setembro de 2019, houve uma abertura de propagação troposférica para a faixa de 144 MHz que permitiu contatos das Ilhas Açores, no Oceano Atlântico, até partes do Reino Unido, França, Holanda, Bélgica e Alemanha.





A estação açoreana que estava no lugar certo e na hora certa para aproveitar esta abertura foi CU3EQ, José Vitor. Foram realizados diversos contatos em vários modos como fonia e FT8. Eis abaixo uma ilustração das distâncias e estações trabalhadas:


Quando observamos o mapa dos contatos feitos por CU3EQ, percebemos um padrão interessante. Por exemplo, a abertura parecia estar ocorrendo ao longo de uma faixa relativamente estreita.

Apenas duas estações na França foram trabalhadas, ambas da mesma área. Na Holanda, as estações eram do sul do país. E na Alemanha, os contatos seguiam a mesma direção

Surpreendentemente, nada menos que cinco estações alemãs realizaram contatos superiores a 3.000 km. Pondo em perspectiva, isto corresponde à distância entre a Irlanda e a Terra Nova, no Canadá.

O contato de maior distância realizado pelo CU3EQ foi com Dieter, DJ6AG no grid JO51EQ, vencendo uma distância de cerca de 3.231 km.

Acredita-se que este seja o primeiro contato via propagação troposférica em 144 MHz entre as Ilhas Açores e a Alemanha, sendo mais uma evidência de como o modo FT8 está permitindo novas possibilidades e horizontes.

Na Alemanha, DJ6AG estava operando com 750 watts e uma Yagi de 13 elementos, enquanto que em Açores CU3EQ transmitia com 350 watts e uma Yagi LFA de 11 elementos.

É provável que o modo de propagação na maior parte do caminho percorrido pelo sinal tenha sido um duto ao nível do mar. No lado leste deste caminho provavelmente havia algum tipo comum de tropo que permitiu às estações que estavam no interior alcançarem o duto marinho.

Interessante também notar que este caminho que o sinal percorreu entre Açores e aquela parte da Europa está alinhado com o Canal da Mancha, o que pode ter sido mais um fator que possibilitou os contatos com o interior.

Por fim, notamos que a abertura aconteceu no final da noite e no início da manhã, bem depois que o sol se pôs. Provavelmente é quando as condições de propagação tropo no lado leste do caminho, especialmente sobre a terra, estavam no ápice.


E para mostrar como estavam boas as condições no dia 15 de setembro, este vídeo do José CU3EQ mostra seu contato em FM na frequência de 145.500 MHz com Tim, G4LOH em Cornwall, Inglaterra... a uma distância de 
2.145 km.


TRANSMITIR IMAGEM 4



Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB
Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Notícias da LABRE/GDE


LABRE participa de consultas públicas do Inmetro

A LABRE, através de seu grupo de Gestão e Defesa Espectral, participou de recentes consultas do Inmetro sobre sistemas fotovoltaicos e reatores eletrônicos. A razão é que ambas tecnologias têm potencial de gerar interferências. Para tanto a LABRE sugeriu que essas tecnologias atendam aos princípios da compatibilidade eletromagnética através de normas técnicas internacionais especializadas como a CISPR-15 e CISPR-11. No mesmo sentido a LABRE também participou da tomada pública de subsídios do Inmetro sobre novo modelo regulatório em estudo pelo instituto, destacando a importância da proteção dos serviços de radiocomunicações em relação às fontes de interferências não intencionais.


IARU R1 lança nova versão do Guia de VHF 


A IARU Região 1 lançou neste semestre a versão 8.5 de seu Guia de VHF, incluindo as recomendações votadas em sua recente reunião ocorrida em Viena. Embora voltada para Região 1 (Europa, África e parte da Ásia), o documento apresenta informações de interesse geral para o radioamadorismo em VHF e frequências superiores. Para download:https://www.iaru-r1.org/index.php/downloads/Documents/VHF/VHF-Handbook-v8.50/LABRE/GDE, 19 de setembro de 2019. 

Fonte: https://www.facebook.com/labregde
 



Chineses desenvolvem nova antena feita de plástico e água salgada
Traduzido por Alisson, PR7GA

Uma nova antena que usa água salgada e plástico foi desenvolvida por estudantes da Faculdade de Engenharia Eletrônica e de Informação da Universidade de Aeronáutica e Astronáutica de Nanjing, na China. O IEEE Spectrum relata que os pesquisadores desenvolveram um sistema à base de líquidos que usa um ingrediente universalmente disponível: a água salgada. A antena à base de água salgada atinge 12 estados direcionais e um estado omnidirecional e opera em frequências entre 334 a 488 MHz. 


O projeto da antena consiste em um plano de terra circular, com 13 tubos de acrílico transparente que podem ser enchidos ou esvaziados com água salgada. Um dos tubos está localizado no centro para atuar como um elemento irradiante (o sinal de rádio é alimentado através de um disco de cobre na base do tubo). Ao seu redor, existem 12 elementos parasitas. Quando o elemento irradiante é alimentado, isso cria um sinal omnidirecional. Mas se os 12 elementos restantes são cheios de água, eles funcionam como refletores e dão direção ao sinal transmitido. Desta forma, pode-se direcionar o sinal para onde se desejar em 360 graus, como numa antena direcional com rotor, mas sem a necessidade de nenhum movimento.


Segundo os idealizadores, a parte mais desafiadora do projeto desta antena é como controlar de forma eficaz e eficiente os elementos feitos de água. Para isso, a equipe desenvolveu um sistema de controle de líquidos usando microbombas que podem ser utilizadas em outras antenas líquidas, por assim dizer. Assim, a altura da água e o estado de ativação podem ser ajustados dinamicamente, o que torna este design bem mais flexível do que as antenas feitas de metal. Além disso, a antena pode ser totalmente 'desligada' quando não estiver em uso. Quando a antena é completamente desligada e drenada, é quase indetectável pelo radar. Esse efeito é difícil de conseguir com antenas de metal.


O alcance operacional da nova antena de 334 MHz a 488 MHz a torna promissora para utilização em IoT e aplicações marítimas. 


Fontes:
http://www.southgatearc.org/news/2019/september/saltwater-and-plastic-antenna.htm 
https://spectrum.ieee.org/tech-talk/telecom/wireless/new-antenna-uses-saltwater-to-achieve-multiple-beamsteering-states


TRANSMITIR IMAGEM 5



Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".




Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.

TRANSMITIR IMAGEM 6



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH






















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem