QTC DA ECRA – 36ª ed./2019
Em 20/11/2019


Neste momento entra no ar PR7CP – CLUBE DE RADIOAMADORES DE CAMPINA GRANDE, na transmissão de seu informativo QTC JUNTOS SOMOS MAIS, edição Nº 36 de 2019. Hoje, 20 de Novembro de 2019.

Pedimos aos colegas que deixem a frequência livre por alguns minutos, a fim de que possamos fornecer algumas informações de interesse daqueles que têm no radioamadorismo o seu principal hobby. 

O QTC da ECRA vai ao ar toda quarta-feira às 19h pelas repetidoras do CRCG, nas frequências: 145,330Mhz, 147,150Mhz e 147,390MHz além da repetidora de Monteiro 145,490 PR7DA. Também estamos transmitindo em 80 metros , na frequência 3.720 KHz. 

Além destas QRGs, também estamos sendo retransmitidos pelo Sistema Pernambucano de VHF, nas seguintes frequências e QTHs:


146.890 Aldeia, Camaragibe PE 

147.300 Igarassu PE
147.090 São Caetano PE 
145.410 Ipojuca PE
439.850 Serra do Jundiá, Vicência PE

439.400 Carpina (Rogério PU7VRB)


Pelo Echolink, você também pode ouvir o QTC através da estação PR7GA-L. O Fabio PY1ZV anunciou que a repetidora da ROER Petrópolis também está nos retransmitindo experimentalmente: PY1CGP 145.390 cobrindo todo o Rio de Janeiro e ainda Juiz de Fora e região.


Ouça também o QTC simultaneamente via YOUTUBE, no endereço QTCAOVIVO.ECRA.CLUB


11 repetidoras - ESPAÇO DE CAMBIO


Hoje, operando PR7CP, Alisson Teles, titular de PR7GA.

TRANSMISSÕES EM SSTV - ROBOT36 - SSTV.ECRA.CLUB

Campanha Radioamadorismo em AÇÃO: Colega radioamador: caso tenha disponibilidade e conhecimento técnico, ofereça seu serviço voluntário às autoridades públicas! Muitas vezes, por falta de uma solda, ou um ajuste de estacionária, ou pequenos problemas que nós radioamadores lidamos o tempo todo, os serviços públicos falham por falta de radiocomunicação, especialmente no interior. Façamos nossa parte como radioamadores! Repasse essa ideia!

Memorize no seu rádio a FNC, a Freqüência Nacional de Chamada, para contatos de emergência e outros. FM SIMPLEX: 146.520 MHz.

Saudações aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, aos internautas, aos corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanham durante a transmissão deste Boletim Informativo. Durante esta transmissão, abriremos espaço para a ANOTAÇÃO dos colegas ouvintes e no final, facultaremos a palavra para todos os que desejarem fazer uso da mesma. Algum colega na escuta para anotação de seu indicativo? DAR NOME;INDICATIVO, CHAMADA UMA VEZ




Programa TUDO SOBRE RADIOAMADORISMO
rádio EstereoSul
http://www.estereosul.com/
Todas as SEGUNDAS, 19h
AIRCRA - Associação Itajubense de Rádio Cidadão e Radioamadores
Apresentação PY4PR - Ari e PU4GRB César







A ECRA precisa de ajuda!


Por Alisson, PR7GA

Boa noite amigos. O final do ano se aproxima e com ele as festas de confraternização. O Clube dispõe de salão com mesas e cadeiras, além de cozinha para a sua confraternização. Valores para aluguel R$ 250,00 para sócios em dia, R$ 500,00 para não sócios. Interessados contactar Edmar PU7-ESE. (83) 98894-1403


Se você usufrui das repetidoras da ECRA, se você tem aprendido mais sobre o radioamadorismo e ficado informado todas as quartas no QTC, se você vê nosso clube como uma importante ferramenta de fomento ao radioamadorismo em nossa região, chegou a hora de ajudar! Se cada um fizer sua parte, continuaremos a manter a ECRA  servindo aos radioamadores e à sociedade por muitos e muitos anos.




Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!






DIPLOMA ZUMBI DOS PALMARES


De 15 a 25 de novembro de 2019 nas faixas de 10; 12; 15; 17; 20; 40 e 80 metros em FONIA, CW e DIGITAL (RTTY; PSK; FT8) estará no AR o indicativo especial ZZ7ZP em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

DIPLOMA

Para o evento criado pelo Diploma Zumbi dos Palmares, será concedido a todos os Radioamadores e SWL que confirmarem pelo menos 3 QSO no slot / banda. O diploma será enviado em arquivo PDF.

PLACA

Os Radioamadores e o SWL que obtiverem o Diploma Zumbi dos Palmares por 3 anos consecutivos ou não podem solicitar uma Placa Zumbi dos Palmares (pagamento de custos), ou o QSO confirmado durante uma operação do ZZ7ZP em 2017, válido por Diploma ou Diploma.

QSL

QSL eletrônico que pode ser baixado na página ZZ7ZP no QRZ.com e via direta com SASE

OPERADORES: PP7DX; PP7LP; PP7KVA; PU7ASP




Repetidora de Macaparana será reativada neste sábado
Por Alisson, PR7GA

Uma equipe de vários colegas pernambucanos estará se deslocando até a cidade de Macaparana, PE, para a reinstalação da repetidora da Serra do Pirauá, na frequência 147,240MHz. Localizada na fronteira entre PB e PE, a repetidora serve como excelente ponte para a integração dos estados vizinhos não só na área do litoral, mas chegando até o interior.


A equipe, segundo informações do Lucas PY7AN, é composta pelos seguintes colegas:


PY7AN Lucas

PY7JN Nascimento
PU7SDM Ulisses
PY7BR Jean Kleber
PY7CLE Clecio
PY7GG Geraldo 
PU7VRB Rogerio 
PU7RIK Ricardo 

PY7RD Dias
PU7SDY Sílvio

Parabéns aos colegas pela manutenção de mais um equipamento importantíssimo para comunicação não só dos radioamadores, mas também disponível para qualquer emergência. Viva o radioamadorismo! 


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?






Site do QTC da ECRA alcança 200 mil visualizações em menos de 2 anos
Por Alisson, PR7GA

Com muita alegra, anunciamos que no último sábado, 16/11/2019, o Site do QTC da ECRA alcançou sua segunda centena de milhar no número de visualizações. Desde que foi iniciado, em fevereiro de 2018, já foram postadas mais de 400 notícias, matérias e artigos técnicos sobre radioamadorismo, tecnologia e assuntos correlatos.


Embora 200 mil visualizações não aparente ser um número tão expressivo se comparado com sites famosos, sabemos que este montante é bastante significativo quando levamos em consideração o "nicho" no qual está inserido. 


Vale também destacar que alcançamos a marca de 100.000 visualizações em meados do último mês de Junho, e menos de 4 meses depois, já dobramos esta marca. Veja a evolução da popularidade do QTC da ECRA nos gráficos abaixo:







Ao mesmo tempo, novas parcerias vão surgindo para a divulgação do nosso QTC. 


A equipe do QTC da ECRA sente-se imensamente honrada com o alcance que este pequeno informativo vem tendo. Agradecemos reiteradamente aos colegas acima que têm contribuído para que as notícias por aqui veiculadas alcancem mais e mais colegas via rádio, por meio de links e repetidoras conectadas às respectivas conferências, bem como a todos os demais colegas e simpatizantes do radioamadorismo e da radiocomunicação em geral pela confiança, ao mesmo tempo em que asseguramos continuar com nosso compromisso com o radioamadorismo e a divulgação de notícias, matérias e artigos relevantes para nosso hobby. 

Viva o radioamadorismo! 


TRANSMITIR IMAGEM 1


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?









Radioamadores promovem palestras no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp


O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp organiza no dia 23 de novembro, mais um “Fim de Semana no Museu”. As atividades serão realizadas na sede do Museu, no Instituto de Geociências (IG) e no Museu da Informática da Unicamp, em Campinas, SP. Esta edição é alusiva ao Dia do Radioamador, data comemorada oficialmente em 5 de novembro. O evento, que é aberto à comunidade e a escolas, objetiva divulgar e disseminar a ciência. 


No Fim de Semana no Museu ocorrerão oficinas, exposições e visitas guiadas à Praça Tempo Espaço e à Estação Meteorológica do Cepagri. No programa ainda constam a observação dos Astros e uma série de palestras sobre Radioamadorismo com demonstração de equipamentos de comunicação do Exército.


No âmbito do radioamadorismo, destacamos as seguintes palestras:


Tema: "Noções básicas da montagem de sistemas irradiantes para radioamadorismo"

Palestrante: PY2DS – Murilo Rodrigues
Horário: 09h às 10h

Tema: "O Radioamadorismo nos tempos modernos, modos digitais com foco no DMR."

Palestrante: PY2LY - Fabio P. Cruz
Horário: 10h15 às 11h15

Tema: “Eu, você e o DXCC... Em um bate-papo descontraído.

Palestrante: PY2AE - Marcelo Pera
Horário: 11h30 às 12h30

Tema: “Es'Hail-2 / QO-100 - Primeiro satélite geoestacionário para radioamadores e a utilização no WebSDR

Palestrantes: PY2RN - Eduardo Erlemann, PY2ACW - Ubirata Ruza e PY2GN – William G. Schauff
Horário: 14h as 15h

Tema: Erres: “Radiossonda RS41: recuperação, reprogramação, radioamadorismo e reuso.

Palestrante: PY2UEP – Demilson Quintão
Horário: 15h15 às 16h15

Tema: “Antenas de Loop Magnético

Palestrante: PU2SRZ - Silvio Pinheiro (A CONFIRMAR).
Horário: 16h30 às 17h30

Para mais detalhes acesse a página do evento ou entre em contato:


WhatsApp: (19) 99606-8615

http://www.mc.unicamp.br
Facebook: https://www.facebook.com/events/426593074707464/
Instagram: mcunicamp
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCWhFD-DiiclFJhHUjuNlcqA
(19) 3521-1816 / 3521-1728 


TRANSMITIR IMAGEM 2


Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?



Petrópolis: radioamadores participam de simulado da Defesa Civil em escola

Por Fábio Hoelz, PY1ZV

Mais de 100 alunos do primeiro segmento da E.M. Fábrica do Saber, em Petrópolis, participaram do simulado da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias nesta terça-feira (19/11). O treinamento de evacuação das salas de aula em caso de deslizamento de terra mobilizou equipes da Aeronáutica, Cruz Vermelha, membros do Grupamento Especial de Desastres Naturais GEDEN e os integrantes da ROER Rede de Operações de Emergências de Radioamadores. A atividade faz parte do Plano Verão municipal e tem como finalidade preparar e organizar as equipes de pronto atendimento para o período de fortes chuvas, que começa neste mês e vai até abril.


A ROER, além de ter sido incumbida de toda a comunicação do evento simulado, montou um mostruário com equipamentos de uso dos Radioamadores e pequenas oficinas para que os alunos experimentassem o uso dos rádios.


Além da integração entre os órgãos, o simulado também serve no trabalho de conscientização das crianças. A atividade foi realizada na Fábrica do Saber por causa do destaque da unidade na política pública de Defesa Civil nas Escolas. Neste ano, o colégio realizou nove atividades sobre o assunto. Além disso, diariamente, são mais de duas mil pessoas no prédio da instituição, que também conta com um Centro Esportivo.


Parabéns à ROER! VIVA O RADIOAMADORISMO!





Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?








Famoso satélite que "voltou à vida" completa 45 anos
Traduzido por Alisson, PR7GA

Há algumas semanas, o QTC da ECRA trouxe a incrível história do satélite de radioamador que "voltou dos mortos". Pois bem, ele acabou de completar mais um ano de vida. Já são 45 anos! Abaixo, um pequeno resumo de sua saga. Maiores informações e detalhes, leia a matéria do QTC clicando aqui.


Às 17:11 UTC do dia 15 de novembro de 1974, um foguete Delta-2310 decolou da Base da Força Aérea de Vandenberg, nos Estados Unidos, levando em seu compartimento de carga o novíssimo satélite de radioamador AO-7. 


Após quase 7 anos de serviço nos quais quebrou recordes e estabeleceu feitos até então inéditos, o AO-7 chegou ao fim de sua vida útil em junho de 1981 devido a uma falha em suas baterias. 


Muito embora estivesse oficialmente "morto" e supostamente inoperante a partir de 1981, há relatos de que o movimento Solidariedade Polonês usou o AO-7 para transmitir mensagens em 1982 enquanto a Polônia estava sob lei marcial. 


Vinte anos depois, em 21 de junho de 2002, um colega do Reino Unido, Patrick J. A. Gowen G3IOR, informou que havia captado um sinal piloto em CW de um satélite OSCAR desconhecido na frequência de 145,970 MHz. Logo em seguida, foi confirmado que se tratava do velho AMSAT-OSCAR 7. 


Apesar de algumas previsões da época de seu lançamento de que os circuitos lógicos CMOS a bordo do satélite "não durariam 3 semanas", o AO-7 permanece operacional quando está sob a luz do sol. Atualmente ele detém o recorde de ser o satélite artificial em funcionamento mais antigo ainda em órbita. 


Para comemorar o 45º aniversário do AO-7, a AMSAT leiloará um conjunto de abotoaduras de ouro e uma bata de laboratório do 50º aniversário da AMSAT (tamanho 42R) na próxima semana. Maiores informações, consulte o site da AMSAT: https://www.amsat.org/ 


Feliz 45º aniversário AMSAT-OSCAR 7! 


Receba em seu celular e em primeira mão as notícias publicadas no QTC da ECRA!

Se você usa Whatsapp, acesse ZAP.ECRA.CLUB
Se você usa Telegram, acesse TELEGRAM.ECRA.CLUB

TRANSMITIR IMAGEM 3

NASA dá destaque ao radioamadorismo em vídeo

Por Alisson, PR7GA

O dia 05/11/2019 tem trazido muitas coisas boas para o radioamadorismo brasileiro, como vimos nas matérias veiculadas aqui no QTC, bem como a demonstração que a ECRA fez em praça pública neste dia. Porém, um post do Twitter publicado pela NASA pareceu ser a cereja no bolo, ainda que o 05/11 não tenha nenhum significado para os estadunidenses...


No dia 05/11/2019, o perfil do Centro Espacial Johnson, vinculado à nasa, fez uma curiosa pergunta aos seus seguidores:


"Um monte de coisas têm mudado durante os 19 anos desde que a equipe da Expedição 1 chegou até a Estação Espacial Internacional, mas muitos sistemas têm continuado a operar por anos. Você sabe quais das tecnologias abaixo continua em operação em órbita ainda hoje?"


E então é apresentado um vídeo curto. Nele, é feita a pergunta "Quais dessas tecnologias ainda são utilizadas na Estação Espacial Internacional?" e são apresentadas as seguintes alternativas:

a) Máquina de Escrever
b) Estação de Radioamador
c) Videocassete
d) Pager

E a resposta correta, como nós sabemos, é a letra B,  Estação de radioamador.

Em seguida, o vídeo acrescenta que "os astronautas a bordo da ISS podem falar com radioamadores na Terra em seu tempo livre. O sistema presente na estação espacial também tem sido utilizado para fazer contatos com estudantes e escolas ao redor do mundo por meio do programa ARISS".


Que belo incentivo, não? O post da NASA já teve 215 Retweets e 1.076 Curtidas. O pequeno vídeo acima já tem mais de 30 mil visualizações.


Viva o radioamadorismo!!!!



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?













Radioamador-cientista ganha financiamento milionário para estudar a ionosfera



Nathaniel Frissell, W2NAF, radioamador e professor do Departamento de Engenharia Elétrica e Física da Universidade de Scranton nos Estados Unidos, ganhou um subsídio de 1,3 milhão de dólares (cerca de 5,5 milhões de Reais) da National Science Foundation (NSF) para estudar os efeitos do clima na ionosfera por meio de uma rede de estações de radioamador. 

O projeto, chamado de "DASI", sigla em inglês para "Conjunto Distribuído de Pequenos Instrumentos", consiste em reunir dados fornecidos por universidades e radioamadores de todo o mundo num grande sistema que será disponibilizado para pesquisadores interessados em estudar o clima espacial. Os dados fornecidos serão coletados por meio das chamadas "estações meteorológicas espaciais individuais". Espera-se que este projeto seja implementado dentro de três anos.

A meteorologia espacial é um campo especialmente atrativo tanto para radioamadores quanto para cientistas. Ao estudar o clima espacial, alguns objetivos podem ser destacados:

• Descobrir as melhores frequências para DX
• Melhorar as comunicações durante emergências
• Entender melhor o funcionamento da Ionosfera
• Aperfeiçoar sistemas de navegação
• Proteger satélites e sistemas de distribuição de energia contra danos causados por distúrbios eletromagnéticos

Frissell, W2NAF, é mais conhecido na comunidade radioamadorística como o fundador do HamSCI, uma iniciativa que visa divulgar projetos que unam o radioamadorismo e a pesquisa científica. Segundo ele, medir e entender melhor as variações na ionosfera é importante, porque essas mudanças podem afetar os sinais de rádio baseados tanto na Terra e no espaço. E estas mudanças, por sua vez, podem afetar a comunicação via satélite, sistemas GPS, as faixas de HF e muito mais. 

Num estudo anterior denominado “Modelando a resposta ionosférica ao grande eclipse americano de 2017 por meio do radioamadorismo”, publicado em Geophysical Research Letters, Frissell mediu as variações na ionosfera durante o eclipse solar utilizando dados coletados por radioamadores participantes do projeto. Sua nova iniciativa expande esse modelo e desenvolverá novos equipamentos para coletar e analisar dados adicionais.


Numa entrevista à ARRL, ele revelou estar muito empolgado com o financiamento conseguido. Disse ainda que essa doação demonstra que a NSF está reconhecendo o bom trabalho que nós, radioamadores, estamos fazendo, além da contribuição que podemos dar no futuro. E não somente a NSF, mas também que a comunidade científica está levando o radioamadorismo a sério. 

O equipamento de monitoração do clima espacial será desenvolvido em dois níveis de sofisticação - um de baixo custo e fácil de usar para radioamadores e outra versão mais complexa para universidades que permitirá a coleta de dados adicionais.

O equipamento e a rede composta pelas muitas estações permitirão medir e caracterizar as variações ionosféricas e geomagnéticas de curto prazo e em pequena escala, mas numa grande extensão geográfica, a fim de entender a resposta da ionosfera ao clima espacial e às forças atmosféricas.

Frissel espera que, ao baratear os custos, manter tanto o hardware quanto o software abertos e envolver-se diretamente com a comunidade de radioamadores, esse projeto tem grandes chances de ser disseminado de forma generalizada.



No próximo ano, acontecerá o encontro HamSCI 2020, de 20 a 21 de março, na Universidade de Scranton. Além do financiamento para seu projeto, o cientista-radioamador também espera aproveitar a oportunidade para fundar um clube de radioamadores na Universidade de Scranton. 



Esta é a estação PR7CP, Clube de Radioamadores de Campina Grande, PB, na transmissão de seu QTC informativo semanal. Fale conosco através do email qtcecra@gmail.com e ENVIE NOTÍCIAS, sugestões e tire todas as suas dúvidas.  Algum colega na escuta no momento para anotação de seu indicativo?

Demanda reprimida: Anatel-PB abre agenda de provas e vagas acabam em 24h
Por Alisson, PR7GA

Infelizmente, não houve tempo para o QTC da ECRA informar a abertura de novas vagas para exames de radioamador por parte da Anatel-PB. A partir de mensagem enviada pelo Telmo PU7HUT no grupo da ECRA no Whatsapp, hoje iríamos anunciar que haviam 20 vagas disponíveis para os amigos que desejam se tornar radioamadores ou progredir de classe no radioamadorismo. A data da prova foi marcada para o próximo dia 29/11/2019, na sede regional da Anatel na capital paraibana.


Não sabemos ao certo em que data a agenda de provas foi aberta, mas 24 horas após nosso colega nos alertar, as 20 vagas disponíveis já haviam se esgotado. Corroborando com o que temos sentido e seguindo o histórico das outras ocasiões em que houve a abertura de agenda para provas, existe muita demanda reprimida de pessoas que desejam se tornar radioamadores em nosso estado. A rapidez com que as vagas disponíveis se esgotam todas as vezes em que são disponibilizadas só prova esta impressão que temos.



Página da Anatel referente às provas marcadas para o dia 29/11 na Paraíba

A Labre-SC publicou uma lista com os estados aonde haverão provas da Anatel nas próximas semanas. Confira:



21/11: SalvadorBA (ABC) e VitóriaES (AC)
22/11: MaceióAL (C), VitóriaES (B), BrasíliaDF e MossoróRN (AC), Tangará da SerraMT e CuritibaPR (ABC)
25/11: AracajuSE (C), FortalezaCE e NatalRN (AC)
26/11: FortalezaCE (C). VitóriaES (AC), Campos dos GoytacazesSP (ABC)
27/11: Porto AlegreRS (ABC) e FlorianópolisSC (AC)
28/11: VitóriaES (B)
29/11: João PessoaPB (ABC) e FlorianópolisSC (B)
04/12: Rio de JaneiroRJ (ABC)
10/12: São LuísMA (ABC)

Em 2020 vamos lutar para que novamente a Anatel atenda também à crescente demanda no interior do estado, a exemplo do que fez em 2018 e no corrente ano. Tão logo tenhamos notícias a respeito, divulgaremos.








Passemos agora à segunda fase deste QTC, facultando e ouvindo as opiniões e comentários dos companheiros ouvintes sobre este Boletim informativo. Lembrem-se, Radioamadorismo não é apenas mais um hobby, mas sim um verdadeiro "passatempo científico".

Agradecemos aos ouvintes, em especial aos radioamadores, aos PX’s, corujas e à escuta oficial da ANATEL e da LABRE, que nos acompanharam durante a transmissão deste Boletim Informativo.

TRANSMITIR IMAGEM 6



Deixaremos a freqüência livre, prometendo retornar na próxima semana, neste mesmo horário. BOA NOITE!

                                                                                                 
BOA NOITE



COLEGAS OUVINTES E PARTICIPANTES

QRA
NOME
QTH
QRA
NOME
QTH






















Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem