QTC DA ECRA – 33ª ed./2019
Em 30/10/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 33 de 2019. Hoje, 30 de Outubro de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. Ouça também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de VHF, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE (inoperante)

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE
439.400 Carpina (Rogério PU7VRB)

10 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

TRANSMISSÕES EM SSTV - ROBOT36 - SSTV.ECRA.CLUB

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ




Programa TUDO SOBRE RADIOAMADORISMO
rádio EstereoSul
http://www.estereosul.com/
Todas as SEGUNDAS, 19h
AIRCRA - Associação Itajubense de Rádio Cidadão e Radioamadores
Apresentação PY4PR - Ari e PU4GRB César

Zé maria está em casa











A ECRA precisa de ajuda!
Por Alisson, PR7GA

Você pode entrar em contato com o tesoureiro da ECRA PU7ESE, Edmar Gurjão, telefone 083 98894-1403, para o envio do recibo de depósito, ou qualquer membro da diretoria da ECRA para maiores informações.


Se você usufrui das repetidoras da ECRA, se você tem aprendido mais sobre o radioamadorismo e ficado informado todas as quartas no QTC, se você vê nosso clube como uma importante ferramenta de fomento ao radioamadorismo em nossa região, chegou a hora de ajudar! Se cada um fizer sua parte, continuaremos a manter a ECRA  servindo aos radioamadores e à sociedade por muitos e muitos anos.


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



BREAK NEWS

Acaba de ser aprovado pela câmara de Vereadores de Petrópolis o Dia do Radioamador, a ser comemorado em 05/11

"Em respeito aos profissionais radioamadores, aprovamos agora, na Câmara Municipal de Petrópolis, a Lei de minha autoria que visa homenagear e reconhecer o trabalho desses profissionais fundamentais para a comunicação que, em muitas ocasiões, ajudaram também em ações durante momentos difíceis como tragédias naturais." VEREADOR MARCELO DA SILVEIRA, AUTOR DO PROJETO





ÁUDIO DO PY1ZV FABIO








Dia Nacional do Radioamador: ECRA vai à praça com estação e demonstração
Por Alisson, PR7GA

Na próxima semana, o centro de Campina Grande irradiará RF para o mundo. Como temos incessantemente divulgado há várias semanas, a ECRA promoverá uma demonstração pública e exposição de itens relativos ao Radioamadorismo no centro da cidade de Campina Grande, PB. Será na próxima terça feira, dia 05 de Novembro de 2019, data em que se comemora, no Brasil, o Dia do Radioamador Brasileiro.


Nesta data, no ano de 1924, pela primeira vez o governo brasileiro reconhecia e autorizava oficialmente as operações dos radioamadores em território nacional. Em 2019, portanto, o radioamadorismo completa 95 anos de atividade oficial no Brasil.


O evento contará com a instalação de uma tenda na praça da Bandeira, que fica no centro nervoso de Campina Grande, onde será montada um estação totalmente operacional nas bandas de HF e 2 metros, exposição de equipamentos e rádios antigos, além de uma mini oficina e demonstração de contatos via satélite a cargo do colega Ebinho PS7EK. 6


A direção da ECRA, desde já, convida a todos os colegas radioamadores campinenses e das cidades circunvizinhas para unirem-se conosco para mostrarmos que o radioamadorismo, além de útil ferramenta em tempos de dificuldade, também é um hobby cheio de possibilidades para aprendizagem técnica, companheirismo e muitas surpresas.  




TRANSMITIR IMAGEM 1







LABRE-AL comemora o Dia Nacional do Radioamador com diploma
Por Labre-AL

Em comemoração ao Dia do Radioamador Brasileiro de 2019 a Labre Alagoas lança, pelo terceiro ano consecutivo, o Diploma Dia do Radioamador Brasileiro. Este diploma é  concedido a todos os radioamadores que, entre os dias 1 e 5 de Novembro de 2019, efetuarem ao menos 3 contatos bilaterais com a estação especial comemorativa PV7AA em 3 slots diferentes e a todos os radioescutas que confirmarem terem escutado 3 QSOs também em 3 slots diferentes. 

A operação ocorrerá nos modos SSB, CW e FT8 nas bandas de 80m, 40m, 20m, 15m e 10m. Os diplomas serão enviados por e-mail para os radioamadores e radioescutas que cumprirem os requisitos. A solicitação do diploma deverá ser feita na página do site da LABRE-AL, no seguinte endereço:

https://www.labre-al.org.br/diplomas/diploma-dia-do-radioamador-brasileiro-2019/


O nome impresso no diploma será o nome que consta no site QRZ.com. Sócios da Labre Alagoas podem solicitar o diploma impresso sem custo algum podendo retirá-lo na sede da LABRE. Não sócios da Labre Alagoas podem solicitar o diploma impresso consultando o valor através do formulário de contato. 

Novidade para 2018 e também para 2019: os radioescutas também poderão solicitar o diploma. Para isso basta enviar, através do formulário de contato da Labre-AL, os 3 QSOs escutados. É necessário enviar o indicativo com o qual a estação PV7AA estava em contato, a data, a hora (em UTC), o modo (CW, SSB ou FT8) e a frequência. Importante: não serão aceitos reportes de chamados de CQ. 




Homologação: E agora? Uma análise sobre os desdobramentos da Resolução 715

Por João Saad, PY1DPU


Pessoal, saiu recentemente a Resolução 715. Coloco aqui uns esclarecimentos sobre ela, segundo o meu entendimento, para os que têm curiosidade na questão de homologação dos nossos equipamentos. 

Para aqueles que vão tomar alguma decisão, recomendo que verifiquem a legislação por si próprio, já que posso ter me equivocado. Fiz de boa fé esta longa análise de Resoluções e Atos para ajudar e não me responsabilizo por equívocos. Essas Resoluções, Atos e Instruções de Gestão são um emaranhado de regras que tem-se que ler e reler inúmeras vezes para se chegar a uma conclusão e, muitas vezes vejo conflitos entre eles. Não é nada fácil.  

A Resolução 715 substituirá a 242 e aprova o Regulamento de Avaliação da Conformidade e de Homologação de Produtos para Telecomunicações. Ela entra em vigor no prazo de 180 dias a contar da data da sua publicação em 25/10/2019, exceto em relação à isenção dos emolumentos de homologação (Art. 58), dentre outras coisas, que entrou em vigor na data da publicação desta Resolução. 

A resolução disciplina a expedição de Procedimentos Operacionais e de Requisitos Técnicos para cada tipo ou família de produtos para telecomunicações. Eles são complementares e necessários à Resolução para definir as regras completas para cada caso (família de equipamentos) a serem cumpridas na questão Certificação/Homologação, são expedidos pela Superintendência competente mediante ATOS, e devem ser precedidas de Consulta Pública. Tudo isso está na Resolução. 

Logo, falta-nos o estabelecimento destes ATOS (ou revisão dos existentes) para a complementação das regras que regem o nosso serviço.  No meu entendimento, a LABRE ainda tem que ficar atenta e terá muito trabalho pela frente.

Cabe lembrar que, pelo Art. 93 desta nova Resolução, as normas técnicas expedidas pela Anatel antes da entrada em vigor deste Regulamento permanecem vigentes até sua expressa substituição.

A DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE

A resolução define em seu Art. 33, dentre outras formas possíveis de Avaliação de Conformidade, o modelo por “Declaração de Conformidade” sem relatório de ensaio, que 

“deve ser utilizado, preferencialmente, para I - produtos destinados a aplicações únicas, especiais e/ou de baixa comercialização; e, II - produtos de construção artesanal ou importados para uso do próprio Requerente. "

PORÉM, também diz que os Requisitos Técnicos podem, motivadamente, dispor de modo distinto ao estabelecido neste artigo.

Ou seja, me parece que esse modelo abre a possibilidade de todos os pedidos de Homologação de equipamentos de radioamador importados para uso próprio poderem ser feitos sem a necessidade de relatórios de ensaio. 

Mas, a resolução também abre espaço para a exigência de se ter que fazer declaração de conformidade também dos artesanais. PORÉM, repito, esta Resolução dá abertura para tratamentos diferentes definidos pelos Requisitos Técnicos específicos definidos pelos Atos. Vamos ver os próximos passos para o caso de serviço de radioamador.

HOMOLOGAÇÃO É PESSOAL

Outro aspecto a notar é que este modelo para “o uso próprio” é pessoal. Se o equipamento homologado for vendido a outro radioamador, este terá que fazer nova declaração de conformidade. Conforme o Art. 64, a Homologação com direito de repassar para outro é para as demais modalidades de certificação com relatório de ensaio

Assim, estou entendendo que quem tem um equipamento antigo importado poderá homologá-lo para o uso próprio (personalizado e intransferível) sem precisar de ensaio. Porém, se um grupo se cotizar e realizar o ensaio em um laboratório, poderá usar a declaração de conformidade com ensaio e, portanto, com o direito de comercialização. Falta verificar com a Anatel se qualquer pessoa fora do grupo poderá também usar este certificado para este modelo ensaiado.

SOBRE EQUIPAMENTOS ANTERIORMENTE ISENTOS

Hoje, está em vigor o Ato 8416 (Requisitos Técnicos para a Homologação de Transmissores, Receptores e Amplificadores Lineares do Serviço de Radioamador) que já define o modelo de declaração de conformidade para os equipamentos artesanais ou importados para uso próprio. Aqueles definidos na lista de isenção da Portaria 101 tem prazo até 22/5/2020, de acordo com o Art. 1º do Ato 3095 (os interessados, por favor, verifiquem!), e vários colegas já conseguiram a homologação da Anatel com uma declaração simples no lugar do relatório de ensaio. 

Porém, no campo 2.1 do Anexo diz: “2.1. A avaliação da conformidade de equipamentos artesanais ou importados para uso próprio poderá ser feita por meio de declaração de conformidade, sendo sua homologação exclusiva para fins de uso, vedada a comercialização e a prestação de serviços de telecomunicações”. 

Logo, no meu entender, todos os equipamentos importados algum dia, independentemente de se antes de 1982 ou “ontem”, poderão ser certificados desta mesma forma, ou seja, SEM ensaio e sem o prazo de 22/5/2020.  Pelo visto, só os nacionais antigos e que estão na lista da Portaria 101 são limitados pelo prazo de 22/5/2020, pois os importados daquela lista se enquadram no campo 2.1 que não tem prazo final. Isto é o que eu concluí. Mas sempre fica a dúvida!

CONFLITO

Porém, hoje também está em vigor a recente Resolução 697 de 28/8/2018 (Regulamento sobre condições de uso de radiofrequências pelo serviço de radioamador) que diz no Parágrafo único do Art. 13 que os equipamentos artesanais estão dispensados de certificação/homologação. Logo, há conflito entre o Ato 8416 que obriga a certificar os artesanais e a Resolução 697 que libera os artesanais da certificação, sendo que a Resolução, no meu entender, está acima do Ato. 

E os conflitos não param aí. Existe o recente Ato 5649 de 12/09/2019 (ORIENTAÇÕES PARA HOMOLOGAÇÃO DE PRODUTOS POR DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE DESTINADOS AOS SERVIÇOS DE RADIOAMADOR, RÁDIO DO CIDADÃO, MÓVEL MARÍTIMO, MÓVEL AERONÁUTICO E COMUNICAÇÃO POR SATÉLITE) que diz: 

“...a comprovação de que os requisitos técnicos estão de acordo com a regulamentação brasileira poderá ser feita por relatório de ensaios ...” . 

Como a nova Resolução 715, que é “básica” no tema, diz que poderemos certificar sem ensaio, imagino que este Ato 5649 será readaptado.  

CONCLUSÃO

Por tudo isso concluo que vamos ter que aguardar os desdobramentos desta Resolução 715, e a LABRE ainda deverá ficar atenta e ativa. PORÉM, o Ato 8416, com o prazo estendido pelo Ato 3095 para os equipamentos até 1982 (nacionais e importados), permite a certificação por importados para uso próprio por meio de declaração de conformidade (sem ensaio) e, agora, sem taxa. Acho que é uma oportunidade que não deve ser perdida. 

Fte 73!  

João Saad, PY1DPU, LABRE.



Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?


Ken Shaffer: O radioamador que revolucionou o mundo da música

Por Alisson, PR7GA

Hoje em dia não é mais assim, mas houve uma época em que havia uma limitação significativa para a performance dos músicos num palco: os FIOS. Era uma época em que, especialmente para bandas de rock'n roll, um músico sempre deveria se lembrar de que não poderia ir muito longe... Senão, seria desligado, literalmente.


Estamos falando dos anos 60 e 70. Naquela época, já haviam estudos e também equipamentos comerciais que ofereciam a possibilidade de um músico se libertar dos fios por meio de um transmissor de rádio que enviava os sinais de seu instrumento, incluindo sua voz, até a "mesa" de som. Porém todos estes sistemas sofriam do mesmo mal: por conta das características das ondas de rádio que são refletidas, refratadas, atenuadas etc, por objetos diversos, o sinal sempre caía, ou eram reproduzidos ruídos na hora daquele "solo" épico. 


Até que um jovem engenheiro e radioamador chamado Ken Schaffer, N2KS, inventou um sistema que resolvia com maestria estes e outros problemas. Sendo radioamador desde os 11 anos, Ken conhecia os meandros das ondas eletromagnéticas, pois gostava de montar suas próprias antenas e equipamentos. E como engenheiro, ele tinha o know-how técnico e teórico para atacar o problema.


O que seu sistema tinha de diferente? Ken notou que os problemas basicamente se localizavam no receptor. Durante uma apresentação, à medida que o músico ou cantor andava pelo palco, o sinal vindo do seu transmissor portátil era refletido e perturbado pelos outros músicos, fios, estruturas metálicas e outros obstáculos, e assim, era impossível manter um sinal constante. Porém, o pulo do gato foi que ele teve a ideia de juntar dois receptores totalmente independentes, cada um com sua antena, separados por uma distância adequada.


Sabe-se que quando se tem dois receptores assim, o sinal do transmissor quase sempre estará sendo recebido por pelo menos um deles, ainda que o outro sofra degradação devido aos problemas citados. Ken juntou os dois receptores e também projetou um circuito que continuamente compara os sinais recebidos pelos dois e automaticamente seleciona o receptor com o melhor sinal, em tempo real, e de forma transparente ao usuário.


Além disso, utilizando uma inteligente junção de um compressor no transmissor e um expansor no receptor, o sistema de Ken permitia aumentar e muito a relação sinal ruído de cerca de 70dB nos sistemas comuns para cerca de 100dB utilizando sua invenção, o que significava um som limpo e livre de ruídos.


O sistema, batizado de "Schaffer Vega Diversity System" (SVDS). era tão bom e revolucionário que se tornou um sucesso, provocando uma revolução no mundo dos palcos. Bandas famosas começaram a utilizar o sistema como o KISS, Pink Floyd, AC/DC, Van Halen, The Grateful Dead, Rolling Stones, entre outras. Ele primeiro lançou um sistema para guitarristas, mas em seguida lançou um microfone sem fio também.


A banda AC/DC tornou famoso o sistema, já que é dito que o timbre único que o guitarrista Angus Young conseguia em sua guitarra se devia ao sistema de Ken, já que ele adicionava nuances ao som da guitarra por meio de harmônicos que eram inigualáveis na época. O próprio guitarrista afirmou que a única coisa que usava em sua guitarra era o sistema de Ken.


Em seguida ao sucesso, e também devido a mudanças no regulamento de telecomunicações que inviabilizou o uso de seu sistema sem fio, Ken partiu para outros projetos, como um sistema de rastreamento de satélite baseado no pequeno computador Apple II que permitia captar os sinais dos satélites que transmitiam a programação de TV da União Soviética no início dos anos de 1980, um feito extraordinário que chamou a atenção dos Estados Unidos na época.


Porém, ele é mais lembrado pelo seu invento na área da música. Inclusive, além de resolver o problema do áudio, o sistema de Ken também evitou inúmeros acidentes no palco por conta de choques elétricos. Uma das bandas que primeiro utilizou o sistema foi o KISS, cujo guitarrista, Ace Frehley, quase morreu eletrocutado em um show devido a uma descarga elétrica por meio de sua guitarra.


De fato, foi uma revolução que mudaria este mercado para sempre. Foi o primeiro sistema sem fio chamado "true diversity". Hoje em dia, marcas famosas como Shure, AKG e outras fornecem equipamentos sem fio e estampam esta expressão. Tudo começou com um engenheiro e radioamador chamado Ken Schaffer, N2KS.



TRANSMITIR IMAGEM 2



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




ESCOTEIROS EM AÇÃO



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?




Conceição do Coité terá encontro nacional de radioamadores em 16 e 17 de Novembro







TRANSMITIR IMAGEM 3






Argentinos bombardeiam a Lua com 10 megawatts de potência

Por Alisson, PR7GA

No próximo fim de semana, além dos olhares de seus admiradores, a nossa Lua receberá - e refletirá - sinais de rádio de um verdadeiro "canhão" de RF. Trata-se do radiotelescópio do I.A.R., sigla para Instituto Argentino de Radioastronomia. É uma gigantesca antena parabólica com 30 metros de diâmetro utilizada para "ver" o céu em comprimentos de onda muitíssimo maiores que os da luz visível: ou seja, ondas de rádio. 


Apesar de sua característica principal seja a recepção de sinais muito débeis vindos das estrelas, alguns colegas argentinos estarão utilizando a gigantesca antena para fazer contatos na banda de 1,2GHz utilizando a nossa Lua como refletor: é o modo EME - Terra-Lua-Terra.

Com um transmissor de 100 watts para esta faixa, a de 23cm, eles estarão direcionando os sinais para a Lua, que os refletirá de volta à Terra, permitindo fazer contatos muito além da linha de visão, característica principal dos sinais transmitidos em VHF e faixas superiores. 


Normalmente são utilizadas antenas Yagi de vários elementos e cofasadas, pois a Lua é um péssimo refletor, absorvendo grande parte dos sinais e refletindo apenas uma pequena parte. Desta vez, a gigantesca antena ajudará bastante: seu ganho é de cerca de 50dB, o que transformará os 100 watts do transmissor em absurdos 10 megawatts de potência efetivamente irradiada (EIRP)!!!! 50 decibéis de ganho equivale a multiplicar o sinal por 10 mil. Daí, 100 watts vezes 10 mil é igual a 10 megawatts ou 10 milhões de watts!


A operação especial foi iniciada nesta terça e se estenderá por seis dias, e os colegas argentinos irão operar em SSB, CW e em JT65, desde o dia 29 de outubro até 3 de Novembro seguindo o cronograma abaixo:



  • Terça 29/10/19 – Início: 16.20 Hs (UTC) - Fim: 19.20 Hs (UTC) 
  • Quarta 30/10/19 – Início: 16.15 Hs (UTC) - Fim: 20.15 Hs (UTC) 
  • Quinta 31/10/19 – Início: 17.15 Hs (UTC) - Fim: 21.15 Hs (UTC) 
  • Sexta 01/11/19 – Início: 18.00 Hs (UTC) - Fim: 22.00 Hs (UTC) 
  • Sábado 02/11/19 – Início: 19.00 Hs (UTC) - Fim: 23.00 Hs (UTC) 
  • Domingo 03/11/19 – Início: 19.50 Hs (UTC)- Fim: 23.50 Hs (UTC) 

Participam da equipe do Instituto Argentino de Radioastronomia:


  • Martín Salibe
  • Leandro García
  • Fernando Huscarriaga
  • Guillermo Gancio
  • Adrián Sinclair – LU1CGB
  • Gerardo Gonzalez – LU8DNO
  • Guillermo Vahnovan – LU8DQ
  • Juan Clemente – LU8ENU
  • Victor Velez – LU5EW 

Ontem foi divulgado o seguinte texto na página do IAR no Facebook:

Hoje, terça-feira, 29 de outubro, o IAR, em conjunto com um grupo de radioamadores, realizará um contato em 1296MHz com seu radiotelescópio em conjunto com o radiotelescópio de Dwingeloo [https://en.wikipedia.org/wiki/Dwingeloo_Radio_Observatory]
Uma transmissão será enviada para a lua, que por sua vez a refletirá de volta. Esta transmissão é um verdadeiro feito tecnológico e um desafio só superado pelos mais ousados ​radioamadores.
Para estabelecer este contato, pela primeira vez em sua história, a antena I, recentemente batizada como Telescópio de Rádio Carlos Varsavsky, emitirá em direção à lua uma potência efetiva de 10 milhões de watts.
A grande distância entre a Terra e a Lua, bem como sua superfície irregular, produz enormes perdas nos sinais que retornam à Terra. Essas perdas apresentam desafios tecnológicos muito importantes, tornando-se uma experiência altamente instrutiva para os participantes.
Existem fatores que influenciam bastante a degradação sofrida pelos sinais, entre os quais podemos mencionar a rotação de Faraday e o efeito Doppler, entre outros.
A realização deste feito é uma verdadeira demonstração tecnológica da capacidade técnica envolvida nos dois radiotelescópios.


Para maiores informações sobre o IAR, visite: https://www.iar.unlp.edu.ar/


Viva o radioamadorismo!!!!


Fontes: https://qrznow.com/eme-big-gun-10-megawatts-from-argentina/ 
https://www.facebook.com/iargreat2/?__tn__=%2CdKH-R-R&eid=ARA2HSlvurSc3S2HmvWANMI4yJMnimW4jlTEhfJYLvogqy1JbXNDvlwrkLRuSvxBwzfHUWEa_U7j_-KK&fref=mentions&hc_location=group 

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


    TRANSMITIR IMAGEM 4



    Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

    Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
    Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

    Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?











    Radioamador cria rede de alta velocidade e longa distância na faixa de 70cm

    Por Alisson, PR7GA
    Um radioamador francês, Guillaume F4HDK, conseguiu criar uma rede de dados de longa distância para uso na faixa de UHF de 70cm. O novo protocolo é chamado de NPR (New Packet Radio) e suporta o padrão IPv4 da internet, e no momento atinge uma velocidade máxima de 500kbps. Lento para os padrões atuais, mas suficiente para experiências interessantes para os radioamadores interessados, além de permitir criar rede de dados de emergência em situações de apagão digital.

    Para criar o sistema, Guillaume utilizou chips ISM (aplicações industriais, científicas e médicas). que consistem em transceptores projetados para operar em faixas específicas para essas aplicações. Na África, Europa e Norte da Ásia, existe uma alocação para aplicações ISM dentro da nossa faixa de 70cm, na frequência de 434MHz. Assim, ao invés de ter de projetar e testar a parte de RF, Guillaume já pegou tudo pronto. Ele utilizou o chip Si4463, que consiste num transceptor completo que cobre a faixa de 142 a 1050MHz.

    Porém, como a potência do pequeno chip é minúscula, ele utilizou um amplificador linear para o padrão DMR, o que permitiu aumentar a potência para cerca de 20 W.

    Para completar sua criação, o francês utilizou outros componentes que permitem que seu modem seja utilizado por qualquer PC ou rede conectado a ele. Não há necessidade de instalar nenhum driver: basta plugar o cabo de rede. O alcance teórico atualmente está na faixa de 300km devido a limitações na forma como os dados são transmitidos.

    Na vida real, distâncias superiores a 80 km já foram alcançadas e a comunidade radioamadorística está contribuindo nos testes, especialmente na Alemanha. Atualmente, o NPR está sendo usado para acessar redes de radioamador locais de alta velocidade onde não é possível utilizar as frequências comuns de 2,4 e 5,6 GHz.

    No entanto, o próprio criador admite que seu padrão é muito jovem e precisa de amadurecimento. Dentre as futuras implementações está a capacidade de transmitir voz digital (DV) e a separação de frequências para downlink e uplink. Esta última já foi implementada e se encontra em testes.

    O modem NPR pode ser configurado por meio da rede por meio de um simples telnet ou por uma conexão USB. O aparelho, vendido em forma de kit, custa cerca de 80 dólares americanos e pode ser encomendado página do projeto.

    Para informações detalhadas sobre a criação e funcionamento do NPR, visite o artigo do autor no IEEE Spectrum:


    E ainda dizem que o radioamadorismo é coisa antiga, heim? Viva o radioamadorismo!




    Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!


    Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB

    Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

    Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?








    Conferência mundial de radiocomunicação tem a participação de radioamadores


    A Conferência Mundial de Radiocomunicação de 2019 foi aberta oficialmente nesta segunda, dia 28/10/2019, em Sharm el-Sheikh, no Egito. O encontro, que tem a duração esperada de quatro semanas, terá a participação de três mil delegados vindos da maior parte dos países do mundo que discutirão e eventualmente aprovarão mudanças no Regulamento de Rádio da UIT.

    A IARU e suas sociedades-membro estarão lá com uma equipe de 14 pessoas de 10 nacionalidades diferentes, representando os radioamadores de todo o mundo. Dentre elas, representando o Brasil, a Labre e os radioamadores brasileiros, está o colega Flávio Archangelo, PY2ZX. Já na semana passada, Flávio já envidou esforços, juntamente com vários outros representantes de outras nações, para que seja encarada com muito maior atenção a questão do ruído presente no espectro de radiofrequências que é provocado de forma não intencional por dispositivos eletrônicos. Aliás, a atuação do Flávio como membro da equipe da IARU nos encontros da CITEL e da ITU mereceu destaque em um informe postado pelo secretário da IARU, David Sumner K1ZZ.

    Embora a questão levantada pelo Flávio tenha causado boa impressão, ela também provocou uma discussão longa e complexa. No final, a questão do ruído não foi adotada completamente, mas será desenvolvida e discutida com base em partes da contribuição brasileira durante o próximo ciclo de estudos de 2019-2023.

    Dentre os diversos assuntos a serem abordados na conferência WRC-19, podemos destacar os seguintes itens que são de interesse da IARU e dos radioamadores:

    • Item 1.1 - alocação da faixa entre 50 a 54 MHz na região 1 ao radioamadorismo. Hoje, os países da Região 1, que engloba Europa, Ásia e África só podem utilizar metade da banda de 6 metros;

    • Item 1.13 - atenção à nova faixa de telecomunicações móveis a nível internacional, que potencialmente pode impactar a faixa de radioamador em torno de 47 GHz;

    • Item 1.16 - potencial impacto na faixa de radioamador de 5 GHz;

    • Item 9.1.6 - cautela e atenção no âmbito de transmissão de energia sem fio, em que os harmônicos emanados dos sistemas de alta potência podem afetar o espectro de rádio nas faixas de ondas médias e HF;

    • Item 10 - futuros itens da agenda da próxima conferência, a WRC-23, que podem impactar os radioamadores, incluindo a faixa de 1240 a 1300 MHz.

    Esta conferência é o ápice de quatro anos de trabalho da IARU na UIT e em organizações regionais de telecomunicações para proteger e aprimorar as alocações de frequência destinadas aos radioamadores. A equipe da IARU estará a postos para atualizar as notícias à medida em que a conferência acontece.

    O WRC tem uma agenda bem ampla, na qual os assuntos relativos ao radioamadorismo são apenas uma pequena parte. Para mais informações sobre a WRC, visite

    Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".

    Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.

    TRANSMITIR IMAGEM 5



    Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                     
    BOA NOITE



    COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

    QRA
    NOME
    QTH
    QRA
    NOME
    QTH






















    Deixe seu comentário

    Postagem Anterior Próxima Postagem