Não há dúvidas do quanto o radioamadorismo é útil em situações de emergência, utilizando os mais variados meios para prover comunicação. Desta vez, um satélite esteve envolvido.

Em 27 de agosto de 2019, Clayton, W5PFG e seu pai, estavam atravessando o deserto de Chihuahuan no Parque Nacional Big Bend, Texas, EUA, quando seu veículo ficou preso na lama devido às recentes chuvas ocorridas na região.



Clayton, W5PFG

Estando com ambos os eixos do veículo presos, eles não conseguiram se recuperar da situação, e assim, decidiram pedir ajuda, porém, só existe cobertura da rede celular na sede do parque. Onde os radioamadores estavam, não havia sinal, nem, por outro lado, repetidoras VHF ou UHF para tentarem pedir ajuda. O que fazer? As temperaturas de agosto neste deserto atingem mais de 45º celsius. 

Felizmente, Clayton conseguiu contato via satélite AMSAT AO-92 com Kevin, KK4YEL, na Flórida. Lançado em 2018 e também chamado de FOX 1D, este cubesat tinha uma passagem prevista na região. Utilizando o equipamento que seria utilizado para ativar aquele grid, Clayton solicitou que as outras estações cessassem suas transmissões e contatos enquanto ele passava informações de emergência para Kevin. Eram detalhes sobre a situação, incluindo latitude e longitude precisas, o número de telefone do Parque Nacional Big Bend, descrição do veículo onde os radioamadores estavam e o estado de saúde de ambos.

O colega Hector CO6CBF / W5CBF conseguiu gravar toda a passagem do satélite e registrou o comunicação de emergência. Ouça abaixo:


Hector CO6CBF / W5CBF

Outras estações que estavam na coruja ouvindo, incluindo Brian, KG5GJT, entraram em contato com a sede do parque. Em duas horas, o resgate chegou ao local e conseguiu retirar o veículo do atoleiro. Ninguém ficou ferido e nenhum equipamento foi danificado.

Informações anotadas e repassadas com sucesso por Kevin, KK4YEL

Clayton e Jack estavam tentando alcançar o grid DL88jx, um local bastante procurado por quem deseja conseguir o VUCC, um diploma da ARRL para as bandas de VHF e UHF que consiste em fazer contato com estações localizadas em, no mínimo, 100 GRIDs diferentes. Clayton já havia feito duas viagens bem-sucedidas ao DL88jx. 

Foto do resgate, feita pelo Clayton W5PFG

Clayton e seu pai expressaram profunda gratidão aos colegas envolvidos em seu resgate, o que demonstra a capacidade de resposta da comunidade radioamadorística.




Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem