Por Alisson, PR7GA

Como anunciamos na semana passada, a 62ª edição do JOTA/JOTI aconteceu no último fim de semana e teve a participação de dois Grupos Escoteiros paraibanos acampados na zona rural de Campina Grande, mais precisamente no Sítio Cajazeiras, a cerca de 16km do centro da cidade.


Foram dois grupos lá reunidos, o 39ºPB Dom Luís Gonzaga Fernandes de Campina Grande e o 50ºPB Leão da Tribo de Judá de João Pessoa. Ambos chegaram na noite de sexta feira dia 18/10 e logo armaram suas barracas ao ar livre. No dia seguinte, as atividades foram logo iniciadas com jogos, instruções e muita diversão, aprendizado e companheirismo. Chamou a atenção os lobinhos, que tiveram uma aula de código morse debaixo de um frondoso pé de algaroba, com o chefe Silvan munido de um apito e ensinando aos pequenos.

A estação de rádio foi montada por PR7GA e o chefe Marco Antônio, PU7ETS. Utilizando cerca de 39m de fio 6mm, foi confeccionada e ajustada uma antena dipolo para a faixa dos 80 metros, mas que com a ajuda do acoplador, foi possível operar em todas as bandas até os 12 metros. Infelizmente, as bandas de 10 e 11 metros ficaram de fora, pois o acoplador não pôde  acoplar nestas bandas. O rádio utilizado foi um ICOM IC-706MKIIG.

O que chamou a atenção foi a quase completa ausência de ruído causado pelo homem (QRM). A recepção era cristalina, e mal se ouvia algo além do ruído branco característico. Por conta disso, muitas estações distantes eram ouvidas, especialmente da Europa e Ásia. Porém, infelizmente mesmo após muitas tentativas, não obtivemos êxito no contato.

Na parte da tarde, após o almoço e a tradicional e merecida "sesta", as atividades do JOTA/JOTI foram reiniciadas. PR7GA falou um pouco sobre o que é e como surgiu o radioamadorismo para os jovens escoteiros, bem como sobre o código Q e o código fonético internacional, finalizando com dicas práticas sobre como operar um rádio HT e a estação fixa lá montada.

Após a conversa, a estação ficou com PR7GA. Ao "corujar" as faixas superiores, foi ouvido um colega da África do Sul chegando muito forte na faixa dos 17 metros, na frequência de 18.131KHz, o que chamou a atenção de todos pela distância, mais de 6000 km até nós. Era o colega Bob, ZS1OPB. Ele estava em contato com um colega de São Paulo, que chegava para nós consideravelmente mais baixo. 


Após finalizar o contato com ele. PR7GA tentou o contato e foi prontamente atendido. Após a troca básica de informações, explicamos ao Bob que estávamos muitos jovens ouvindo-o naquele momento, ao que ele replicou mandando um abraço para todos e parabenizando-os por estarem em contato via rádio. Neste momento, um dos jovens presentes, o Antônio, filho do chefe Roberto PU7FFX corajosamente pediu oportunidade para falar com o sul-africano, e o fez com um inglês invejável que botou PR7GA "no bolso", surpreendendo a todos.

Finalizando o QSO, Bob também parabenizou ao Antônio, acrescentando que iria enviar um cartão QSL para ele para registrar o contato feito, o que deixou-o muito animado, pois pretende fazer a prova para também ser radioamador como o pai em breve. Felizmente, o contato foi registrado em vídeo, e pode ser assistido abaixo:




Enquanto isso, os jovens eram desafiados com um jogo no qual o objetivo era decifrar mensagens enviadas via rádio em telegrafia, que consistiam em instruções para encontrar prêmios escondidos em algum lugar da propriedade. Chefe Roberto transmitia as instruções em código morse e cada grupo tinha que ouvir, decodificar e interpretar as instruções para chegar até o objetivo, o que mobilizou a todos.



Além do rádio, os escoteiros também utilizaram a internet por meio do programa Echolink para conversar com inúmeros outros escoteiros ao redor do mundo. O chefe Roberto registrou todos esses contatos.



Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem