Por Alisson, PR7GA

No próximo fim de semana, além dos olhares de seus admiradores, a nossa Lua receberá - e refletirá - sinais de rádio de um verdadeiro "canhão" de RF. Trata-se do radiotelescópio do I.A.R., sigla para Instituto Argentino de Radioastronomia. É uma gigantesca antena parabólica com 30 metros de diâmetro utilizada para "ver" o céu em comprimentos de onda muitíssimo maiores que os da luz visível: ou seja, ondas de rádio. 



A gigantesca antena: 30m de diâmetro, 50dB de ganho

Apesar de sua característica principal seja a recepção de sinais muito débeis vindos das estrelas, alguns colegas argentinos estarão utilizando a gigantesca antena para fazer contatos na banda de 1,2GHz utilizando a nossa Lua como refletor: é o modo EME - Terra-Lua-Terra.

Com um transmissor de 100 watts para esta faixa, a de 23cm, eles estarão direcionando os sinais para a Lua, que os refletirá de volta à Terra, permitindo fazer contatos muito além da linha de visão, característica principal dos sinais transmitidos em VHF e faixas superiores. 


Normalmente são utilizadas antenas Yagi de vários elementos e cofasadas, pois a Lua é um péssimo refletor, absorvendo grande parte dos sinais e refletindo apenas uma pequena parte. Desta vez, a gigantesca antena ajudará bastante: seu ganho é de cerca de 50dB, o que transformará os 100 watts do transmissor em absurdos 10 megawatts de potência efetivamente irradiada (EIRP)!!!! 50 decibéis de ganho equivale a multiplicar o sinal por 10 mil. Daí, 100 watts vezes 10 mil é igual a 10 megawatts ou 10 milhões de watts!


A operação especial foi iniciada nesta terça e se estenderá por seis dias, e os colegas argentinos irão operar em SSB, CW e em JT65, desde o dia 29 de outubro até 3 de Novembro seguindo o cronograma abaixo:



  • Terça 29/10/19 – Início: 16.20 Hs (UTC) - Fim: 19.20 Hs (UTC) 
  • Quarta 30/10/19 – Início: 16.15 Hs (UTC) - Fim: 20.15 Hs (UTC) 
  • Quinta 31/10/19 – Início: 17.15 Hs (UTC) - Fim: 21.15 Hs (UTC) 
  • Sexta 01/11/19 – Início: 18.00 Hs (UTC) - Fim: 22.00 Hs (UTC) 
  • Sábado 02/11/19 – Início: 19.00 Hs (UTC) - Fim: 23.00 Hs (UTC) 
  • Domingo 03/11/19 – Início: 19.50 Hs (UTC)- Fim: 23.50 Hs (UTC) 

Participam da equipe do Instituto Argentino de Radioastronomia:

  • Martín Salibe
  • Leandro García
  • Fernando Huscarriaga
  • Guillermo Gancio
  • Adrián Sinclair – LU1CGB
  • Gerardo Gonzalez – LU8DNO
  • Guillermo Vahnovan – LU8DQ
  • Juan Clemente – LU8ENU
  • Victor Velez – LU5EW 
Parte da equipe que operará o radiotelescópio

Ontem foi divulgado o seguinte texto na página do IAR no Facebook:

Hoje, terça-feira, 29 de outubro, o IAR, em conjunto com um grupo de radioamadores, realizará um contato em 1296MHz com seu radiotelescópio em conjunto com o radiotelescópio de Dwingeloo [https://en.wikipedia.org/wiki/Dwingeloo_Radio_Observatory]
Uma transmissão será enviada para a lua, que por sua vez a refletirá de volta. Esta transmissão é um verdadeiro feito tecnológico e um desafio só superado pelos mais ousados ​radioamadores.
Para estabelecer este contato, pela primeira vez em sua história, a antena I, recentemente batizada como Telescópio de Rádio Carlos Varsavsky, emitirá em direção à lua uma potência efetiva de 10 milhões de watts.
A grande distância entre a Terra e a Lua, bem como sua superfície irregular, produz enormes perdas nos sinais que retornam à Terra. Essas perdas apresentam desafios tecnológicos muito importantes, tornando-se uma experiência altamente instrutiva para os participantes.
Existem fatores que influenciam bastante a degradação sofrida pelos sinais, entre os quais podemos mencionar a rotação de Faraday e o efeito Doppler, entre outros.
A realização deste feito é uma verdadeira demonstração tecnológica da capacidade técnica envolvida nos dois radiotelescópios.


Para maiores informações sobre o IAR, visite: https://www.iar.unlp.edu.ar/

Viva o radioamadorismo!!!!

Fontes: https://qrznow.com/eme-big-gun-10-megawatts-from-argentina/
https://www.facebook.com/iargreat2/?__tn__=%2CdKH-R-R&eid=ARA2HSlvurSc3S2HmvWANMI4yJMnimW4jlTEhfJYLvogqy1JbXNDvlwrkLRuSvxBwzfHUWEa_U7j_-KK&fref=mentions&hc_location=group

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem