QTC DA ECRA – 35ª ed./2019
Em 13/11/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 35 de 2019. Hoje, 13 de Novembro de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145.330Mhz, 147.150Mhz e 147.390MHz além da repetidora de Monteiro 145.490 PR7DA. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. 

Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de VHF, nas seguintes frequências e QTHs:

146.890 Aldeia, Camaragibe PE (inoperante)

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

439.400 Carpina (Rogério PU7VRB)

Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. O Fabio PY1ZV anunciou que a repetidora da ROER Petrópolis também está nos retransmitindo experimentalmente: PY1CGP 145.390 cobrindo todo o Rio de Janeiro e ainda Juiz de Fora e região.

Ouça também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB

11 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO

Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

TRANSMISSÕES EM SSTV - ROBOT36 - SSTV.ECRA.CLUB

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ




Programa TUDO SOBRE RADIOAMADORISMO
rádio EstereoSul
http://www.estereosul.com/
Todas as SEGUNDAS, 19h
AIRCRA - Associação Itajubense de Rádio Cidadão e Radioamadores
Apresentação PY4PR - Ari e PU4GRB César

Zé maria está em casa











A ECRA precisa de ajuda!
Por Alisson, PR7GA

Você pode entrar em contato com o tesoureiro da ECRA PU7ESE, Edmar Gurjão, telefone 083 98894-1403, para o envio do recibo de depósito, ou qualquer membro da diretoria da ECRA para maiores informações.


Se você usufrui das repetidoras da ECRA, se você tem aprendido mais sobre o radioamadorismo e ficado informado todas as quartas no QTC, se você vê nosso clube como uma importante ferramenta de fomento ao radioamadorismo em nossa região, chegou a hora de ajudar! Se cada um fizer sua parte, continuaremos a manter a ECRA  servindo aos radioamadores e à sociedade por muitos e muitos anos.


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Eleito o novo presidente do Conselho Diretor da Labre
Por Alisson, PR7GA

A 84a. Reunião do Conselho Diretor da Labre, que foi iniciada hoje, 09 de Novembro de 2019 acontece neste momento na sede da Labre-BA em Salvador já tem sua primeira definição. Após a totalização dos votos, foi eleito o colega Marcone, PY6MV.

A chapa eleita completa  é  a seguinte:


Presidente do Conselho DiretorMarcone PY6MV (BA)
    1º vice-presidenteRoberto Pereira PT7YV (CE)
    2º vice-presidentePaulo Dionel PT9RF (MS)
    Diretor Executivo: Martinez PY6MZ (BA)

A votação, que terminou com o placar de 88 votos a favor de Marcone e 60 votos a favor de Stuckert, ocorreu após intensa deliberação dos presentes, que representam a grande maioria dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal.

Estão presentes os seguintes colegas:

PT2ADM, Gustavo
PY6MZ, Martinez
PT9RF, Paulo Dionel
PY6MV, Marcone
PY1TC, Téo
PY1DPU, Saad
PY2JMJ, Julio Marty
PT2GTI, Stuckert
PT7YV, Beto
PY6TL, Yuri
PY1PP, Sérgio

A reunião continua, pois ainda haverão outros questões de suma importância a serem tratadas, como a revisão do Estatuto da Labre e do Regimento Interno.

O QTC da ECRA trará outros informes assim que divulgadas outras resoluções tomadas na Reunião.

Viva a Labre! Viva o radioamadorismo!


TRANSMITIR IMAGEM 1

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?








Propagação: detectados os primeiros sinais do próximo ciclo solar
Por Alisson, PR7GA

No último dia 05/11, o nosso sol emitiu uma minúscula explosão. O que esta tímida explosão tem de especial? Segundo os especialistas, trata-se dos primeiros sinais do Ciclo 25, o próximo. Como sabemos, estávamos no ciclo 24, mais especificamente, em seu ponto mais baixo, razão pela qual quem opera nas faixas de HF reclama tanto da falta de propagação. Porém, caso seja confirmada a forte suspeita, os dias de propagação "madrasta" estão contados.

Porém, vale salientar que isto não significa que o período atual de baixa atividade solar tenha acabado. Infelizmente, ele deve continuar por pelo menos mais um ano. Porém, felizmente, as indicações sugerem que o novo Ciclo Solar 25 está lentamente ganhando vida - um processo que se acelerará nos próximos anos. Se os meteorologistas estiverem corretos, as manchas solares do Ciclo Solar 25 acabarão por dominar o disco solar, trazendo um novo Máximo Solar já em 2023.


Grandes coisas têm pequenos começos. Quem sabe, daqui a alguns anos, quando estivermos com propagação aberta em todas as bandas, nos lembraremos do dia 05 de Novembro de 2019?


TRANSMITIR IMAGEM 2


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



1º ENCONTRO DMR Net BR – ITUPEVA/SP
Acontecerá no próximo fim de semana, de 15 a 17/11/2019 em Itupeva, SP, o primeiro encontro nacional de DMR Brasil com participantes de vários estados.

No dia 16/11, sábado, dentre outras atividades, haverá a demonstração do funcionamento de um repetidor DMR e duas radiopalestras: 


- A rede mundial DMR Brandmeister no Brasil e suas contribuições sociais - Igor PY2IV,


- Montagem e conversão de Repetidores para o DMR - Fabio PY2LY.


Também terá a distribuição de brindes e Certificado de participação aos presentes.

Maiores detalhes e inscrição no site: 


https://www.ham-dmr.com.br/1-encontro-dmr-brasil-bm/


Dentro da rede DMR/Brandmeister, o QTC da ECRA gostaria de destacar uma excelente iniciativa: é o TG NET-BR, um encontro semanal de inúmeros colegas brasileiros e de todo o mundo de fala portuguesa voltado para palestras técnicas. Para acompanhar, basta utilizar seu rádio DMR, D'STAR ou C4FM:

DMR TG 724942 
DSTAR XLX724D 
C4FM BRAZIL724

Todos os encontros são também transmitidos ao vivo e podem ser acompanhados por quem não tem rádio DV. Basta acessar http://py2bil.caster.fm/ no horário de transmissão, às terças. Também são armazenados em formato "podcast" e podem ser assistidos, após a transmissão, no site https://podcast.dvbrazil.com.br/?p=home

A NET-BR acontece todas as terças-feiras as 21h00 (0h00 UTC). 

Maiores informações: Site DV Brazil: http://www.dvbrazil.com.br/

DV Brazil Team



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?








Defesa Civil do Paraná realiza simulado para Radioamadores Voluntários

No último sábado dia 09/11, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná realizou o Simulado Anual da REER-PR (Rede de Estadual de Emergência de Radioamadores). O Simulado é voltado a exercícios para mobilização de recursos e pessoas em tempo real e situações que podem ocorrer em caso de desastres, capacitando e treinando as equipes para enfrentar adequadamente uma situação de emergência. 

Durante este treinamento da REER foi utilizando modos em Fonia VHF, UHF, HF, Echolink ou DMR, envio de fotos via SSTV HF e utilização do APRS como ferramenta de geolocalização de estações que auxiliam no envio mensagens texto, sendo que o objetivo é apoiar a Defesa Civil do Estado do Paraná em situações em que os modos tradicionais de comunicação ficam inoperantes. 

É neste momento que entra a atividade dos Voluntários da REER, para prestar apoio no levantamento de informações de danos ocasionados, que podem ocorrer por ações do homem ou natureza que geram situações de calamidade ou emergência no Estado, neste caso a REER auxilia no envio e recebimento de mensagens ou Alertas. 

Com a participação de 18 Regionais de Proteção e Defesa Civil localizadas em municípios distintos dentro do Estado, foram simuladas situações como rompimento de represa, tombamento de caminhão com produto químico em área de manancial, vendaval, granizo e tornado, eventos que causam grandes danos quando ocorrem. 

Fonte: http://www.defesacivil.pr.gov.br/Noticia/Defesa-Civil-do-Parana-realiza-simulado-para-Radioamadores-Voluntarios 

Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

TRANSMITIR IMAGEM 3

Governo de SP cria rede de emergência de radioamadores

Por Alisson, PR7GA


Mais um importante passo foi dado para uma cooperação mais efetiva e institucional do radioamadorismo junto à Defesa Civil, um dos serviços mais importantes que nosso hobby presta à sociedade.

No Dia Nacional do Radioamador, 05/11/2019, foi publicado pelo Governo do Estado Se São Paulo o Decreto 64.569, que institui oficialmente a REER-SP, Rede de Emergência Estadual de Radioamadores de São Paulo, com o intuito de coordenar os radioamadores voluntários no auxílio às radiocomunicações em caso de desastres. Veja a íntegra do decreto abaixo:




Com a publicação deste decreto, vemos o quanto o radioamadorismo está integrado ao poder público e notadamente ao serviço de emergência, motivo pelo qual aplaudimos efusivamente ao Governador João Doria e todos os que contribuíram para este justo reconhecimento institucional ao papel crucial e às vezes solitário que o radioamadorismo presta à sociedade.

Viva o radioamadorismo!!!


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?





ESCOTEIROS EM AÇÃO




Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?









Câmara de Campinas sedia palestras sobre radioamadorismo

Por Alisson, PR7GA

Por iniciativa do vereador Luiz Rossini (PV), a Câmara de Campinas recebeu nesta segunda feira (11/11), alguns radioamadores dentro das comemorações do Dia do Radioamador, em 05 de novembro. 
Estiveram presentes os colegas Fábio Bueno PY2FI, Fábio Poli PY2LY, Henrique PY2GVU, Reinaldo Schneider PY2RTR e o Monteiro PY2BBC, mais antigo radioamador do município

Fábio Bueno falou sobre os primórdios do radioamadorismo naquela cidade e no mundo e sobre o funcionamento do radioamadorismo. Também foi exibido um vídeo da ARRL sobre o radioamadorismo em desastres naturais. Por fim, o colega falou sobre o radioamadorismo do futuro, abordando o mundo do Digital Voice, por meio da rede DMR. 

Em seguida, Fábio Poli PY2LY falou sobre a rede DMR e fez um QSO ao vivo por meio de um HT digital. Ele fez contato com o Colin PY2CGB/N5GG, que explicou a intensa cooperação entre radioamadores e a defesa civil americana. Ele deu o exemplo do caso do estado do Texas, onde os colegas de lá prestam serviço tanto no alerta de aproximação de tornados quanto na efetiva resposta, quando redes de comunicação são danificadas. 

Numa ação recente a alguns anos atrás, Colin lembrou que um tornado arrasou uma cidade próxima e as comunicação ficaram inoperantes. Durante duas semanas, foram os radioamadores que providenciaram suporte para que a cidade pudesse ter radiocomunicação, auxiliando não só a defesa civil, mas também a polícia e outros serviços públicos.

Por fim, falou o Henrique PY2GVU, tratando sobre a história do patrono do radioamadorismo brasileiro, o padre Roberto Landell de Moura. Henrique também explicou como se tornar um radioamador e deu um exemplo pessoal do serviço de utilidade pública que os radioamadores prestam em situações de calamidade.

Você pode assistir a todo este evento abaixo:



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Câmara de Petrópolis faz seção solene em homenagem os radioamadores

Por Fábio Hoelz, PY1ZV

No último dia 05 de Novembro a Câmara de Vereadores de Petrópolis promoveu uma seção solene em comemoração ao Dia do Radioamador Petropolitano. Proposta e presidida pelo Vereador Marcelo da Silveira, a seção contou com uma mesa com a participação do representante da Defesa Cível do município e de vários radioamadores, dentre eles o Coordenador Geral da ROER, Rede de Operações de Emergência de Radioamdores de Petrópolis, Fábio Hoelz PY1ZV.

Fábio fez uma apresentação sobre a História do radioamadorismo desde seus primórdios no Brasil, passando pela história do dia do Radioamador, chegando ao Radioamadorismo Petropolitano e suas atuações no auxilio a catástrofes no município, culminando com a explanação da Premiação GOLDEN ANTENNA, recebida pela ROER na cidade de Bad Betlhein na Alemanha em 2011, pela atuação na Catástrofe da Região Serrana que a equipe atuou no mesmo ano.

Todos na mesa tiveram a oportunidade de se pronunciar e expor suas idéias e experiências como radioamadores nas mais diversas atividades desse Hobby tão plural.

O Representante da Defesa Civil fez questão de destacar em sua fala a importância da parceria entre aquela instituição e os radioamadores não somente no tempo de chuvas e queimadas mas também no dia a dia na prevenção e troca de conhecimentos entre estas instituições.

A Sessão solene teve início as 20hs e teve seu encerramento as 22hs, e foi transmitida ao vivo pelo Facebook oficial da Câmara dos Vereadores de Petrópolis. Veja, abaixo:

Durante essas duas horas, a sociedade Petropolitana teve  a oportunidade de conhecer mais sobre esta maravilhosa atividade que além de um Hobby é também uma atividade cientifica, esportiva, cultural, mas sobretudo um serviço de Utilidade Pública.

Vereador de Feira de Santana também homenageia o radioamadorismo

Por Alisson, PR7GA

Foi uma semana intensa para o radioamadorismo, ao menos nas homenagens que recebemos de diversas câmaras municipais pelo Brasil afora. Este também foi o caso em Feira de Santana na Bahia, aonde o atuante vereador Roberto Tourinho, do PV, usou seu tempo na tribuna para destacar a eleição do novo presidente do Conselho Diretor da Labre, acontecido no último sábado 09/11/2019 em Salvador, notícia dada em primeira mão pelo QTC da ECRA. Ele também dedicou tempo para falar do radioamadorismo e destacar os relevantes serviços prestados pelo nosso hobby à sociedade. Veja:


Na semana passada, ele também usou a tribuna para destacar a passagem do Dia Nacional do Radioamador, em 05/11:

O nobre edil, que por sinal é também radioamador e conhecido no nosso meio como Beto PY6RT, também aprecia bastante fazer DX, e no ano passado esteve numa DXpedition em Macau, na China, em companhia de outros brasileiros, dentre os quais o Junior PR7AB e o Jim PY7XC. Também esteve entre os colegas que foram até o arquipélago de Abrolhos há um ano para ativar estas ilhas baianas, notícia também divulgada aqui no QTC à época. Veja o Beto provocando um verdadeiro "pile-up" em 20m, em sua estação em Feira de Santana:


Parabéns ao Beto por mais um merecido destaque dado ao radioamadorismo!



TRANSMITIR IMAGEM 4


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Conceição do Coité terá encontro nacional de radioamadores em 16 e 17 de Novembro







TRANSMITIR IMAGEM 5



Radioamadores de Petrópolis falam em programa esportivo em TV local

Por Alisson, PR7GA

Na última segunda feira, dia 11 de Novembro, colegas radioamadores da ROER - Rede de Operações de Emergência de Radioamadores, entidade que o QTC da ECRA já em diversas oportunidades já destacou, estiveram na TV POP, canal local da cidade de Petrópolis, no programa esportivo "Bola Fora" para um bate papo bem humorado sobre o radioamadorismo. Por lá estiveram o Fábio Hoelz PY1ZV e o Luís Alberto PY1PTS. Assista abaixo a íntegra do programa:

Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?










Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".

Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.

TRANSMITIR IMAGEM 6



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH






















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem