No último sábado dia 09/11, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná realizou o Simulado Anual da REER-PR (Rede de Estadual de Emergência de Radioamadores) com o objetivo de integração e participação de todos os voluntários ativos. O Simulado é voltado a exercícios práticos que implicam na mobilização de recursos e pessoas em tempo real e situações que podem ocorrer em caso de desastres, capacitando e treinando as equipes para enfrentar adequadamente uma situação de emergência. 




Durante este treinamento da REER foi utilizando modos em Fonia VHF, UHF, HF, Echolink ou DMR, envio de fotos via SSTV HF e utilização do APRS como ferramenta de geolocalização de estações que auxiliam no envio mensagens texto, sendo que o objetivo é apoiar a Defesa Civil do Estado do Paraná em situações em que os modos tradicionais de comunicação ficam inoperantes. 









É neste momento que entra a atividade dos Voluntários da REER, para prestar apoio no levantamento de informações de danos ocasionados, que podem ocorrer por ações do homem ou natureza que geram situações de calamidade ou emergência no Estado, neste caso a REER auxilia no envio e recebimento de mensagens ou Alertas. 

Este Simulado Anual contou com participação de 18 Regionais de Proteção e Defesa Civil localizadas em municípios distintos dentro do Estado, figurando situações como rompimento de represa, tombamento de caminhão com produto químico em área de manancial, vendaval, granizo e tornado, eventos que causam grandes danos quando ocorrem. Os voluntários da REER e a Defesa Civil do Paraná precisam estar alinhados junto as ações que serão tomadas frente aos desastres, minimizando os efeitos junto a população paranaense, diante deste quesito o simulado vem a ser uma ótima ferramenta para preparo aos voluntários. 





Fonte: http://www.defesacivil.pr.gov.br/Noticia/Defesa-Civil-do-Parana-realiza-simulado-para-Radioamadores-Voluntarios

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem