QTC DA ECRA – 31ª ed./2019
Em 16/10/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 31 de 2019. Hoje, 16 de Outubro de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Ouça também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de VHF, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE (inoperante)

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE
439.400 Carpina (Rogério PU7VRB)

10 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

TRANSMISSÕES EM SSTV - ROBOT36 - SSTV.ECRA.CLUB

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ




Programa TUDO SOBRE RADIOAMADORISMO
rádio EstereoSul
http://www.estereosul.com/
Todas as SEGUNDAS, 19h
AIRCRA - Associação Itajubense de Rádio Cidadão e Radioamadores
Apresentação PY4PR - Ari e PU4GRB César



Muito bem vindo Edmarcos PU7EMJ!!!!!





ECRA fará demonstração do Radioamadorismo em praça pública no Dia do Radioamador Brasileiro
EBINHO PS7EK - radio via satelite
Colegas que queiram exibir algo





A ECRA precisa de ajuda!
Por Alisson, PR7GA


Chegamos no mês de Outubro, e a tesouraria da ECRA gostaria de lembrar aos sócios sobre suas mensalidades, que podem ser pagas mediante depósito na conta da ECRA:


Banco do Brasil, Agência: 063-9. Conta: 12376-5, em nome de Clube de Radioamadores de Campina Grande. 



Você pode nos ajudar? Há TRÊS formas:



  1. Tornar-se sócio: preencha o formulário e entregue na sede da ECRA, ou envie pelo correio, ou mesmo por whatsapp.  Mais informações, leia esta matéria aqui do QTC.
  2. Contribuição avulsa de qualquer valor, diretamente na conta bancária da ECRA: 
  3. LOCAÇÃO de salas comerciais e um salão de festas disponíveis para locação a preços populares, com DESCONTO para sócios. Festas, comemorações ou confraternizações, além de ser um excelente local para hospedar o seu negócio. 


A ECRA fica localizada no coração da cidade de Campina Grande e dispõe de amplo estacionamento e fácil acesso. Que tal festejar seu aniversário ou sua confraternização de final de ano aqui conosco? Inclusive, todo sócio da ECRA pode usufruir das dependências da sede pagando com um bom desconto.


Em quaisquer dos casos, você pode entrar em contato com o tesoureiro da ECRA PU7ESE, Edmar Gurjão, telefone 083 98894-1403, para o envio do recibo de depósito, ou qualquer membro da diretoria da ECRA para maiores informações.


Se você usufrui das repetidoras da ECRA, se você tem aprendido mais sobre o radioamadorismo e ficado informado todas as quartas no QTC, se você vê nosso clube como uma importante ferramenta de fomento ao radioamadorismo em nossa região, chegou a hora de ajudar! Se cada um fizer sua parte, continuaremos a manter a ECRA  servindo aos radioamadores e à sociedade por muitos e muitos anos.


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Anatel debate amanhã futura resolução que inclui fim da taxa de homologação

Por Alisson, PR7GA

Na Segunda feira, dia 14/10, a assessoria de imprensa da Anatel divulgou a pauta da reunião do Conselho Diretor daquela agência, e um dos itens ali elencados muito interessa aos radioamadores. Estará sendo discutida a futura resolução que substituirá a atual regulamentação sobre certificação e homologação, ou seja, a Resolução nº 242, de 30 de novembro de 2000, que no próximo mês completará 19 anos de vida.


Tida como "a mãe" do arcabouço legal que rege o processo de certificação e homologação de produtos de telecomunicações no Brasil, a resolução atual que será em breve substituída é causa de muita dor de cabeça para nós, radioamadores, sobretudo no que se refere às exigências que ela nos faz para legalizar nossos rádios, como todos sabem.


Na quinta feira, possivelmente teremos uma nova resolução, e o QTC da ECRA teve acesso à minuta de resolução publicada no site da Anatel, documento provisório que será a base da futura resolução. O processo que deu origem a este documento vem se arrastando há mais de três anos, já passou por uma consulta pública em 2017 e teve intensa participação da LABRE no sentido de representar e apresentar o ponto de vista e as demandas do radioamador brasileiro. Mesmo sendo provisório, pudemos ver alguns avanços para a causa do radioamadorismo. Dentre as quais, citamos:



  • No Art. 40, talvez o maior avanço que encontramos é, finalmente, o fim da taxa de expedição do certificado de homologação, que custava entre 200 e 500 reais. Pelo texto do artigo, este certificado "será expedido de forma gratuita, após o cumprimento pelo interessado de todas as ações necessárias à sua obtenção."
  • Dentro deste ponto, vale ressaltar que o item foi discutido na última reunião do Conselho diretor, onde a gratuidade foi justificada e os radioamadores foram lembrados como um dos beneficiários desta ação pelos conselheiros. O trecho da reunião aonde somos citados pode ser conferido acessando  o seguinte link: https://youtu.be/dIxxqRWjZDI?t=8301
  • O Art. 42 assegura que o Certificado de Homologação não mais terá prazo de validade, devendo apenas ser atualizado quando o equipamento sofrer alterações técnicas. Pela resolução 242, havia a determinação de que deveria haver renovação da homologação a cada 2 anos, porém a própria Anatel posteriormente publicou nova norma desconsiderando esta, o que gerava dúvidas. Agora, aparentemente, a questão ficará pacificada.
  • No Art. 45, ao detalhar os direitos que assistem a quem homologa equipamentos por Declaração de Conformidade com Relatório de Ensaio, a minuta cita a comercialização. Anteriormente, quem homologava desta forma e comercializava o produto, o comprador deveria homologar novamente. A dúvida é se isto se aplica a produtos para radioamadores.
  • No Art. 11, § 3º,  a minuta assegura que "Uma vez homologada a certificação, os direitos decorrentes da sua titularidade podem ser cedidos ou compartilhados com terceiros, observado o disposto neste Regulamento." Isto é, uma vez que se homologue um equipamento, caso seja repassado a outro, este não terá de homologá-lo novamente, como é o procedimento atual. Igualmente ao artigo anterior, a dúvida é se isto se aplica a produtos para radioamadores.
  • No Art. 24, ao tratar dos relatórios de ensaio que devem acompanhar a Declaração de Conformidade, a minuta assegura que "Podem ser aceitos relatórios de ensaio de laboratórios estrangeiros acreditados por Organismo Acreditador estrangeiro, membros da Organização Internacional de Organismos de Acreditação - ILAC". 

Vale destacar que a análise acima é superficial e leiga, e foi escrita tão somente para que os colegas possam avaliar e tirar suas próprias conclusões. Para isso, é importante que se leia a minuta de resolução na íntegra.

A reunião do Conselho Diretor da Anatel acontecerá nesta quinta feira, a partir das 10h da manhã em Brasília, mas pode ser acompanhada, ao vivo, por meio do seguinte link:


https://www.anatel.gov.br/institucional/transmissoes-ao-vivo


As reuniões anteriores do conselho podem ser acompanhadas na íntegra pelo canal da Anatel no Youtube, por meio da seguinte playlist:


https://www.youtube.com/playlist?list=PLDFD28C3776C6D8E8


Todo o processo que foi iniciado em 2016 e que culminará na nova resolução, incluindo todos os comentários, alterações e demais documentos oficiais podem ser acessados por meio do link abaixo:

Processo 53500.010924/2016-15


O QTC da ECRA estará atento ao resultado desta reunião e trará a atualização sobre este tema na sua próxima edição.


Nossa gratidão à Labre, única representante do radioamadorismo brasileiro junto aos órgãos governamentais, que pela sua atuação, mereceu citação por parte do relator do processo. A Labre, desde há muito, tem feito reuniões com a Anatel com o objetivo de levar àquela agência as demandas dos radioamadores brasileiros, não só no que se refere ao tema HOMOLOGAÇÃO, alvo da Consulta Pública 33/2017 e 21/2019, esta última uma das que mais receberam contribuições, mas também, por meio do GDE, tem estado atenta a potenciais prejuízos que certas normas e produtos podem causar às nossas faixas, como temos destacado aqui no QTC.


LABRE é convidada a participar da 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia
Por Gustavo Franco, PT2ADM

A LABRE foi convidada pelo Secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Senhor Elifas Gurgel – PT2EG, para participar em parceria com o Ministério da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá em Brasília – DF, de 21 a 27 de outubro próximo.

Em função de nossa participação, nos reunimos, Stuckert – PT2GTI, Diretor Executivo e Gustavo – PT2ADM, Presidente do Conselho Diretor, esta manhã com o Senhor Flávio Lima e o Senhor Marcus Paolucci, assessores do Secretário, para tratar da organização e o que a LABRE poderá apresentar para abrilhantar o evento.

Para nós esta é uma oportunidade única para estreitar o nosso relacionamento com os representantes do Ministério. Já fomos avisados que o Senhor Ministro Marcos Pontes irá participar da abertura do evento, e que passará para visitar o nosso stand. Procuraremos nesta oportunidade passar ao Senhor Ministro a necessidade de uma reunião com ele para defender assuntos relativos ao radioamadorismo brasileiro.

Fonte: mensagem via Whatsapp, recebida diretamente do Gustavo PT2ADM.




Viva o radioamadorismo! 


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


TRANSMITIR IMAGEM 1

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


CVA2019: Resultado provisório divulgado

Por Alisson, PR7GA

Na noite do sábado, dia 12/10, a comissão organizadora do Concurso Verde e Amarelo, o CVA, publicou em seu site o resultado provisório do certame, que aconteceu em agosto. Destaque para a nossa Paraíba, que contou com a maior participação em número de estações de todo o Norte/Nordeste: 23 indicativos listados na publicação. 


Entre os outros destaques no Norte e Nordeste, podemos citar a presença de vários colegas da classe C participando pela primeira vez, como por exemplo PU7GHM e PU7GUI, respectivamente Max e Kaio, pai e filho, também a Bianca PU8WWW, cristal do PY8WW, Renato, de Belém/PA. O Max participou, inclusive, em CW, com todo o gás. Destaque também para as já veteranas Maria Yasmin PU7GMY (checklog) e a Duda, PU7DUD, cristalinas respectivamente do Arapuan PR7AR e do Flávio PP7DX. Além destes, lembramos também dos "marmanjos" Ítalo PU7ASP e o Gabriel, PU7GEP. Estes dois últimos, até o momento, campeões em suas respectivas categorias de participação.


Além destes que concorreram individualmente, destacamos também a turma que operou a estação da ECRA, PR7CP: Alan PU7GYB e Arthur Brasileiro PU7GSZ, pai e filho, Emanuel PU7HBZ e o Arthur Lima PU7GMZ. Com exceção deste último, os outros três participaram pela primeira vez de um concurso. Lá em João Pessoa, a estação da Labre-PB foi operada pelos veteranos Honório PR7HR, Júnior PR7AB, Chefe Emerson PR7PM, Carlos PR7TS, Valdeci PU7EVS e Geraldo PR7GO.


A lista completa dos paraibanos no CVA 2019 é esta:


Finalmente, também merece destaque uma participação internacional: trata-se do garoto John Dykstra, N0JSD, de 14 anos de idade, que participou literalmente de última hora. Ele estava participando de outro concurso, mas ao ouvir a movimentação na banda dos 20 metros no domingo e a estranha chamada "CQ CVA", pesquisou na internet e participou do concurso, e até o momento, ele é o campeão na modalidade "teen" em telegrafia.


A ECRA, neste resultado provisório, obteve o 2º lugar geral em CW e o 8º lugar em Fonia (SSB) na categoria MULTI ONE LP, ou seja, estações multioperador com um transceptor e operando com até 100W. Já a Labre-PB, PR7AA, também obteve até o momento o 2º lugar entre todas as estaduais. Lembrando que é possível haver mudanças até o anúncio do resultado final, a ser feito em breve. No momento, está aberto o prazo para recursos, onde os organizadores recebem por email pedidos de revisão e outros. 

Para acessar o resultado provisório, visite o site http://cvadx.org/resultados-cva/resultado-provisorio-cvadx-contest-2019-2/


Abaixo, divulgamos uma tabela com a participação dos colegas da região Nordeste e Norte. 



Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


TRANSMITIR IMAGEM 2


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





Escola em Roraima fará contatos via satélite em projeto multidisciplinar nesta quarta

Por Paulo, PV8DX

Continuando com projetos relacionados ao radioamadorismo no ambiente escolar.

Estamos desde maio desenvolvendo um trabalho interdisciplinar com professores de Física e Geografia. Nesta quarta, dia 16, haverá um evento de mostra de ciências e vamos aproveitar para divulgar o trabalho e nosso hobby científico, bem como  demonstrar o que os alunos estão aprendendo.

O Gestor da escola solicitou a autorização/utilização do transponder do satélite LAPAN IO-86. A pegada do satélite contemplará quase todo o Brasil. O satélite tem boa potência e pode-se ouvir na QRG 435.880MHz - FM. Tentaremos em algum momento o envio de imagem via SSTV. Alunos e professores terão oportunidade de experimentar o fascinante hobby.

O satélite estará ativo entre 10:10 e 10:26 da manhã, e das 15:24 às 15:40, horário de Brasília.

Além disto, temos a equipe da Inglaterra do CUBESAT Educacional FUNCUBE, divulgando em sua telemetria este evento. 

Uma ótima chance de divulgarmos e termos nosso futuro no rádio. Muitos de nós conheceu o rádio  em alguma apresentação  e ficou latente a idéia de um dia experimentar. Talvez, esquecemos de retribuir o que nossos antepassados nos proporcionaram.

Até o fim de semana teremos um vídeo do evento. Publicarei.

Grato a todos pela atenção.


73 de Paulo PV8DX

TRANSMITIR IMAGEM EXTRA e AUDIO EXTRA





Escola pernambucana recebe imagens da ISS em demonstração de radioamadorismo

Por Alisson, PR7GA

Mais uma vez, uma escola brasileira abre suas portas para o radioamadorismo. Foi o que aconteceu semana passada, nos dias 09 e 10 de outubro. A Escola Santa Maria, localizada em Timbaúba, PE, teve duas manhãs especiais, durante as quais nosso colega Jean Kleber, PY7BR, falou sobre o radioamadorismo e fez demonstração de recepção de imagens da ISS, que na ocasião estava transmitindo em SSTV em mais um evento denominado MAI75, durante o qual são transmitidas diversas imagens com o objetivo de difundir o interesse nas ciências em geral, em conexão com o radioamadorismo. O próprio Jean Cleber nos escreveu, detalhando como foi:


"Tivemos duas oportunidades, uma no dia 09/10 com 17º de elevação e outra no dia 10/10 com 38º. No primeiro dia baixamos o Orbitron, mostramos a os alunos as funções e ferramentas do programa e passamos a monitorar a ISS em tempo real pelo programa, o que gerou uma forte expectativa nos alunos do 2º Grau da Escola Santa Maria em Timbaúba - PE. 

"Utilizamos os seguintes equipamentos para essa operação: um FT-897D e um HT Baofeng, além de antenas direcionais tipo Arrow 2 e outra confeccionada por Medeiros PY7VI."
AUDIO DO PY7BR

O QTC da ECRA parabeniza a iniciativa do Jean Cleber em prol do nosso hobby e conclama aos demais colegas que têm o desejo de difundir nosso hobby que sigam o seu exemplo. Aqui no Blog do QTC existem diversos outros relatos de experiências semelhantes, e um texto com dicas do colega Paulo PV8DX onde ele mostra estratégias de como inserir o radioamadorismo no contexto educacional. Confira abaixo:





TRANSMITIR IMAGEM 3



Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



ESCOTEIROS EM AÇÃO


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?












Estação Espacial abre inscrições para contatos com escolas

Traduzido por Alisson, PR7GA

O Programa de Radioamadorismo na Estação Espacial Internacional (ARISS) está buscando instituições e organizações de educação formal e informal, individualmente ou trabalhando juntas, para estabelecer um contato por meio de uma estação de radioamador com um membro da tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional, a ISS. A ARISS planeja que o contato seja realizado entre 1º de julho de 2020 e 31 de dezembro de 2020. O agendamento da tripulação e as órbitas da ISS determinarão as datas exatas do contato. Para maximizar essas oportunidades de contato via rádio, a ARISS está procurando organizações que atraiam um grande número de participantes e integrem o contato dentro de um plano educacional bem desenvolvido.

O prazo para enviar uma proposta é 30 de novembro de 2019. Informações e documentos da proposta podem ser encontrados em 
https://www.ariss.org/


A oportunidade


Os membros da tripulação a bordo da Estação Espacial Internacional participarão dos contatos programados por meio de uma estação de radioamador. Esses contatos de rádio têm aproximadamente 10 minutos de duração e permitem que os alunos interajam com os astronautas por meio de uma sessão de perguntas e respostas.

Sendo assim, é uma oportunidade de comunicação por voz, via rádio, entre astronautas e cosmonautas a bordo da estação espacial, salas de aula e comunidades. Os contatos  oferecem aos educadores e educandos a oportunidade de aprender em primeira mão com os astronautas como é viver e trabalhar no espaço, bem como aprender sobre a pesquisa espacial realizada na ISS. Os alunos também terão a oportunidade de aprender sobre comunicação via satélite, tecnologia sem fio e a ciência por trás do rádio. Devido à natureza dos vôos espaciais humanos e à complexidade das atividades agendadas a bordo da ISS, as organizações educacionais devem ser capazes de ser flexíveis para acomodar alterações nas datas e horários do contato de rádio.

Organizações de radioamador em todo o mundo, com o apoio da NASA e agências espaciais na Rússia, Canadá, Japão e Europa, oferecem às instituições educacionais essa oportunidade. O equipamento e o suporte operacional para permitir a comunicação entre a equipe da ISS e os estudantes de todo o mundo é feito por organizações voluntárias de radioamadores em todo o mundo.


Mais Informações


Para obter informações sobre a proposta e mais detalhes, como expectativas, diretrizes e formulário da proposta, além de datas e horários dos seminários on-line de informações, acesse https://www.ariss.org/. Quaisquer dúvidas podem ser enviadas por email para o endereço ariss.us.education@gmail.com.
 
Fonte: https://www.ariss.org/
 
Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?








JOTA/JOTI: 18 a 20/10 - escoteiros operarão em acampamento na zona rural de Campina
Por Alisson, PR7GA

O Jota-Joti, Jamboree no Ar e Jamboree na Internet, tem por objetivo colocar em contato jovens escoteiros de todo o mundo, através do rádio e da internet. É uma das maiores atividades de mobilização mundial que incentiva e promove a educação da consciência cultural, o aumento da colaboração e as amizades com escoteiros de todas as idades e ramos. 


No Brasil a abertura oficial será às 21h00 da sexta-feira (18/10), horário de Brasília. Aqui na zona rural de Campina Grande, mais precisamente no sítio Cajazeiras, estarão acampados os grupos 39PB GE Católico Dom Luis Gonzaga Fernandes e o 50PB Leão da Tribo de Judá. Contando com vários escoteiros radioamadores, os grupos se reuniram para proporcionar uma atividade ao ar livre digna do JOTA/JOTI.


Além das atividades próprias, eles contarão com uma estação de radioamador que operará nas faixas de HF e VHF a cargo de PR7GA, convidado também para falar sobre radioamadorismo especialmente para as crianças. Também operarão uma estação da Faixa do Cidadão, PX7C8888, que também é do Alisson/PR7GA. Este ano, esta é uma das grandes novidades da atividade, que assim homenageia os amigos PX pela passagem do 50º aniversário de criação desta faixa no Brasil.


Para maiores informações, acesse a página https://www.escoteiros.org.br/agendas/61o-jota-e-22o-joti/


Até lá e sempre alerta! 
Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?








ART/Santarém: radioamadores prestam serviço de manutenção ao SAMU


A Associação de Radioamadores do Tapajós mais uma vez dá um exemplo do que os radioamadores, quando organizados, podem desempenhar no serviço à sociedade. Na semana passada, eles receberam um pedido de ajuda do SAMU em Santarém. Lamentavelmente, esta entidade estava sem comunicação via rádio a quase 30 dias. 

Em visita à base do SAMU, a equipe da ART composta por Júnior Bentes PU8YJD, Edson Lima PU8WED, além dos futuros colegas Sávio, Augusto e Anderson, capitaneada pelo Edinei PU8WES  observaram vários problemas, tais como conectores sem solda, emendas de cabo coaxial sem conectores, antena com elementos faltando, cabo coaxial oxidado, além do próprio rádio da estação, que estava queimado. Detalhe: há muito pouco tempo, esta estação passou por uma manutenção também voluntária, mas que acabou se revelando de péssima qualidade.

Os colegas iniciaram os trabalhos cedo, e no final de três dias cheios de trabalho, incluindo refazimento de soldas em conectores, cabos e outros itens, manutenção e ajuste de antenas tanto na estação base quanto nas ambulâncias, além da configuração de todos os rádios base e HTs daquela instituição, deram por finalizado o árduo serviço. E para coroar de êxito a operação, a ART fez a doação de um novo rádio base, um Vertex VX2200, para substituir o que estava avariado.

Após os trabalhos, e tendo de volta a estação de rádio que tem importância capital no trabalho de socorro de emergência que é notório em todo o Brasil, os colegas radioamadores saíram de lá convictos da importância que tem o radioamadorismo no serviço voluntário, indo literalmente ao socorro de quem presta socorro à sociedade.

Doação à Defesa Civil

Além dessa bela ação junto ao SAMU, a ART também estendeu a mão radioamadorística à Defesa Civil de Santarém. Na última sexta, dia 11/10, a ART realizou a doação de dois HTs para aquela entidade assistencial poder realizar seus serviços com mais qualidade na comunicação. O Coordenador Darlison Maia destacou a importância da parceria entre eles e o radioamadorismo para ajudar nos casos de calamidade pública e emergências. Na ocasião, a ART assegurou também o uso de sua repetidora pela defesa civil, sempre que for necessário o apoio na radiocomunicação, em mais uma ação que demonstra a parceria entre a Associação de Radioamadores do Tapajós e Defesa Civil, que se mantém há vários anos. A entrega foi realizada pelos radioamadores Edinei silva PU8WES e Valdir Lima PU8WVL.


Parabéns mais uma vez à ART! Viva o radioamadorismo!






TRANSMITIR IMAGEM 5



Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".

Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.

TRANSMITIR IMAGEM 6



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH






















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem