Por Alisson, PR7GA

Com a presença de grande número de radioamadores e outros visitantes, a ECRA realizou ontem, em pleno centro de Campina Grande, PB, uma demonstração pública de radioamadorismo. Como o QTC da ECRA vem divulgando há meses, o evento veio promover e festejar o radioamadorismo, especialmente pela passagem de nosso 95º aniversário como serviço autorizado pelo Governo Brasileiro.

Para isso, com a ajuda do Diretor Social da ECRA Harisson PU7HSI, duas tendas foram armadas na Praça da Bandeira, em nossa cidade, e lá foi instalada uma estação constituída por um rádio ICOM IC-706MK2G, mais acoplador e uma antena dipolo multibanda para 40m, 20m, 15m e 10m Create 730V, a popular "Gaiúda". Para a banda dos 2 metros, foi utilizado um YAESU FT736 mais uma antena de 1/4 de onda, apenas para contatos via repetidora.

Foram feitos inúmeros contatos, tendo os colegas João Barros PR7TT, Alisson PR7GA, Junior PU7GJR e Ronaldo PU7GRZ ficado à frente da estação. Do Brasil, em 40m contatamos BA, SE, AL, PE além de participarmos de algumas rodadas, anunciando o evento. Mesmo com intenso ruído em toda a banda de HF, bem como a pouca atividade nas bandas, conseguimos fazer contato com um colega da África do Sul, que nos reportou sinal 56. 

Também tivemos a visita de repórteres e respectivas equipes de emissoras locais: Rádio Campina Grande FM, TV Borborema e TV Itararé, que produziram matérias que foram veiculadas ontem e hoje. E, finalmente, Alisson PR7GA também deu entrevista ao jornalista Paulo Roberto no programa Ponto a Ponto, da TV Itararé.


Também tivemos a honra de receber o colega Ebinho, PS7EK, "expert" em operação via satélite e que se deslocou desde Santa Cruz no Rio Grande do Norte, distante 170km de Campina Grande juntamente com sua família para também participar. Apesar das condições não serem boas, tendo os satélites pretendidos passado com baixa elevação e com prédios e outros obstáculos ao redor, conseguimos contato com RJ e SP via satélite AO-91, inclusive, este contato foi o "debut" de PR7GA na modalidade.

Ebinho também contribuiu com a parte do Radioamadorismo Digital, tendo trazido um "hotspot" e HT digital no modo DMR para expor aos presentes, garantindo assim a representação, na demonstração da ECRA, do radioamadorismo do passado, presente e futuro.

Também tivemos a contribuição do Assis Lemos PU7FPL, que trouxe um pequeno "brinquedinho": um rádio de uso militar, equipado com antena vertical própria e acoplador interno, capaz de operar em qualquer frequência da faixa de HF, bem como transmitir em fonia (AM, FM, SSB), telegrafia, modos digitais e modos criptografados (estes últimos, evidentemente somente para uso militar). O equipamento encheu os olhos dos presentes, pois é pequeno e muito robusto, emitindo 100W de potência e até à prova d'água.

Merece destaque também o apoio da ASMIRA, Associação de Militares da Reserva Ativa da Paraíba, na pessoa do Junior PU7GJR, que nos prestigiou com a presença de vários de seus associados, ajudando na montagem e estando conosco do início ao fim do evento.

João Barros PR7TT, após o fim da jornada um tanto exaustiva, considerou extremamente positivo o o evento, sobretudo pela grande quantidade de pessoas que nos visitaram e tantas outras que, ao menos, tiveram sua atenção atraída pelos equipamentos e sons vindos da estação PR7CP da ECRA. Também merece destaque a grande exposição midiática que o radioamadorismo e a ECRA obteve ao fim de tudo.

Em nome da ECRA, seus sócios e sua diretoria, bem como os radioamadores de Campina Grande, gostaríamos de AGRADECER, indistintamente, a todos os que direta ou indiretamente contribuíram pela realização e pelo sucesso do nosso evento, que certamente marcará as vidas de todos os que nos visitaram ou que nos viram pela TV ou ouviram pelo rádio. Que venham os próximos 95 anos!

Viva a ECRA! VIVA O RADIOAMADORISMO!!!!


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB




















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem